segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

AFBEPA LAMENTA PERDA DE MAIS UM COLEGA PARA COVID-19

 


A Afbepa vem a público lamentar a perda de mais um colega para o vírus da Covid-19. Ivo era estagiário do Banco e trabalhava na Gerep. Jovem, cheio de energia e muita vida pela frente. Tudo foi muito breve e o jovem foi vítima da infecção por Covid, que se agravou muito rapidamente. Segundo colegas ele passou mal no domingo e foi levado ao hospital onde se verificou que a sua saturação estava muito baixa, quadro em que o organismo tem dificuldades em reagir a infecções. Na manhã desta segunda-feira, o colega não resistiu e faleceu.

Desejamos que Deus em sua infinita misericórdia o receba de braços abertos e ajude a consolar família e amigos que lamentam sua partida. Que a morte de Ivo sirva de alerta aos demais colegas que a Pandemia não terminou, que não temos como saber como cada pessoa vai reagir à doença e nem quem está mais vulnerável ou não.

Há apenas 3 dias o Brasil atingiu a triste marca de 1.118 vítimas fatais por Covid, e a média móvel nos últimos 15 dias é de 845 mortes diárias. Temos novas cepas no nosso horizonte, como a Ômicron e suas variantes como a BA.2 e o horizonte é que, enquanto todo mundo não estiver vacinado, novas cepas surjam eventualmente.

Convidamos todos os colegas que ainda não se vacinaram ou completaram seu ciclo vacinal que o façam, pensando no bem próprio e no próximo, que usem corretamente as máscaras de proteção bem como o álcool 70% para higiene das mãos e, sempre que possível, evitem aglomerações. Enquanto todos não estivermos protegidos, infelizmente nenhum de nós estará.

Que Deus console a família e todos os amigos do Ivo, com certeza ele já está fazendo falta... 

GESTORES DESCUMPREM ACORDO DE PAGAR HORAS EXTRAS

Imagem da Norma Coletiva que regra o banco de horas


A Cláusula 50°, parágrafo 4°, do ACT, prevê que das Horas Extras realizadas pelos funcionários(as), o Banpará dará 60% delas em folga(s) e 40% deve ser pagas em dinheiro mais Adicional. Isso deveria ocorrer, mas segundo denúncias, os gestores das Unidades do Banco não estão cumprindo a regra estabelecida no Acordo Coletivo.

Para piorar há corte de tudo, os gestores, não se sabe se de suas cabeças, cortaram o direito à percepção do percentual de 40% em pecúnia mais Adicional e reflexos nas parcelas salariais. E os cortes não param por aí,  há corte de biscoito, café,  aviso para regrar água, café com pão e almoço para quem chega cedo, que seria uma forma de gestão Humanizada e que reconhece o esforço de toda a equipe e a entrega coletiva.

O Governador anuncia que o Banpará está com as agências preparadas para receber os beneficiários dos Programas Sociais, contudo, a situação não é bem assim, o pessoal trabalha com sobrecarga e na hora de receber as horas extras devidas, certos gestores não autorizam o pagamento do que é direito, e impõem somente folga. ISSO É UMA ILEGALIDADE!!

Os funcionários (as) das Unidades têm trabalhado com afinco e vivendo nos Locais de Trabalho uma verdadeira via crucis, pois em quase todas as Unidades faltam funcionários (as) e quem está tem de dar conta do seu trabalho mais de quem falta, a exemplo de Goianésia, que está com uma Caixa, um atendente, um Gerente Geral e uma Coordenadora de Retaguarda e Tesouraria. A Caixa não consegue sair para se alimentar e nem para satisfazer as suas necessidades fisiológicas.

Um total desRespeito e uma Imensa desUmanidade!!!

Pagar os 40% em dinheiro é LEI, assim como dar Condições para se Trabalhar, é Constitucional!!

A Afbepa espera e quer que a Presidência do Banpará aja para mudar esse cenário, de gestores que precisam se preparar e enxergar que o funcionário (a) é um Bem precioso para o Banco e precisa ser Cuidado, motivado e bem tratado.

DIREITO É PRA SER CUMPRIDO. GENTE É PRA SER CUIDADA E ESTIMULADA. QUE OS GESTORES APRENDAM ESSA PRIMEIRA LIÇÃO.


TRABALHO AOS SÁBADOS E DOMINGOS

Outro problema vivido por nossa categoria é a realização de trabalho nos sábados e domingos. Os funcionários (as) são informados em cima da hora de convocações para trabalharem nesses dias, tendo que deixar os seus planos pessoais e o descanso para sabe lá quando. Alguns conseguem folga, a maioria não, devido, principalmente,  o déficit de pessoal, o que impacta diretamente no que determina a Norma Coletiva.

Vejamos:

Trecho da Norma Coletiva que regula o trabalho aos sábados e domingos

O Caput da Cláusula 51°, é límpido, fica a critério do empregado gozar a folga ou indenizar, sendo que o trabalho aos domingos tem direito a uma folga a ser gozada na semana seguinte a realização do trabalho, essa folga equivale ao Repouso Semanal Remunerado não gozado.

Esses Comandos da Norma Coletiva precisam ser assimilados pelos gestores e pela Dirad, que têm de observarem e fiscalizarem essas questões, através de sua Superintendência de Pessoal.

Não é LEGAL o Funcionário (a) que sacrifica a sua Vida em prol do Banpará ser penalizado, sem poder, a seu critério, folgar ou indenizar o trabalho realizado no sábado. Nessa situação a norma coletiva deixa a critério do empregado, ou seja, não pode haver imposição gerencial.


QUEREMOS RESPEITO E VALORIZAÇÃO DE NOSSAS VIDAS.

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

LIDERAR TAMBÉM É CORRIGIR CURSOS, APROVEITAR AS HABILIDADES, RECONHECER ERROS E MUDAR

 

Ser um líder é se colocar ao lado dos seus comandados e alinhar os diferentes interesses em prol do coletivo

O bom líder pode até não ter o olhar mais aguçado para todos os detalhes do que ocorre ao seu redor, mas ele, definitivamente, precisa ter bons ouvidos e a empatia de compreender e conversar com seus subordinados. Dessas conversas, extrair o necessário para corrigir cursos e, se for necessário, mudar estratégias no trabalho. Um líder não pode estar fechado a mudanças. Porque não cabe a ele alinhar apenas os seus próprios interesses, mas também os dos seus comandados, os da instituição e as expectativas da sociedade em torno da instituição. O mundo é feito de mudanças constantes e quem não se permite mudar fica para trás.

PROMESSAS DE MUDANÇAS

Na relação do Banpará com seus funcionários(as), faltou uma figura de liderança para, ao longo dos anos, tomar a missão de aplicar as mudanças estratégicas identificadas em um passado recente. As indicações para assunção de função, sempre foi algo que desmotivou os trabalhadores(as). A Presidência do Banco, em mesa de negociação em 2012, se comprometeu a indicar apenas para as funções de confiança, assessor, superintendente e gerentes gerais. Que as demais funções gratificadas seriam providas por seleção, mas não foi o que ocorreu.

As indicações continuaram, para todas as funções, gratificadas e de confiança. O Banco promoveu a retirada de, praticamente, todos os auditores, que acumulavam cursos de formação pagos pelo Banco, investimento esse, desperdiçados. A Afbepa, naquele momento, expressou não ser contra os colegas que seriam os novos auditores, mas de uma tacada só, o Banco retirava e se obrigava a pagar incorporação para todos, vez que todos tinham mais de 10(dez) anos, em função comissionada. 

Processos seletivos e concorrência estimulam um ambiente saudável e seguro no ambiente de trabalho

Posteriormente, a política de pessoal em nada mudou, as destituições continuam, assim como as indicações, há denúncias de haver até ingerências políticas externas.

INDICAÇÕES SEGUEM NA ORDEM DO DIA

Dez anos depois, a realização de processos seletivos internos e concorrência por vagas não se confirmou numa prática regular. A vacância e novos cargos são preenchidos pelo arbitrário critério da indicação. O que desmotiva profundamente o quadro de pessoal.

Um dos exemplos mais recentes é o do processo de reestruturação da SUENG. Foi decidido que uma de suas gerências, a Geamb, seria extinta e no seu lugar uma coordenadoria seria criada. Para a chefia dessa coordenadoria, a indicação causou estranhamento por parte do quadro de empregados – a escolhida foi uma funcionária com pouquíssimo tempo de casa, apenas 8 meses.

Nada contra a profissional, pode ser que seja excelente, mas do ponto de vista da gestão e liderança fica sempre a pergunta: qual é o critério para essa escolha? Porque especificamente essa funcionária e não algum dos vários funcionários de carreira que há na empresa, com capacitações similares e que trabalham há muito tempo nessa gerência?

“o processo seletivo é Democrático, isonômico e valoriza o mais preparado. Por que após tantos anos, decisões importantes para o profissional que se qualifica, continuam sendo baseadas apenas na indicação? O funcionalismo não acredita e se desestimula com esse tipo de imposição” comenta Kátia.


INVESTIMENTOS MÚTUOS PERDIDOS?

Outra situação problemática que esse tipo de fato gera é a perda de talentos. Um funcionário que acumula anos numa posição de liderança e gestão, detém além da experiência em “saber fazer” muito conteúdo na forma de cursos, formações, treinamentos e capacitações – parte dela investimento do próprio Banco em seu empregado para obter dele o melhor desempenho e rendimento nas suas atribuições.

O funcionário que investe anos de sua vida em capacitação e subitamente passa a ser subutilizado é um funcionário que se sente desvalorizado e desprestigiado

“Se o Banpará tem um funcionário muito preparado que é preterido por causa de uma indicação, e esse funcionário tem um investimento grande acumulado ao longo dos anos, a pergunta que fica é ‘para onde ele vai com isso’? Para uma função que não aproveite todo esse investimento? Para uma função onde ele precise reaprender do zero as características do seu novo ofício? Porque se desfazer de alguém com tanto potencial já comprovado? Qual o efeito positivo que isso traz para a pessoa ou para a instituição” questiona nossa presidenta Kátia Furtado.


ESPERANÇA PELAS MUDANÇAS

Apesar do Banpará e muitas de suas lideranças indicadas estarem falhando, ao longo dos anos, em promover as mudanças e correções necessárias para transformar o Banco em um ambiente justo, motivador, estimulante  e eficiente, Kátia acredita que o tempo é o senhor das transformações e é preciso ter Esperança.

“Está nas mãos das lideranças, na cúpula do Banco, assumir seus deveres e compromissos com os seus empregados(as) e Valorizar internamente o bem maior que há dentro de casa, se colocando lado a lado com os empregados e ajudando a construir um Banpará melhor, para o seu principal Patrimônio, os seus empregados(as)".



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA


TALENTOS QUE O BANPARÁ TEM - POESIA - SAUDADE DE ELENICE CAVALCANTE

SAUDADE (Elenice Cavalcante)

Saudade é brasa que em silêncio arde.
É dor intensa que não causa alarde,
Chega mansinho e tira a serenidade
Que derruba inteiro sem direito de se defender...

É choro que o soluço invade,
Saudade é vento, é tempestade...
Que abala a estrutura como enfermidade,
Saudade é falta de um bem-querer.

É teia que tira a liberdade,
Saudade é a ausência da cumplicidade...
É a carência de uma amizade...
Saudade é a dor que em mim faz doer...🥺



De tempos em tempos é importante relembrar, para nós mesmos e demais pessoas, que somos mais do que apenas os postos de trabalhos que ocupamos. Não somos apenas bancários, somos pessoas, todas complexas e providas de diversos atributos. É o caso da colega Elenice Cavalcante, da Agência de Santarém.


A arte faz parte da nossa história desde o princípio. Nosso primeiro presidente, Nazareno Tourinho,foi um gigante da dramaturgia paraense, além de grande poeta e escritor,  entre outros talentos. Tal qual o foi o saudoso Tourinho, não temos dúvidas que há muitos outros talentos na instituição Banpará, cujo coração transpira arte e aguarda por espaço para divulgação. Por isso, de tempos em tempos, vamos abrir espaço para dar visibilidade a esses talentos.


A nossa Afbepa sempre foi mais do que apenas uma Associação para os funcionários. Ao longo de seus 35 anos fomos uma família para muitos - pessoas que encontraram parceiros e parceiras na luta, sejam pessoas para trocar ideias, dividir talentos e inseguranças, até mesmo parcerias que renderam relacionamentos pessoais e família. Somos um grupo feito por pessoas e para pessoas e, por isso, não abrimos mão de destacar o talento de nossos colegas. Sigamos resistindo em todas as frentes, inclusive na arte.

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

LIDERANÇA – PORQUE LIDERAR É MUITO MAIS QUE APENAS SER CHEFE



Uma empresa pode ser imensa, ter muitos funcionários e chefes em seu quadro de pessoal, e mesmo assim ter poucos líderes. Por outro lado, um pequeno grupo de amigos, super informal, pode reunir várias pessoas com característica de liderança. Como isso é possível? Simples – liderar não tem relação nenhuma com o cargo que se ocupa, mas com a capacidade de influenciar de forma positiva pessoas rumo a um objetivo. Liderar não é ser o dono do navio, é garantir que, numa emergência, todos se salvem. E lideranças, reais e eficazes, são uma das coisas que mais nos têm feito falta no atual momento do Banco.

O Banpará tem em seu quadro de pessoal mais de 2(dois)mil empregados. Muitos em postos de comando, mas, uma grande parte desses muitos, não sabem liderar. Outros tantos em posições subalternas, mas que, seja pelo exemplo, inteligência ou carisma, conseguem inspirar seus colegas a atravessar momentos difíceis e organizar a casa nas horas em que as chefias não sabem o que fazer ou se perdem em intimidações.

Quantas e quantos colegas, em momentos que a estrutura deixava a desejar e a demanda era gigantesca, conseguiram, entre si, encontrar a melhor saída para que os serviços essenciais não fossem totalmente interrompidos? Em um espaço sadio para o desenvolvimento de lideranças, pessoas com essa capacidade deveriam ser melhor acolhidas, escutadas e estimuladas! Líderes são figuras importantes entre o ápice da pirâmide empresarial e a ponta do processo de trabalho, que é onde se constrói todo o valor da atividade da empresa. 

A boa liderança ajuda seus comandados a atingir os melhores resultados e contornar situações difíceis

O que vemos no Banpará, no entanto, é exatamente o oposto. Muitos chefes ao perceberem a produtividade e autonomia de funcionários têm procurado minar as suas confianças, os trabalhos realizados ou sugeridos, chegando, ao cúmulo, de puni-los!


ASSÉDIO E LIDERANÇA DITATORIAL - Perda de Funções Gratificadas por perseguições, ou mesmo retrucar a chefia e se negar a fazer algo contrário a Lei e a ética; Abertura de Processos Administrativos ou o recebimento de uma notificação de acusação, a ser respondida em 48h, por algo criado ou totalmente insignificante e a movimentação para outras unidades, com a intenção de prejudicar o profissional, deixando-o sem equipamentos num trabalho alheio ao que ele fazia e, às vezes, sem que ninguém pare, nessa nova lotação, para orientar e ensinar essa pessoa; e cobranças excessivas sem condições para realizar o trabalho, são exemplos de situações vivenciadas que beiram o assédio moral.

E são um contrassenso sob qualquer prisma que se olhe – perde a instituição um funcionário que mostrava aptidão para resolver problemas complexos; perde os serviços alguém que encontrava soluções práticas sem precisar receber orientações e perde todos quando alguém com sensibilidade para identificar problemas e apontar soluções não se faz presente. 

Apenas quem ganha é quem sob a alcunha de chefe esconde sua vaidade e sua sanha de exercer, sozinho, o poder. É o Líder Ditador, aquele para o qual quando se vence é uma vitória SUA e quando se perde é por culpa DOS OUTROS. Aquele que não divide funções, que não confia nos seus subalternos e igualmente não tem a confiança desses, no máximo o medo. Mas o medo nada constrói a longo prazo. A vaidade de uns custa muito caro para os outros.


BOA LIDERANÇA PARA EMPRESA – MAIS “NÓS” E MENOS “VOCÊS” – O bom líder é uma figura que tem inteligência emocional, que tem empatia. Que sabe que por trás de todo processo de trabalho tem uma pessoa que renunciou a várias coisas para se colocar à disposição de outra. A boa liderança consegue se colocar no papel do outro e, por isso, uma boa liderança se antecipa às necessidades das pessoas, busca soluções conjuntas, estimula, cobra com firmeza, trata a todos como gosta de ser tratado e se importa com as questões humanas e seus sofrimentos.

Não demora a responder as demandas legais, Respeita e Valoriza o seu Tesouro, os empregados que lhe enriquece. O Líder Dialoga, ouve, avalia, cuida, age e busca conseguir o melhor para a empresa e os empregados.

O preço da vaidade de chefes vem na sobrecarga de muitos colegas

No Banpará há carência de líderes, e o indicador maior disso se mede pelo aumento de doenças mentais, como a Síndrome de Bournout entre colegas queridos; gerentes e superintendentes que têm medo de cobrar medidas que resolvam situações no âmbito do trabalho, assim como não escutam os demais funcionários(as); assédios,   constrangimentos, situações aviltantes por simplesmente divergir, profissionais expostos a rotinas desumanas etc.

A Afbepa acredita que no Banco faltam Líderes, embora tenham uns poucos, conscientes de suas missões e que olhem para o funcionalismo como aliados, pessoas com valor. É preciso que o Banpará antes de alçar alguém a uma função de confiança analise o perfil da pessoa, principalmente o psicológico, pela área de humanas, a Sudep, que hoje só operacionaliza as decisões da Diretoria.

Os Trabalhadores e Trabalhadoras trabalham com afinco e lealdade, por isso, merecem que a Administração do Banpará se preocupe com o chefe que está representando os seus interesses, no Local de Trabalho.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

PARA ENTENDER O PCS E PORQUE AS PROMOÇÕES NÃO PODEM ESPERAR MAIS

 












EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2021


 

ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ - AFBEPA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 15.321.144/0001-17, convoca todos os associados e associadas, para a Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 21 de fevereiro de 2022conforme Capítulo IX, art. 67, do Estatuto desta Entidade, na sede da AFBEPA, na Rua Senador Manoel Barata, 718, edifício Infante de Sagres, 3º andar, Sala: 308, Campina - Belém-Pa, em primeira convocação às 17:30h e em segunda convocação às 18h para discussão e aprovação da seguinte ordem do dia:

 

 

 

 

1 – Prestação de Contas do Exercício de 2021.

 

 

 

 

Belém – Pa, 16 de fevereiro de 2022.

 

KÁTIA LUÍZA SILVA FURTADO

Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA


Documento original

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

EM OFÍCIO ASSOCIAÇÃO QUESTIONA BANCO SOBRE SITUAÇÕES ABSURDAS CONSTATADAS EM VISITAS A AGÊNCIAS E PEDE PROVIDÊNCIAS




A direção da Afbepa realizou na última quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, visitas às agências do Banpará ao longo da BR-316 –Marituba, Ananindeua-Castanheira, Cidade Nova e BR-Ananindeua. A quantidade de situações degradantes e desumanas constatadas nessas visitas motivou a redação do ofício 13/2022, protocolado no último dia 14, para a Presidência do Banpará pedindo providências urgentes! A Afbepa está no aguardo de uma resposta.

Abaixo o documento.

NEM UM PRATO DE COMIDA? BANCO QUE GASTA MILHÕES EM PATROCÍNIO ECONOMIZA NA DIGNIDADE DOS SEUS FUNCIONÁRIOS!







Como pode para um mesmo banco sobrar dinheiro para investir milhões nos esportes e mandar cortar café, refeições e lanches dos seus funcionários sob a "justificativa" de economia?


NADA CONTRA UM, MAS NÃO NOS CORTEM O OUTRO!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

SERVIÇO – SESPA DISPONIBILIZA 500 TESTES PARA EMPREGADOS DO BANPARÁ LOTADOS NA REGIÃO METROPOLITANA


Na tarde desta segunda-feira, a direção do Banpará emitiu o Comunicado de Diretoria de número 5 de 2022. Esse comunicado confirma que a SESPA encaminhou ao BANPARÁ 500 (quinhentos) testes de Covid-19, para testagem dos empregados do Banco, lotados nas unidades de Belém e Região Metropolitana. Os testes serão disponibilizados a partir da quarta-feira, dia 16.

AGENDAMENTOA comunicado pede que os empregados com sintomas sugestivos de Covid-19, como febre, tosse, dificuldade respiratória, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, perda de olfato/paladar entrem em contato com a Sudep/Gesat para marcar o agendamento do seu exame. O agendamento pode ser feito pelo e-mail gesat@banparanet.com.br ou pelos telefones (091) - 3348-3212 e 3348-3235.

EXAMESA nota define o Complexo Senador Lemos com o local onde os exames serão realizados. Todos os exames serão feitos no sistema Drive Tru, mantendo-se o distanciamento social e demais os protocolos de segurança necessários.

NÃO RETORNAR AO BANCO ANTES DO RESULTADOUm ponto importante no comunicado é a orientação que o empregado não retorne ao banco antes de ter o resultado final do teste como negativo. O trabalhador deve, no entanto, disponibilizar os seguintes dados para receber o resultado do teste – nome, telefone e endereço de e-mail. O prazo para entrega do resultado é até o dia seguinte.

EM CASO POSITIVO - Caso o resultado do exame aponte positivo para Covid o comunicado afirma que serão adotadas as medidas indicadas no comunicado n. 003/2022 e que explicamos em mais detalhes nessa postagem.

SERVIÇO – TESTAGEM GRATUITA DE EMPREGADOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

ONDE - Complexo Senador Lemos - Avenida Senador Lemos, 2671, entre Mauriti e Barão do Triunfo (em frente ao Jurunense Home Center)

QUANDO – a partir de quarta-feira, 16

COMO AGENDAR – Solicitar agendamento pelo e-mail gesat@banparanet.com.br

TELEFONE - 3348-3212 e 33483235