sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

LIVE REALIZADA PELA SUNEG ESPANTA GERENTES

A Afbepa tomou conhecimento que ontem, dia 9 de fevereiro, foi realizada uma live entre a Superintendência de Negócios (Suneg) e os gerentes das diversas agências do Banpará.

Para os gerentes seria uma reunião para tratar de negócios e planejamentos para esse fim, no entanto, segundo relatos, o que foi falado colocou a maioria em situação constrangedora diante de alguns argumentos.


O primeiro assunto abordado  já causou estranheza entre no encontro virtual, quando foi pedido que os gestores não cobrassem a falta de funcionários nas agências, já que um estudo de reestruturação do quadro de pessoal das Unidades já havia sido solicitado à Gerência de Métodos, Organização e Processos (Gemop), mas, segundo ela, essa Gerência nada fez.


Um dos participantes da reunião contou que “foi deselegante apontar que outra Gerência não fez o citado estudo.


A Associação dos Funcionários do Banpará acredita que a agência que vive essa situação, antes de tudo, precisa dar ciência à Sudep, que por meio de sua Diretoria Administrativa, tem de buscar contratar ou remanejar funcionários(as), que não cabe a Suneg e nem a Dicom tal atitude.


O que precisa é a Suneg saber da falta de estrutura e buscar soluções com a área competente, para que as metas e resultados possam ser alcançados.


Grave


E não parou por aí, pois em outra oportunidade foi defendido a redução no número de funcionários nos caixas e que esses profissionais poderiam ser remanejados para o atendimento, com o uso da expressão: “eles precisam se adequar à nova realidade e não passar a vida fazendo a mesma coisa” e que “cada um tem que fazer valer o salário que ganha”, narrou de forma aborrecida a superintendente.


Sinceramente, existem outras formas de motivar um trabalhador e as falas usadas não se enquadram nesse quesito, além de serem desnecessárias. A Afbepa acredita, ainda, que esse tipo de tratativas deveriam ser discutidas, também, pela Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas e Processos (Sudep) e não somente pela Suneg.


A Afbepa não concorda com essa forma de falar sobre qualquer mudança que o Banco tenha intenção de realizar, pois colocadas desse jeito, sem vir das áreas competentes e debatidas com o corpo gerencial e funcional, fica parecendo vontade de um Setor. Se a fala feita representa a vontade do Banpará, isso nos parece, da forma que foi colocada, uma brincadeira de muito mal gosto. 


Restam questionamentos sobre tal fala: qual o planejamento do Banco para que esses funcionários atuem no atendimento? Como e quando se dará essa transição? Como ficarão as comissões? De que forma o Banco vai trabalhar para capacitar esses funcionários(as)?

São pontos que devem ser previamente definidos antes de qualquer mudança.


Inaceitável


Ainda durante a live, causou espanto quando foi falado sobre a demissão de APPDs, terceirizados que possuem deficiência e que há anos trabalham em várias Unidades.


Qual a justificativa da Administração do Banpará para essas demissões??


O que leva o Banco a demitir, neste momento econômico difícil, pessoas que precisam muito dos seus trabalhos e das suas rendas?


É política de Governo ou apenas da Diretoria do Banpará?


A Afbepa defende que esses trabalhadores(as) permaneçam, que não sejam descartados desta forma, jogados na rua da amargura, que o Banco trate com a devida sensibilidade Humana essas Vidas, pois todos prestam um excelente trabalho para o Banco.


A nossa Associação se posiciona contrariamente às demissões dos APPDs; Contra o remanejo dos que atuam no caixa sem o devido planejamento, Organização e Capacitação e Contra a forma ríspida e aborrecida com a qual a live foi conduzida.



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


BALANCETE FINANCEIRO DA AFBEPA DO 4º TRIMESTRE

Dando continuidade à política de transparência das receitas e investimentos que a Associação dos Funcionários do Banpará (Afbepa) faz em benefício dos Associados(as) e da luta em prol dos Direitos e Interesses do funcionalismo do Banco, abaixo o balancete do movimento trimestral referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, para conhecimento de todos(as).

Segue:

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários(as) do Banpará associados(as) a esta Entidade, conforme decisão do STF em 2017, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados com (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Autoescola Foca). Neste balancete, a AFBEPA soma 1.100 associados (as) de um total de mais de 2600 funcionários ativos no BANPARÁ. O desconto da mensalidade é feito em contracheque, poupança programada, e corresponde a 1,5% do salário base do associado(a). Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos.

RECEITAS COM CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO 4º TRIMESTRE/2022

Mensalidades dos associados

OUTUBRO: R$ 80.625,87
NOVEMBRO: R$ 85.414,82
DEZEMBRO: R$ 86.254,39

TOTAL: R$ 252.295,08


TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS NO 4º TRIMESTRE/2022

OUTUBRO: R$ 1.651,48
NOVEMBRO: R$ 1.639,28
DEZEMBRO: R$ 1.611,68

TOTAL: R$ 4.902,44


RECEITAS FINANCEIRAS (SÃO RENDIMENTOS DAS CONTAS DA AFBEPA)

OUTUBRO: R$ 11,70
NOVEMBRO: R$ 8,37
DEZEMBRO: R$ 8,84

TOTAL: R$ 28,91


RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 4º TRIMESTRE/2022

OUTUBRO: R$ 1.415,14
NOVEMBRO: R$ 1.597,55
DEZEMBRO: R$ 1.511,14

TOTAL: R$ 4.523,83

Essa recuperação se refere a percentuais descontados dos funcionários, no 4º trimestre de 2022, relativos a ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte (Leis Trabalhistas) e plano odontológico. São valores considerados apenas para lançamento contábil.


RECEITA TOTAL DO 4º TRIMESTRE = R$ 261.750,26

Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas financeiras (remuneração da conta corrente), Recuperação de Valores e Taxas administrativas dos Convênios.


DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA

•   Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamentos de salários, ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte dos funcionários: R$ 43.464,38;

•   Despesas Tributárias - (FGTS/INSS/PIS) - R$ 10.577,97;

•   Despesas Financeiras - Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$ 663,36;

•   Despesas Administrativas e Operacionais - são as demais despesas abaixo descritas, que somam o total de: R$ 289.151,68.


DETALHAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS – TOTAL: R$ 289.151,68

FGTS - R$ 1.830,27
INSS - R$ 8.539,32
PIS – R$ 208,38
IR sobre aplicação financeira – R$ 734,75
Plano de Saúde dos empregados da AFBEPA - R$ 634,98
Ticket alimentação dos empregados da AFBEPA - R$ 10.645,53
Telefonia - R$ 1.242,43
Aluguel / Condomínio - R$ 5.016,00
Energia elétrica - R$ 1.793,03
Copa e material de limpeza - R$ 929,02
Informática - R$ 220,00
Correios - R$ 1.400,10
Transporte - R$ 1.682,76
Combustível - R$ 2.397,24
Alimentação - R$ 3.682,40
Comunicação - R$ 50,00
Material de escritório - R$ 597,70
Despesas bancárias – R$ 663,36
Viagens - (Diretoras Kátia Luiza Silva Furtado, Hellen Nascimento Reis e funcionária Silvani Ataide Dias para as agências Santarém, Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Belterra, Mojui dos Campos, Alter do Chão) - R$ 19.089,28
Viagens – (Diretora Denise do Socorro Vieira de Albuquerque para as agências Moju, Tailândia, Jacundá, Tucuruí, Breu Branco, Cametá ) - R$ 2.475,81
Taxas para Despachar no aeroporto os brindes dos associados de Santarém - R$ 210,00 
Salários dos Empregados da AFBEPA - R$ 25.961,06
13º Salários dos Empregados da AFBEPA - R$ 5.830,03
Honorários (Advogados / Contadora) - R$ 22.968,06
Indenização compensatória – R$ 18.769,74
Vale transporte funcionários – R$ 595,20
Serviços Prestados e Serviços de Manutenção e reparos – R$ 7.127,81
Estacionamento – R$ 819,00
Saúde e Prevenção ( serviço de psicólogo,  testes de covid, máscaras,  alcool 70, farmácia primeiros socorros, testes demissionais e admissionais)– R$ 3.487,65
Donativos – R$ 1.408,00
Brindes de Natal – R$ 132.970,82
Evento Social – Confraternização da Diretoria, Funcionários e prestadores da Afbepa - R$ 5.172,00

TOTAL DA RECEITA OPERACIONAL: R$ 261.750,26
TOTAL DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS: R$ 289.151,68

*Esta é a demonstração de Receitas e Investimentos da nossa Associação no 4° Trimestre de 2022. 

 

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO SOLICITANDO ASSEMBLEIA URGENTE PARA TRATAR DO FUNDO PREV-RENDA

Diante da preocupação dos participantes do Fundo de Previdência Complementar Prev-Renda, que viram suas cotas ficarem comprometidas após o teor do “Comunicado Referente ao Caso Americanas”, a Afbepa protocolou, nesta tarde (8), um ofício ao Presidente do Banpará, solicitando urgência na realização de uma assembleia, para que todas as dúvidas que rondam o Fundo Prev-Renda sejam sanadas.

Das quais: o que significa em valores as perdas? Quanto isso significa em percentual e em números? Quais as assessorias jurídicas e financeiras estão sendo sondadas para a recuperação dos créditos? Quais as possibilidades dessa recuperação? Dentre tantas outras perguntas.

Clique aqui para ler o ofício na íntegra.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

AFBEPA VISITA O FUNCIONALISMO DA AGÊNCIA BARCARENA CENTRO


A Agência Barcarena Centro está enquadrada no nível 4, a sua estrutura de pessoal são de 12 funcionários(as), mas na prática apenas 10 (dez) compõem esse quadro funcional. Atualmente 1 (um) está  de férias e uma de licença maternidade, ou seja, há de fato 8 (oito) funcionários.

A nossa Associação verificou, ainda, falta de pintura na Unidade.

Ontem, 6, um dos colegas estava no médico e na agência estavam efetivamente três caixas, um atendente, um gesin, um tesoureiro e uma operativa de retaguarda. O atendimento ao público, que lotava a agência, foi realizado por  um atendente.

A Afbepa ficou aguardando até o fechamento da agência para poder se reunir com os trabalhadores, enquanto o atendente finalizava o atendimento de mais três pessoas, depois foi se juntar a nós.

A nossa reunião foi muito boa e produtiva, com muitos diálogos e opiniões.

A equipe mostrou ser muito Unida e ama trabalhar no Banpará.

O que falta é a atuação administrativa do Banpará, que falha e não cumpre os seus deveres de empregador.

A Afbepa só tem a agradecer a recepção calorosa dos trabalhadores e trabalhadoras da agência Barcarena Centro.

Confira as fotos:







UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


PRESIDÊNCIA DO BANPARÁ RESPONDE OFÍCIO DA AFBEPA SOBRE URGÊNCIA DE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA

Em resposta ao ofício da Afbepa (leia aqui) que pediu mais esclarecimentos do Banco ao funcionalismo quanto ao documento denominado “COMUNICADO”, na qual o Banco se posiciona internamente sobre a matéria veiculada no Valor Econômico, informando que “o Banpará não sofre riscos de liquidez, legal, financeiro ou operacional” e para que “haja urgentes investimentos em Tecnologia”, a presidência do Banpará emitiu o documento 018/2023 frente às demandas da Associação, sem se manifestar sobre os esclarecimentos acerca do primeiro tópico.


Clique aqui para ler o ofício de resposta do Banpará à Afbepa.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO COBRANDO MANUTENÇÃO EFETIVA EM CENTRAIS DE AR-CONDICIONADOS E ESTRUTURA FUNCIONAL COMPATÍVEL NAS AGÊNCIAS

Na última semana, a Afbepa visitou as agências Acará, Abaetetuba, Barcarena Vila dos Cabanos e Igarapé Miri e continua se deparando com Unidades de trabalho cheias de problemas de refrigeração, e o resultado disso são ambientes quentes e propícios a doenças. Falta manutenção, conserto e instalação. Ao nosso ver, a empresa terceirizada não dá conta do trabalho de atender aos vários locais. Portanto, já passou do tempo do Banpará rever isso.


Além disso, há o déficit no quadro de pessoal, o que causa transtornos e sobrecarga em certas Unidades.


Diante dos fatos, a Associação dos Funcionários do Banpará protocolou, na manhã de hoje, 06, um ofício ao Presidente do Banpará, para que resolva o quanto antes todos os problemas relacionados à falta de funcionamentos dos ar-condicionados, pois essa situação tem causado desconforto e até adoecimento de bancários(as).


No mesmo documento a Afbepa cobra, ainda, que a estrutura de funcionários(as) prevista para cada agência seja respeitada, já que em alguns casos, os ambientes de trabalho tem funcionado bem abaixo do número previsto.


Clique aqui para ler o ofício na íntegra.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

AFBEPA VISITA AS AGÊNCIAS DE BARCARENA VILA DOS CABANOS E IGARAPÉ MIRI

A Afbepa esteve ontem, 2, com os colegas das Agências Barcarena Vila dos Cabanos e Igarapé Miri. Muito gratificante a ida a esses Locais de Trabalho.

Na Agência Barcarena Vila dos Cabanos a estrutura de pessoal é de 13 (treze) funcionários(as), porém foram transferidos 2 (dois) funcionários e um funcionário que deveria se apresentar na agência nunca foi, por isso, o quadro funcional está incompleto e a agência atua com apenas 11 (onze) funcionários.


A nossa Associação foi muito bem recebida e se reuniu com o pessoal para dialogar sobre as questões do trabalho local e as mais gerais que envolvem o Banco.


Todos preocupados com a falta de Gestão e se a presidente retorna. A PLR, também, foi um assunto da pauta, principalmente, por causa da proximidade do Carnaval. 


A Afbepa verificou um clima de companheirismo entre os colegas e a disposição de estar a postos para Lutar pelo bem do Banpará.


A agência Igarapé Miri nos propiciou um clima de muito prazer e felicidade. É uma Unidade do Banco muito Unida e a Solidariedade é marca das pessoas que ali laboram.


Dialogamos sobre as inseguranças que foram geradas com o afastamento da presidente, as mídias negativas contra o Banco, o provável retorno da presidente e o pagamento da PLR para antes do Carnaval, o que nos parece importante para a maioria do Funcionalismo.


Algo que nos arrepiou e emocionou foi a história do Gerente Geral João, que na pandemia atuou com muito louvor em prol do Banco e dos colegas, que foram vistos por ele com Amor, Espírito de Solidariedade e Generosidade.


Num dia do pagamento de uma das políticas sociais do Governo do Estado, após ele dar conta do trabalho de sua agência, em Igarapé Miri, e ao retornar para a sua casa, em Abaetetuba, no início da noite, João viu a agência Abaetetuba cheia de pessoas, beneficiárias da política social que estava sendo paga. O problema é que tanto dentro como fora a agência estava lotada e, provavelmente, os pagamentos só terminariam após a meia noite. Pensando que esse cenário daria confusão para os colegas, ele parou o seu carro para Ajudar.


Assim, ele ligou para a gerente geral substituta, vez que alguns colegas estavam afastados por serem do grupo de risco e como ela não conseguiu falar ele entrou na agência. 


A sua ajuda foi providencial, uma vez que a gerente estava extenuada e os outros colegas também. Ele mandou afastar os móveis, enfileirou as pessoas, pediu autorização para o regional para pagar os que estavam dentro da agência confirmando o beneficiário pelo Registro Geral sem autenticar, chamou a PM para o proteger e foi para fora da agência pedir aos demais beneficiários(as) que retornassem no dia seguinte para sacar os seus valores, pois os trabalhadores(as) já não apresentavam mais condições físicas e mentais para o trabalho. E tudo deu Certo!!! Parabéns João, você demonstrou Amor ao Próximo e muita Solidariedade. 


Que possamos copiar esses exemplos de Nobreza, nos preocupar sempre com o próximo.


Infelizmente,  a Agência Igarapé Miri passa pelo mesmo problema de falta de funcionamento do ar-condicionado, 3 (três) centrais não funcionam, embora, já a algum tempo, estejam as centrais substitutas na agência, porém não foi o terceirizado instalar, como, preconiza norma do Banco. 


Um Completo absurdo isso!!!!


Não é possível que as Unidades não tenham Autonomia para contratar alguém que instale ou realize as manutenções, e os funcionários(as) e clientes tenham que ficar no calor.


Uma total irracionalidade e falta de Respeito pela Vida, pois são muitas agências a serem atendidas, para apenas uma empresa terceirizada atender e, segundo a Afbepa ficou sabendo,  serviços caros e sem qualidade.


Isso e outras coisas precisam ser reavaliadas e revistas.


Respeito!!


Confira as fotos:

AGÊNCIA IGARAPÉ MIRI





AGÊNCIA BARCARENA VILA DOS CABANOS




UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

CONVÊNIOS E CONTRATOS OFERECIDOS PELA AFBEPA AOS NOSSOS(AS) ASSOCIADOS(AS)


Uma das principais dúvidas entre os(as) associados(as) é quanto a utilização de benefícios oferecidos pela Associação dos Funcionários do Banpará, principalmente por meio dos convênios e contratos, em que muitos precisam de um atendimento jurídico trabalhista ou defesa disciplinar, dentário, oftalmo e até a primeira ou renovação de habilitação.

Mas antes de falar de cada um, é preciso compreender que estar com a gente, acima de tudo, é entender que ter uma entidade forte é a melhor maneira de zelar pelas nossas conquistas e por nossa luta coletiva em prol dos nossos direitos e interesses de classe, portanto, os benefícios são serviços a mais para nossos amigos(as) que seguem de mãos dadas nessa luta diária.

Para sanar as dúvidas de muitos colegas, listamos os principais parceiros e seus respectivos serviços oferecidos exclusivamente para quem é associado(a) da Afbepa. Entre eles estão:

Assessoria Jurídica Trabalhista e Disciplinar (PAD)

A Afbepa atua, exclusivamente, na defesa dos nossos direitos e interesses, e do Banco do Estado do Pará, enquanto Banco Público. Temos, como Associação, assumido com coragem, autonomia e independência, a luta em defesa de nossas vidas, por salários melhores e condições de trabalho adequadas.

Para nos auxiliar nessas demandas, possuímos contrato com uma das melhores Assessorias Jurídicas do Pará, trata-se do Escritório Tuma & Torres Advogados, que além de nos ajudar em demandas coletivas que trouxeram ganhos significativos para vários dos nossos(as) associados(as), presta atendimento individual, seja na confecção de defesa escrita em PADs, assim como demandas judiciais trabalhistas.

Recentemente, o êxito na ação de execução do Banco de Horas Negativo, onde os nossos associados(as) vão poder desfrutar da decisão que determinou que o Banpará se abstenha de fazer descontos nos contracheques de quem foi afastado, a devolução dos direitos e o pagamento das horas realizadas.

Ótica Telégrafo

Com 33 anos de experiência no mercado, a Ótica Telégrafo é parceira da Associação dos Funcionários do Banpará e oferece condições especiais apenas para quem é da Afbepa. São descontos que podem chegar a 50% na compra da armação e lentes digitais.

Caso você escolha levar o óculos completo, o associado(a) ganha de presente um óculos esportivo com o seu grau, e se precisar, as manutenções e consertos são feitas com a própria Ótica Telégrafo totalmente grátis.

Atendimento Psicológico

A nossa Associação chama atenção ainda para o adoecimento mental quando esse está relacionado ao ambiente do trabalho, principalmente, pela pressão do dia a dia, assédio moral, cumprimento de metas, pagamento de benefícios sociais (quando aumenta o fluxo de clientes consideravelmente), além de assaltos, entre outros fatores pessoais.

Segundo a International Stress Management Association (Isma-BR), a síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, afeta, no Brasil, cerca de um terço (32%) da classe trabalhadora, colocando o nosso país à frente da China e dos Estados Unidos.

Diante do risco iminente, os nossos associados(as) podem se submeter a sessões de psicoterapia sem nenhum custo, de forma presencial ou online, pois a Afbepa entende que é preciso estar bem psicologicamente para lidar com as rotinas do ambiente do trabalho e com as relações travadas, por isso, julgamos necessário esse atendimento.

É fato ainda que a dinâmica de qualquer empresa, seja pública ou privada, só tem a melhorar com uma gestão de pessoal que se preocupa com a saúde mental dos seus funcionários(as). Cabeças saudáveis geram profissionais produtivos, que atingem bons níveis de bem-estar e saúde, ou seja, muito menos absenteísmo. 

Plano odontológico

Quem está com a Afbepa quando o assunto é saúde bucal, é a Uniodonto. Considerado o melhor plano odontológico de Belém, com atendimento em rede nacional e de urgência e emergência 24h. Só na capital paraense, a empresa possui 596 cirurgiões-dentistas em todas as especialidades que juntos têm o compromisso de prestar assistência odontológica de qualidade a todos os seus usuários.

Aos filiados(as), a Uniodonto realiza atendimento a preço acessível. Outro diferencial: é possível adicionar ao plano empresarial o cônjuge e dependentes, todos cobertos por uma ampla assistência dentária para adultos e crianças.

Os preços são:
  • Um funcionário(a): R$ 41,27;
  • Funcionário(a) + 01 dependente: R$ 66,03;
  • Funcionário(a) + 02 dependentes: R$ 85,10;
  • Funcionário(a) + 03 dependentes: R$ 88,07
  • Funcionário(a) + 04 dependentes: R$ 112,01
  • Funcionário(a) + 05 dependentes: R$ 137,59
  • Funcionário(a) + 06 dependentes: R$ 162, 36
  • Funcionário(a) + 07 dependentes: R$ 187,10
  • Funcionário(a) + 08 dependentes: R$ 211,86
  • Funcionário(a) + 09 dependentes: R$ 236,59
  • Funcionário(a) + 10 dependentes: R$ 261,34
  • Agregado: R$ 24,75.
Autoescola Foca

Com 23 anos de experiência e mais de 7 mil condutores formados, essa parceria entre a Autoescola Foca e a Afbepa oferece um atendimento para quem precisa tirar a primeira habilitação, incluindo curso teórico e prático com os melhores profissionais da cidade, além, claro, dos descontos que só é possível para os bancários associados a nossa Associação.

Dúvidas?

Essas parcerias entre a Afbepa e esses convênios fazem com que toda a categoria tenha oportunidade de planejar soluções que possibilitem melhor qualidade de vida. O resultado: bancários(as) cuidados(as) e saudáveis para o cumprimento de suas tarefas no Banco.

Caso ainda haja dúvidas em relação aos nossos convênios e contratos, além de benefícios ao se associar a Afbepa, o interessado pode entrar em contato pelo número (91) 992476774 (WhatsApp), ou pelo e-mail: afbepa.ban@bol.com.br.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

AFBEPA VISITA OS FUNCIONÁRIOS(AS) DAS AGÊNCIAS ACARÁ E ABAETETUBA


A Afbepa esteve hoje, 1, nas agências Acará e Abaetetuba, para ver os colegas e as condições de trabalho, e dialogar.

As visitas foram importantes, pois foi possível verificar algumas necessidades nesses lugares, como em Acará que o atendimento ao público está funcionando com apenas uma central de ar-condicionado, pois as outras duas estão paradas, com problemas. A agência é nível 3, mas funciona com estrutura de nível 5, há 1 colega de férias, 1 de licença, um outro colega sairá de férias na sexta-feira,  conclusão: ficarão apenas 3 (TRÊS) funcionários atendendo uma demanda grande da Cidade. 

Outro problema é o ar-condicionado colocado na entrada da porta da retaguarda, que não funciona corretamente e vaza água, sendo que um balde foi posto para aparar essa água. Muito chato, pois quem está sendo atendido vê, inevitavelmente, essa cena.


Há muitas reclamações dessa empresa terceirizada, que realiza esse trabalho de manutenção, entre o quais que o terceirizado faz um trabalho mal feito e o problema continua.


A Afbepa quer que a Administração do Banco resolva urgentemente as duas situações,  dos ar-condicionados e do déficit funcional, que reestruture essa agência com a estrutura de nível 3.


Os colegas da Agência Abaetetuba reuniram conosco, fizeram perguntas, se filiaram e foram muito receptivos com a nossa Associação.


Perguntas sobre o retorno da presidente são frequentes, além do pagamento da PLR, ideias de negócios e etc.


A Afbepa dentro do seu entendimento respondeu a cada pergunta e discorreu, também, sobre questões de sua história, o seu estatuto, o lucro comentado do Banco de 2022 e o apelo do funcionalismo à Diretoria em publicar o balanço e pagar a nossa participação até o dia 17.


Sobre o retorno da presidente, o desejo de grande parte dos funcionários(as) é que ela retorne para dar continuidade ao seu trabalho, mas quem decide é o governador. 


Há trabalhos, como do Plano de Cargos e Salários-PCS, que precisam continuar, além do Respeito à Vida do Trabalhador(a).


Confira as fotos:

AGÊNCIA ABAETETUBA





AGÊNCIAACARÁ






UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


AFBEPA COBRA AÇÕES DE PROTEÇÃO À SAÚDE DOS BANCÁRIOS(AS) DIANTE DO CRESCENTE CASOS DE COVID-19 NO BANPARÁ

Desde que iniciou 2023, a Afbepa tem recebido informações de que algumas unidades de trabalho do Banpará precisaram afastar bancários (as)positivados(as) para a Covid-19. O fato aconteceu na Matriz Nazaré, além das agências Barcarena e Castanhal.

Por conta da situação preocupante, a Afbepa protocolou, na manhã de hoje (1º), um ofício ao Presidente do Banpará, para que tome medidas internas, no sentido de comunicar com urgência aos funcionários(as) os procedimentos que devem ser adotados para prevenir que mais colegas se contaminem com essa doença e até mesmo ações de remediação.

Entre as medidas estão: retomada do uso de máscaras; higienização do espaço físico diariamente; afastar infectados ou em caso de coabitação com familiar infectado; entre outros. 

Clique aqui para conferir o ofício na íntegra.