sexta-feira, 15 de junho de 2012

POSTAGEM NO SITE DO SINDICATO REVOLTA BANCÁRIOS

Estamos recebendo dezenas de telefonemas de colegas revoltados com a postagem do site do Sindicato dos Bancários referente ao preenchimento de uma vaga de coordenador em Santarém. De fato, a postagem é infeliz, porque, ao tentar reforçar a regra, a diretora nega a exceção. Mesmo avisada pelo Banco de que se tratava de problema de cunho pessoal, a diretora sindical ataca a bancária, chamando-a até de "fantasma". Leia o que está no site do Sindicato:


"2 - Concorrência Seletiva Interna


Em visita à cidade de Santarém, o Sindicato detectou que uma vaga de coordenador seria preenchida sem a devida concorrência seletiva, a qual garante o direito aos funcionários de concorrerem às vagas comissionadas, pois todos e todas merecem e tem o direito de ascender profissionalmente no Banco de maneira transparente e ética.


A diretora do sindicato Érica Fabíola, denunciou o assunto polêmico ao CRT e o Banpará respondeu que a diretoria do Banco deliberou pela transferência, como coordenadora, de uma funcionária que passava por problemas de cunho pessoal.


“O Banco, ao tentar resolver o problema de uma única pessoa e de um caso isolado, desrespeita e deixa descontente os demais trabalhadores. A diretoria do Banpará ainda não aceitou que a adoção de processo seletivo claro, objetivo, transparente e ético, traz confiança e estímulo de crescimento a seu corpo funcional”, afirma Érica Fabíola, que complementa: “insistimos em adoção de processos de seleção para comissionamento, bem como critérios claros e objetivos para descomissionamento, pois a direção do Banco não pode fazer disso uma moeda de troca com os trabalhadores, oferecendo favores a uns, com o comissionamento, e punindo outros que não atendem a seus interesses com o descomissionamento. Chega de fantasmas, as pessoas merecem respeito”.



NOSSA SOLIDARIEDADE
A colega que assumiu a vaga em Santarém ocupava, anteriormente, função superior em outro local, mas em decorrência de grave problema de saúde na família precisou ser remanejada, às pressas. Trata-se de uma funcionária altamente qualificada e muito querida por todos, tanto que os colegas estão chocados com a forma desrespeitosa como a bancária foi exposta.


Afirmamos aqui nossa inteira solidariedade à colega,à sua família, e exigimos que o Sindicato publique uma nota de desculpas à bancária.


TODA REGRA TEM EXCEÇÃO
A regra de comissionamentos e descomissionamentos se faz urgente dentro do Banpará, pois hoje a direção comissiona e descomissiona a seu bel prazer. Na última Minuta de Reivindicações, os funcionários decidiram, por unanimidade, incluir uma cláusula que determinava alguns critérios para comissionamentos e descomissionamentos, sempre levando em conta a seleção transparente, garantido igualdade de acessos a todos e todas. O Banco não aceitou. Temos que continuar lutando por isso.


Ocorre que toda regra tem exceção. Por unanimidade, também, os bancários decidiram incluir na Minuta uma regra que garante que os funcionários vítimas da violência e (in)segurança bancária, que sofreram assaltos na modalidade 'sapatinho' ou outras, tenham prioridade no direito a remanejamento observando, inclusive, a ocupação de mesma função na nova unidade. Um exemplo de exceção à regra que considera um elemento fundamental: o cuidado maior com a vida. Esta regra tornou-se uma cláusula do ACT e foi uma importante conquista.


No caso de Santarém, tratou-se exatamente disso. O que determinou o remanejamento da colega, inclusive em função inferior à que anteriormente ocupava, foi uma necessidade maior, um cuidado com a vida. Por essa decisão, as áreas do Banco estão de parabéns! O que queremos é que as vidas sejam valorizadas e respeitadas!


Infelizmente, a insensibilidade e as tristes disputas de poder de quem deveria defender os interesses da categoria, acabam por expor e prejudicar uma colega que não merecia este ataque da entidade sindical.


Estamos abrindo esse debate aqui no blog e propondo, desde já, que assim como os casos de vítimas da violência bancária, também os casos de doenças sejam considerados como prioritários nos remanejamentos de unidades do Banco. A vida é maior! A vida vale mais e qualquer um de nós que tenha grave problema de saúde na família merece tal cuidado.


Um abraço à nossa colega e a todos os colegas de Santarém e de toda a região. Sigamos adiante, tirando as pedras do caminho, sempre lutando, defendendo nossos interesses e conquistas, e vencendo!


UNIDOS SOMOS FORTES!






*



Nenhum comentário: