quarta-feira, 9 de julho de 2014

Uniodonto - Reajuste Anual



Prezados associados, 

Comunicamos que, conforme contrato firmado entre a UNIODONTO e esta AFBEPA, todo dia 1º do mês de julho, ocorre o reajuste anual de valor da mensalidade do Plano Odontológico Uniodonto. O valor reajustado começa a vigorar a partir deste vencimento 23/07/2014, no percentual de 6,24%. Portanto, a partir deste mês os novos valores das mensalidades Uniodonto, serão:




Grupo de Vidas
Valor Atual
% Reajuste
Valor Reajustado
01
R$ 22,18
6,24
R$ 23,56
02
R$ 35,48
6,24
R$ 37,69
03
R$ 47,31
6,24
R$ 50,26
04
R$ 47,31
6,24
R$ 50,26
05
R$ 60,60
6,24
R$ 64,38
06
 R$ 73,91
6,24
R$ 78,52
07
R$ 87,22
6,24
R$ 92,66
08
R$ 100,51
6,24
R$ 106,78
09
 R$ 113,80
6,24
R$ 120,90
Agregado
 R$ 13,29
6,24
R$ 14,12

Para o associado que já usufrui do convênio, a alteração dos valores será feita automaticamente, caso possua margem consignável. Para o associado que não tenha margem suficiente para ser feita a consignação do citado valor, a AFBEPA entrará em contato com o associado para que o desconto possa ser realizado em conta corrente através de Oficio ao gerente, mediante autorização assinada pelo mesmo, referente ao valor da diferença de mensalidade.  

A Direção da AFBEPA.

Somos Legítimos! Isso Basta!


Clique AQUI para ler o ofício na íntegra

Em uma demonstração de postura antissindical descabida, a Direção do Banpará, simplesmente, quer tentar apagar a AFBEPA da vida dos funcionários do Banco. Quer deixar esquecida a nossa Associação, que tem um histórico recheado de lutas, em prol de melhores salários e melhores condições de trabalho para o funcionalismo do Banpará. Por que será que a AFBEPA incomoda tanto?

Vamos defender a nossa Associação, a AFBEPA. 

Unidos Somos Fortes!



Abaixo, leia na íntegra o ofício protocolado na tare da última segunda-feira, 7 de julho, ao presidente do Banpará:






Ofício 013/2014               Belém (PA), 4 de julho de 2014.




Senhor Presidente,


Cumprimentando-o, a AFBEPA, é uma Entidade Legitimamente constituída pelos trabalhadores e trabalhadoras do Banpará, desde 1987. Naquela época, e acreditamos que o senhor deve ter essas lembranças, o Banpará S/A passava por uma turbulência que quase ceifa a sua vida.

Alguns funcionários, mesmo diante desse quadro, empreenderam uma Gloriosa Luta para Manter o Único Banco Público do Estado, para usufruto de toda a Sociedade Paraense e, com um grande apoio de todos os empregados (as) criaram a Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA, para fazer frente a essa defesa.

Os trabalhadores e trabalhadoras, naquele momento, elegeram como fundamento da existência da AFBEPA a Defesa do Banpará, como Banco Público Estadual, diante de ataques externos e internos; além da Defesa dos Interesses, Direitos e Conquistas do Funcionalismo.

Esses são os Pilares, e esta Gestão da AFBEPA, desde que assumiu em 2007, não tem se afastado deles.

Como lhe dissemos, desde 2007, a Diretoria da AFBEPA, vem travando muitas Lutas para manter e fazer respeitar Direitos e conquistas, como também não abrimos mão de nossos interesses. A nossa crença é que temos de lutar para termos direito a uma negociação que respeite e melhore a existência da Vida, e que esta seja Digna.

Na Gestão passada, o funcionalismo teve muitos problemas para que os Direitos conquistados em Campanhas Salariais fossem efetivados e garantidos, e aqui vamos lembrar dois momentos de enorme importância: a Luta pelo Plano de Cargos e Salários-PCS e a Luta pelo Ponto Eletrônico.

A Luta encaminhada pela AFBEPA, para Cumprimento do Plano de Cargos e Salários foi intensa, e vamos dizer exaustiva, pois tínhamos contra nós a empresa, Governo e Sindicato. Mas, com a ajuda e apoio da maioria dos empregados (as), em uma Assembleia fundamental para todo o funcionalismo, nós conseguimos fazer Cumprir o PCS na Justiça Trabalhista, diga-se: o nosso maior representante, o Sindicato dos Bancários do Pará, por estar vinculado a interesses de Grupos Políticos, esteve o tempo todo do lado do Governo do Estado, visto que aceitou as razões dadas pela Direção do Banpará, para que o nosso Plano de Cargos e Salários não fosse implantado. Nós, trabalhadores e trabalhadoras, naquele momento, Vencemos a batalha, graças a Deus e a nossa Unidade! 

O Ponto Eletrônico é outra Política que nós trabalhadores (as) consideramos necessária, pois, diariamente, os trabalhos realizados por todos os colegas, dentro das Unidades do Banco, têm extrapolado a Jornada Normal de Trabalho, contudo a contraprestação pelo trabalho extraordinário não é efetivada.

É sabido que a Hora extra exaure muito o organismo do trabalhador, pois este termina uma jornada e quase que imediatamente reinicia outra, observado um intervalo de 15 (quinze) minutos para descanso, por isso, essa segunda jornada deve ter o respectivo acréscimo salarial, mais o pagamento de 50% de adicional, o que não está sendo cumprido há muito tempo pelo Banpará.

As Folhas de Presença Manuais quando assinadas as Horas Extras e enviadas para Matriz, retornam para os Locais de Trabalho, para serem Refeitas.

Em 2008, acreditamos que a única forma do Banco respeitar a nossa Jornada seria Lutarmos por um Controle de Jornada Eletrônico. Com base em uma Grande e Forte Greve, conseguimos que fosse celebrado no Acordo Coletivo de Trabalho, a implantação do Ponto Eletrônico, o que acabou não se realizando. 

Nos anos seguintes, o Banpará apenas protelava essa implantação e o Sindicato dos Bancários aceitava, sem nada solicitar para cobrir a Mora do Banco.

A AFBEPA, desde que o Direito ao Ponto Eletrônico foi firmado no papel, entre o Banpará e o Sindicato, vem cobrando e exigindo a sua efetivação, através de Ação de Cumprimento, contra o Banco.

Por fim, soubemos pelos colegas de trabalho, que o Direito ao Ponto Eletrônico será efetivamente implantado em agosto/2014 e que neste sábado, 05/7/2014, ocorrerá a sua apresentação, aos superintendentes e gerentes, com a participação de Entidades Sindicais, porém esta AFBEPA, em que pese todo o seu histórico de Lutas e a sua legitimação diante da Categoria, não foi convidada pela Diretoria do Banpará, para participar dessa apresentação.

Entendemos faltar Democracia a esse gesto, além de ser uma atitude antissindical, uma vez que quer a empresa queira ou não, a AFBEPA é uma Entidade que representa TODOS os funcionários associados a ela e, os que vierem a se associar. É Legítima representante sindical em sentido amplo, pois foi instituída por um interesse coletivo, lutamos e vamos continuar lutando para defender e buscar Direitos, e cada um deve fazer o seu papel.

O nosso papel na Gestão da AFBEPA tem sido importantíssimo para TODOS os trabalhadores (as) do Banpará, pois defendemos o Direito a uma Vida Digna, com Ações concretas, enfrentando de forma racional e de peito aberto o Sistema.

Respeitamos o trabalho dessa Administração do Banpará, afinal são nossos colegas, alçados a um cargo Diretivo e, por isso, queremos o devido respeito também, acreditamos que os embates são necessários para Construirmos um Mundo e uma Relação de Trabalho que sejam exemplos para as gerações e que tragam bons frutos.

Recordando as suas palavras Senhor Presidente, ao chamar reunião com esta Associação dos Funcionários do Banpará, logo após a sua posse, de que teríamos espaço para dialogarmos, sermos ouvidos e para ouvir, é que solicitamos que daqui para frente essa falha não mais ocorra, que tenhamos respeito diante das divergências, e que antes do funcionamento do Ponto Eletrônico, a AFBEPA seja chamada para ficar ciente das regras que nortearão o Controle da Jornada, nos Locais de Trabalho.


Nossas Cordiais Saudações.


KÁTIA FURTADO
PRESIDENTA DA AFBEPA


Ao
Sr. Augusto Sergio Amorim Costa
M.D. Presidente do Banpará S/A
Nesta         

  

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Garantir o Processo Seletivo é imprescindível


A AFBEPA protocolou na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, ao presidente do Banpará, o ofício 012/2014, que cobra a realização do Processo Seletivo Interno, visto que ele é Imprescindível, Indispensável e Primordial para propiciar a IGUALDADE entre todos os que querem concorrer à vaga, e também, promove a ocupação da função àquele que está mais preparado

Clique AQUI e leia o ofício íntegra.


Unidos Somos Fortes!

A Direção da AFBEPA. 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Unidades do Banpará precisam de melhores condições de trabalho


CLIQUE AQUI PARA LER O OFÍCIO 011/14 NA ÍNTEGRA

Os funcionários da Agência Senador Lemos do Banpará estão aguardando há alguns anos por uma reforma na unidade. Os problemas vão desde infiltrações nas paredes a fiação irregular. 


                                                                            

Há espaços da agência que não possuem aparelhos de ar condicionado ou que não refrigeram o ambiente adequadamente, obrigando os bancários a utilizarem ventiladores, o que não é eficiente para amenizar o calor dentro da unidade bancária.

                                   
                                   

As paredes, sobretudo da cozinha, estão repletas de mofos e fungos, visíveis à olho nu. Em várias partes do teto da agência há buracos. Em dias de chuva os trabalhadores sofrem com a grande quantidade de goteiras. 

A reclamação geral é por ajuda de quem deve cumprir o seu papel como empregador: a Direção do Banpará!  O Banco precisa, com URGÊNCIA, encaminhar soluções para os problemas existentes na unidade.

Sabemos que vários locais de trabalho se encontram com problemas semelhantes, que requerem uma atitude do Banpará.     

                                            
                        
                                                                             


A AFBEPA protocolou o ofício 011/14 cobrando do Banpará providências. É inaceitável que os trabalhadores tenham que desenvolver suas atividades laborais em condições inadequadas como a da agência citada. 

DIREITOS TRABALHISTAS DEVEM SER RESPEITADOS!

Não vamos admitir que o Banpará continue cometendo esse tipo de violação, que prejudica gravemente os funcionários, que são obrigados a trabalhar em um espaço que não oferece condições básicas de saúde, segurança e higiene ocupacional.  

Banpará, RESPEITE a VIDA de seus funcionários!!!

Unidos Somos Fortes!

A Direção da AFBEPA.




quarta-feira, 2 de julho de 2014

Apresentação do balancete da AFBEPA referente ao 1º Trimestre de 2014


A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 2 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos. Representa exclusivamente os funcionários associados à AFBEPA, em questões judiciais e extrajudiciais. 

Nossas fontes de receitas constituem-se de mensalidades dos associados e módicas taxas de convênios firmados (Big Ben, Ótica Telégrafo, Carne e Sabor, Auto Escola Foca e Livraria J. P. Gonçalves) para utilização pelos associados. 

Atualmente a AFBEPA possui 621 associados. O desconto da mensalidade é feito em contracheque e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a. 

Os valores que entram como receita para a AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões e cancelamentos, demissões e falecimentos de associados. 

Abaixo a apresentação do balancete da AFBEPA do primeiro trimestre de 2014, até a primeira quinzena de agosto, vamos apresentar o balancete do segundo trimestre.


RECEITAS DO 1ª TRIMESTRE DE 2014: 

Mensalidades dos associados

JANEIRO:--------------------------------------R$-22.895,62
FEVEREIRO:----------------------------------R$-24.163,41
MARÇO:----------------------------------------R$-24.305,41

TOTAL DO TRIMESTRE:----------------R$-71.364,44
TAXAS ADMINISTRATIVAS: 
JANEIRO:----------------------------------------
R$-   402,18
FEVEREIRO:-----------------------------------
 R$-     55,05
MARÇO:-----------------------------------------
 R$-   184,92
TOTAL:---------------------------------------
R$-     642,15













*RECEITA LÍQUIDA:
    R$-72.006,59



*CONTRIBUIÇÕES:
   R$-71.364,44















*BONIFICAÇÕES:




                 
    R$-642,15
  
*Receita líquida é a soma das mensalidades mais as taxas administrativas.
*Contribuições são as mensalidades que os associados pagam à AFBEPA.

*Bonificações são as taxas administrativas dos convênios.


DESPESAS OPERACIONAIS DO 1º TRIMESTRE:
Despesas com telefonia fixa:--------------------------------R$-1.214,74
Aluguel da sede:-------------------------------------------------R$-3.564,00
Celpa:---------------------------------------------------------------R$-  798,81
Cosanpa:----------------------------------------------------------R$-    42,00
FGTS:--------------------------------------------------------------R$-  749,45
INSS:---------------------------------------------------------------R$-3.398,89
IPTU:---------------------------------------------------------------R$-  994,47
TLPL:--------------------------------------------------------------R$-  118,98
Férias do funcionário Márcio Dias:----------------------R$-1.044,79
Plano de Saúde dos funcionários da AFBEPA:-----R$-1.670,81
Vale transporte dos funcionários da AFBEPA:.------R$-1.768,80
Ticket alimentação dos funcionários da AFBEPA:--R$ 2.743,20
Despesas com copa, cozinha e material de limpeza:--R$-   359,93
Correios e malotes:---------------------------------------------R$-    18,90
Combustível:------------------------------------------------------R$- 994,01
Transporte (ônibus e Taxi):-----------------------------------R$-  906,00
Eventos sociais:--------------------------------------------------R$- 195,00
Gastos com informática:---------------------------------------R$-  285,00
Material de escritório:-------------------------------------------R$-1.399,39
Refeições e Restaurantes:------------------------------------R$-  719,61
Revista e jornais:-------------------------------------------------R$-  600,00
Devolução de desconto indevido para os associados: R$-     47,31
Despesas bancárias;--------------------------------------------R$-    55,50

Honorários do 1º Trimestre:----------------------------------R$-14.258,00
Advogados: Drª Valéria Fidellis / Drª Luise Nunes / Drº Marcio Tuma 
Contadora (Benedita Soares) 
Serviços Prestados do 1º Trimestre:------------------------R$- 4.053,40
(Viviane-jornalista; Marilene-diarista;J.W.M Gráfica; Sistema
 Elétrico dos Computadores)
Salários e Ordenados do 1º Trimestre:---------------------R$- 8.965,22
Angela, Márcio e Rosângela

TOTAL DE DESPESAS OPERACIONAIS: --------------R$-50.966,21

Despesas com pessoal: R$ 16.192,82
Estão incluídos nas despesas com pessoal: salários e ordenados,  férias, vale transporte, ticket alimentação e plano de saúde.

Despesas Administrativas: R$ 29.456,10

Despesas Financeiras: R$ 55,50
Essas despesas financeiras são as tarifas e manutenção de conta que o banco cobra.

Despesas Tributárias: R$ 5.261,79
FGTS / INSS/ TLPL / IPTU

Total da Receita Operacional...............R$-75.135,82
Total das Despesas Operacionais.......R$-50.966,21
Resultado do Exercício.........................R$-24.169,61

    O Resultado do Exercício corresponde ao valor de contas a pagar da AFBEPA, a cada início de mês.

Belém (PA), 2 de julho de 2014.


A DIREÇÃO DA AFBEPA.