quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

EM CLIMA DE CONFRATERNIZAÇÃO: ASSOCIADOS DA AFBEPA RECEBEM UMA SINGELA LEMBRANÇA NOSSA

Mais um ano está acabando e com isso fica um sentimento de gratidão e de dever cumprido, por você, associado e associada da AFBEPA, ter se unido a nós em momentos tão cruciais de nossa luta por melhores condições de trabalho, de vida, por mais dignidade.
E, como um pequeno gesto de agradecimento por tudo que enfrentamos e vencemos juntos este ano, a AFBEPA está enviando aos colegas da capital e do interior uma singela lembrança escolhida com muito carinho.
Para os nossos associados, há as mochilas em diferentes cores e, para as nossas associadas, lindas bolsas também em diferentes estampas e muito práticas, que comportam muitos itens necessários para o uso no dia-a-dia.

Desejamos que todos e todas tenham um ótimo Natal e um Ano Novo que se inicia cheio de Luz e de Esperança. 
Aproveitando este clima de chegada de um Novo Ano, a AFBEPA também reitera que nossas portas sempre estão abertas a novos companheiros e companheiras que queiram se juntar às nossas lutas e comemorar nossas vitórias. 
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

BANDIDOS TENTAM ROUBAR A AGÊNCIA EMPRESARIAL NESTA MADRUGADA

Bandidos tentaram roubar a Agência Empresarial na madrugada desta segunda-feira (03). Segundo o que a AFBEPA soube, os criminosos entraram por uma oficina que fica ao lado da agência, quebrando a parede da Unidade.
Já dentro da agência, por volta das 23h30, eles arrombaram uma grade e a porta que dava acesso à tesouraria, no entanto, não conseguiram arrombar o cofre, pois o alarme da agência disparou.
No susto, os bandidos deixaram os materiais utilizados na tentativa de roubo espalhados pelo chão da agência.
Já está sendo feita a perícia no local e os setores competentes do Banco farão a vistoria dos estragos hoje à tarde, para consertá-los. Fomos informados que, amanhã, a agência já deve estar funcionando normalmente. Por hora, os clientes podem usar apenas os caixas de autoatendimento da agência e as outras Unidades do Banco.
Mais uma vez, a AFBEPA ressalta a necessidade de investimentos em Segurança, pois, se nessa Unidade tivesse um vigilante noturno, provavelmente, isso teria sido evitado. 
Uma simples medida como essa evitaria todo esse tipo de transtorno, pois a Unidade tem de ficar fechada, sem funcionar, prejudicando quem precisa utilizar de seus serviços e os trabalhadores são obrigados a vivenciar esse tipo de situação. Por óbvio, os assaltantes sabiam que não havia vigilantes na agência, por isso tentaram essa ação criminosa e, por sorte do Banpará, se amedrontaram com o barulho do alarme, desistindo do roubo. Mas, até quando, o Banco terá a mesma sorte?
É mais uma tentativa de assalto que o Banpará sofre. Portanto, é de suma importância que a Direção do Banco invista em Prevenção.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

EM OFÍCIO, AFBEPA REITERA AO BANPARÁ SOLICITAÇÃO DE REUNIÃO SOBRE GESTÃO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR


Nesta sexta-feira (30), a AFBEPA reiterou, por meio de ofício, o pedido de uma grande reunião em que estejam presentes os representantes do patrocinador, da Cafbep, dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Icatu.
Essa transparência e publicidade são necessárias para que saibamos quem é a Icatu e como está o nosso Fundo de Previdência.
Lembrando que o primeiro ofício pedindo essa reunião foi protocolado no dia 25 de setembro junto ao Banco (documento também foi anexado ao Ofício 27/2018 protocolado hoje).
Abaixo, o ofício de reforço do pedido dessa reunião:
Clique para ler em tamanho maior



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2020, ONDE ESTÁ?

Já era para ter sido publicada a Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2020 (CCT 2018/2020), de âmbito nacional, como sempre foi feito nos anos anteriores.
Os trabalhadores querem respostas da CONTRAF-CUT e do Sindicato dos Bancários do Pará.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 27 de novembro de 2018

ASSOCIADOS DA AFBEPA PARTICIPAM DE ASSEMBLEIA PARA AJUIZAMENTO DE AÇÕES COLETIVAS


Ontem (26), a partir das 18h, a presidenta da AFBEPA, Kátia furtado, o nosso assessor jurídico, Dr. Márcio Tuma, e os nossos associados estiveram presentes na Assembleia realizada na sala de reunião do Ed. Síntese Plaza, a fim de deliberarem sobre o ajuizamento de Ações Coletivas.
Na reunião houve esclarecimento de alguns pontos e, após isso, os presentes aprovaram por unanimidade o ajuizamento de Ações Coletivas.
A AFBEPA dará mais informações ao longo do processo.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

UM GUERREIRO RETORNA À CASA CELESTIAL

É com imensa tristeza que a AFBEPA tomou conhecimento do falecimento de nosso querido colega, Francisco das Chagas Castelo Branco Sertão, mais conhecido como Sertão.

Sertão foi um guerreiro, que lutou contra uma leucemia, e que, agora, aos 74 anos, retorna à casa celestial para o seu merecido descanso.

Aos colegas e amigos, o velório está ocorrendo na Capela Nossa Senhora de Fátima (antiga Max Domini) e, às 15h30, parentes e amigos seguirão para o Cemitério Santa Izabel (Av. José Bonifácio), para prestar a última homenagem.

Vá em Paz, querido Sertão. Conosco fica o exemplo de luta, força e bravura.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

AMIGOS SOLIDÁRIOS: UMA GRANDE CORRENTE DO BEM QUE RENOVA A ESPERANÇA DE MUITAS FAMÍLIAS


Começou em 2011, com 15 pessoas na organização. Hoje, “cerca de 500 pessoas fazem parte desta grande corrente do bem”, assim definiu a nossa colega e uma das organizadoras do projeto, Geane Alcantara, ao falar do projeto “Amigos Solidários” que busca tornar o Natal e o Fim de Ano de famílias carentes melhor, mais cheio de esperança e mais feliz.
Desde 2012, quando houve a primeira programação, o projeto atendia famílias carentes da comunidade de Nova Zelândia, este ano, irá atender duas comunidades em Benevides: Menino de Deus e Santa Rita.
HISTÓRICO
Geane Alcantara explica que o projeto começou com a doação de 50 cestas básicas e 100 brinquedos, mas que, com o passar dos anos, muitas pessoas se juntaram a causa e, ano passado, os amigos conseguiram atender 150 famílias, doando 600 brinquedos.
Amigos Solidários é uma organização sem fins lucrativos, sem vínculos partidários ou religiosos, na qual os alimentos para as famílias e os brinquedos são arrecadados mediante doações de pessoas físicas e de empresas que muitas vezes preferem manter o sigilo da ação.
PROGRAMAÇÃO
Para a entrega das cestas básicas e dos brinquedos é sempre organizado um evento com apresentações teatrais, participação da Liga Cosplay que leva personagens de desenhos infantis muito conhecidos da criançada. Brinquedos como tobogãs infláveis também formam o cenário de alegria para as crianças e seus familiares, que não costumam ter momentos como esse frequentemente, devido aos fatores sociais que permeiam suas realidades.
E, claro, também não pode faltar o Papai Noel para entregar esses presentes às crianças que recompensam a todos que participam dessa programação com sorrisos sinceros e largos de agradecimento.
ORGANIZAÇÃO
A mobilização para a doação desses insumos se iniciam no segundo semestre de cada ano e, a partir das sondagens que amigos fazem, como Francisco Noronha, coordenador do projeto, a comunidade a ser atendida é escolhida.
As crianças e famílias a receberem esse presente de final de ano são cadastradas e os brinquedos são escolhidos de acordo com a faixa etária de cada uma. A partir deste detalhe é possível ver o cuidado e a dedicação que os Amigos Solidários têm com essas vidas.
Geane também afirma que as cestas básicas, na verdade, são “super cestas”, pois todos os itens vão em dobro para que as famílias possam desfrutar de uma cesta de fim de ano farta.
As cestas e os brinquedos são embalados um sábado antes da programação no QG dos amigos solidários. É um dia muito festivo, pois os amigos acabam envolvendo suas famílias e todos vão vendo que conseguiram bater as metas propostas.
Há um grupo no WhatsApp no qual os voluntários participam e vão estipulando metas para as doações, a cada meta alcançada, as informações vão sendo atualizadas no próprio grupo para que todos saibam o que já tem e o que ainda precisa alcançar.
RECOMPENSA
Amigos Solidários é uma organização totalmente voluntária, então, Geane afirma que a melhor recompensa é ver a alegria das pessoas atendidas pela cesta e pela programação. “A grande recompensa, pra mim, é ver o sorriso nos rostos de crianças que recebem os presentes das mãos do Papai Noel, que participam das brincadeiras e das famílias que recebem uma cesta e terão alimento, uma mesa mais farta para o final do ano, é esse o combustível”, disse emocionada.
COMO AJUDAR
O evento ocorrerá dia 15 de dezembro, a partir das 9h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Benevides, então ainda dá tempo de se unir a essa grande corrente.
A conta poupança para doação é: Banco 037, agência: 014, posto: 00, conta poupança: 612957-9 (Sandra Suely e Geane Alcantara). 
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com qualquer um dos coordenadores do projeto:
Sérgio Monteiro: (91) 98867 0333
Geane Alcantara: (91) 98182 0822
Cláudio Nogueira: (91) 98136 3155
Francisco Noronha: (91) 98146 0838
Marília Gonçalves: (91) 98159 8484
Luiz Reis: (91) 98147 2774
Gilson Alves: (91) 98123 1816
Amanda Soares: (91) 98103 5730
Sandra Magalhães: (91) 99148 8563
Cristiane Assunção: (91) 98128 0832
André Madorra: (91) 99144 1242
Shaula Maia: (91) 98190 2157

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


A Associação dos Funcionários do BANPARÁ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar o público-alvo abaixo identificado, para participar da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 26.11.2018, às 18h, no Salão de Convenções do Edifício Síntese Plaza, sito à Avenida Senador Lemos n. 791, Umarizal Belém-Pa, a fim de deliberarem sobre as matérias adiante discriminadas:
a)  Deliberação pelo ajuizamento, em nome da AFBEPA, de Ações Trabalhistas Coletivas, na forma do art. 2º, II, do Estatuto Social.
A AGE se instalará em 1ª Convocação às 18h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a AGE se instalará em 2ª Convocação, às 18h30, com qualquer número de presentes.
Belém, 22 de novembro de 2018. 

 A DIRETORIA

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

AFBEPA VAI À AGÊNCIA EMPRESARIAL RECEBER OS COLEGAS RECÉM-CONTRATADOS


Nesta quarta (21), a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, deu as boas-vindas aos mais novos colegas recém-contratados pelo Banco. O curso de Treinamento de Integração e Capacitação ocorre na agência Empresarial, então, na manhã de hoje, a presidenta conheceu os colegas recém-chegados e apresentou brevemente a Associação dos Funcionários do Banpará.
Kátia Furtado falou do trabalho bancário e atentou aos colegas, que estão começando agora, para o cumprimento dos normativos do Banco. “Parem por 10, 15 minutos, mas leiam sempre as normas, pois o descumprimento das regras que embasam o nosso contrato de trabalho pode trazer penalidades graves e culminar até em uma demissão”, enfatizou a presidenta. 
O caráter de proximidade da AFBEPA também foi apresentado no Introdutório, afinal, a AFBEPA foi criada e atua somente em prol dos funcionários do Banpará. Os nossos representantes da Associação, 12 ao todo, mas apenas uma liberada, podem não estar sempre presentes em algumas Unidades de Trabalho, principalmente as localizadas no interior, mas os canais, telefones, redes sociais da Instituição estão sempre ao dispor de nossos associados, para que possamos ajudá-los a solucionar as demandas, quer seja de condições de trabalho, de Assédio Moral, violência do assalto, de Processos Administrativos Disciplinares (PADs), relacionamentos interpessoais etc.
A presidenta também explicou que o Acordo Coletivo de Trabalho valerá para 2018/2020, então, a próxima luta a ser encabeçada em 2019 será a do PCS, pois não há clareza e nem Democracia em seus critérios de Promoção por Merecimento, que foram postos de forma unilateral pelo Banco, também há colegas que ainda não foram realinhados corretamente entre os níveis, que totalizam 35. É preciso que o Banpará se comprometa e respeite a visão do funcionalismo na construção do PCS, e essa é uma Luta que precisamos fazer e que tem o compromisso da AFBEPA.
Kátia informou que as Assessorias Jurídicas que auxiliam a Associação são excelentes e estão à disposição dos associados, atendendo ações judiciais e extrajudiciais, auxiliando na defesa de PADs, orientando em caso de Assédio Moral no ambiente de trabalho, entre outros.
Para se associar, basta entrar em contato com a AFBEPA, preencher a ficha de Adesão, nos enviar e contribuir com 1,5% apenas do salário-base. A AFBEPA está à disposição para qualquer esclarecimento.
SERVIÇOS:
Sede AFBEPA: Ed. Infante de Sagres – Rua Senador Manoel Barata, 718, Sala: 308 – Campina, Belém (PA).
Telefones: (91) 3212-1479/1457 | 98897-9781 | 99247-6774 (WhatsApp).
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

AGÊNCIA SÃO BRÁS RECEBE A AFBEPA PARA DEBATER E ESCLARECER O ACT 2018/2020


A AFBEPA, representada por sua presidenta Kátia Furtado, esteve na Agência São Brás, na última quarta-feira (14), para ouvir e esclarecer aos colegas os principais pontos do ACT 2018/2020.
Kátia Furtado abordou alguns pontos novos e importantes do Acordo, além de escutar as perguntas do funcionalismo, respondendo aos questionamentos e ouvindo as sugestões e as informações dos colegas.
Os funcionários também se reportaram ao Banco de Horas que consta no Acordo (cláusula 50ª), que dispõe que as horas devem ser compensadas em até 6 meses. No entanto, nossos colegas dizem ser difícil conseguir se valer dessa cláusula, uma vez que o Banco não oferece estrutura de Pessoal suficiente para que o funcionário, que tem o Direito, possa gozar as suas folgas sem sobrecarregar os que ficam. É preciso que o Banpará ofereça esse suporte aos nossos colegas, garantindo a efetividade dessa cláusula.
A AFBEPA está aguardando o parecer técnico de sua Assessoria Jurídica para se posicionar sobre o tema.
Há, ainda, muita insatisfação acerca do ponto eletrônico, que ao ver da AFBEPA, deveria ser motivo de comemoração, pois é uma forma de marcar o tempo real trabalhado. No entanto, segundo relatos, o ponto eletrônico é um problema em todas as Unidades e, na Agência São Brás, não é diferente. Alguns colegas até disseram que não queriam mais utilizar esse ponto como forma de marcar o período trabalhado.
A presidenta da AFBEPA repassou a informação que o setor competente havia lhe dado, dizendo que o ponto eletrônico ainda está em fase de ajustes e pediu que os colegas listassem os principais problemas para levar à área competente a fim de que sejam realizadas as melhorias necessárias, pois, o ponto eletrônico é um Direito muito importante para nossas vidas e é a melhor forma para se ter a real jornada trabalhada.
Entre os principais pontos esclarecidos do ACT estão:
1- Cláusula de ultratividade (cláusula 54ª): O ponto mais importante pactuado nesse Acordo, pois manterá as nossas conquistas após o termino desse ACT, em 31 de agosto de 2020, quando nós poderemos lutar por outras melhorias;
2- Cláusula 53ª: A expressão “em caráter ininterrupto” dentro da cláusula referente à Incorporação de Gratificação de Função de Confiança e/ou Gratificada, que não foi debatida nas mesas de negociação, causa na categoria certa frustração. A AFBEPA espera que, na regulamentação, o Banco não considere este termo, pois acaba prejudicando uma conquista tão importante para o funcionalismo.
3- Cláusula 20ª: Sobre Plano de Cargos e Salários (PCS) serão mantidas as regras do ACT 2016/2018 para as promoções (seguindo critérios de antiguidade e merecimento). Será aplicado e mantido o índice de 5% entre os níveis da tabela (parágrafo 2°). A contagem para a promoção começa a partir de 01/01/2017 (parágrafo 1°).
Os critérios integrantes do regulamento do PCS e colocados unilateralmente pelo Banco não condizem com a estrutura Democrática e a aplicação do Direito de forma bilateral.
 Devido à falta de transparência e clareza acerca da forma como os funcionários serão promovidos por merecimento e quais os critérios que serão utilizados para essa promoção, a AFBEPA entende que isso ficou obscuro.
Desta forma é importante que o Banco reveja a sua posição acerca da clareza do processo. O ACT ratifica a promoção de 2019 por merecimento e a de 2020 por antiguidade.
Agora, precisamos lutar por nosso PCS para que ele espelhe os nossos anseios sobre essa importante política de Pessoal e, por isso, a AFBEPA já prepara todo um trabalho de luta, no qual precisamos nos engajar para defender o nosso Direito.
4- Cláusula 49ª: Sobre o Intervalo Intrajornada, tanto empregados que trabalham 6 horas quanto os que excedam esta jornada poderão aumentar ou reduzir, respectivamente, seus intervalos para 30 minutos se assim desejarem, devendo ser autorizados por seu gestor (parágrafo 2°).
5- Cláusula 48: As férias podem ser fracionadas em, no máximo, 3 períodos. O primeiro tem que ser no mínimo de 14 dias e os demais não podem ser inferiores a 5 dias. O pagamento dessas será proporcional à quantidade de frações de férias que o empregado solicitar (parágrafo 2°). E o valor de empréstimo-férias e de venda de 10 dias será pago na primeira parcela.
Para acessar o ACT 2018/2020 na íntegra, clique aqui.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa