quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

ASSEMBLEIA GERAL APROVA POR UNANIMIDADE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2020

Assembleia Geral virtual de prestação de contas. 


A diretoria e associados  (as) da Associação dos Funcionários do Banpará se reuniu virtualmente em assembleia geral nesta quarta-feira, 24, para analisar e aprovar a prestação de contas da Entidade, referente ao exercício do ano de 2020. O encontro foi aberto pela presidenta da Afbepa, Kátia Furtado, que fez a 1ª Convocação às 17h e 30min, e a 2ª às 18h, dando, assim, início à Assembleia Ordinária e, após isso, a funcionária da Afbepa Rosângela Silva, apresentou o balanço patrimonial, com os demonstrativos de receitas e investimentos da associação. 

Com pouco mais de uma hora e meia de duração, foi apresentado o balanço da Associação de 2020, incluindo a distribuição de brindes de final de ano para todos os 949 associados (as). A presidenta Kátia furtado aproveitou a oportunidade para explicar que, devido a situação pandêmica e por questões de segurança com a saúde de todos, os demais brindes de datas comemorativas do dia das Mães e dos Pais não foram distribuídos em 2020.

Durante a apresentação, foram demonstrados os investimentos detalhados realizados por nossa Associação com honorários advocatícios dos escritórios contratados, que prestam assessoria jurídica na defesa de associados em Processos Trabalhistas e Administrativos Disciplinares; promoção de curso de Oratória; Internet; donativos e contribuições, Impressão gráfica, como a confecção de camisas da Campanha do PCCS; impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados; impressão da logomarca da Afbepa nos brindes de natal etc.

No final, os presentes aprovaram o Balanço Anual de 2020. A presidenta finalizou a reunião agradecendo por todo apoio durante o ano difícil que enfrentamos, mas com muita luta e união conseguimos vencer as adversidades sofridas e doloridas que entristeceram a nossa alma! Também, buscaremos Unidos a nossa Valorização junto ao Banpará.

Confira abaixo o Balanço Financeiro de 2020.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



BALANÇO FINANCEIRO/2020 

 

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos.

A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais. 

A prestação de contas sempre ocorre no mês de fevereiro, conforme Artigos 11 e 67 do Estatuto desta Entidade.

As informações apresentadas a seguir são relativas ao exercício de 2020.

Servem como base, para demonstrar as receitas e investimentos da AFBEPA no ano de 2020.

O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da Associação, e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a.

    Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido a solicitações de: Adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.

 

A AFBEPA tem 949 associados.

VALOR DAS MENSALIDADES PERCEBIDAS DOS ASSOCIADOS EM 2020: R$595.819,33

 

EM QUE SE INVESTIU OS VALORES DAS MENSALIDADES NO ANO DE 2020.



  • TELEFONIA FIXA E MÓVEL 
  • ALUGUEL DA SEDE / CONDOMÍNIO 
  • ENERGIA ELÉTRICA 
  • ASSESSORIA JURÍDICA
  • ASSESSORIA CONTÁBIL
  • INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA 
  • SALÁRIOS e ORDENADOS / 13º SALÁRIO / FÉRIAS
  • RESCISÃO CONTRATUAL
  • PLANO DE SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS 
  • VALE TRANSPORTE (FUNCIONÁRIOS / EMPRESA)
  • INSS / FGTS / PIS / TLPL / IPTU / IRRF
  • TICKET ALIMENTAÇÃO
  • MATERIAL DE EXPEDIENTE 
  • DESPESAS COM COPA, COZINHA E MATERIAL DE LIMPEZA
  • RESSARCIMENTOS A ASSOCIADOS 
  • TRANSPORTE
  • BRINDES E EMBALAGENS
  • DESPESAS COM GRÁFICA 
  • COMBUSTÍVEL 
  • REFEIÇÃO / LANCHES
  • DONATIVOS E CONTRIBUÍÇÕES
  • JUROS E MULTAS
  • INFORMÁTICA
  • SAÚDE E PREVENÇÃO
  • DEPRECIAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS
  • COMUNICAÇÃO
  • CORREIOS
  • SERVIÇOS PRESTADOS
  • BENS DE NATUREZA PERMANENTE
  • CARTÓRIO
  • ESTACIONAMENTO
  • DESPESAS BANCÁRIAS
  • MANUTENÇÃO E REPAROS
  • DIARISTA
  • CURSOS.

 

TELEFONIA FIXA E MÓVEL - Consumo de 02 linhas fixas, linhas móveis TIM e 02 linhas móveis da OI: R$11.341,23.

 

ALUGUEL / CONDOMÍNIO - Aluguel da sede da AFBEPA; condomínio da sede da AFBEPA; locação de veículos para visita às agências de Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal - R$16.331,26.

 

HONORÁRIOS - Assessoria Jurídica / Assessoria contábil – R$89.791,01.

 

INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA – Para a presidenta da AFBEPA -R$59.283,44.

 

SALÁRIOS e ORDENADOS - Funcionários da AFBEPA – R$81.683,46.

 

13º SALÁRIOS - Funcionários da AFBEPA – R$5.354,05.

 

FÉRIAS - Dos funcionários:

Márcio Dias, referente ao período aquisitivo 2019/2020 e 2020/2021; Karen Helena referente ao período aquisitivo 2019/2020; e Rosângela Silva referente ao período aquisitivo 2019/2020 – R$10.485,25.

 

PLANO DE SAUDE - Dos funcionários da AFBEPA – R$18.176,53.

 

TICKET ALIMENTAÇÃO - Dos funcionários da AFBEPA – R$22.044,18.

 

RESCISÃO CONTRATUAL - Dos ex. funcionários da AFBEPA Jorge Vidal e Karen Helena – R$6.868,14

VALE TRANSPORTE dos funcionários da AFBEPA – R$5.844,50.

 

VALE TRANSPORTE da empresa – R$1.730,00.

 

FGTS - Folha de pagamento – R$9.216,12.

 

INSS - Folha de pagamento – R$36.002,85.

 

PIS - Folha de pagamento – R$824,50.

 

TLPL - R$214,71.

 

IRRF APLIC POUPANÇA R$405,27.

 

IPTU – 722,20.

 

JUROS E MULTAS - Multa DCTF; atraso do pagamento da GPS do 13º SALÁRIO/2020- R$397,38.

 

MATERIAL DE ESCRITÓRIO E EXPEDIENTE R$948,09.

 

DESPESAS COM COPA / CANTINA / LIMPEZA- Material de limpeza, copa e cozinha – R$3.620,42.

 

DEVOLUÇÃO - Ressarcimentos a associados de descontos indevidos - R$3.817,27.

 

ENERGIA ELÉTRICA – R$4.921,66.

 

DEPRECIAÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS R$3.714,85.

 

COMUNICAÇÃO - Carregador de celular, crédito, capa e película para o celular da AFBEPA que é utilizado pela jornalista - R$159,00

 

CORREIOS E MALOTES - Envio de máscaras via SEDEX para associados da AFBEPA lotados em agências do interior; envio por SEDEX de brindes de natal à associados lotados em agências do interior -  R$3.164,66.

SAÚDE E PREVENÇÃO - Máscaras protetoras; álcool etílico hidratado 70% líquido para serem distribuídos à associados da AFBEPA; borrifadores; realização de testes de covid-19 em associados e em funcionários da AFBEPA; sanitização da AFBEPA (higienização contra o covid-19) -  R$16.608,82.

 

DONATIVOS E CONTRIBUÍÇÕES – Duas coroas de flores por ocasião do falecimento de associados da AFBEPA; doação de 40 cestas básicas customizadas contendo 14 itens – R$2.940,00.

 

TRANSPORTES – Para diretora em reunião com o jurídico; para empregados da AFBEPA em atividades externas da Associação, compra dos brindes de natal; entrega de brindes de novos associados e associadas e para associados afastados que fazem parte do grupo de risco; ida e volta para a residência da presidenta da AFBEPA para pegar assinatura em documentos e cheques; ida e volta para a agência Nazaré para fazer pagamentos – R$789,17.

 

INVESTIMENTOS COM INFORMÁTICA Visita técnica para verificação dos computadores da associação, manutenção e configuração de computadores; manutenção preventiva e corretiva com troca de suprimentos da impressora desta associação; configuração da impressora em um computador; verificação de sistema e troca de cabos da impressora e computadores - R$1.719,97.

 

IMPRESSÃO GRÁFICA - Confecção de camisas da Campanha do PCCS; impressões coloridas em papel coche de cartões de natal para os associados; impressão da logomarca da AFBEPA nos brindes de natal - R$17.390,00.

 

ALIMENTAÇÃO e lanches em atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal; chamada para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e calendários da AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; lanches para a Assembleia Geral Ordinária e para empregados da AFBEPA em trabalhos extraordinários por ocasião da Prestação de contas do exercício/2019, pesquisa, organização e entrega de brindes do natal/2020 – R$5.965,22.

 

CARTÓRIO – Registro de Ata de Assembleia Geral Extraordinária e reconhecimento de assinaturas – R$270,70.

 

BENS DE NATUREZA PERMANENTE – Celular para uso interno do jornalista da AFBEPA; 01 (Uma) central de ar GREE 18000 BTUS; 01 (uma) central de ar GREE 9000 BTUS; 02 (duas) poltronas Domarco; 02 (dois) puffs para a sala de espera da AFBEPA; 01 (um) balcão Itatiaia branco para a copa da AFBEPA; 01 (uma) poltrona reclinável; 02 (duas) mesinhas de canto em madeira de 80x50x e 40x40 para a sala de espera da AFBEPA; uma mesa e duas cadeiras em madeira jatobá para a copa da AFBEPA   – R$9.052,90.

 

BRINDES E EMBALAGENS - Brindes e embalagens de natal para os associados da AFBEPA; agendas poéticas/2021 para sorteio aos associados e associadas da AFBEPA – R$32.703,42.

 

CURSOS – Curso de oratória - R$1.000,00.

 

ESTACIONAMENTO – Uma vaga no estacionamento para a AFBEPA, pago mensalmente - R$3.000,00.

 

DESPESAS BANCÁRIAS – Tarifas bancárias e retirada de talão de cheques - R$1.305,02.

 

COMBUSTÍVEL – em atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel e Castanhal; chamada para Assembleia Geral Ordinária; panfletagem de jornais e calendários da AFBEPA; distribuição de informativos e adesivos da Campanha de Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras no PCS; reuniões com o jurídico no mês de março e abril;  atividades externas do empregado da AFBEPA por ocasião da pandemia; idas às residências da presidenta e vice-presidenta para assinaturas de cheques; ida à agência Nazaré para fazer pagamentos; levar empregadas da AFBEPA em suas residências por ocasião dos serviços de organização e entrega dos brindes de natal - R$6.777,94.

 

MANUTENÇÃO E REPAROS – 

  • Manutenção de ar condicionado;
  • Material e manutenção do armário da copa;
  • Material e manutenção hidráulica do banheiro; 
  • Material elétrico para manutenção do sistema elétrico da caixa de energia, centrais de ar, aparelho de ar condicionado e televisão;
  • Confecção de uma capa para poltrona; 
  • Reforma do sofá; 
  • Itens de decoração para a AFBEPA; 
  • Material para a confecção de um dreno para uma das centrais de ar; 
  • Instalação do dreno da central de ar. – R$2.970,60.

 

SERVIÇOS PRESTADOS:

  • Serviços de Diarista; 
  • Médico do trabalho – exames demissionais e admissional.
  • Serviços de eletricista prestados na recuperação do quadro de distribuição elétrica da AFBEPA;
  • Limpeza de duas centrais de ar; 
  • Limpeza de um parelho de ar condicionado;
  • Transporte e instalação de uma central de ar GREE de 18000 BTUS; 7-transporte e instalação de uma central de ar Split GREE de 9000 BTUs Inverter; 
  • Transporte de uma mesa de madeira e duas cadeiras;
  • Adaptação de pés de apoio em dois puffs da sala de espera; 
  • Serviços prestados na organização dos brindes de natal; 
  • Serviços de motorista a serviço da AFBEPA, prestados no transporte de empregado da AFBEPA na panfletagem de jornais e calendários, na entrega dos brindes de natal com empregada da AFBEPA; e serviços prestados como carregador na entrega de brindes de natal com a empregada da AFBEPA– R$9.200,00

RECEITA OPERACIONAL

·         RECEITA BRUTA COMPOSTA DE:

·         Contribuições dos associados:................R$595.819,33

·         Reembolso de despesas descontados dos empregados....

   ............................................................ R$   16.494,19

·         Bonificações:.......................................R$   21.677,97

·         Receitas diversas:................................R$         116,76

·         Receita Bruta:.................................. R$ 634.108,25



  • DESPESAS OPERACIONAIS COMPOSTA DE:
  • Despesas Administrativas:...................R$ 239.788,50
  • Despesas com pessoal:.......................R$ 212.459,55
  • Despesas Tributárias:..........................R$   47.773,02
  • Despesas Financeiras:.........................R$     1.305,02
  • Despesas operacionais:....................R$ 501.326,09


RESULTADO DO EXERCÍCIO:...................R$ 132.782,16

 


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