quinta-feira, 11 de maio de 2017

AFBEPA DISTRIBUI BRINDES DO DIA DAS MÃES


Desde a manhã do dia 09 de maio, o Funcionário da AFBEPA, Márcio Dias, está distribuindo uma singela lembrança a todas as nossas queridas mamães associadas, pelo dia delas. As lembranças são um prático Kit para cílios e sobrancelhas, para as mamães ficarem sempre lindas ou um lindo porta-cartão, para as mamães manterem seus cartões organizados.


O mimo é uma demonstração de carinho e gratidão a todas as mamães, essas mulheres valorosas e fortes que nos ajudam a construir essa AFBEPA, cada dia mais Independente, Corajosa e de Luta.


A todas vocês, mamães, o nosso carinho e nossa admiração, assim como, nossos desejos de felicidades, não só neste dia, mas também em todos os outros de suas vidas.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 9 de maio de 2017

BALANCETE FINANCEIRO DO 1º TRIMESTRE DE 2017 (JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO)


Dando continuidade à política de transparência das receitas e investimentos que a AFBEPA faz em beneficio dos associados e da luta dos bancários, publicamos a seguir o balancete do movimento trimestral referente aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2017, para conhecimento de todos.


ASSOCIE-SE E VENHA SER MAIS FORTE COM A AFBEPA


BALANCETE FINANCEIRO DO 1º TRIMESTRE DE 2017 (Jan/Fev/Março)

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica Telégrafo, Carne e Sabor, Auto Escola Foca e Livraria dos Estudantes).

Atualmente a AFBEPA possui 791 associados de um total de mais de 2000 funcionários ativos no BANPARÁ. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático em poupança programada, que corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a. Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões e cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.

RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES DOS ASSOCIADOS NO 1º TRIMESTRE/2017

Mensalidades dos associados

JANEIRO R$ 39.256,16

FEVEREIRO R$ 40.799,09

MARÇO R$ 41.519,28

TOTAL R$121.574,53
                                                                                                                                            
TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS-1º TRIMESTRE/2017.

JANEIRO R$1.869,91

FEVEREIRO R$1.846,62

MARÇO R$1.919,63

TOTAL: R$5.636,16

RECEITAS FINANCEIRAS

JANEIRO R$21,72

FEVEREIRO R$5,80

MARÇO R$12,17

TOTAL R$39,69 (Receita Financeira é a remuneração da conta corrente creditada pelo Banpará)

RECEITA TOTAL DO 1º TRIMESTRE = R$127.250,38

Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas financeiras e Taxas administrativas.

RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 1º TRIMESTRE/2017
R$2.732,75

São percentuais descontados no 1º trimestre de 2016, referentes a vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde, conforme dispõe a legislação trabalhista, nos contracheques dos funcionários da AFBEPA. São valores considerados apenas para lançamento contábil.

DETALHAMENTO MENSAL DA RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 1º TRIMESTRE/2017:

 JANEIRO R$1.050,38

 FEVEREIRO R$0,00

 MARÇO R$1.682,37

 TOTAL R$2.732,75

DESPESAS OPERACIONAIS POR RUBRICA

• Despesas com Pessoal - Essas despesas se referem a pagamento de salários e ordenados, vale transporte, ticket alimentação, plano de saúde e férias dos funcionários: R$27.580,03

• Despesas Tributárias – (FGTS / INSS /PIS/IMPOSTOS E TAXAS): R$9.273,82

• Despesas Financeiras - Essas despesas se referem a tarifas bancárias e manutenção de conta: R$855,00

• Despesas Administrativas - são as demais despesas abaixo descritas que somam o total de: R$57.976,93

DETALHAMENTO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DO 1º TRIMESTRE/2017 – TOTAL: R$57.976,93

Despesas com telefonia fixa da AFBEPA (02 linhas) - R$1.397,01

Despesa com telefonia móvel (TIM) – R$4.143,61

Despesa com telefonia móvel (OI) – R$147,48

Aluguel da sede e Condomínio - R$3.438,00

Energia elétrica - R$2.061,64

Despesas com copa, cozinha e material de limpeza - R$858,91

Investimento com Transporte em Audiência no TRT, Assembleias e reuniões em Belém e para funcionário da AFBEPA em panfletagem de jornal da AFBEPA e material de divulgação do Seminário “A Reforma Trabalhista e seus impactos”, em Belém e Ananindeua, e funcionários e jornalista da AFBEPA em atividades externas e de urgência - R$780,40

Vale transporte da Associação para atividades externas realizadas pelo funcionário da AFBEPA – R$483,80

Investimento com combustível em atividades da diretoria da AFBEPA com idas às Unidades do Banpará, Audiências, Assembleia, Eventos e em panfletagem de jornal jurídico da AFBEPA e material de divulgação do Seminário “A Reforma Trabalhista e seus impactos”, em Belém e Ananindeua – R$2.290,00

Investimento com alimentação, para Diretoria em eventos de interesse da categoria, lanche para a Assembleia Geral; funcionário em panfletagem de jornal jurídico da AFBEPA e material de divulgação do Seminário “A Reforma Trabalhista e seus impactos” em Belém, Ananindeua e Marituba e para funcionários da AFBEPA em trabalhos extraordinários - R$3.047,66

Investimento com viagens do diretor da AFBEPA à cidade de Brasília para participar da Audiência Pública/PLP 268/2016 – R$3.008,95

Gastos com informática – R$560,00

Jornais da AFBEPA–R$1.300,00

Material de expediente e escritório - R$463,49

Devolução de descontos indevidos a associados– R$188,84

Honorários do 1º Trimestre - Advogados: Dra. Valéria Fidellis / Dr. Marcio Tuma e Contadora: Sra. Benedita Soares - R$15.770,73

Brindes, complementação dos brindes de natal (masculino)– R$550,00

Cartório (Registros de 02 atas de Assembleias geral extraordinárias e cópias e autenticações de documentos) – R$398,70

Gráfica para impressão de 500 panfletos de divulgação do Seminário “A Reforma Trabalhista e seus impactos”. – R$138,00

Rescisão Contratual da ex-funcionária jornalista da AFBEPA– R$3.371,47

Ajuda de custo para diretora da AFBEPA – R$50,00

Custa Judiciais TRT – R$2.277,59

Juros e multas (Multa por rescisão de contrato de aluguel da sala 809) – R$1.500,00

Estacionamento – R$758,00

Serviços prestados da diarista no 1º trimestre/2017 - R$450,00

Serviços prestados no exame admissional da funcionária jornalista Gleici Kelly Silva Correa - R$60,00

Serviços prestados na instalação de duas centrais de ar na sala 308 por – R$500,00

Serviços prestados na instalação do box do banheiro na sala 308 – R$500,00

Montagem de quatro computadores na nova sala da AFBEPA – R$50,00

Serviços prestados no carregamento dos móveis e utensílios da sala 809 para a sala 308- R$240,00

Serviços prestados no curso “Orientações de cálculos trabalhistas” – R$150,00

Retirada de utensílios e móveis da sala 809 e colocação na sala 308 – R$200,00

Carregar portão de ferro da AFBEPA do 8º andar para o 3º andar pela escada – R$80,00

Pintura da sala 809 para entrega ao proprietário – R$250,00
                
Fiação interna de duas linhas e uma extensão telefônica na sala 308 – R$350,00

Colocação de vaso sanitário, pia e acessórios no banheiro da sala 308 - R$250,00

Retirada de divisórias da sala 809 e instalação com acréscimo de material na sala 308–R$4.000,00

Conserto da fechadura e abertura da porta da sala 809 – R$80,00

Análise de defeito e troca de capacitor de uma central de ar da AFBEPA – R$120,00

Manutenção do filtro de água da AFBEPA– R$131,70

Instalação padrão na distribuidora elétrica da sala 308- R$150,00

Confecção de cópias de chaves da sala 308 – R$51,00

Recuperação da porta da sala 809 – R$80,00

Desinstalação de duas splits de 12.000 e 18.000btus da sala 809 – R$150,00

Retirada do box da sala 809 e levar para a 308 – R$80,00

Retirada do portão de ferro da sala 809 e conserto da parede – R$150,00

Material para manutenção de serviços na sala 308 – R$919,95

DETALHAMENTO DAS DESPESAS OPERACIONAIS – TOTAL: R$95.685,78

Despesas com telefonia - R$5.688,10

Aluguel da sede / condomínio - R$3.438,00

Energia elétrica - R$2.061,64

FGTS - R$2.302,09

INSS - R$6.513,98

PIS – R$269,14

Plano de Saúde dos funcionários da AFBEPA - R$1.322,78

Vale transporte dos funcionários da AFBEPA – R$2.309,90

Vale transporte/empresa – R$483,80

Ticket alimentação dos funcionários da AFBEPA - R$4.546,69

Despesas com copa, cozinha e material de limpeza - R$858,91

Despesas com combustível– R$2.290,00

Despesas com alimentação - R$3.047,66

Gastos com informática – R$560,00

Despesas com Transporte - R$780,40

Jornais – R$1.300,00

Despesas com viagens – R$3.008,95

Material de expediente e escritório - R$463,49

Devolução de desconto indevido para os associados – R$188,84

Despesas bancárias - R$855,00

Salários e Ordenados dos Funcionários da AFBEPA -R$17.285,50

Férias do funcionário: Márcio Dias – R$2.115,16
     
Honorários (Advogados / Contadora)- R$15.770,73

Manutenção e reparos – R$6.762,65

Serviços prestados -R$2.230,00

Brindes – R$550,00

Cartório – R$398,70

Gráfica para impressão de Panfletos – R$138,00

Rescisão Contratual – R$3.371,47

Ajuda de custo – R$50,00

Legais e judiciais – R$2.277,59

Juros e multas – R$1.500,00

Estacionamento – R$758,00

IRRF Aplicação poupança – R$188,61

TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS –R$95.685,78

TOTAL DA RECEITA OPERACIONAL........... R$127.250,38

TOTAL DAS DESPESAS OPERACIONAIS.......R$95.685,78

Resultado do 1º Trimestre..........................R$  31.564,60

No Resultado do 1º trimestre computa-se contas a pagar da AFBEPA, referente ao mês de Março/2017 com vencimentos no mês de Abril/2017.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 8 de maio de 2017

DIRETORIA ADMINISTRATIVA DO BANPARÁ REMARCA REUNIÃO SOBRE A CAFBEP

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, recebeu no dia 05 de maio, sexta-feira, um documento da Diretoria do Banpará, informando que, a pedido do Sindicato e para conciliar a agenda dos representantes, a reunião que vai tratar da CAFBEP foi remarcada para o dia 09 de maio, terça-feira, às 9h30, na Matriz do Banpará.

Com essa reunião, a AFBEPA espera esclarecer as dúvidas dos colegas, participantes deste Fundo de Previdência, acerca das mudanças que estão sendo implementadas.

Veja abaixo documento enviado à AFBEPA pela Diretoria do Banpará.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 5 de maio de 2017

VITÓRIA DA CATEGORIA BANCÁRIA!!!

A 2ª Vara do Trabalho de Belém reconheceu na data de hoje a procedência do pedido formulado pela Chapa 02, no sentido de que as eleições realizadas em 2016 pelo Sindicato dos Bancários do Pará, estavam maculadas por irregularidades insanáveis. A Justiça do Trabalho determinou, então, a realização de novas eleições, no prazo de 30 dias, devendo a Comissão Eleitoral observar, desta vez, todos os parâmetros fixados no Estatuto Social, conforme conclusão ao final transcrita.

Trata-se de decisão importantíssima no âmbito da nossa luta jurídica, a fim de garantir à categoria bancária o "direito de ter à frente de seu Sindicato de Classe uma diretoria legitimamente eleita, por meio de processo eleitoral livre de qualquer vício de nulidade", conforme constou da fundamentação do julgado.

Parabéns à toda Chapa 2, em especial sua líder, Andréa Amaral, que tiveram a coragem de expor todas as inconsistências narradas e lutar em prol da lisura dos procedimentos outrora preteridos.

A AFBEPA, diante da mancha que sobressaia na realização das eleições, acredita que a JUSTIÇA foi feita e que a categoria bancária merece ser respeitada com um processo eleitoral no qual as urnas não possibilitem a entrada de toda uma mão; pessoas que não eram sindicalizadas votando etcetc.

Agora é aguardar a nova eleição e votarmos conscientes em que tipo de sindicalismo queremos.

Abaixo a decisão da 2ª Vara:


“ANTE O EXPOSTO E TUDO MAIS QUE DOS AUTOS CONSTA NA RECLAMAÇÃO PROPOSTA POR ANDREA CRISTIANE DE SOUZA AMARAL EM FACE DE COMISSÃO ELEITORAL DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO PARÁ E CHAPA 1, DECIDO DECLARAR A NULIDADE DE TODA ELEIÇÃO SINDICAL, PARA DETERMINAR, INCLUSIVE, EM SEDE DE TUTELA DE URGÊNCIA, A REALIZAÇÃO DE NOVA ELEIÇÃO, NO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS, MANTENDO A MESMA COMISSÃO ELEITORAL LEGALMENTE CONSTITUÍDA, EM SUA COMPOSIÇÃO INTEGRAL, INCLUSIVE COM OS 06 (SEIS) MEMBROS QUE DECORRERAM DO ACORDO HOMOLOGADO; DEVENDO OBSERVAR OS PRAZOS E A PENA FIXADA NA FUNDAMENTAÇÃO. DECIDO, AINDA, MANTER A ATUAL DIRETORIA DO SINDICATO, ATÉ A EFETIVA CONCLUSÃO DO NOVO PROCESSO ELEITORAL. TUDO NOS TERMOS E LIMITES DA FUNDAMENTAÇÃO. IMPROCEDEM OS DEMAIS PEDIDOS POR FALTA DE AMPARO LEGAL. CUSTAS PELOS RECLAMADOS NO IMPORTE DE R$-20,00, CALCULADAS SOBRE O VALOR DA CAUSA(R$-1.000,00), DAS QUAIS FICAM ISENTOS, POR SEREM BENEFICIÁRIOS DA JUSTIÇA GRATUITA. NOTIFIQUEM-SEAS PARTES. DÊ-SE CIÊNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, NA FORMA DA LEI. NADA MAIS”

Neste processo, ao nosso lado, também atuou o advogado Thiago Motta Mattos.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

SISTEMA DE INFORMÁTICA DO BANPARÁ APRESENTA INSTABILIDADE E AGÊNCIAS LOTAM

Agência Nazaré
Não é de hoje que a AFBEPA vem solicitando atenção do Banpará para problemas recorrentes no sistema de informática do Banco. Já solicitamos providências diversas vezes tanto em textos publicados aqui no blog como em ofícios encaminhados ao setor competente do Banpará, no entanto os problemas continuam causando muitos transtornos na vida e na rotina de trabalho dos funcionários e também na dos clientes do Banco.

Na última terça-feira, 02 de maio, estávamos presentes na Ag. Nazaré, quando o sistema do Banpará ficou fora do ar, por volta de 10h50min da manhã, com a agência lotada de clientes esperando para serem atendidos, dos quais vários eram idosos. Uma funcionária do Banco informou que o problema seria solucionado depois de 30 minutos, no entanto, passado esse prazo o sistema continuava fora do ar e os clientes sem atendimento, até que foi informado que não havia previsão para que o sistema voltasse a funcionar.
 
Agência Nazaré
A maioria dos clientes esperava desde as 10h da manhã para serem atendidos, houve muitas reclamações e os clientes pediram explicações a respeito do que estava acontecendo, no entanto não foi informado o que teria causado o problema no sistema muito menos o que seria feito para resolvê-lo. Alguns idosos se exaltaram e reclamaram que aquilo era uma falta de respeito com os clientes e que o banco não se importava que a maioria das pessoas que ali estavam ficassem esperando tanto tempo, em detrimento dos seus outros afazeres.

Informações dão conta que, na agência São Brás, clientes esperaram atendimento até às 17h, mas como o sistema não voltou a funcionar foram orientados a voltar no dia seguinte e apresentar suas senhas para que pudessem ser atendidos. No dia seguinte, 03 de maio, a Ag. São Brás abriu às 08h da manhã, para que os clientes do dia anterior pudessem ser atendidos, mas nem isso impediu que a agência ficasse lotada mais uma vez, e os funcionários trabalhassem em horas suplementares.
 
Agência Nazaré
Na agência Augusto Montenegro, os clientes também foram instruídos a voltar no dia seguinte, e por isso os funcionários também tiveram que trabalhar em horas suplementares, no dia 03 de maio, para concluir os atendimentos.

Tentamos entrar em contato com o setor competente do Banco para obter explicações a respeito da situação do sistema de informática, mas não conseguimos retorno.

A contar pelas Consultorias e Empresas Terceirizadas contratadas que prestam serviço na área tecnológica, isso não deveria estar mais acontecendo, exceto se a falha for da Embratel. Essa resposta é de competência do Banpará.
 
Agência Nazaré
A AFBEPA verifica que esse tipo de problema atrapalha os atendimentos nas Unidades de Trabalho deixando clientes insatisfeitos e exaltados, porque passam muito tempo esperando para serem atendidos e não conseguem concluir seu atendimento, por conta da interrupção do sistema, além, é claro, dos trabalhadores que desgastam uma maior energia física e psicológica no enfrentamento dessa situação.

Esperamos que o Banpará preste as devidas explicações para o funcionalismo e para a sociedade, sobre essas quedas do sistema, e que solucione esse problema, pois essa situação prejudica muito os funcionários que precisam trabalhar além da sua jornada de trabalho e os clientes que ficam horas esperando por um atendimento que não acontece ou que inicia e é interrompido.

RESPEITO!!!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa


Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 4 de maio de 2017

DIRETORIA ADMINISTRATIVA DO BANPARÁ CHAMA REUNIÃO SOBRE A CAFBEP

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, recebeu quarta-feira, 03 de maio, uma carta da diretoria do Banpará, convidando-a para participar de uma reunião no dia 05 de maio, às 14h30, na sede do Banpará, para falar a respeito da situação da CAFBEP. Estarão presentes na reunião representantes do Banpará e representantes da CAFBEP.


Sabendo da importância desse assunto para os colegas bancários, Kátia enviou um ofício confirmando sua presença e reforçando o interesse da AFBEPA em saber o que está acontecendo com a CAFBEP, já que até o presente momento os participantes do Fundo de Previdência nada sabem a respeito do que está havendo, apenas notícias informais dão conta de determinados encaminhamentos tomados pelo patrocinador.

Os participantes querem informações precisas, como, também, serem ouvidos! Por isso, a importância dessa reunião.  

Veja abaixo o ofício na íntegra.


UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 2 de maio de 2017

SAUDADES ETERNAS TARCISO COTA!


Ainda absortos em profunda dor e saudades do nosso querido colega e amigo Tarciso Cota, que partiu desta vida nesta manhã, em decorrência de parada cardíaca, no Hospital Saúde da Mulher, onde estava internando há cerca de 1(um) mês, por causa, justamente de uma parada cardíaca.

Tarciso vinha se cuidando de um possível problema de coluna, que o incomodava, e, após ser atendido no consultório médico de seu ortopedista, ao chegar em casa, no dia 3 de abril, ele sofreu uma parada cardíaca, e foi socorrido pela filha, mas, após lutar por todos esses dias pela sua vida, ele não resistiu e veio a falecer.

Nesta manhã os bancários do Banpará perderam um amigo e uma grande pessoa e o Banco perde um grande profissional.

Tarciso tinha 61 anos de idade, dos quais, 34 foram dedicados ao Banpará, onde desempenhou de maneira exemplar seu trabalho, contribuindo muito para a missão e o sucesso do Banco. Tarciso era muito querido por seus colegas, vai deixar muitas saudades e vai estar para sempre em nossos corações e, também, de quem teve, quer seja por pouco tempo, a honra de conviver com ele.

Para seus familiares e amigos só resta buscar conforto nas lindas lembranças do tempo que passaram juntos e na certeza de que, agora, ele se encontra com nosso Deus, que o recebe de braços abertos em sua infinita glória e misericórdia.

Nós da AFBEPA, oramos para que Deus possa Confortar e dar Força aos corações de sua família e amigos, neste momento de tanta dor e tristeza. Vá em paz Tarciso e sabendo que sempre estará presente em nossos corações.

A família informa que o velório será hoje, 02 de maio, a partir de 18hs, na Capela 4 da Max Domini, na Av. José Bonifácio, 1484, em frente ao Cemitério Santa Isabel. O sepultamento será amanhã, 03 de maio, às 11h, no Cemitério Santa Isabel.

A DIREÇÃO DA AFBEPA

NOTA DE PESAR


É com profundo pesar que noticiamos o falecimento da senhora Lígia Lemos Martins, mãe de nosso colega Luiz Guilherme de Lemos Martins. A dor de perder a sua adorada mãe é gigante, o que fica são as lembranças de todo amor, o carinho e a dedicação de uma vida.

Para Luiz Guilherme, seus familiares e amigos, nosso profundo sentimento de solidariedade nesta hora de dor, e a certeza que Deus, nosso Pai, irá recebê-la em sua glória e amparar os corações doloridos dos familiares que ficam. Força, Luiz Guilherme!

O corpo está sendo velado na Capela Max Domini, Av. José Bonifácio, 1484, em frente ao Cemitério Santa Isabel, o sepultamento será às 14h no Cemitério Santa Isabel.

A DIREÇÃO DA AFBEPA