segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FORMULÁRIO PARA DEVOLUÇÃO DE 70% DA TAXA NEGOCIAL COBRADA PELO SINDICATO É DISPONIBILIZADO NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA


A AFBEPA, a pedido dos bancários do Banpará, entrou em contato com o Sindicato  para saber sobre o formulário de devolução de 70% da Taxa Negocial e foi informada na tarde desta segunda-feira, 10, que o documento tinha acabado de ser disponibilizado no site da Entidade Sindical. Vale lembrar que a taxa está sendo cobrada de todos os bancários, sindicalizados ou não, e que a cobrança é feita em cima de 1,5% do salário-base e de 1,5% da PLR, desta última já houve o desconto.
Ressalte-se que os bancários do Banpará entraram maciçamente com a oposição a esse desconto, mas, em reunião de Diretoria, o Sindicato decidiu devolver somente 70% dos valores descontados, que valerá tanto para o desconto sobre a PLR como, também, das verbas salariais.
Portanto, para se opor e, assim, receber de volta 70% do valor descontado, é preciso entrar no link disponibilizado pelo Sindicato, no seu site, referente aos dois descontos, que sobre os salários ainda será feito.
Para baixar o formulário, basta clicar no ícone “Taxa Negocial”, localizado no canto direito da homepage do Sindicato. Após o clique, abrirá um texto explicando a cobrança da taxa e, ao final dele, você encontrará “Clique aqui para baixar o formulário”. É preciso preencher o documento, assinar, digitalizar e enviar para os e-mails do Sindicato, juridico@bancariospa.org.br e secretariageral@bancariospa.org.br, até o dia 29 de setembro de 2018.

TAXA NEGOCIAL TEM CARÁTER COMPULSÓRIO
O Sindicato não informou sobre o desconto dessa Taxa ou Contribuição, e isso gerou toda a celeuma. Os trabalhadores ficaram sabendo por causa da conexão com outros bancários.
Segundo diz o Sindicato, essa é uma resolução de ordem nacional, convencionada pela Contraf, Fenaban e Sindicatos, a fim de custear as despesas geradas durante a Campanha Salarial.
A AFBEPA, assim como os associados que representamos, discordamos de não termos tido, desde o início, a transparência e o direito de oposição que o assunto requeria, a exemplo de como era feito com o desconto assistencial.
Vale ressaltar que esta devolução de 70%, tanto para os sindicalizados quanto para não sindicalizados, já foi um ganho da força e da resistência a essa contribuição, uma vez que vários bancários entraram com a oposição ao desconto e o Sindicato teve que reunir e decidir por essa devolução.
Ainda há os 30% restantes de muitos colegas que não querem autorizar nenhum desconto. Por isso, a AFBEPA ainda buscará dialogar com o Sindicato para que seja devolvida também essa porcentagem e, em caso de negativa, pois a entidade sindical tem sua autonomia e independência de decisão, a AFBEPA chamará uma nova Assembleia para avaliarmos e decidirmos sobre a entrada na Justiça, uma vez que a Assembleia passada contou com muito pouco participantes.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: