sexta-feira, 29 de junho de 2012

CAOS NAS AGÊNCIAS. E O BANCO AINDA COBRA METAS. META MATA!

Agências superlotadas, filas, sistema falhando com frequência, demora no atendimento, o dia de pagamento da Seduc foi muito tumultuado e extenuante nas unidades do Banpará. Bancários que entraram as 8h saíram das unidades por volta das 20h. Até depois das 18h, ainda havia clientes em alguns locais como a Ag. Senador Lemos. O impacto negativo para a saúde dos funcionários é brutal e para piorar, nem as horas extras realizadas são todas devidamente pagas.


Para esta AFBEPA a direção do Banco afirma que a ordem é mandar pagar todas as horas extras efetivamente trabalhadas. Aliás, essa é uma ordem escrita e assinada pelo presidente do Banpará. No entanto, nas agências, a realidade é bem diferente. A ordem subliminar é para que apenas duas horas extras por dia sejam pagas, mesmo que os bancários trabalhem duas ou quatro horas a mais, como ocorreu hoje e sempre ocorre nos dias de pagamento do funcionalismo público estadual ou abertura de consignado.


META MATA
As metas implantadas através do GED são outro bom exemplo da completa dessintonia entre o que planeja e pensa a direção do Banco e o que, de fato, acontece nas unidades, na ponta. 


O discurso de que as metas são individualmente contratadas com os funcionários, agora, mais do que nunca, caiu por terra. Os fatos mostram que as metas são impostas a partir do planejamento estratégico feito por quem não está percebendo a realidade sufocante das agências e postos. Falta de pessoal, sobrecarga de trabalho, acúmulos e desvios de função, sistemas falhos e demora excessiva no tempo do atendimento, essa é a realidade das unidades. E agora, pesa mais sobre os ombros dos bancários a injusta cobrança de metas financeiras inatingíveis.


Os funcionários do Banpará têm demonstrado, e não é de hoje, seu enorme compromisso com o Banco. Isso é o que afirmam os recordes de lucros a cada ano. Se é verdade que o cenário mudou, então o Banco precisa capacitar seus funcionários, qualificar ainda mais os bancários e preparar melhor suas equipes para o novo momento. Mas jamais impor injustas regras, principalmente diante de uma realidade tão adversa que precisa, como um todo, ser enfrentada de modo a incluir, somar, e não excluir e dividir. Os funcionários são o maior patrimônio do Banco e precisam ser valorizados e respeitados.


Somos contra as metas, mas se o Banco decidiu implantá-las, não assistiremos passivamente a esse processo brutal! Vamos denunciar e buscar intervir para proteger os direitos e a saúde dos bancários e bancárias. Vamos buscar cumprir a determinação do Encontro dos Bancários do Banpará que, sobre as metas, foi bem claro quando decidiu pela democratização da decisão conjunta com os funcionários e monitorada pelas entidades.


Finalmente, não aceitaremos jamais as metas por dentro do nosso PCS, como aceitaram as diretoras do Sindicato quando estavam sozinhas no GT/PCS, segundo mostram as atas. No nosso Plano de Cargos e Salários, não haverá evolução a partir das metas, mas a partir de critérios objetivos e subjetivos também aprovados no Encontro.


Nesta Campanha Salarial, nosso PCS totalmente livre das metas e o reajuste no piso, conforme o piso do Dieese, serão nossas prioridades!


UNIDOS SOMOS FORTES!







*

Nenhum comentário: