segunda-feira, 30 de junho de 2025

AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO SOBRE TECNOLOGIA AO BANPARÁ


A Afbepa protocolou hoje, 30, um documento a presidente do Banpará sobre a gestão da área tecnológica e o que se quer.


LEIA AQUI

sexta-feira, 27 de junho de 2025

REUNIÃO COM O DIRAD SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO E CLÁUSULAS PENDENTES DO ACORDO COLETIVO 2024/2026


 

A Afbepa reuniu ontem, 26, com o Diretor Administrativo do Banpará para tratar sobre falta de condições de trabalho em Unidades visitadas por nossa Associação, como, também, referente as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026 que necessitam de regulamentação por parte do Banpará.

Um relatório foi entregue ao Diretor para providências sobre essas condições críticas, que interferem na qualidade e nas condições do trabalho.

As principais demandas são por baterias(nobreaks), aparelhos de ar-condicionado, cadeiras, longarinas, computadores, lâmpadas, entre outras.

Ontem mesmo houve resposta da assessoria do diretor que informou o encaminhamento de 2(dois) aparelhos de ar-condicionado para agência Breu Branco.

 

Em relação as Cláusulas do Acordo Coletivo que estão pendentes de regulamentação:

 

1)      10ª – quem são os demais dependentes para efeito de percepção do auxílio previsto nesta cláusula. O Dirad respondeu que está no Jurídico essa avaliação.

2)      17ª – Reajuste das Gratificações – a Sudep teve dificuldade para realização desse estudo, por isso será feito por contratação de ferramenta, pois muitos Bancos não quiseram fornecer as informações referente as suas gratificações. A Afbepa pediu data para apresentar o estudo e foi informado outubro/2025.

3)      21ª Vale Cultura – é por decreto do executivo federal, que não há.

4)    27ª Avaliação de Condições Ambientais dos PABs que estão em hospitais – foi cumprido em 15/4/2025 e será submetido para a diretoria colegiada, posteriormente encaminhada para as entidades.

5)      29ª Teletrabalho – Afbepa cobrou prazo e o diretor informou outubro de 2025.

6)     36ª Coordenação de Tesouraria em agências níveis I e II – que o estudo está na DICOM.

7)  43ª Efetivação em Funções de funcionários(as) que ocupam de forma temporária ou interina e igual ou superior a 90 dias alguma função. Importa ressaltar que a função tem de estar vaga. O Dirad disse que essa Cláusula foi cumprida e quem, porventura, estiver ocupando função, após a assinatura do ACT e não foi efetivado informe esta AFBEPA.

8) 44ª Descomissionamento e Demissões Imotivadas – Entidades têm de encaminhar propostas.

9)      68ª parágrafo 5º - o Dirad informou que o Banco está no prazo para essa contratação de psicólogo e psiquiatra, ou seja, cumprimento em setembro 2025.

 

A Afbepa, também, perguntou sobre a contratação de funcionários(as), uma vez que há uma grande necessidade de mão de obra em várias Unidades do Banpará. O diretor informou que o Banco está realizando procedimentos para o remanejamento de pessoas inscritas no BEM e, por necessidade de saúde, precisam de transferência. Após isso, ocorrerá as contratações, previstas, possivelmente, para agosto/2025.



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

 

NA AGÊNCIA CAMETÁ OS CLIENTES FORAM RECEBIDOS COM MINGAU DE AÇAÍ

 



E ontem, 26, os funcionários (as) da Agência Cametá, além do carinho, serviram aos clientes do Banpará um delicioso mingau de açaí.

Para os funcionários (as) do Banco, os clientes não são números, mas pessoas especiais, que merecem Respeito e um excelente atendimento, feito por outra pessoa e não por uma voz ou máquina.

Parabéns colegas da Agência Cametá 👏🏾


UNIDOS SOMOS FORTES

 A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 26 de junho de 2025

AFBEPA REALIZA ASSEMBLEIAS PARA DELIBERAR SOBRE AS AÇÕES DO TICKET ALIMENTAÇÃO E DOS COORDENADORES DE RETAGUARDA E SERVIÇOS


 Nos dias 24 e 25 de junho de 2025, a Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA) promoveu Assembleias Gerais Extraordinárias com o objetivo de deliberar temas estratégicos da ação coletiva do tíquete alimentação e do(a) Coordenador(a) de Retaguarda e Serviços.


Ocorrendo de forma presencial e também telepresencial, as Assembleias contaram com a presença da presidenta da AFBEPA, Kátia Luíza Silva Furtado, membros da Diretoria Executiva e da assessoria jurídica da entidade, representada pelo Dr. Márcio Tuma e pela Dra. Ana Carolina.


Durante os encontros, foram destacados os avanços significativos já alcançados nas ações, bem como a necessidade de reforço técnico especializado, diante da complexidade da fase atual do processo. 


Nesse sentido, os associados autorizaram, por unanimidade,  o custeio para formação de parcerias do Escritório Tuma&Torres com Escritórios Jurídicos que venham a somar esforços nas teses das ações do ticket alimentação e dos coordenadores de retaguarda e serviços, com o objetivo de agregar valor à defesa dos beneficiários. 


Foi aprovada, ainda, a destinação de parcela de custeio para a manutenção e melhoria das atividades da AFBEPA. 

Com essas decisões, a AFBEPA reforça seu compromisso com a transparência, com a valorização da categoria e com a defesa firme dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Banpará.

Mais informações podem ser obtidas diretamente pelos canais oficiais da nossa Associação e do escritório Tuma e Torres.



 UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

FUNCIONÁRIOS DA AGÊNCIA CAPITÃO POÇO RECEBEM A CLIENTELA DO BANPARÁ COM CARINHO E HUMANIDADE

 


A agência de Capitão Poço recebeu os seus clientes, neste dia, com muita comida, mingau, muito carinho e respeito.

Outro exemplo de humanidade e valorização do cliente Banpará!

Parabéns funcionários (as) da Agência Capitão Poço 👏🏾


confira: 



UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

FUNCIONÁRIOS DA AGÊNCIA ESTRADA NOVA MOSTRANDO AOS CLIENTES QUE ELES SÃO ESPECIAIS PARA O BANPARÁ


 





A agência Estrada Nova está dando show, literalmente, com o seu atendimento aos clientes do IGEPPS.

Hoje foi dia de encerrar o mês de junho com muita alegria, forró e comes e bebes.

Esse atendimento Feliz e humanizado é maravilhoso, e ajuda o Banpará a caminhar bem com a sua clientela.

Parabéns funcionários (as) da Agência Estrada Nova👏🏾


 
Confira as fotos:







UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA


sexta-feira, 20 de junho de 2025

VISITAS DA AFBEPA EM VÁRIAS UNIDADES DE OUTROS MUNICÍPIOS FORTALECEM A NOSSA UNIÃO



A Afbepa esteve em várias Unidades do Banpará, localizadas em outros municípios, de 11 a 19 de junho.


As agências visitadas: Tailândia, Breu Branco, Tucuruí, Novo Repartimento, Goianésia,  Jacundá, Nova Ipixuna, Marabá( São Félix,  Nova Marabá, Cidade Nova), São Domingos do Araguaia, São  Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Piçarra, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Rondon do Pará e Dom Eliseu.


Nesses locais a Afbepa teve uma acolhida calorosa, participando, inclusive,  de aniversário. Ouvimos e informamos, principalmente acerca das cláusulas pendentes do ACT, do que virá este ano, sobre o PCS e das nossas Lutas futuras.

A grande problemática,  que perdura e consome as mentes de todo o funcionalismo, é o funcionamento dos Sistemas Tecnológicos. A Diretoria do Banpará ainda não posicionou os trabalhadores (as) sobre o que esperar da tecnologia após a saída do Ditec.


 O que vem pela frente??

A Direção do Banpará,  enfim, vai enfrentar as substituições dos sistemas? Ou vai deixar o barco à deriva sem comando e sem atitudes???


Para o funcionalismo, o fato do ex-diretor ir para Susis não gerou boa reação,  pelo motivo dele ter comandado a área e não ter tido ações para mudar o cenário catastrófico, oriundo do não funcionamento e até das intermitências dos sistemas.


Os(as) funcionários (as) esperam com ansiedade por melhorias dos sistemas,  pois sem isso, todo o trabalho desenvolvido ou a ser, ficam comprometidos.


A Direção do Banpará precisa dar uma resposta interna, sobre a área tecnológica para todo o funcionalismo, especialmente no sentido de informar o que está fazendo.


 QUESTÕES VISTAS PELA NOSSA ASSOCIAÇÃO NAS UNIDADES E QUE PRECISAM DE PROVIDÊNCIAS: 


Um grande problema visto em, praticamente, todas as Unidades é o não funcionamento ou o funcionamento precário das baterias. UM ABSURDO, visto que essa situação já ocorre há quase 2(dois) anos!!


 Tailândia 

  1- No-breaks não funcionam;


 Breu Branco 

1- Estão sem computadores, há necessidade de pelo menos 2 computadores na retaguarda;

2- Não tem ar-condicionado na retaguarda e nem na tesouraria. Estão trabalhando na retaguarda com ventilador a mais de ano;


 Novo Repartimento 

1- Reclamação sobre o atendimento da Unimed. Apenas um médico atendendo em Tucuruí;


 Goianésia 

1- Sem acesso ao sistema de custos, ou sem acesso as despesas;

2- No-breaks não funcionam desde 2022;

3- Reforma das fachadas tem OS aberta;


 Nova Ipixuna 

1- precisa de contratação de funcionário;

2- No-breaks não funcionam.


 São Geraldo do Araguaia 

1- despesa de carro forte muito alta, precisa de ingerência do gestor.


 São João do Araguaia 

1-Tem 4 funcionários na agência;

2- O Aplicativo não funciona.


 Agência Bom Jesus do Tocantins 

1- Longarina do atendimento precisa ser trocada;


 Agência Abel Figueiredo 

1- o sistema de poupança não está funcionando; SPA não consegue fazer TED;

2- a fachada precisa de reforma;

3- Falta pintura, as paredes estão com mofo;

4- Lâmpadas piscando no caixa;

5- No-breaks sem funcionar;

6- Falta cadeiras, OS aberta há mais de 2 anos( o pessoal está colocando longarinas para os clientes sentarem na mesa do atendimento);


 Agência Rondon do Pará 

1- No-breaks não funcionam. Devido a queda de energia constante os computadores estão com vida útil contada;

2-  A agência deixou de subir de nível por conta de 1.500 reais. O pessoal quer acompanhar pelo sistema a sua atuação, durante o período de classificação;


 Agência Dom Eliseu 

1- Um computador está queimado e, segundo o funcionário da àrea competente, não há licitação;

2- No-breaks apitando muito e não estão funcionando.


A Afbepa verificou que falta nobreaks, cadeiras, computadores e lâmpadas de um modo geral em grande parte das agências visitadas.


Que as áreas competentes resolvam, vez que esses problemas estão insustentáveis, não é possível trabalhar com essa negligência.


 É PRECISO CONDIÇÕES PARA TRABALHAR! 


CONFIRA AS FOTOS


AG. TAILÂNDIA

AG. BREU BRANCO

AG. TUCURUÍ

AG. NOVO REPARTIMENTO

AG. NOVO REPARTIMENTO


AG. GOIANÉSIA

AG. JACUNDÁ

AG. JACUNDÁ

AG. JACUNDÁ



AG. NOVA IPIXUNA

MARABÁ SÃO FÉLIX

NOVA MARABÁ

MARABÁ CIDADE NOVA

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

AG. SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA


SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

SÃO JOÃO DO ARAGUAIA

AG. PIÇARRA

AG. BOM JESUS DO TOCANTINS

AG. ABEL FIGUEIREDO

AG. ABEL FIGUEIREDO


AG. RONDON DO PARÁ

AG. DOM ELISEU

AG. DOM ELISEU




CONFIRA AS FOTOS DA SITUAÇÃO DAS AGÊNCIAS



CADEIRA E CONGARINA QUEBRADAS (AG. SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA)



AG NOVA IPIXUNA COM A LOGO DESBOTADA




 UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA



EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


 A Associação dos Funcionários do BANPARÀ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) que sejam titulares de ação individual de liquidação e execução pleiteando as 7ª e 8ª Horas Extras para os exercentes da função de Coordenador de Retaguarda, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 25.06.2025 (quarta-feira), às 17h30min, a fim de que sejam deliberadas as matérias adiante discriminadas:

1) Tomada de decisões acerca de questões contratuais relacionadas à ação pleiteando as 7ª e 8ª Horas Extras para os exercentes da função de Coordenador de Retaguarda contra o Banpará

A AGE se instalará em 1a Convocação às 17h30h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1a Convocação, a AGE se instalará em 2a Convocação, às 18h00min, com qualquer número de presentes.

Visando garantir a participação da maior quantidade de associados(as), a Assembleia Geral Extraordinária será realizada DE FORMA TELEPRESENCIAL/REMOTA, via aplicativo Microsoft Teams, de utilização gratuita  –, mediante o acesso ao link provisório abaixo informado, nos horários designados para as respectivas convocações:

https://events.teams.microsoft.com/event/cd7e0b56-fcbd-4fb5-833f-0bb189ae6129@a2fb6955-8bc9-4b01-b248-b9ba9293a870

 

Ressaltamos que somente será autorizado o acesso dos Associados(as) que sejam titulares de ação individual de liquidação e execução pleiteando as 7ª e 8ª Horas Extras para os exercentes da função de Coordenador de Retaguarda, bem como que é imprescindível que todos se registrem no link acima antes de ingressar na sala virtual.

 

Em caso de dúvidas e /ou dificuldades, entrar em contato com o Escritório pelo WhatsApp (61) 99129-5102 (Dra. Andrea Santos), inclusive para orientações e suporte técnico para acesso e participação na Assembleia.


Belém, 20 de junho de 2025.



KÁTIA LUÍZA SILVA FURTADO

Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA




ACESSE O EDITAL NA ÍNTEGRA

quarta-feira, 18 de junho de 2025

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 



A Associação dos Funcionários do BANPARÀ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) que sejam titulares de ação individual de liquidação e execução pleiteando reflexos do auxílio-alimentação/auxílio-refeição, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 24.06.2025 (terça-feira), às 17h30min, a fim de que sejam deliberadas as matérias adiante discriminadas:


 1) Tomada de decisões acerca de questões contratuais relacionadas à ação dos reflexos do auxílio-alimentação/auxílio-refeição contra o Banpará.

 

A AGE se instalará em 1a Convocação às 17h30h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1a Convocação, a AGE se instalará em 2a Convocação, às 18h00min, com qualquer número de presentes.

Visando garantir a participação da maior quantidade de associados(as), a Assembleia Geral Extraordinária será realizada DE FORMA HÍBRIDA, sendo facultada a participação:

- de forma presencial, no Hotel Princesa Louçã, Salão Marajó, localizado na Avenida Presidente Vargas, n. 882, no bairro da Campina, em Belém, CEP: 66017-904; ou,

- de forma telepresencial/remota, via aplicativo Microsoft Teams, de utilização gratuita  –, mediante o acesso ao link provisório abaixo informado, nos horários designados para as respectivas convocações:

https://events.teams.microsoft.com/event/c464c79e-2ccd-45e1-83e9-726801ca119a@a2fb6955-8bc9-4b01-b248-b9ba9293a870

 

Ressaltamos que somente será autorizado o acesso dos Associados(as) que sejam titulares de ação de liquidação e execução individual pleiteando reflexos do auxílio-alimentação/auxílio-refeição, bem como que é imprescindível que todos se registrem no link acima antes de ingressar na sala virtual.

 

Em caso de dúvidas e /ou dificuldades, entrar em contato com o Escritório pelo WhatsApp (61) 99129-5102 (Dra. Andrea Santos), inclusive para orientações e suporte técnico para acesso e participação na Assembleia.


Belém, 18 de junho de 2025.




KÁTIA LUÍZA SILVA FURTADO

Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA




ACESSE O EDITAL NA ÍNTEGRA

sexta-feira, 13 de junho de 2025

✊🏽 2025: o que foi pactuado no ACT e na CCT para os funcionários(as) do Banpará


A Campanha Salarial realizada em 2024 foi marcada por muita mobilização, coragem e resistência. Graças à força da categoria e à atuação firme da nossa AFBEPA nas mesas de negociação, importantes conquistas foram garantidas para os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará, muitas das quais já estão sendo vivenciadas.

Para 2025, tanto o Acordo Coletivo de Trabalho do Banpará como, também, a Convenção Coletiva de Trabalho preveem direitos que entram em vigor a partir de setembro deste ano. E em agosto, no dia dos Bancários(as), o direito ao ticket alimentação extra deve ser efetivado.

Confira o que está por vir:

📌 28 de agosto de 2025 – Dia dos Bancários

▶ Ticket Extra garantido

No dia 28/08, todos os trabalhadores receberão mais um ticket extra de R$ 3.000,00. (CLÁUSULA 8ª – PARÁGRAFO PRIMEIRO);

▶ PLR 2025

Antecipação da PLR/2025, com base nas mesmas regras da PLR/2024. (CLÁUSULA 12ª – PARÁGRAFO QUINTO);

📌 A partir de 1º de setembro de 2025

▶ Reajuste Fenaban INPC/IBGE + ganho real de 0,6%

Salários e certas cláusulas econômicas, como gratificações e anuênio, serão reajustados com base no INPC/IBGE acumulado de setembro/2024 a agosto/2025, acrescido de 3% de reajuste negociado com o Banpará.

A nossa Associação segue na luta pela valorização de quem faz o Banpará acontecer,  “Essas conquistas são o reflexo de um trabalho coletivo, da confiança da categoria e da firmeza nas negociações. Vamos Seguir atentos, resistentes e combativos, para garantir o cumprimento do Acordo e avançar ainda mais na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Banpará”, reforça a presidenta da AFBEPA.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 12 de junho de 2025

ABONO DO DESLOCAMENTO PARA CUIDAR DA SAÚDE EM OUTRO MUNICÍPIO É ASSEGURADO PELA DIRAD


Após denúncias de recusa injusta de atestados e declarações médicas por parte do Banco, a nossa Associação foi, novamente, à linha de frente para cobrar respeito aos funcionários (as) que são lotados em outros municípios do Estado e que com suas famílias estão desassistidos de assistência médica e de exames, para que o direito ao abono deslocamento seja cumprido.

Essa realidade de falta de assistência médica e de local para realizar exames, influenciou para que em 2023, a Afbepa reunisse com o Dirad ficando acertado que onde não houvesse assistência à saúde,  por não aceitação do plano Unimed, o Banpará abonaria o deslocamento para cuidados com a saúde, em outro município mais próximo.

Ocorre que, os funcionários(as) que não conseguem ajuda médica ou para realização de exames em seus municípios, têm se deslocado para municípios mais próximos, porém o atestado médico e a declaração do hospital com CNPJ não estavam sendo aceitas para abonar esse deslocamento.

A Afbepa dialogou com a assessoria do Dirad que nos deu uma ótima notícia,  de que o Aviso Circular, que dispõe sobre o abono deslocamento, será editado, para considerar que tanto o atestado médico quanto a declaração do hospital valham como documentos hábeis para abonar esse deslocamento.

É fundamental o entendimento de que o deslocamento para outro município não é uma escolha, é uma necessidade.

A AFBEPA recebeu dois casos emblemáticos nesta semana:

Um funcionário de Viseu foi ao alergista em Capanema e teve o atestado questionado.

Outro, de Moju, acompanhou o filho para atendimento no Hospital Amazônia e teve a declaração do hospital (assinada, com CNPJ) recusada.

 PARA ENTENDER ESSA NECESSIDADE DE QUEM BUSCA SAÚDE 

Desde outubro de 2023, a AFBEPA vem debatendo com o Dirad acerca do abono deslocamento. A luta resultou na edição de um Aviso Circular e, depois, em uma cláusula específica no Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026. A regra é clara: o que deve ser abonado é o deslocamento do trabalhador, não a consulta ou outro procedimento. 

Se o funcionário (a) precisa sair de sua cidade para levar um filho, sua esposa ou ir ele mesmo a uma consulta médica ou realizar exames, os dias que forem necessários devem ser abonados. Não é razoável, nem humano, exigir a presença no trabalho de alguém que passou horas viajando, para buscar atendimento para sua saúde ou de seu familiar, que o próprio município onde reside e trabalha não oferece.

AFBEPA cobrou, debateu e conquistou o aditamento do AC, para que atestado e declaração do hospital com CNPJ sejam documentos aceitos para abonar o deslocamento.

Fique atento!

Assim que o novo aviso circular for publicado, a nossa Associação divulgará nova matéria com todas as orientações.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Missa de Sétimo Dia– Eduardo Alberto da Silva Lima


 A AFBEPA informa e convida para a Missa de Sétimo Dia em memória do nosso associado Eduardo Alberto da Silva Lima, que será realizada neste sábado, 14 de junho, às 18h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes (Av. Governador José Malcher, 1169 – Belém/PA).

Será um momento de orações e saudades por Eduardo, que deixa marcas de gentilezas, amizade, profissionalismo e respeito por onde passou.

"Se há algum conforto na morte de alguém que amamos, é o de saber que a pessoa está indo pra um lugar onde não há tristeza, maldade e dor."

A AFBEPA se solidariza com os familiares e amigos de Eduardo Lima neste momento e se une a todos na homenagem a essa pessoa querida.

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 6 de junho de 2025

BANPARÁ E A DESTITUIÇÃO DO DIRETOR DE TECNOLOGIA

 

Há algum tempo o Banpará  vem sangrando por causa dos problemas constantes afetos a tecnologia, seja por causa da intermitência ou não funcionamento dos sistemas, o certo é que o desespero sempre bateu à porta, principalmente nos dias de pagamento dos servidores públicos estaduais.

A Afbepa sempre cobrou da Direção do Banco atitudes, para que a sangria fosse estancada, por meio de políticas que melhorassem o desempenho tecnológico do Banco.

A Campanha Salarial do ano passado foi um momento que ilustra a nossa luta, em buscar, incansavelmente, que o Banpará seja cuidado e que  os seus sistemas fossem tratados com a rapidez com que o Banco perde clientes por causa deles.

Ficou acertado a modernização, durante a vigência do ACT, do parque tecnológico e dos sistemas. 

Ontem o Diretor de Tecnologia foi destituído e a Afbepa vê com otimismo essa destituição, pois espera que o próximo Ditec venha com vontade de fazer os investimentos necessários, para que enfim, os sistemas sejam modernizados e substituídos e o Banpará volte a ter saúde para poder atuar como o melhor Banco do Norte.


 UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 4 de junho de 2025

AFBEPA NA ESTRADA: DIÁLOGO, CONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DA UNIDADE COM O FUNCIONALISMO




Nesta semana, a AFBEPA seguiu firme em sua missão de estar frente a frente com os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará.

Na terça e quarta-feira, a presidenta da Associação, Kátia Furtado, percorreu as agências de São Domingos do Capim, Bonito, Capanema, Ourém e Castanhal Centro, em uma intensa agenda de visitas, diálogo e fortalecimento da nossa luta coletiva.

A nossa Associação reafirma, em cada local percorrido, o compromisso de representar com coragem, seriedade, lealdade e compromisso cada empregado(a) que constrói diariamente o Banco do Estado do Pará S/A com dedicação e excelência.

Durante as visitas, diversos temas foram discutidos com os colegas, com destaque para o nosso Plano de Cargos e Salários (PCS), instrumento fundamental para garantir valorização, justiça e dignidade durante e após a vida laboral . A Afbepa esclareceu que os trabalhos acerca do Regulamento posto já finalizou, o trâmite seguinte será o de apresentar o trabalho para diretoria. 
Foi esclarecido que o GT/PCS ainda fará o estudo e a disposição sobre Carreiras.

Outro ponto que gerou preocupação foi a tecnologia do Banpará. Em praticamente todas as agências, os empregados(as) relatam instabilidade nos sistemas, o que tem impactado negativamente a produtividade e contribuído para o aumento da taxa de portabilidade por parte dos clientes. Na quarta-feira, diversos locais enfrentaram queda de sistema. Poucos minutos após a chegada da AFBEPA na agência Castanhal Centro, o SPA voltou a funcionar, mas as reclamações se repetem: no dia a dia, quem está na linha de frente, mal consegue concluir uma operação sem que o sistema oscile ou pare de funcionar.
Urge, de urgência urgentíssima, que a administração do Banpará tome providências quanto a isso, pois está fazendo o Banco sangrar desnecessariamente.

Em São Domingos do Capim, no entanto, uma notícia positiva: a agência se mantém em funcionamento mesmo durante quedas de internet no município, graças a um link próprio da Oi com provedor local da GBS. O link da Prodepa atua como backup, garantindo mais estabilidade à unidade.

Outro tema recorrente nas conversas foi o plano de saúde. Muitos empregados(as) têm relatado a dificuldade de acesso a atendimentos, especialmente nos municípios onde não há cobertura da Unimed. A AFBEPA aproveitou para esclarecer, em todas as unidades, que o deslocamento para atendimento médico, laboratorial, exames etc, em outras localidades agora é abonado, uma conquista da nossa Associação! Até dezembro de 2023, quando não havia o Aviso Circular, muitos colegas precisavam utilizar abono assiduidade ou até mesmo licença-prêmio para cuidar da saúde. Essa prática era inaceitável — e a AFBEPA lutou até garantir o direito de ter saúde sem prejuízo, com o abono dos deslocamentos. Para tanto é preciso que o funcionário (a) peça para o médico ou o técnico que fez o exame assinar a declaração de que esteve naquele local para consulta ou a fim de fazer exame.

“Estar presente nos locais de trabalho, ouvir os anseios da categoria e levar informação qualificada é parte da nossa missão. Cada encontro renova a nossa força e nos lembra porque a Afbepa segue firme na defesa dos direitos, interesses e da dignidade de todos os trabalhadores(as) do Banpará”, afirma Kátia Furtado.

A AFBEPA retorna para Belém, mas estamos sempre indo ao encontro de quem faz o Banpará acontecer todos os dias.

CONFIRA AS FOTOS

Ag. São Domingos do Capim 

Ag. São Domingos do Capim 

Ag. Bonito

Ag. Capanema

Ag. Capanema

Ag. Ourém 

Ag. Ourém 

Ag. Ourém 

Ag. Castanhal


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA