quinta-feira, 13 de junho de 2019

AFBEPA VISITA AGÊNCIAS NO INTERIOR DO ESTADO


                                             AFBEPA com colegas de Aurora do Pará

Informar os nossos colegas sobre o Plano de Cargos e Salários-PCS, campanha salarial, a importância de ser associado e da primeira Greve Geral contra a Reforma da Previdência e o desemprego crescente foram os principais objetivos da viagem que a presidenta da Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará, Katia Furtado, fez nesta quarta-feira (12), aos municípios de Santa Maria, Ipixuna do Pará, São Miguel do Guamá e Aurora do Pará.
A AFBEPA visitou os nossos colegas dessas agências esclarecendo dúvidas sobre diversos pontos do Plano de Cargos e Salários. Um deles foi referente a distorções, como o descompasso entre o tempo de serviço e a tabela de níveis salariais. “Há situações de funcionários com mais de cinquenta anos de carreira e que está no nível salarial 11, quando já deveria estar no último nível, o 35, recebendo remuneração condizente com o seu tempo de dedicação ao Banpará”, exemplifica Katia Furtado.

AFBEPA na agência Banpará em Ipixuna do Pará 

Outro ponto discutido nos encontros foi sobre o Mérito dentro da carreira, que ainda é pautado apenas pela visão da direção do banco, sem passar pela visão do trabalhador e, ainda, a Inexistência de um Plano de Carreira. Além de falar sobre o PCS, a presidenta Katia Furtado informou que a campanha salarial de 2019 já está fechada e que o Acordo Coletivo celebrado em 2018 está vigente até 31 de agosto de 2020, e nele está fixado reajuste pela inflação mais 1% de ganho real. Frisou que a entidade está ingressando na justiça contra a decisão da direção do banco de reduzir os salários dos funcionários de agências, que não cumpriram metas financeiras estabelecidas. A presidenta ressaltou aos colegas a importância de se filiarem à associação, principalmente pela decisão de junho de 2017 do STF que firmou o entendimento que as Associações somente representam os filiados a ela, e também por sermos uma entidade legal e legítima para lutar pelos seus direitos trabalhistas.


Presidente da AFBEPA com nossas colegas da agência Banpará de São Miguel do Guamá 

A presidenta Katia Furtado ressaltou também a vital participação de todos na paralisação nacional marcada para esta sexta-feira, como forma de mostrar que os bancários e todos os trabalhadores brasileiros não querem a Reforma da Previdência proposta pelo governo, que são contrários às privatizações de empresas vitais para o país, aos cortes nos investimentos feitos na Educação e por mais empregos diante da taxa estratosférica de 12,5% de desemprego, registrada em maio e que representa um exército de mais de 13 milhões de cidadãos sem trabalho no Brasil. 

“Precisamos todos participar da Greve Geral porque não podemos ver esse governo vender empresas estratégicas para a economia do país; ver o aumento galopante do desemprego, que está deixando a nossa população mais miserável. Isso sem falar no absurdo corte nas verbas para a educação, que é fundamental para o desenvolvimento do país e, claro, contra a injusta e perversa Reforma da Previdência, que não beneficia quem trabalha quase a vida inteira. Pelo contrário, aumentará o sofrimento para esperar mais tempo para se aposentar”, arremata a presidente Katia Furtado.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO






Nenhum comentário: