sexta-feira, 15 de março de 2013

POR RESPEITO E TRANSPARÊNCIA NOS COMISSIONAMENTOS E DESCOMISSIONAMENTOS


DESTITUIÇÕES IMOTIVADAS - A LINHA DA ATUAL DIREÇÃO DO BANPARÁ

Os descomissionamentos têm estado na pauta de debates entre esta AFBEPA e o Banpará, desde há muito. Temos denunciado as posturas de intransigência da direção do Banco e, mesmo após várias denúncias publicadas e cobradas pela AFBEPA, considerando, ainda, que durante a Campanha Salarial em 2012, muito se debateu com a Direção do Banpará sobre a adoção de critérios transparentes e democráticos de comissionamentos e descomissionamentos, infelizmente, nada mudou. O Banco permanece agindo em desrespeito aos preceitos constitucionais de proteção à pessoa humana, de acordo apenas com seus próprios interesses de ocasião.

É preciso levar em conta que, ao retirar uma pessoa da função comissionada, aspectos como desempenho, auto-imagem e imagem perante a coletividade, competência profissional, entre outros, passam a ser cogitados pela própria pessoa, em questionamentos íntimos, e abordados pelo grupo, no caso, os trabalhadores da unidade e de toda a empresa. Essa exposição ocorre exatamente pela falta de critérios e de transparência que contemple igualmente a todos.

Um trabalhador possui sentimentos, não é uma máquina. Ser aprovado ou reprovado sem que lhe explicitem motivação alguma, ou que essa motivação seja coerente para ele e para o grupo, de modo, inclusive, a lhe proporcionar o direito à ampla defesa, ao contraditório, o direito de esclarecer fatos e boatos, isso é o mínimo que se espera de uma administração séria e moderna.


TRÊS DESTITUIÇÕES INJUSTIFICADAS EM APENAS UMA SEMANA – ISSO É GESTÃO?

No dia 08/03, a Direção do Banpará publicou o descomissionamento do Coordenador do PAB Polícia Civil Antonio Bechara, mesmo o funcionário estando de férias e sem nenhum motivo que justificasse tal postura. No dia 11/03, após contatos com a DIRAD feitos no próprio dia 08/03, a Portaria foi revogada. Nesse caso, para nós da AFBEPA, ficou explícita a conotação de perseguição e desrespeito ao amplo e sagrado direito de associação do funcionário, que é delegado sindical, e candidato em uma das chapas nas eleições da AFBEPA.  

Também no dia 08/03, foi descomissionada a coordenadora do PAB Floresta do Araguaia, vinculado à agência Redenção, Kellen Artenuza Pinto Falcão, sob a alegação de que teria “tratado mal o prefeito”. Após conversas, tivemos conhecimento de que a funcionária fez campanha, nas eleições municipais, para o candidato adversário do que vem a ser o atual prefeito. 

Em se confirmando a denúncia, trata-se de perseguição política que vitima uma trabalhadora por exercer um direito democrático inalienável, qual seja o de escolher e fazer campanha para o candidato que desejar.
Diante disso, o setor competente do Banpará deveria se negar a prejudicar uma funcionária, ou, ao menos, providenciar o devido processo, com o direito fundamental constitucional de ampla defesa e contraditório assegurados; mas não o fez, apenas optou pelo caminho mais fácil e mais injusto do descomissionamento. Para a funcionária fica a dor, o sofrimento e a angústia de não ter os seus direitos respeitados, e de não ter sido tratada com o devido profissionalismo.

Ontem fomos informadas de outro descomissionamento, nesse caso, de uma funcionária da Ag. Belém Centro. Não conseguimos antever algo que justificasse tal ato de gestão, considerando que a funcionária é extremamente dedicada, zelosa e ágil; é daquelas que como se diz, veste a camisa da empresa.

Em apenas uma semana, os três descomissionamentos injustificados, que se somam a tantos outros casos desde 2010, aumentam a insegurança dos bancários e bancárias quanto à sua vida profissional e geram instabilidade e um clima onde pode prosperar mazelas como o adoecimento e o assédio moral.

AVALIAÇÃO JUSTA E PERMANENTE NO TRABALHO

Esta AFBEPA defende que qualquer trabalhador deve ser visto como SER HUMANO e, que, portanto, não pode ser destituído de sua função da forma injusta como essa Direção do Banpará vem praticando.

Não adianta a direção do Banpará bradar aos quatro cantos que é seu o Poder Diretivo, o que a torna “Senhora dos Destinos” dos funcionários comissionados. Tal poder está limitado à necessidade de resguardar a dignidade humana de quem se encontra sob o mando. 

A decisão de comissionar e descomissionar não pode ser desprovida de uma boa avaliação da vida profissional da pessoa como um todo; é necessário trabalhar com Etapas de Avaliação, verificando com a maior acuidade determinados aspectos como, por exemplo: o que pode estar interferindo no trabalho da pessoa? De que forma a empresa pode ajudar, com seus setores competentes? Quais são as políticas de pessoal, de capacitação, que possam oportunizar maiores e melhores chances de aumento do potencial existente em cada pessoa? Quais as instâncias constituídas, que podem servir de suporte de consulta para a solução de problemas?

Jamais se pode destituir alguém por questões de política partidária ou governamental, pois o dano causado por esse gesto é imensurável e sequer reparável, porque se entranha no inconsciente da pessoa um sentimento de imprestabilidade. É preciso maturidade e CAUTELA para evitar prejuízos para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

Continuaremos denunciando os injustos comissionamentos e descomissionamentos, porque tudo deve estar democraticamente regrado, de modo a oportunizar chances a todos e a não cometer injustiças com as vidas das pessoas; e continuamos pautando esse tema junto à direção do Banpará.

“É tempo de primar pelo respeito à pessoa humana! Que o Banco adote práticas humanizantes tanto para com seus clientes externos, quanto para com seus funcionários e funcionárias, que são o maior patrimônio de uma empresa!” afirma a Presidenta da AFBEPA.


SEMPRE FIRMES NA LUTA,


UNIDOS SOMOS FORTES!









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quinta-feira, 14 de março de 2013

ELEIÇÕES AFBEPA - 2ª PARCIAL

A Comissão divulgou, nesta tarde, a 2ª parcial das eleições para escolha da Diretoria e Conselho Fiscal da AFBEPA. Com mais de 90% dos votos apurados o resultado parcial é o seguinte:

Chapa 1: 345 votos, o equivalente a 74,73% dos votos válidos apurados.

chapa 2: 117 votos, o equivalente 25,27% dos votos válidos apurados.

Brancos: 05 votos.

Nulos: 10 votos.

Total dos votos apurados: 477 votos. 

A Comissão prevê que ultimará todos os procedimentos para apresentar o resultado final da eleição no dia de amanhã, 15/03/2013, quando, então, será proclamada a chapa vencedora do pleito.

FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






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ELEIÇÕES AFBEPA - RESULTADOS PARCIAIS

A Comissão Eleitoral acabou de enviar resultados parciais da apuração das eleições para Diretoria e Conselho Fiscal da AFBEPA. Todas as urnas de Belém foram apuradas, a exceção das urnas das Agências Cidade Nova e Icoaraci. As urnas do interior ainda não foram abertas.

Consolidados as 9h18, de hoje, 14/03/2013, os resultados parciais, com cerca de 50% das urnas apuradas são os seguintes:

Chapa 1: 237 votos
Chapa 2: 90 votos 
Brancos: 05 votos
Nulos: 08 votos
Total parcial de votos apurados: 340 votos.



Transparência e lisura: as duas chapas 
acompanhando a apuração dos votos.

Democracia e participação: apoiadora da Chapa 2, 
diretora do Sindicato, acompanhando a apuração dos votos.

Trabalho incansável: Parabéns à essa Comissão firme e democrática!



A Chapa 2 pediu impugnação da urna que funcionou na AFBEPA, alegando que o Estatuto se refere apenas a urnas nas unidades do Banco. A urna da AFBEPA foi divulgada com antecedência e nenhuma das chapas se manifestou contrariamente. Essa urna funcionou para atender ao direito de voto dos associados que estão cedidos, adoecidos, em trânsito, e para todos os que não puderam se deslocar até sua unidade de trabalho; e funcionou sob a fiscalização da Chapa 2, que manteve uma fiscal durante todo o tempo de votação na AFBEPA. 

Mesmo assim, e em total respeito ao Estatuto, a Comissão deverá acatar a solicitação e, infelizmente, a urna que funcionou na AFBEPA deverá ser impugnada. No mais, o processo eleitoral ocorreu tranquilamente, sob total segurança e lisura.

Neste momento, a Comissão aguarda a chegada de um fiscal da Chapa 2 para reiniciar a apuração, na expectativa de publicar, ainda hoje, o resultado final das eleições.



SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






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quarta-feira, 13 de março de 2013

ELEIÇÕES AFBEPA - ORIENTAÇÕES. BOM VOTO A TODOS E TODAS!

Hoje é o dia da eleição para a escolha da Diretoria e Conselho Fiscal da AFBEPA. A Comissão Eleitoral procedeu todos os encaminhamentos rigorosamente dentro do que determina o Estatuto da AFBEPA, e todo o processo eleitoral está seguro, tranquilo e organizado.

Hoje, as eleições serão feitas apenas entre os associados, em todas as unidades de trabalho. As eleições estão nas mãos dos bancários e bancárias e dependem, agora, do máximo espírito democrático, empenho e respeito por parte de todos. 

Depositar cada voto nas urnas, será um sinal de crença na democracia, de esperança de que, com empenho, dedicação e muita firmeza de propósitos, a AFBEPA confirmará sua sina desde a fundação, quando alguns valorosos funcionários, tendo à frente o querido poeta, filósofo, e escritor renomado Nazareno Tourinho, levantaram a bandeira da Associação de modo a criar esse espaço de reunião de projetos, de idéias, de objetivos, de ações concretas, no sentido da defesa dos interesses, direitos e conquistas dos bancários e bancárias, e da defesa do fortalecimento do Banpará, enquanto Banco público estadual, enquanto patrimônio do povo do Pará.

A todos e todas nós interessa que o processo eleitoral se dê de forma democrática, transparente e segura, porque o que importa é que a vontade da categoria, expressa pela maioria, seja rigorosamente respeitada. Aos responsáveis pelas eleições em cada unidade, algumas orientações para ajudar a conduzir a eleição:

1) Antes de iniciar a votação, ABRA AS URNAS E VERIFIQUE DENTRO. Caso haja algo dentro da urna, esvazie-a na frente de todos, de modo que fique bem claro que as urnas estão vazias para, só então, iniciar a votação.

2) Confira com rigor se o bancário ou bancária está na lista de votantes, que são os associados. Caso não esteja, será preciso apresentar um comprovante de que pagou a mensalidade de fevereiro. Só então o associado poderá votar, mas em separado, em um dos envelopes que segue junto com a urna. Esse voto em  separado não poderá ser identificado, porque o voto é secreto, mas a situação deve ser anotada na folha de ocorrências e ser citada na ata da eleição.

3) Votos de colegas de outras unidades também devem obedecer aos mesmos procedimentos como voto em separado.

4) Para resguardar completamente a lisura do processo, tudo deve ser feito na presença de todos: colaboradores, associados, fiscais das chapas, se houver e, ao final da eleição, a urna deve ser fechada e rubricada em cima do fecho. Da mesma forma a ata deve ser assinada por todos os presentes que colaboraram ou fiscalizaram a eleição.

5) Cuidado para não permitir que haja quaisquer tumultos em torno da urna, para que não exista a mínima possibilidade de anulação da urna da sua unidade. Zele, cuide e proteja, sempre com transparência e espírito democrático, a urna que carrega a vontade dos colegas expressa em votos. 

Esta AFBEPA deseja a todos e todas um bom dia de eleições, um bom voto a cada associado e que a vontade da maioria seja respeitada e garantida democraticamente.



SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!







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terça-feira, 12 de março de 2013

MENSAGENS ENTRE AFBEPA E DIREÇÃO DO BANCO

Intensa comunicação via SMS entre AFBEPA e direção do Banco, desde sexta, para solucionar uma ilegalidade e  esclarecer que o poder da AFBEPA está nas mãos dos funcionários, e não da direção do Banco.

ILEGALIDADE - DELEGADO SINDICAL, ESTANDO DE FÉRIAS, FOI DESCOMISSIONADO. PORTARIA JÁ FOI REVOGADA.
Na sexta-feira, 08/03, circulou na intranet do Banco portaria descomissionando da função de Coordenador de PAB, o funcionário Antônio Bechara, que é Delegado Sindical e está de férias, portanto, com o contrato interrompido. A esses dois fatos, se soma um terceiro: não há nenhuma reclamação de sua atuação na função, nenhum processo disciplinar contra o bancário, nada que desse ou dê motivo ao Banco para descomissioná-lo.

A questão é que Antônio Bechara, estando de férias e sendo membro de uma das chapas que disputam as eleições da AFBEPA, estava em campanha aberta nas unidades do Banco, de acordo com as determinações estatutárias. Provavelmente, a diretoria julgou e condenou o bancário, sem informar-se de sua situação por completo, e acabou cometendo uma ilegalidade.

A Presidenta da AFBEPA enviou SMS à diretoria tratando da questão e teve como resposta, ainda na sexta-feira, que o Banco iria adotar as medidas corretivas. Na segunda-feira a portaria que descomissionava o bancário foi revogada.

Para esta AFBEPA, ficou clara a tentativa de intimidação, constrangimento e impedimento de um direito assegurado legalmente, qual seja o direito de associação coletiva, de organização enquanto classe trabalhadora, o direito de uso do tempo livre da forma como bem entender o trabalhador, em acordo com as normas vigentes. Felizmente, o ataque ao amplo direito não prosperou e valeu a legalidade, com a portaria sendo revogada.

A direção do Banpará precisa aprender a respeitar a liberdade de associação e organização em seu sentido mais amplo, inclusive porque a própria Legislação vigente no País protege os direitos dos trabalhadores de se organizarem enquanto classe e categoria, de divergirem do patrão, e de lutarem com suas estratégias no jogo de forças do capitalismo, onde o conflito na relação capital x trabalho está  reconhecido e regrado, de certa maneira.

A AFBEPA É DOS BANCÁRIOS!
Na segunda-feira, 11, nova troca de SMS entre AFBEPA e Banco. Dessa vez, partindo da Diretoria a proposta para que as eleições da AFBEPA ocorressem via intranet do Banpará. Estranhamos que a direção do Banco tenha se mostrado tão aberta a um pedido que nem foi feito por esta AFBEPA e muito menos pela Comissão Eleitoral, que já ultimou todos os procedimentos para que as eleições e apuração se deem de forma segura, transparente e democrática.

A Presidenta da AFBEPA retornou a mensagem, respondendo à diretoria que quem está conduzindo o processo eleitoral é a Comissão Eleitoral e que deposita a máxima confiança de que o processo, nas mãos dos funcionários, será realizado com toda transparência e lisura.

A Presidenta da AFBEPA fez questão de lembrar à diretoria que houve alguns problemas em recentes eleições ocorridas na intranet do Banco, conduzidas pelo Sindicato. Citou dois:

1) Quando ocorreram as eleições para os representantes dos funcionários dos Comitês, via intranet do Banco, não houve apuração feita por aquela comissão eleitoral, mas apenas um link onde os resultados apareceram finalizados, um pacote pronto e acabado. Foi necessário, inclusive, entrada de Ação na Justiça, para que os resultados fossem detalhados, mas o Banco já havia destruído os arquivos, conforme afirmou o advogado do Banco em juízo;

2) Na eleição para o Consad, na qual o colega Carlos Antônio foi candidato a representante dos funcionários, que também ocorreu via intranet do Banco, quando faltava apenas 10 minutos para o fim da eleição, o processo eleitoral foi anulado, segundo determinação daquela comissão eleitoral vinculada ao Sindicato, porque teria havido repasse de informações ao candidato, o que nunca ficou comprovado, mas os votos dos bancários e bancárias nunca foram revelados. Nunca se soube do resultado daquela eleição. A vontade da categoria foi negada, atropelada, destruída.

Portanto, esta AFBEPA apoia integralmente a decisão correta da Comissão Eleitoral, até porque está baseada nas determinações estatutárias da Associação, quanto à forma da eleição. A nosso ver, as eleições estão mais seguras nas mãos dos associados que são os mais interessados em que o processo se dê com toda transparência e lisura

A AFBEPA não está nas mãos da direção do Banco, mas sim nas mãos dos bancários e assim será, também, quanto às eleições para escolha de sua diretoria: nas mãos dos bancários.

Gostaríamos que a Diretoria do Banpará fosse tão ágil para repor nossos direitos e dinheiro sequestrados, devolver nosso Tíquete Extra, realizar nossa Promoção por Antiguidade, pagar todas horas extras, implantar o Ponto Eletrônico, pagar a VPP aos descomissionados da forma mais benéfica, cumprir o Regulamento de Pessoal, na forma posta atualmente, revisar e reajustar as demais comissões que não foram, ainda reajustadas; reajustar dignamente a comissão dos Caixas, cumprir e manter as conquistas negociadas nos Acordos Coletivos, cuidar da saúde e segurança dos bancários e parar de cobrar metas abusivas, respeitar a integridade física e emocional dos bancários e bancárias. Para isso, que nos é direito, interesse e conquistas, a direção do Banco cala e nega.

Por isso, estamos firmes na luta!


SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






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segunda-feira, 11 de março de 2013

ELEIÇÕES AFBEPA - PROCEDIMENTOS DA ELEIÇÃO E APURAÇÃO

Conforme determina o Estatuto da AFBEPA e o Edital das Eleições para Diretoria e Conselho Fiscal da Associação - Triênio 2013/2016, a Comissão Eleitoral faz saber que hoje se encerra o período de Campanha Eleitoral, e divulga neste blog, via fax e também através de pedido de publicação via Numac, os procedimentos para condução das eleições e da apuração, que ocorrerão no dia 13 de março de 2013, quarta-feira. Pedimos que imprimam e afixem nas Unidades de Trabalho do Banpará.

Ressaltamos a total confiança nos bancários e bancárias do Banpará que saberão, como sempre souberam em todas as eleições anteriores, conduzir de forma adequada, limpa e responsável, com total lisura, as eleições da nossa Associação que estão e sempre estarão nas mãos dos bancários e bancárias.

Telefones da AFBEPA: FAX - 91)32121479 / FONE FIXO - 91) 32121457. Demais telefones, e-mails e endereço você encontra ao final da página, aqui no blog.

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A Comissão Eleitoral comunica que no dia 13 de março a eleição para Diretoria e Conselho Fiscal da AFBEPA – triênio 2013/2016 - ocorrerá simultaneamente em todos os locais de trabalho do BANPARÁ, na capital e no interior, bem como na sede da AFBEPA, no horário de 8:00 às 18:00 horas, sem intervalos, em urnas fixas e mediante cédulas de votação, conforme estabelece o Estatuto (art. 51 e §§) e o Regulamento Eleitoral (art. 8º e §§).

Serão designados, pela Comissão Eleitoral, associados, em cada Unidade, para coordenarem as mesas eleitorais e conduzirem a eleição em cada local de trabalho. Cada chapa concorrente poderá designar um fiscal para acompanhar a votação.

Concluída a votação, no caso das dependências e unidades localizadas em Belém, os responsáveis pelo processo de votação, em urnas lacradas e por eles rubricadas no fecho, conduzirão de imediato e diretamente à Comissão Eleitoral, os votos e as respectivas folhas de votação assinadas. A Comissão Eleitoral procederá a apuração dos votos em sessão aberta a todos os associados.

Nas unidades fora de Belém, a apuração será procedida imediatamente após o término da votação pelos condutores do processo eleitoral, devendo o resultado da apuração ser informado diretamente, via fax (91-32121479), à Comissão Eleitoral. Os documentos, a folha de votação e o mapa de apuração devidamente assinados pelos condutores do processo eleitoral serão encaminhados via malote no primeiro dia útil seguinte ao da eleição para a Comissão Eleitoral, na sede da AFBEPA.

Apurado o resultado, a Comissão Eleitoral dará conhecimento aos presentes e redigirá a ata dos trabalhos, divulgando amplamente o nome da chapa vencedora.

Belém (PA), 11 de março de 2013.




P/ COMISSÃO ELEITORAL




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Alcinilda G. M.Navarro
Presidente

sexta-feira, 8 de março de 2013

MULHERES RELEGADAS NA ASSEMBLÉIA DO SINDICATO, E ERA VÉSPERA DO 8 DE MARÇO!

Aproximam-se as eleições para a nova direção do Sindicato dos Bancários e o que já era ruim está ficando muito pior, muito pior mesmo, trevoso, tenebroso. Vejam o que ocorreu ontem, 7, na Assembléia Geral para escolher a Comissão Eleitoral que conduzirá as eleições. 

Considerando que era véspera do Dia Internacional da Mulher, são fatos bastante reveladores que demonstraram a verdadeira face autoritária e machista da atual diretoria sindical:

1) A CHAPA DO SINDICATO CUTISTA NÃO CUMPRIU AS COTAS DE MULHERES
Duas chapas disputaram os votos para composição da Comissão Eleitoral: a chapa ligada ao grupo de oposição, na sua formação, trazia cinco mulheres, de acordo com a cota percentual de mulheres determinada pelas Centrais Sindicais, inclusive a CUT; a outra chapa ligada, à direção do Sindicato, não cumpriu o percentual de mulheres, trazendo apenas uma mulher na sua composição, num total descaso com a importância das cotas enquanto política afirmativa. Uma vergonha!

CINISMO - Mesmo assim hoje, 8, dia seguinte à Assembléia na qual as mulheres foram relegadas ao esquecimento na chapa do Sindicato, o site do Sindicato traz uma postagem relativa ao Dia da Mulher, no pior estilo "FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO".

E agora, mulheres diretoras, presidente e aliadas da atual gestão do Sindicato dos Bancários? Não cumpriram as cotas de mulheres na Comissão Eleitoral, jogaram por terra um discurso e uma luta de décadas e décadas, e agora, mulheres, como ficam diante de sua história e de suas bandeiras?

2) IMPEDIRAM A ENTRADA DE UMA MULHER BANCÁRIA NA ASSEMBLÉIA
Uma colega nossa, do Banpará, que trabalhou até mais tarde, apesar de muito cansada, saiu do Banco e seguiu direto para o Sindicato, a fim de participar da Assembléia Geral para escolha da Comissão Eleitoral. A colega, lá chegando por volta das 19h30, encontrou os portões trancados. Sendo bancária, sindicalizada, em dias com suas obrigações sindicais, foi impedida de adentrar a sede do Sindicato e participar da Assembléia. O argumento furado foi que ninguém poderia entrar após o início da Assembléia.

A verdade é que, antes mesmo da votação, as duas chapas que disputaram os votos para composição da Comissão Eleitoral, já estavam contando seus pretensos votos na Assembléia, e sabiam que a votação seria apertada. A direção do Sindicato sabia, também, que a bancária em questão não votaria em sua chapa, por isso a impediu de entrar na sede. Um absurdo!


3) ATUAL DIRETOR DO SINDICATO PRESIDIRÁ A COMISSÃO ELEITORAL.
A arrogância, o autoritarismo e a completa falta de bom senso não encontram limites. De quem já fez tudo e mais um pouco contra os bancários e bancárias, o que mais poderíamos esperar? Pois tem mais.

Adivinhem quem é o presidente da Comissão Eleitoral das eleições para o Sindicato dos Bancários? Alberto Cunha, o Betinho, que é funcionário licenciado do Banco do Brasil, diretor de formação sindical da atual gestão, foi presidente do Sindicato na gestão passada, e é um dos fundadores desse grupo político-partidário que dirige o Sindicato hoje, e que terá uma chapa para tentar a reeleição. Ou seja, tudo em "famiglia"

Um acinte que revela a total falta de escrúpulos desse grupo político-partidário que desce ao inferno, se preciso for, para manter-se no poder, mesmo que passando por cima da vontade da categoria, como fizeram em 2010 e, pelo jeito, vão fazer de novo, agora, em 2013.

Que os bancários e bancárias de boa fé se levantem e não calem diante dessa imoralidade! Que as instituições públicas sérias, que prezam pela legalidade e pela lisura dos pleitos eleitorais sejam acionadas e questionadas sobre os absurdos ocorridos nessa Assembléia, onde as mulheres e o bom combate foram feridos de morte naquilo que mais prezamos em décadas e décadas de lutas dos trabalhadores e das maiorias excluídas.



SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






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NESTE 8 DE MARÇO, QUEREMOS RESPEITO!


Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que a LUTA por dignidade, pelo cumprimento de Leis que resguardem as especificidades do ser mulher, por um mundo de respeito aos corpos, emoções e almas das mulheres, sejam a tônica das reflexões. Que junto com as flores, venham sinceros desejos de um outro mundo onde caibam muitos mundos, e onde caiba ser mulher.

SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDAS SOMOS FORTES!






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quinta-feira, 7 de março de 2013

HOJE, ASSEMBLÉIA PARA ESCOLHA DA COMISSÃO ELEITORAL NAS ELEIÇÕES DO SINDICATO

Hoje, dia 7, as 18h30, ocorrerá Assembléia Geral Extraordinária no Sindicato dos Bancários que terá como pauta a escolha da Comissão Eleitoral que irá conduzir as eleições para nova direção do Sindicato dos Bancários - triênio 2013/2016.

É importante a participação de todos e todas para que o processo ocorra da forma mais transparente e democrática possível, já que assim reza o Estatuto da entidade. Torcemos para que nessa eleição o Estatuto seja respeitado, uma vez que em 2010, não foi.

Em havendo mais de uma chapa para a composição da Comissão Eleitoral na Assembléia, seria democrático que a composição da Comissão Eleitoral fosse feita de forma proporcional à quantidade de votos de cada chapa, de modo a incluir todos os grupos que tenham representatividade na categoria.

A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, não se fará presente por ter, já, um compromisso previamente agendado para essa data e horário. Desejamos uma boa e pacífica assembléia a todos e todas. E que prevaleçam os reais interesses da Categoria, e a verdadeira democracia, tão rara e esquecida nos dias de hoje, na luta sindical.


SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!








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PROCESSO SELETIVO PARA O PAB CÂMARA

Felizmente, o Banpará voltará a atender a Câmara Municipal de Belém - CMB, no PAB Câmara, ligado à Agência Nazaré, e os bancários e bancárias do Banpará estão aguardando a realização de processo seletivo para preenchimento das funções de Caixas, Atendimento, Tesouraria e Coordenador, desse PAB. O processo seletivo, aberto a todos os que desejarem, precisa ocorrer o mais breve possível, para estruturar o Posto e colocá-lo a ponto de começar a funcionar para o atendimento ao público.

Lembramos que nas mesas de negociação da campanha salarial 2012/2013 foi pautado o tema da concorrência aberta e transparente para todos os cargos, com critérios claros e publicizados, e o compromisso da diretoria foi o seguinte: exceto para as funções de Superintendente, Gerente Geral e Assessoria, funções para as quais o presidente não abrirá concorrência por serem cargos de extrema confiança, para os demais cargos haverá sempre processo seletivo aberto e transparente.

A apreensão dos funcionários é justa, já que, em alguns casos recentes, o Banco alocou pessoas sem concorrência, prática deve ser evitada. O processo seletivo é bom para os funcionários e para a empresa, sobretudo porque estimula o estudo, propicia a igualdade de acesso e oportunidades, e a expectativa real de crescimento para todos e todas.

Aguardamos a abertura, por parte do Banco, dessa concorrência aberta e com critérios bem divulgados, para a composição do quadro de pessoal do PAB Câmara.

SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!








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