quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

ASSEMBLEIA GERAL APROVA POR UNANIMIDADE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2020

Assembleia Geral virtual de prestação de contas. 


A diretoria e associados  (as) da Associação dos Funcionários do Banpará se reuniu virtualmente em assembleia geral nesta quarta-feira, 24, para analisar e aprovar a prestação de contas da Entidade, referente ao exercício do ano de 2020. O encontro foi aberto pela presidenta da Afbepa, Kátia Furtado, que fez a 1ª Convocação às 17h e 30min, e a 2ª às 18h, dando, assim, início à Assembleia Ordinária e, após isso, a funcionária da Afbepa Rosângela Silva, apresentou o balanço patrimonial, com os demonstrativos de receitas e investimentos da associação. 

Com pouco mais de uma hora e meia de duração, foi apresentado o balanço da Associação de 2020, incluindo a distribuição de brindes de final de ano para todos os 949 associados (as). A presidenta Kátia furtado aproveitou a oportunidade para explicar que, devido a situação pandêmica e por questões de segurança com a saúde de todos, os demais brindes de datas comemorativas do dia das Mães e dos Pais não foram distribuídos em 2020.

Durante a apresentação, foram demonstrados os investimentos detalhados realizados por nossa Associação com honorários advocatícios dos escritórios contratados, que prestam assessoria jurídica na defesa de associados em Processos Trabalhistas e Administrativos Disciplinares; promoção de curso de Oratória; Internet; donativos e contribuições, Impressão gráfica, como a confecção de camisas da Campanha do PCCS; impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados; impressão da logomarca da Afbepa nos brindes de natal etc.

No final, os presentes aprovaram o Balanço Anual de 2020. A presidenta finalizou a reunião agradecendo por todo apoio durante o ano difícil que enfrentamos, mas com muita luta e união conseguimos vencer as adversidades sofridas e doloridas que entristeceram a nossa alma! Também, buscaremos Unidos a nossa Valorização junto ao Banpará.

Confira abaixo o Balanço Financeiro de 2020.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



BALANÇO FINANCEIRO/2020 

 

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos.

A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais. 

A prestação de contas sempre ocorre no mês de fevereiro, conforme Artigos 11 e 67 do Estatuto desta Entidade.

As informações apresentadas a seguir são relativas ao exercício de 2020.

Servem como base, para demonstrar as receitas e investimentos da AFBEPA no ano de 2020.

O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da Associação, e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a.

    Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido a solicitações de: Adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.

 

A AFBEPA tem 949 associados.

VALOR DAS MENSALIDADES PERCEBIDAS DOS ASSOCIADOS EM 2020: R$595.819,33

 

EM QUE SE INVESTIU OS VALORES DAS MENSALIDADES NO ANO DE 2020.



  • TELEFONIA FIXA E MÓVEL 
  • ALUGUEL DA SEDE / CONDOMÍNIO 
  • ENERGIA ELÉTRICA 
  • ASSESSORIA JURÍDICA
  • ASSESSORIA CONTÁBIL
  • INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA 
  • SALÁRIOS e ORDENADOS / 13º SALÁRIO / FÉRIAS
  • RESCISÃO CONTRATUAL
  • PLANO DE SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS 
  • VALE TRANSPORTE (FUNCIONÁRIOS / EMPRESA)
  • INSS / FGTS / PIS / TLPL / IPTU / IRRF
  • TICKET ALIMENTAÇÃO
  • MATERIAL DE EXPEDIENTE 
  • DESPESAS COM COPA, COZINHA E MATERIAL DE LIMPEZA
  • RESSARCIMENTOS A ASSOCIADOS 
  • TRANSPORTE
  • BRINDES E EMBALAGENS
  • DESPESAS COM GRÁFICA 
  • COMBUSTÍVEL 
  • REFEIÇÃO / LANCHES
  • DONATIVOS E CONTRIBUÍÇÕES
  • JUROS E MULTAS
  • INFORMÁTICA
  • SAÚDE E PREVENÇÃO
  • DEPRECIAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS
  • COMUNICAÇÃO
  • CORREIOS
  • SERVIÇOS PRESTADOS
  • BENS DE NATUREZA PERMANENTE
  • CARTÓRIO
  • ESTACIONAMENTO
  • DESPESAS BANCÁRIAS
  • MANUTENÇÃO E REPAROS
  • DIARISTA
  • CURSOS.

 

TELEFONIA FIXA E MÓVEL - Consumo de 02 linhas fixas, linhas móveis TIM e 02 linhas móveis da OI: R$11.341,23.

 

ALUGUEL / CONDOMÍNIO - Aluguel da sede da AFBEPA; condomínio da sede da AFBEPA; locação de veículos para visita às agências de Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal - R$16.331,26.

 

HONORÁRIOS - Assessoria Jurídica / Assessoria contábil – R$89.791,01.

 

INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA – Para a presidenta da AFBEPA -R$59.283,44.

 

SALÁRIOS e ORDENADOS - Funcionários da AFBEPA – R$81.683,46.

 

13º SALÁRIOS - Funcionários da AFBEPA – R$5.354,05.

 

FÉRIAS - Dos funcionários:

Márcio Dias, referente ao período aquisitivo 2019/2020 e 2020/2021; Karen Helena referente ao período aquisitivo 2019/2020; e Rosângela Silva referente ao período aquisitivo 2019/2020 – R$10.485,25.

 

PLANO DE SAUDE - Dos funcionários da AFBEPA – R$18.176,53.

 

TICKET ALIMENTAÇÃO - Dos funcionários da AFBEPA – R$22.044,18.

 

RESCISÃO CONTRATUAL - Dos ex. funcionários da AFBEPA Jorge Vidal e Karen Helena – R$6.868,14

VALE TRANSPORTE dos funcionários da AFBEPA – R$5.844,50.

 

VALE TRANSPORTE da empresa – R$1.730,00.

 

FGTS - Folha de pagamento – R$9.216,12.

 

INSS - Folha de pagamento – R$36.002,85.

 

PIS - Folha de pagamento – R$824,50.

 

TLPL - R$214,71.

 

IRRF APLIC POUPANÇA R$405,27.

 

IPTU – 722,20.

 

JUROS E MULTAS - Multa DCTF; atraso do pagamento da GPS do 13º SALÁRIO/2020- R$397,38.

 

MATERIAL DE ESCRITÓRIO E EXPEDIENTE R$948,09.

 

DESPESAS COM COPA / CANTINA / LIMPEZA- Material de limpeza, copa e cozinha – R$3.620,42.

 

DEVOLUÇÃO - Ressarcimentos a associados de descontos indevidos - R$3.817,27.

 

ENERGIA ELÉTRICA – R$4.921,66.

 

DEPRECIAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS R$3.714,85.

 

COMUNICAÇÃO - Carregador de celular, crédito, capa e película para o celular da AFBEPA que é utilizado pela jornalista - R$159,00

 

CORREIOS E MALOTES - Envio de máscaras via SEDEX para associados da AFBEPA lotados em agências do interior; envio por SEDEX de brindes de natal à associados lotados em agências do interior -  R$3.164,66.

SAÚDE E PREVENÇÃO - Máscaras protetoras; álcool etílico hidratado 70% líquido para serem distribuídos à associados da AFBEPA; borrifadores; realização de testes de covid-19 em associados e em funcionários da AFBEPA; sanitização da AFBEPA (higienização contra o covid-19) -  R$16.608,82.

 

DONATIVOS E CONTRIBUÍÇÕES – Duas coroas de flores por ocasião do falecimento de associados da AFBEPA; doação de 40 cestas básicas customizadas contendo 14 itens – R$2.940,00.

 

TRANSPORTES – Para diretora em reunião com o jurídico; para empregados da AFBEPA em atividades externas da Associação, compra dos brindes de natal; entrega de brindes de novos associados e associadas e para associados afastados que fazem parte do grupo de risco; ida e volta para a residência da presidenta da AFBEPA para pegar assinatura em documentos e cheques; ida e volta para a agência Nazaré para fazer pagamentos – R$789,17.

 

INVESTIMENTOS COM INFORMÁTICA Visita técnica para verificação dos computadores da associação, manutenção e configuração de computadores; manutenção preventiva e corretiva com troca de suprimentos da impressora desta associação; configuração da impressora em um computador; verificação de sistema e troca de cabos da impressora e computadores - R$1.719,97.

 

IMPRESSÃO GRÁFICA - Confecção de camisas da Campanha do PCCS; impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados; impressão da logomarca da AFBEPA nos brindes de natal - R$17.390,00.

 

ALIMENTAÇÃO e lanches em atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal; chamada para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e calendários da AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; lanches para a Assembleia Geral Ordinária e para empregados da AFBEPA em trabalhos extraordinários por ocasião da Prestação de contas do exercício/2019, pesquisa, organização e entrega de brindes do natal/2020 – R$5.965,22.

 

CARTÓRIO – Registro de Ata de Assembleia Geral Extraordinária e reconhecimento de assinaturas – R$270,70.

 

BENS DE NATUREZA PERMANENTE – Celular para uso interno do jornalista da AFBEPA; 01 (Uma) central de ar GREE 18000 BTUS; 01 (uma) central de ar GREE 9000 BTUS; 02 (duas) poltronas Domarco; 02 (dois) puffs para a sala de espera da AFBEPA; 01 (um) balcão Itatiaia branco para a copa da AFBEPA; 01 (uma) poltrona reclinável; 02 (duas) mesinhas de canto em madeira de 80x50x e 40x40 para a sala de espera da AFBEPA; uma mesa e duas cadeiras em madeira jatobá para a copa da AFBEPA   – R$9.052,90.

 

BRINDES E EMBALAGENS - Brindes e embalagens de natal para os associados da AFBEPA; agendas poéticas/2021 para sorteio aos associados e associadas da AFBEPA – R$32.703,42.

 

CURSOS – Curso de oratória - R$1.000,00.

 

ESTACIONAMENTO – Uma vaga no estacionamento para a AFBEPA, pago mensalmente - R$3.000,00.

 

DESPESAS BANCÁRIAS – Tarifas bancárias e retirada de talão de cheques - R$1.305,02.

 

COMBUSTÍVEL – em atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal; chamada para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e calendários da AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; reuniões com o jurídico no mês de março e abril;  atividades externas do empregado da AFBEPA por ocasião da pandemia; idas às residências da presidenta e vice-presidenta para assinaturas de cheques; ida à agência Nazaré para fazer pagamentos; levar empregadas da AFBEPA em suas residências por ocasião dos serviços de organização e entrega dos brindes de natal - R$6.777,94.

 

MANUTENÇÃO E REPAROS – 

  • Manutenção de ar condicionado;
  • Material e manutenção do armário da copa;
  • Material e manutenção hidráulica do banheiro; 
  • Material elétrico para manutenção do sistema elétrico da caixa de energia, centrais de ar, aparelho de ar condicionado e televisão;
  • Confecção de uma capa para poltrona; 
  • Reforma do sofá; 
  • Itens de decoração para a AFBEPA; 
  • Material para a confecção de um dreno para uma das centrais de ar; 
  • Instalação do dreno da central de ar. – R$2.970,60.

 

SERVIÇOS PRESTADOS:

  • Serviços de Diarista; 
  • Médico do trabalho – exames demissionais e admissional.
  • Serviços de eletricista prestados na recuperação do quadro de distribuição elétrica da AFBEPA;
  • Limpeza de duas centrais de ar; 
  • Limpeza de um parelho de ar condicionado;
  • Transporte e instalação de uma central de ar GREE de 18000 BTUS; 7-transporte e instalação de uma central de ar Split GREE de 9000 BTUs Inverter; 
  • Transporte de uma mesa de madeira e duas cadeiras;
  • Adaptação de pés de apoio em dois puffs da sala de espera; 
  • Serviços prestados na organização dos brindes de natal; 
  • Serviços de motorista a serviço da AFBEPA, prestados no transporte de empregado da AFBEPA na panfletagem de jornais e calendários, na entrega dos brindes de natal com empregada da AFBEPA; e serviços prestados como carregador na entrega de brindes de natal com a empregada da AFBEPA– R$9.200,00

RECEITA OPERACIONAL

·         RECEITA BRUTA COMPOSTA DE:

·         Contribuições dos associados:................R$595.819,33

·         Reembolso de despesas descontados dos empregados....

   ............................................................ R$   16.494,19

·         Bonificações:.......................................R$   21.677,97

·         Receitas diversas:................................R$         116,76

·         Receita Bruta:.................................. R$ 634.108,25



  • DESPESAS OPERACIONAIS COMPOSTA DE:
  • Despesas Administrativas:...................R$ 239.788,50
  • Despesas com pessoal:.......................R$ 212.459,55
  • Despesas Tributárias:..........................R$   47.773,02
  • Despesas Financeiras:.........................R$     1.305,02
  • Despesas operacionais:....................R$ 501.326,09


RESULTADO DO EXERCÍCIO:...................R$ 132.782,16

 


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

 A Associação dos Funcionários do BANPARÁ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, conforme Capítulo IX, Art. 67 e Capítulo IV, Art. 15, do Estatuto desta Entidade, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) Efetivos(as) para participarem da Assembleia Geral ordinária (AGO) que se realizará em 24 de fevereiro de 2021, (Quarta-feira), às 17:30h, via aplicativo Zoom (considerando-se a necessidade da manutenção do distanciamento social até ulteriores), a fim de que seja deliberada a matéria adiante discriminada:

 

1) Prestação de contas do exercício de 2020

 

 

A AGO se instalará em 1ª Convocação às 17:30h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a AGO se instalará em 2ª Convocação, às 18:00h, com qualquer número de presentes.

 

Visando evitar a aglomeração de pessoas, a participação dos(as) associados(as) se dará de forma totalmente virtualizada, mediante a utilização de smartphone/computador, via aplicativo Zoom, o qual está disponível para download no sítio eletrônico www.zoom.us, bem como nas plataforma IOS/Apple(Apple Store) e Android (Google Play). 

 

O ID e senha para acesso à sessão digital serão disponibilizados antes do início da 1ª Convocação, sendo que todos os interessados em participar virtualmente da assembleia deverão instalar de antemão o aplicativo em seus smartphones/computadores, bem como deverão entrar em contato com a AFBEPA pelo Whastapp (91) 99247-6774/ (91) 98802-4098 até às 16:30h do dia de realização da assembleia, a fim de receberem o ID, senha e todas as demais orientações e suporte técnico para acesso e participação na Assembleia. 

 

 

Belém, 18 de fevereiro de 2021.

 

 

 

KÁTIA LUÍZA SILVA FURTADO

Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA

 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

INSEGURANÇA NA AGÊNCIA BANPARÁ SÃO FÉLIX EM MARABÁ.

Criminosos tentaram furtar a Agência São Félix, em Marabá, na madrugada da sexta-feira, 13, para o sábado, 14. A ação dos bandidos não teve êxito já que eles chegaram até o cofre, mas não conseguiram arrombá-lo.

A Agência não conta mais com segurança 24h e, por conta disso, estava desprotegida. O vigilante que chegou pela manhã do sábado percebeu os estragos deixados pela tentativa de furto e acionou a Polícia Militar.

É preocupante a postura do Banpará de relaxar com algo tão fundamental: a Segurança de seus estabelecimentos e de seus trabalhadores (as). O Banco precisa repensar essa posição, pois é muito necessário investimentos em segurança, tanto nas Vidas de seu funcionalismo, vítimas potenciais de crimes de "sapatinho" e dinamite no corpo, como nos seus estabelecimentos físicos. Da forma que está o Banco deixa os seus Funcionários à própria sorte e à mercê da bandidagem.

A valorização das Vidas de seus empregados é algo que o Banpará precisa rever urgentemente, assim como está traz como consequência o desânimo e a insatisfação.

A situação vivenciada pela Agência São Félix, em Marabá, também já ocorreu na Ag. Senador Lemos e em alguns PABs, portanto, é algo previsível e que deveria ter uma política específica, dentro de uma Plano de Segurança, para combater os criminosos. O que não é cabível e aceitável é que não haja um Plano que atue de forma eficaz em Segurança.

Os assaltos no sul do Pará são "comuns" na rotina de bancários (as) e, mesmo diante de tantas ocorrências, a Afbepa desconhece a Política de Segurança para Defesa e Proteção do Patrimônio Vida e Estabelecimentos implementada pelo Banpará.

A modalidade novo cangaço é uma das mais praticadas no interior do Estado, porém o Banpará ainda não mostrou, na prática, como enfrenta e cuida desse crime. A Afbepa espera e quer muito que essa situação de insegurança se resolva, através da atuação pública e privada.

Graças a Deus, não havia nenhum funcionário na hora da ação. Mas não convém ao Banco só contar com o acaso. É necessário investir em proteção e prevenção, e não somente quando o crime ocorrer!!!

AGE, BANPARÁ! GARANTA A SEGURANÇA À VIDA DOS SEUS FUNCIONÁRIOS, CLIENTES E ESTABELECIMENTOS!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

PLR 2020 SERÁ PAGA ATÉ 1º DE MARÇO.

 Trecho do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022, que dispõe sobre a PLR:

Claúsula 14ª – ANTECIPAÇÃO DA PLR – REGRA FENABAN: o Banpará efetuou o adiantamento, no dia 02 de setembro de 2020, da Participação nos Lucros e Resultados – REGRA FENABAN (Parcela Regra Básica, Parcela Adicional), em parcela única, referente ao lucro liquído apurado até 30 de junho de 2020, proporcionalmente aos dias trabalhados, conforme regras fixadas na CCT PLR FENABAN/CONTRAF/ CUT 2020/2022. 

 

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Possíveis diferenças no adiantamento da primeira parcela considerando o lucro liquído apurado em 30 de junho 2020 serão pagas na segunda e última parcela. 

 

PARÁGRAFO SEGUNDO – (...) 

 

PARÁGRAFO TERCEIRO – A parcela final da PLR REGRA FENABAN, considerando o lucro liquído apurado até 31 de dezembro de 2020, será paga até o dia 01º de março 2021, deduzidos os valores pagos, a título de adiantamento, fixados no caput dessa cláusula. 

  

Está se aproximando o dia do pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2020 estipulado pelo Acordo Coletivo 2020-2022. O pagamento deverá ser efetuado até o dia 1º de março de 2021 pelo Banpará aos seus funcionários (as).

Porém, por ser um ano atípico devido a Pandemia, muitos Associados (as) estão em dúvidas sobre como será feito esse pagamento. Por isso, resolvemos explicar um pouco como deve ser distribuída essa participação nos lucros e resultados.

Os trabalhadores, integrantes do grupo de risco( hipertensos, diabéticos, cardíacos, fumantes, asmáticos, idade maior ou igual a 60 anos etc), que estão afastados por determinação judicial, têm dúvidas sobre o seu direito a esse pagamento. A Afbepa responde que Sim, todo o pessoal afastado do trabalho presencial, por ter comorbidade que fragiliza a sua saúde em relação a covid19 e aos de idade igual ou superior a 60 anos, tem direito de receber a PLR 2020, pois seus contratos não foram suspensos, mas, interrompidos. Logo, o Banco tem por obrigação arcar com todos os direitos trabalhistas.

E, conforme dito acima, o Banpará tem até o dia 1º de março de 2021 para efetuar o pagamento da nossa participação nos lucros e resultados.

Os contratos suspensos são caracterizados por quem recebe o benefício de auxílio doença do INSS, como não é esse o caso, os contratos estão temporariamente interrompidos e os direitos trabalhistas resguardados.

Entretanto, em especial, os que estão recebendo auxílio doença do INSS devem checar suas situações, pois nestas condições, se o funcionário (a) está afastado entre o ano de distribuição e outro, vai receber o valor proporcional. Contudo, se o afastamento se deu no mesmo ano da distribuição, no caso, 2020, deve receber o valor integral.

O Acordo PLR 2020/2022 também prevê a percepção a quem foi dispensado sem justo motivo entre 02/08 a 31/12/2020. Nesse caso, a Afbepa entende que é preciso requerer o pagamento para a Sudep. 

A AFBEPA se coloca à disposição para quaisquer dúvidas. Você pode entrar em contato através dos Telefones/Whatsapp: (91) 98564-0049/ 99247-6774/ 98802-4098/ 99243-1375.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

AFBEPA QUER SABER POR QUE ATÉ AGORA O BANPARÁ NÃO DISSE CADÊ A NOSSA VALORIZAÇÃO?

10 de fevereiro de 2021, a pergunta que fazemos há dois anos, se repete: Banpará onde está a Valorização dos seus funcionários (as)?

O Banco não está  conseguindo formular uma explicação plausível para responder as cobranças sobre as Promoções por merecimento e antiguidade? Parece que não.

Enquanto isso, nós, seus funcionários (as), continuamos acumulando mais e mais trabalhos.

Na semana passada recebemos em nossos Locais de Trabalho mais cartões que deverão ser entregues aos beneficiários do programa estadual Renda Pará, que, conforme determina o Governo, deve continuar. Ou seja, mais sobrecarga de trabalho sem condições de pessoal e Tecnológica.

Em certa agência, ao todo, chegaram 12.000 (Doze e mil) cartões do Renda Pará. Vale lembrar que o Banco, desde 2019, tem demitido sem contratação, que se comprometeu em realizar em janeiro/2020, mas não o fez, por isso, em muitas Unidades os colegas têm trabalhado sobrecarregados por conta da falta de contratações.

O Banco cobra, fiscaliza, destitui, disciplina, demite e dá trabalho. Tudo dentro do seu direito e poder.

A questão que não pode silenciar é cadê a nossa Valorização que ocorre com as Promoções?

O desejo do Banco de nos faltar com esse nosso direito não pode prevalecer, mesmo que certas pessoas tenham concordado, sob pena de ficarmos com baixos salários e todos os reflexos decorrentes dessa política nefasta, em especial, no futuro, um baixo valor de aposentadoria, que não contemplará as necessidades humanas básicas.

Ressaltamos que por causa da falta de condições de trabalho há um adoecimento mental maior dos empregados (as) de Bancos, a carga de trabalho é real e precisa ser discutida. De acordo com um levantamento feito pelo INSS, de 2009 a 2017, a quantidade de trabalhadores de bancos afastados por problemas mentais aumentou em 61,5%. Já o número total de afastamentos aumentou em 30%. Mais de 50% dos casos foram relacionados a transtornos mentais (Depressão, Burnout) e doenças por esforço repetitivo (LER, DORT).

Essas condições de desgaste físico e exaustão extrema são consequências da sobrecarga de trabalho, a pressão sofrida pela produtividade e a “pressa” em bater as metas abusivas.

Portanto, é fundamental que para além de um aumento de salário, como muitos podem pensar, a questão é Valorizar a Vida de quem dedica grande parte da sua trajetória para o Banco. Entregando muito mais de si em um momento tão difícil, a Pandemia que estamos vivendo.

O que será feito para que esse reconhecimento venha? Não podemos deixar que o Banco  regrida a nossa Luta e História, e voltarmos à tabela de salários congelada que vivemos de 1994 a 2010.

Há 2 anos nós, trabalhadores e trabalhadoras, do Banpará estamos parados dentro da tabela de Ascenção de Salários, e isso não pode continuar. É necessário que o Banco assuma sua postura de responsabilidade e dê uma resposta aos seus funcionários! Que faça as Promoções devidas.

Por que o Silêncio, Banpará? A comunicação no momento de exigir mais trabalho é eficiente. Na hora do reconhecimento, nada diz. Até quando?

NÃO PODEMOS NOS CALAR. PROMOÇÕES JÁ!

RESPONDA BANPARÁ! CADÊ AS PROMOÇÕES? CADÊ A VALORIZAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS (AS)? PRECISAMOS SABER O QUE ESTÁ  ACONTECENDO!!!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

BALANCETE DO 4° TRIMESTRE DA AFBEPA OUT/NOV/DEZ

 Abaixo para conhecimento, o balancete do quarto trimestre de 2020 da nossa Associação, com suas respectivas receitas e investimentos.


BALANCETE FINANCEIRO DO 4º TRIMESTRE DE 2020 (Outubro/Novembro /Dezembro)

 

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Central de carnes, Auto escola Foca e Livraria dos Estudantes). Atualmente a AFBEPA possui 949 associados de um total de mais de 2000 funcionários ativos no BANPARÁ. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da Associação, que corresponde a apenas 1,5% do salário base do associado/a. Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos.

 

RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO 4º TRIMESTRE/2020

Mensalidades dos associados

OUTUBRO    R$  49.951,51

NOVEMBRO  R$  49.734,23

DEZEMBRO  R$  49.583,54

TOTAL        R$149.269,28

 

                                                                                                                                

            TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS - 4º TRIMESTRE/2020.                                                                                                                

                                                                                                                                

             OUTUBRO   R$ 1.967,81

 NOVEMBRO           R$ 1.795,35

 DEZEMBRO            R$ 1.786,91

 TOTAL:                    R$ 5.550,07

           

            RECEITAS FINANCEIRAS                                                                                                                    

                                                                                                                                

             OUTUBRO   R$ 11,82

 NOVEMBRO           R$ 16,55

 DEZEMBRO            R$   2,89

           

 TOTAL          R$ 31,26 

           

                                                                                                                     

                                                                                                                     

RECEITA TOTAL DO 4º TRIMESTRE = R$154.850,61

Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas financeiras (remuneração da conta corrente) e Taxas administrativas.

 

RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 4º TRIMESTRE/2020 =

R$4.238,09 

São percentuais descontados no 4º trimestre de 2020, referentes a ticket alimentação, plano de saúde, plano odontológico, corporativo Tim, Oi móvel e antecipação salarial, conforme dispõe a legislação trabalhista, nos contracheques dos funcionários da AFBEPA.

São valores considerados apenas para lançamento contábil.

 

DETALHAMENTO MENSAL DA RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 4º TRIMESTRE/2020

 

OUTUBRO       R$1.457,28

NOVEMBRO     R$1.320,08

DEZEMBRO     R$1.460,73

TOTAL           R$4.238,09

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA

 

          Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamento de salários e ordenados, férias, 13º salários, Rescisão contratual, ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte dos funcionários: R$45.603,66

 

          Despesas Tributárias – (FGTS/INSS/PIS/IRRF) - R$13.662,11

 

          Despesas Financeiras - Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$313,32

 

          Despesas Administrativas - são as demais despesas abaixo descritas, que somam o total de: R$97.149,53

 

 

 

DETALHAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO 4º TRIMESTRE/2020 – TOTAL : R$97.149,53 

 

Despesas com telefonia fixa da AFBEPA (OI - 02 linhas) - R$741,71 

Despesa com telefonia móvel (TIM- 02 linhas) – R$2.054,92

Despesa com telefonia móvel (OI) – R$755,17

Comunicação - Capa e película para o celular da AFBEPA que é utilizado pela jornalista – R$40,00

Condomínio - R$1.950,00

Aluguel da sede – R$2.400,00

Energia elétrica - Consumo correspondente aos meses de outubro, novembro e dezembro/2020 - R$1.151,46

Correios - Envio por SEDEX de brindes de natal à associados lotados em agências do interior -R$2.924,46

Transporte – Compra dos brindes de natal; entrega de brindes de novos associados e associadas e para associados afastados que fazem parte do grupo de risco; ida e volta para a residência da presidenta da AFBEPA para pegar assinatura em documentos e cheques; ida e volta para a Agência Nazaré para fazer pagamentos - R$584,74

Copa e cantina - Material para copa e limpeza - R$937,83

Bens de natureza permanente – 02 (duas) mesinhas de canto em madeira de 80x50x e 40x40 para a sala de espera da AFBEPA; 01 mesa e duas cadeiras em madeira jatobá, para a copa da ABFEPA – R$390,00

Brindes de natal – R$32.964,92

Cartório - Reconhecimento de assinaturas - R$23,80

Devolução de valores - À associados de descontos indevidos – R$2.474,15

Vale transporte empresa – R$866,00

Honorários – Advogados e contadora - R$19.889,29

Estacionamento - Meses outubro, novembro e dezembro– R$750,00

Indenização compensatória - Para a presidenta da AFBEPA – R$15.042,05

Saúde e prevenção – Realização de testes de covid-19 em funcionários da AFBEPA; álcool etílico hidratado 70% líquido; sanitização da AFBEPA e borrifadores - R$1.967,52

Impressão gráfica – Impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados; impressão da logomarca da AFBEPA nos brindes de natal - R$2.450,00

Investimento com alimentação - Para empregados da AFBEPA em atividades da AFBEPA (organização e entrega de brindes do natal/2020) -  R$1.579,11

Material de expediente e escritório – Toners, papel A-4, marcadores e fita gomada -R$339,50

Gastos com Informática – Manutenção preventiva e corretiva com troca de suprimentos da impressora desta associação; configuração da impressora em um computador; verificação de sistema e troca de cabos da impressora e computadores - R$900,00

Investimento com combustível – Levar empregadas da AFBEPA em suas residências por ocasião dos serviços de organização e entrega dos brindes de natal - R$200,00

Serviços prestados – Diarista; transporte de uma mesa de madeira e duas cadeiras; confecção de uma capa para poltrona reclinável; colocação de pés de apoio em dois puffs da sala de espera; serviços prestados na organização dos brindes de natal; exame demissional da jornalista; serviços de motorista prestados na entrega dos brindes de natal com funcionária da AFBEPA; serviços prestados como carregador na entrega de brindes de natal com a funcionária da AFBEPA - R$3.475,00

Manutenção e reparos Material – material para a confecção de um dreno para uma das centrais de ar e serviço de instalação do dreno; visita técnica para verificação dos computadores da associação - R$297,90.


 DETALHAMENTO DAS DESPESAS OPERACIONAIS – TOTAL: R$156.728,62

 

Telefonia - R$3.551,80

Comunicação – R$40,00

Aluguel / Condomínio – R$4.350,00

Energia elétrica - R$1.151,46

FGTS - R$2.649,74

INSS - R$10.705,51

Juros e multa (INSS) – R$81,59

PIS – R$230,31

IRRF sobre aplicação financeira – R$76,55

Brindes – R$32.964,92

Cartório – R$23,80

Plano de Saúde dos empregados da AFBEPA - R$5.525,30

Ticket alimentação dos empregados da AFBEPA - R$6.890,64

Copa, cozinha e material de limpeza - R$937,83

Gastos com informática – R$900,00

Impressão gráfica – R$2.450,00

Correios e malotes – R$2.924,46

Transporte – R$584,74

Combustível– R$200,00

Alimentação - R$1.579,11

Material de escritório - R$339,50

Despesas bancárias - R$313,32

Devolução de valores à associado de descontos indevidos – R$2.474,15

Salários e Ordenados dos Empregados da AFBEPA -R$22.020,84

13º salários – R$5.354,05

Rescisão contratual –R$2.699,24

Honorários (Advogados / Contadora) - R$19.889,29

Indenização compensatória – R$15.042,05

Vale transporte empresa – R$866,00

Vale transporte funcionários – R$3.032,00

Manutenção e reparos – R$297,90

Serviços prestados -R$3.475,00

Bens de natureza permanente – R$390,00

Estacionamento – R$750,00

Saúde e Prevenção – R$1.967,52

 

TOTAL DA RECEITA OPERACIONAL......  R$154.850,61

TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS. R$156.728,62


Resultado do 4º Trimestre/2020.....(-) R$     1.878,01

 

 


 

 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

ERRATA: CASO DE CONTAMINAÇÃO DE FUNCIONÁRIA É NA AGÊNCIA MOJUÍ DOS CAMPOS.

Acerca da matéria noticiada ontem, 2, sobre a contaminação da Agência Santarém, a Afbepa apurou nesta quarta-feira, 3, mais detalhes da denúncia, e a situação de descaso do Banpará com os funcionários, está acontecendo na Agência de Mojuí dos Campos, município próximo de Santarém, porém isso nada muda o protocolo que deveria ser adotado pelo Banco, de desinfecção do ambiente de trabalho e testagem de todos os funcionários(as).

A região do Baixo Amazonas, incluindo Mojuí dos Campos e Santarém, está sob lockdown, pois os moradores estão vivenciando um verdadeiro caos com a segunda onda de contaminação por covid19, o Sistema de Saúde desses municípios está em colapso, e o Banco se mantém  arriscando a vida dos seus trabalhadores (as).

Não era para a Afbepa estar cobrando os cuidados devidos e necessários com a Vida dos funcionários e a higienização do Local de Trabalho, o Banco deveria ter consciência disso, uma vez que é um dos seus deveres. O Banpará precisa fazer a sua parte, porque hoje trata-se de defender não somente as Vidas dos seus empregados (as), mas a Saúde Pública!

Até agora nenhuma providência foi tomada. A Afbepa não entende o motivo de tanta desumanidade.

Queremos atitudes Humanas, nos vejam como Pessoas que somos!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

MAU EXEMPLO: BANPARÁ CONTINUA INDO NA CONTRAMÃO DAS MEDIDAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID19. AGÊNCIA SANTARÉM CONTAMINADA NÃO PARA.

O Banco continua dando um verdadeiro show de horror quando se trata de prevenção e remediação contra o novo CoronaVírus. Em Santarém, região que está com bandeiramento preto e sob lockdown devido a segunda onda de contaminação, funcionários têm as suas Vidas expostas sem nenhum amparo e proteção do Banpará.

Uma gerente da Agência de Santarém está com todos os sintomas da covid19, porém o seu diagnóstico de contágio será realizado pela rede particular, como o Banco determina nos casos onde tem atendimento do Plano de Saúde Unimed, e só foi marcado para o dia 8 deste mês, enquanto isso, mesmo tendo perfeito conhecimento do fato, a Superintendência que cuida dessa limpeza comunicou que só irá realizá-la com a confirmação do exame. Ou seja, os empregados (as) podem, neste exato momento, estarem sendo infectados dentro do local contaminado, pois para o Banco, o trabalho tem que continuar, independentemente do que venha ocorrer, sendo que o correto seria afastar todos para que a desinfecção seja feita e os funcionários testados. Essa situação mostra que inexiste respeito do Banpará pelas Vidas de seus trabalhadores(as). 

A Afbepa registra que isso já ocorreu em tantos outros Locais de Trabalho. É uma total negligência com as vidas que estão subordinadas à sua pessoa.

E, mesmo a cidade de Santarém estando sob lockdown, o fluxo de clientes, nesta Agência contaminada, aumenta a cada dia, já que a Prefeitura está assinando novos contratos, e os clientes têm procurado o atendimento do Banpará para a abertura de contas. 

Por que o Banco insiste tanto em ir contra as medidas de prevenção à convid19 que o Governador do Estado tanto recomenda? Onde está o zelo e cuidado com as Vidas?

O Banpará precisa ser provocado para agir! É um absurdo como demonstra desprezo pela Saúde dos seus funcionários (as). Quantos já foram ou serão contaminados por essa irresponsabilidade em Santarém? O Banco precisa enxergar ou alguém dê a luz que o risco de submeter os funcionários num ambiente contaminado é pior, por causa da propagação, onde o número de pessoas infectadas cresce. 

Estamos vendo o sofrimento que o povo do Baixo Amazonas está vivendo diante do caos da segunda onda de contaminação, é inadmissível que a Instituição financeira do Estado influencie diretamente diante de todo esse colapso. A Afbepa bate todos os dias na mesma tecla para que o Banco faça o mínimo que é obrigatório: desinfecção do espaço por empresa especializada e testagem dos funcionários. A Saúde Pública agradece!


O MAU EXEMPLO CONTINUA: BANCO REALIZA TREINAMENTO PRESENCIAL EM PLENA PANDEMIA, COM MAIS DESRESPEITO AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Um treinamento realizado pelo Banpará na manhã desta terça-feira, 2, descumpriu outras normas de prevenção contra a covid19, entre os funcionários (as) presentes somente alguns usavam a máscara da forma correta, sem qualquer distanciamento social em um local da Capital. 

É um verdadeiro absurdo como o Banpará ridiculariza a prevenção, incentivando a aglomeração em um momento desnecessário! Várias empresas e Instituições priorizaram os treinamentos online para não expor os seus empregados (as), então por que o Banco não segue essa linha? Custa muito colocar Vidas acima da Economia e dos Lucros?

A conjuntura pede distanciamento e a rigorosa obediência aos procedimentos de higiene e sanitários. Não se pode abrir a guarda para esse vírus letal e agressivo com a vida humana. Por isso, atualmente, a realização de treinamento presencial é altamente descabido e perigoso, é jogar com o risco, como um pagar pra ver o que vai acontecer, o que é para o momento desnecessário.
 
BANPARÁ SIGA AS MEDIDAS SANITÁRIAS! CHEGA DE DESRESPEITO COM AS VIDAS DE SEUS FUNCIONÁRIOS!

Caso o Banco tenha se esquecido de quais são as recomendações da Organização Mundial de Saúde em locais de trabalho, deixaremos explícito abaixo:

- Lavagem das mãos com água e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool 70, higiene respiratória (como cobrir a tosse);

- Distanciamento físico de pelo menos 1 metro ou mais (de acordo com as recomendações nacionais);

- Uso de máscaras onde o distanciamento físico não é possível, limpeza e desinfecção regular do ambiente e limitação de viagens desnecessárias. Políticas e mensagens claras, treinamento e educação para funcionários e gerentes, de modo a aumentar a conscientização sobre a COVID-19 são essenciais; 

- O manejo de pessoas com COVID-19 ou seus contatos também é essencial -- por exemplo, os trabalhadores que não estiverem se sentindo bem ou que apresentarem sintomas condizentes com a COVID-19 devem ser instados a ficar em casa, a se autoisolar e a entrar em contato com um médico ou com a linha local de informações sobre a COVID-19 para obter orientação sobre exames e encaminhamento;

- Nos lugares em que a transmissão comunitária local for alta e o trabalho continuar, permita uma teleconsulta médica, quando disponível, ou dispense a exigência de atestado médico para os trabalhadores que estiverem doentes, para que possam ficar em casa;

- As pessoas que estiveram em contato próximo no local de trabalho com pessoas com COVID-19, confirmado em laboratório, devem ficar em quarentena por 14 dias a partir da última vez em que houve contato;


A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

BANPARÁ E O DESRESPEITO À VIDA: SUREC CONTAMINADA E SEM DESINFECÇÃO DA UNIDADE.

 O Banpará segue desrespeitando as Vidas dos seus funcionários (as), pois a Afbepa tomou conhecimento na manhã desta segunda-feira, 1, que uma funcionária testou positivo para covid19 no setor da Surec – Gesac, e o Banco não realizou o seu dever de desinfetar o espaço de trabalho e nem as testagens, mesmo sendo informado do contágio dessa pessoa e, agora, os demais trabalhadores(as) seguem sendo expostos no ambiente contaminado. 

A funcionária trabalhou normalmente dentro da Unidade até a última quinta-feira, 28, tendo contato com os demais colegas de trabalho, sendo que há uma gestante no setor, além do contato com os equipamentos e materiais. É um absurdo essa exposição de maneira tão irresponsável que o Banco coloca seus empregados (as). 

O protocolo que deveria ser seguido pelo Banco é de fechar o setor por, no mínimo, 3 (três) dias para que seja higienizado da maneira adequada por uma empresa especializada e todos (as) os empregados (as) deveriam ser afastados nesse período e testados, contudo o Banco vem seguindo a sua postura desobediente ao que dita os normativos sanitários.

O Banco parece que entende que prevenção é apenas lavar com água e sabão as mãos, o uso de álcool em gel 70% e máscaras. Mas só isso não é o suficiente se o ambiente de trabalho não for limpo após a contaminação confirmada! Além disso, a testagem dos demais funcionários é fundamental para evitar a propagação desse vírus maldito.  

É preciso levar a sério a Pandemia! Até quando o Banco continuará colocando em risco as Vidas dos seus empregados (as)? Hoje mesmo, perdemos um de nossos Associados, e amigo de longa data, na Agência Santarém, e temos que continuar pressionando o Banpará para agir com responsabilidade a fim de evitar que mais Vidas sejam perdidas  para esse vírus, por pura ganância ou seja outro sentimento, porém não Humano e Respeitoso, de manter o trabalho normal, após verificação de sintomas ou confirmação por covid, como ocorre agora na Surec-Gesac.

Na hora do diagnóstico positivo, o Banpará cruza os braços, não querendo atentar para os necessários protocolos que devem ser seguidos. 

As vidas têm de ser Preservadas!

Onde está a Gesat que deveria zelar pela segurança e saúde dos funcionários? E a Dirad?

A segunda onda de contaminação já foi confirmada pela Sespa no Oeste do Pará, com uma variante mais letal, perigosa e ágil.

O bandeiramento em Belém e Região Metropolitana foi alterado do amarelo para o laranja! E o Banco continua agindo com imprudência. É lamentável esse tipo de conduta diante da situação que exige cautela e obediência às normas de saúde nacionais e internacionais

A Afbepa lembra que o Banco é obrigado por Acordo a testar todos os funcionários em Belém e Região Metropolitana. O Banpará demonstra falta de zelo pelas Vidas com o descumprimento reiterado  desse Acordo! E quando se Ama e Respeita não precisa de acordo para cuidar.


VIDAS PRECISAM SER RESPEITADAS E CUIDADAS! 


A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

AFBEPA EM LUTO: MAIS UM AMADO COLEGA SE VAI VÍTIMA DA COVID19.

Infelizmente, a covid19 levou mais um amado e querido amigo de nossas Vidas e de nossa Associação. O bancário Odonaldo José Bacelar Valentim, de 57 anos, não resistiu as complicações da doença e faleceu na madrugada desta segunda-feira, 1, em Santarém. 

É com lágrimas nos olhos e aperto em nossos corações que nos despedimos desse homem, pai e funcionário do Banpará, tão exemplar. 

Odonaldo se engajava nas nossas Lutas, chegou a ser Delegado Sindical e era nosso Associado há muitos anos, pois acreditava que era necessário conquistar e garantir direitos. 

Um homem simples que estava sempre com um sorriso no rosto. Um coração alegre e esperançoso! É assim que queremos preservar a memória do nosso colega de trabalho, mais uma vítima dessa doença tão cruel que nos assola.

O Banco, através da Presidência e Diretoria Comercial, conseguiu leito no Hospital Regional de Santarém para que Odonaldo fosse devidamente tratado, já num momento bem difícil de combate ao vírus por sua Vida, mas, infelizmente, a doença se alastrou rapidamente. 

A Afbepa, em nome de todo funcionalismo, gostaria de agradecer o apoio do Banco neste momento, pois as nossas Vidas precisam dessas atitudes, na remediação e muito mais na Prevenção.

Colocamos em oração a vida de Odonaldo e de sua família que, agora, sofre com sua partida. Oremos para que seu descanso na eternidade seja de muita paz e luz. Expressamos todas as nossas condolências para os seus entes e choramos juntamente com os colegas que estão sofrendo com sua partida. 

Desejamos que ele seja abraçado pelo Criador na eternidade. Aos seus familiares, muito amor e apoio, a Afbepa está de portas abertas para qualquer necessidade. 

Nossa gratidão eterna a Odonaldo Bacelar pela sua luta junto conosco. Sua felicidade e ternura estão gravados em nossos corações!

DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA