quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

AFBEPA EM DEFESA DO BANPARÁ E DO FUNCIONALISMO

No fim da manhã de hoje, 12, a Afbepa, representadas pelas Diretoras Kátia Furtado e Joventina Marques, além da empregada da nossa Associação Silvani Dias, deu entrada no ofício 002/2023 ao Excelentíssimo Governador do Estado Sr. Helder Zahluth Barbalho e ao Procurador do Estado Sr. Dr. Ricardo Nasser Seffer, que objetiva que o Banpará retome os rumos que vinha trilhando sob a Direção da Presidente Ruth Pimentel Mélo, que, INDEVIDAMENTE foi afastada do Comando da Instituição. 

O documento entregue traz o pedido da Afbepa com amostra de 20% de funcionários (as) que o subscreveram. A nossa Associação não contou com tempo para encaminhá-lo para mais colegas.

A Afbepa, desde que a Presidente afastada tomou posse, vem acompanhando a sua administração, inclusive com a  abertura de diálogos por parte dela com a nossa Associação, em prol do Banpará e do Funcionalismo. Muitos atos praticados pela Presidente foram certeiros e dignos de louvor, como ela ter avocado para si Contratos e Licitação, matérias as quais tínhamos denúncias de abusos e excessos, mas que nenhum Presidente tinha tomado para si essa incumbência.

A outra questão tem a ver com o nosso Piso, em que Governos ditos democráticos e populares passaram, porém nunca atenderam esse nosso pedido específico.

Pois é!! Essa Presidente afastada atendeu, além de 10,90% no PISO SALARIAL DE TODOS OS CARGOS E TODOS OS NÍVEIS, também deu 13% de reajuste salarial. A Fenaban reajustou em 2022 os salários dos bancários do Brasil em 8,5%, menor que a inflação.

ISSO PARA A NOSSA ASSOCIAÇÃO NÃO TEM PREÇO, TEM SOMENTE GRATIDÃO.

O ESTATUTO DA AFBEPA DISPÕE:

Art. 2º A AFBEPA TEM AS SEGUINTES FINALIDADES PRIMORDIAIS:

(...)

IV. Posicionar-se em Defesa dos superiores interesses do Banco do Estado do Pará S.A e suas empresas.

(...)

E a nossa Afbepa não tem fugido à Luta, tanto para DEFENDER O BANPARÁ, QUANTO A NOSSA CLASSE.
 
Durante toda a pandemia atuamos corajosamente em Defesa do Banco, a exemplo de quando denunciamos ao Ministério Público do Estado o aluguel de 150 toldos e 1500 cadeiras com o custo de quase 7 milhões de reais. Um absurdo!!!

A nossa Associação tem Lutado bravamente desde 2007, em prol dos nossos Interesses e Direitos. O Plano de Cargos e Salários era para ser um Direito escrito em uma folha de papel. Não aceitamos o que o Banpará, o Governo e o Sindicato queriam fazer: NÃO EFETIVAR O NOSSO DIREITO. Gritamos e nos Indignamos para Implantar o nosso PCS, conseguimos na Justiça do Trabalho, com a Afbepa comandando a Luta.

E assim tem sido por toda a nossa trajetória de Lutas à frente da nossa Associação.

Hoje temos problemas que paralisam o Banpará, porque algumas pessoas más intencionadas querem assim. E a Afbepa está agindo, para defender os Legítimos Interesses do Banco, que passam pela volta da presidente, que ela se defenda das acusações, mas que continue à frente da administração do Banpará.

Chega de empurrar o Banco para o abismo, expondo a imagem e honra do Banco e de pessoas que estão fazendo o seu trabalho. Quem está prejudicado é o Banpará com perda de mercado e de investidores.

A Afbepa quer o melhor para o Banpará e o seu Funcionalismo!!

Leia abaixo o ofício protocolado ao Governador do Estado e ao Procurador Geral do Estado. (Aperte em cima da imagem para que ela seja ampliada)






UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA 

10 comentários:

Anônimo disse...

Vão procurar o que fazer!!! Fazer alguma coisa que ajude o funcionalismo do Banpará e não o interesse próprio de vocês.
Com que respaldo vocês afirmam que a presidente afastada foi, INDEVIDAMENTE, afastada do cargo de Presidente?! Para fazer essa afirmação vocês precisam ter conhecimento profundo do processo, coisa que imagino não saber nem 1% dos fatos apurados. Vocês têm como provar isso para nós funcionários do banco?

Assim como a funcionária Ruth, também sou funcionário(a) de carreira e apoio totalmente o trabalho que a área de auditoria faz, pois preza pelos princípios éticos.

Vocês só estão fazendo todo esse alarde porque se prendem ao "excelente" acordo que foi fechado na gestão da presidente afastada. Porém se o preço a pagar é fechar os olhos para as possíveis falcatruas que ele venha a ter praticado, prefiro não ter recebido esse "excelente" benefício, pois prezo mais por manter meu emprego do que ganhar um pouco a mais e ver o banco quebrar e eu ficar desempregado.

Revejam o conceito de vocês e procurem defender a causa do funcionalismo do Banpará (coletivo) e não de uma única pessoa atacando e falando merda aos ventos. Sem embasamento nenhum sobre o que vem acontecendo nos bastidores.

Vão é produzir alguma coisa. Levantem essas bundas de vocês da cadeira e vão produzir para o banco, no lugar de ficar falando merda...

Fica a dica!

Anônimo disse...

Afbepa , como funcionário e associado gostaria de entender . A associação teve acesso ao processo de auditoria? Questiono, pois partindo do princípio de que tudo o que está escrito seja verdade porque não torna público o processo? Assim todos nós poderíamos opinar com propriedade . Respeito os trabalhos da auditoria e sei que fazem o que são provocados. Mas gostaria desse esclarecimento

Anônimo disse...

A Afbepa pode expor quais os processos licitatórios estavam irregulares para que a presidente em questão quebrasse a regra de compliance e trouxesse essa responsabilidade para a presi?

Anônimo disse...

A AFBEPA me surpreendeu ao passar nos setores recolhendo assinaturas, defedendo o retorno da presidente afastada quando os funcionários não tem qualquer informação a respeito do que aconteceu e do que vem sendo investigado. É absurdo pedir que os funcionários "escolham um lado" sem dar a eles informações suficientes para isso. Ainda mais quando não sabemos que tipo de retaliação podemos sofrer assinando ou deixando de assinar tal documento! A sensação foi de constrangimento e coação, passando para os funcionários a imagem de que desta vez a associação agiu de forma precipitada e quem sabe até tendenciosa. Por favor, repensem o posicionamento de vocês, pois a atitude não representa o funcionalismo e ao contrário do que esperavam apenas aumentou o clima de incertezas e desconfianças no meio funcional!

Anônimo disse...

Que postura lamentável da AFBEPA…

Anônimo disse...

A Afbepa perdeu toda credibilidade ao tentar coagir os funcionários a assinar o documento, sob pena de punição caso não o fizessem, pois foi isso que ficou, dizendo que muitas portarias ainda seriam publicadas destituindo quem fosse “contra” a presidente. Vale ressaltar, que muitos apenas estão fazendo seu trabalho cumprindo com a ética e integridade, em prol da longevidade do banco.

Anônimo disse...

O Banco do Estado do Pará uma instituição forte e valorosa. Você com esse tipo de comentário só quer confundir o corpo funcional e de forma irresponsável criar discórdia no seio do funcionalismo do Banco. Com todo certeza você foi uma das pessoas que foi quem perdeu alguma comissão e/ou rebaixado de função. Bom, sabemos que você não tem o que fazer é só quer fazer algo: criar confusão!!!!!

Nos faça um favor, vá trabalhador para garantir a nossa PLR porque aqui eu faço a minha parte e o que vc está fazendo ? Você se sentiu prejudicado por ter roubado o Banco e a presidente Ruth fechou a tua torneira ?
Ou você é um auditor ou amigo de algum auditor que deveria perder a função por tamanha sacanagem que fizeram.

Nos da rede de agência sabemos o quando é prejudicial ser acusado de algo que não foi feito e quando um auditor entra na agência ele pensa que é um deus.
Nos faça um favor, vá trabalhar…

Anônimo disse...

A AFBEPA ofende e faz insinuações sobre quem não concorda com o ponto de vista do que está exposto na nota, sou associado e não concordo , todos somos Banpará e não Ruth! Esse tipo de comentário atitude acima , além de coação em setores e agências para assinar documentos , denegrir a imagem de colegas (auditores ou não) trás mais descrédito a essa entidade. Lamento infinitamente que nossa associação agora defende uma pessoa e ofende o coletivo.

Anônimo disse...

Lindas palavras colega associado! De fato não me sinto representado nem pela ação nem pelo comentário da AFBEPA .Sair dando tiros e apontando dedo fazendo acusações a quem não concorda com o que no meu ponto de vista é uma devoção única da presidente da associação e não de todos

Anônimo disse...

Sabem o que está acontecendo com o Banco? Não sabem né!!!! Esses comentários de sai Ruth e fica Ruth, so está afetando a Instituição. Sabem o quanto perdemos na primeira semana da saída da Presidente Ruth Pimentel ?, pois é, R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) aplicação em CDB, e sabem o fizeram na minha agência ? não sabem né!!! nos rebaixaram de nível!!!!

E sabem o que acontecem quando nos rebaixam de nível, nosso salário vai junto!!!!

Então, você que está falando besteira, fique de boca calada, porque vc na matriz não são rebaixado de nível ao ponto de ter perda salarial.

Isso sim é uma tremenda irresponsabilidade dessa Auditora chefe, desse CONSAD e desse COAUD, que em vez de buscar a melhor forma para a condução do processo, resolvem explodir o Banco. Isso mesmo, explodiram o Banco do Estado do Pará.

Na boca miúda se fala pelos corredores do 4° andar e pela rede de agência que a atual auditora chefe estaria com medo por conta de uma certa contratação feita na época que ela era assessora do Brasilino. Não sei ao certo, mas houve uma tentativa ou houve uma efetivação da contratação de uma empresa para prestar serviços de vigilância e foi realizada uma contratação por fora dos bastidores, sem contrato, referentes aos postos fantasmas em algumas unidades, postos esses que deveriam ser investigados e não foram, sabem por quê? Porque a auditora chefe se sentou em cima do processo que deveria ter saído para apuração, e o COAUD nada fez, seja por medo do Brasilino ou seja por favor.

Na boca miúda ainda se fala em outras denúncias feitas contra os outros diretores, como Paulo e Brasilino (ex-presidente) e outros diretores...

A pergunta que se faz: por que estão dando tanto ênfase as outras denuncias ? na verdade acho que nem vao investigar? querem a Ruth Pimentel fora, por que será ?

Mas é isso, nos deixem trabalhar e fazer crescer a nossa Instituição......