terça-feira, 22 de abril de 2025

🌸 Um carinho com aroma da nossa terra: o brinde das Mães AFBEPA 2025 🌸




 

Ser mãe é ser raiz, flor, força e aconchego. E neste ano, a AFBEPA preparou um brinde que celebra não só esse amor imenso, mas também a beleza da nossa regionalidade.

Pensando em valorizar os sentidos e a natureza que nos cerca, o presente das mães 2025 chega como um gesto de cuidado e identidade. Cada item foi escolhido com afeto, para refletir o carinho que temos por essas mulheres incríveis.

O kit é composto por: 🌿 Um body splash de 250ml com o nome poético de Aurora Matinal, trazendo frescor e leveza como os primeiros raios do dia;

🌿 Um óleo corporal de 80ml com andiroba e copaíba, essências da nossa floresta que cuidam e restauram;

🌿 Um creme de massagem de 80g com os mesmos ingredientes, para momentos de alívio e relaxamento;

💄 E um batom de O Boticário, para lembrar que beleza também é poder e expressão.

A distribuição dos nossos brindes começa nesta semana. Eles serão enviados com carinho para as nossas associadas de outros Municípios — começando pelas regiões mais distantes — e também entregues em Belém.

Mais do que um presente, queremos que cada Mulher sinta-se abraçada, lembrada e celebrada. Porque ser mãe é ser inspiração — e isso, para nós, é motivo de festa.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Feliz Páscoa! Que a esperança renasça em cada coração 🕊️



A Páscoa é tempo de renascimento, de refletir sobre a vida, a fé, o amor e a esperança. É o momento de lembrar que, mesmo após os dias difíceis, sempre há a possibilidade de recomeçar — com mais luz, mais força e mais propósito.

Neste domingo especial, a AFBEPA deseja que cada associado e sua família celebrem não apenas a tradição, mas o verdadeiro significado da Páscoa: a renovação da vida, o triunfo da paz sobre a dor, e o amor que vence qualquer escuridão.

Que o espírito pascal encha os lares de alegria, união e gratidão. Que possamos seguir com fé, acreditando em dias melhores e construindo juntos um mundo mais justo, solidário e cheio de esperança.

Feliz Páscoa! 🌷 
Com carinho,
AFBEPA – Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará

🌿 *19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas: Protagonismo ancestral rumo à COP-30* 🌿




Hoje, 19 de abril, celebramos o Dia dos Povos Indígenas, uma data que nos convida a reconhecer a importância, a sabedoria e a resistência dos primeiros habitantes desta terra. Mais do que memória, este é um dia de afirmação e respeito aos direitos, às culturas e aos territórios indígenas.

Em Belém do Pará, cidade que sediará a COP-30 em 2025, essa reflexão ganha ainda mais força. A presença indígena na Amazônia não é apenas histórica — é atual, pulsante e fundamental. São os povos indígenas que há séculos vivem em harmonia com a floresta, cuidando do que hoje o mundo inteiro quer preservar.

Não há futuro sustentável sem justiça social. Não há debate climático honesto sem escuta ativa aos povos originários. Eles não devem ser apenas convidados da COP-30, mas protagonistas na construção de soluções verdadeiramente eficazes e humanas.

A AFBEPA se une à luta por respeito, visibilidade e valorização dos povos indígenas. Que este 19 de abril seja um chamado à escuta, ao diálogo e à transformação.

*🌱 Povos indígenas presentes. Amazônia viva. COP-30 com justiça e participação! 🌱*

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Assembleia Geral Extraordinária debate temas importantes para os(as) associados(as) da Afbepa



Na noite de ontem (16), a AFBEPA realizou mais uma Assembleia Geral Extraordinária, conduzida pela presidenta Kátia Furtado e pela Dra. Ana Carolina Albuquerque, da assessoria jurídica do Escritório Tuma e Torres.

Durante a live, foram debatidos temas de grande interesse da nossa categoria, com destaque para o auxílio-aluguel, a ação do Banco de Horas Negativas, a Ação do Ticket Alimentação e orientações jurídicas sobre modificações no contrato de trabalho vinculadas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Sobre o auxílio-aluguel, a advogada explicou que foi confirmado que o Banpará trata a verba como de natureza salarial, deduzindo tributos, porém não recolhe FGTS. A Afbepa vai tratar essa questão no sentido de solicitar que essa sjuda volte a ter nstureza indenizatória.

No que diz respeito ao Banco de Horas Negativas, a Dra. Ana Carolina informou que o escritório já está promovendo as execuções judiciais, e quem fez horas negativas deve encaminhar para o Escritório Tuma e Torres esse relatório, assim como assinar procuração e contrato para que a nossa assessoria jurídica possa representá-lo(a) na Justiça Trabalhista. 

Em relação à Ação do Ticket Alimentação , o processo segue em andamento, e o escritório também irá promover as devidas execuções, mantendo o compromisso com os(as) associados(as) de lutar até a última instância, se for o caso, para assegurar o direito conquistado.

Em relação a assinatura pelo(a) funcionário(a) dos Termos encaminhados pelo Banpará, a assessora jurídica destacou que não identificou problemas jurídicos nas recentes modificações promovidas pelo Banco. No entanto, orientou que todos(as) os(as) bancários(as) leiam atentamente sobre a *Política de Privacidade* disponibilizada pelo Banpará, onde estão detalhadas as regras para o tratamento de dados.

A Assembleia foi bastante produtiva, trazendo esclarecimentos importantes e reforçando o compromisso da AFBEPA com a transparência, a informação e a defesa intransigente dos direitos da nossa categoria.

Seguimos firmes, sempre na luta por cada funcionário(a) do Banpará, representando com responsabilidade e dedicação os nossos(as) associados(as)!

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

AFBEPA não funcionará nos dias 18 e 21 de abril


 

A Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA) informa que, em virtude do feriado nacional de Sexta-feira da Paixão (18/04) e do feriado de Tiradentes (21/04), não haverá expediente na sede da entidade nessas datas.

As atividades serão retomadas normalmente a partir de terça-feira, 22 de abril, às 9h.

A Afbepa agradece a compreensão dos nossos associados (as) e deseja um ótimo feriadão!



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

📢 COMUNICADO – AÇÃO DO TICKET ALIMENTAÇÃO


No dia 14/04/2025, segunda-feira,  o TRT-8ª Região julgou improcedente o pedido do Banpará para desconstituir o direito da integração do auxílio alimentação à remuneração dos associados (as) da Afbepa, em ação rescisória ajuizada pelo Banco. Além disso, o Banpará foi condenado ao pagamento de multa por litigância de má-fé, fixada em 10% sobre o valor da causa.

A ação rescisória foi ajuizada pelo Banpará com o objetivo de desconstituir o direito reconhecido na ação coletiva proposta pela AFBEPA em 2013, que transitou em julgado em 2019.

A decisão deverá ser publicada na próxima semana. Ressalte-se que ainda cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, o qual deve ser manejado pelas partes, dentro do prazo legal.

Para a Afbepa, a Direção do Banpará ao insistir com essa Ação Rescisória, mantém a conduta de dar prejuízo ao Banco, o que, infelizmente, é um absurdo intolerável!! 

Nessa sessão de julgamento, a Direção do Banpará trouxe um ex-ministro do TST para atuar em seu favor e isso deve ter custado um valor expressivo para o Banco.

Somado a isso o Banco foi apenado em percentual de 10% por litigância de má-fé, para quem não sabe esse conceito, leia abaixo:

A litigância de má-fé é um ilícito processual que ocorre quando uma das partes age de forma desonesta ou fraudulenta. O juiz pode aplicar penalidades, como multas, quando houver prova de que a parte agiu com dolo ou negligência. 

Quando se configura litigância de má-fé? 

1-Alterar a verdade dos fatos;

2-Usar o processo para conseguir um objetivo ilegal;

3-Resistir injustificadamente ao andamento do processo;

4-Proceder de modo temerário.

Logo, esse é o comportamento do Banpará processualmente, por mais incrível que possa parecer!! A Afbepa não consegue entender o motivo de, até o momento, o Jurídico do Banco não haver orientado essa Diretoria, a não insistir em medidas que somente vem prejudicando o Banpará.

A nossa luta é para que o  Banco resolva essa situação, pois Vidas estão indo embora.

A assessoria jurídica da Afbepa segue adotando as providências cabíveis.

AFBEPA – Sempre na defesa dos nossos direitos.

Documentos sobre privacidade de dados: AFBEPA orienta leitura atenta e responsável


Nos últimos dias, os funcionários(as) do Banpará receberam uma série de documentos relacionados à Política de Privacidade e ao Tratamento de Dados, tanto internos quanto externos. Diante da importância e das implicações legais envolvidas, a AFBEPA aguardou o parecer técnico da equipe jurídica, que foi brilhantemente apresentado pela Dra. Ana Carolina Albuquerque, assessora jurídica da nossa entidade, que entende que podemos assinar os documentos, porém temos que ler sobre as políticas de privacidade e tratamento de dados, que nos vinculam juridicamente. 

Durante a explicação, a Dra. Ana Carolina detalhou os pontos mais relevantes dos documentos, reforçando a responsabilidade que cada funcionário(a) assume ao lidar com dados sensíveis, tanto de clientes quanto de colegas e seus dependentes.

A AFBEPA reforça a recomendação de que todos os funcionários(as) façam uma leitura minuciosa dos seguintes documentos:

1-Termo aditivo ao contrato de trabalho;

2-Termo de confidencialidade;

3-Termo de consentimento para tratamento de dados sensíveis; e

4-Termo de consentimento para tratamento de dados de filhos menores de idade (quando aplicável).

Esses documentos não devem ser lidos de forma apressada ou superficial. Ao assinar, o(a) funcionário(a) declara estar ciente de todo o conteúdo e das implicações legais envolvidas, inclusive quanto à responsabilidade civil e administrativa em casos de descumprimento.

Como bancários(as), somos diariamente responsáveis por informações sensíveis e confidenciais. Por isso, é essencial compreender que o cuidado com esses dados não é apenas uma questão ética, mas também uma exigência legal.

📌 Como acessar as políticas na Intranet do Banco:

Acesse a Intranet do Banco pelo seu navegador corporativo.

No menu superior, clique em "Instrumentos".

Em seguida, selecione a opção "Políticas".

Procure pelos documentos:

 Política de Privacidade Interna e política de privacidade externa. 

A leitura desses materiais é fundamental para garantir que você esteja totalmente ciente dos seus deveres, limites e responsabilidades no tratamento de dados.

A AFBEPA segue à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar os colegas neste processo. Se precisar de orientação, entre em contato com a nossa entidade.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 15 de abril de 2025

LGPD: Termos enviados pelo Banpará ao funcionalismo levantam dúvidas e AFBEPA está avaliando juridicamente para dar esclarecimentos




O Banpará enviou recentemente aos seus funcionários e funcionárias um termo de consentimento relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), solicitando assinatura. O documento trata do uso de dados pessoais no âmbito da relação de trabalho e propõe mudanças no contrato dos empregados.

Desde então, diversos associados e associadas têm procurado a nossa AFBEPA buscando orientação sobre como proceder diante do pedido do Banco. A preocupação é legítima, pois a assinatura desse tipo de termo pode ter implicações jurídicas relevantes, especialmente no que diz respeito à proteção de dados e a qualquer alteração das condições contratuais.

A AFBEPA, ciente do assunto e comprometida com a defesa dos nossos direitos, encaminhou os termos para análise do Escritório Tuma e Torres, nossa Assessoria Jurídica, que já está estudando o conteúdo. O escritório irá emitir um parecer técnico com orientações claras sobre os próximos passos.

📌 Importante: Enquanto o parecer jurídico não é finalizado, a orientação da AFBEPA é que os funcionários e funcionárias não assinem esses termos.

Entenda o que é a LGPD e por que isso importa

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (Lei nº 13.709/2018) entrou em vigor para garantir que cidadãos brasileiros tenham maior controle sobre seus dados pessoais. Ela regula como empresas e instituições públicas e privadas coletam, armazenam, compartilham e utilizam esses dados.

No ambiente de trabalho, a LGPD exige que o empregador seja transparente quanto à finalidade da coleta e uso de dados dos empregados. Além disso, qualquer alteração nas condições contratuais, especialmente aquelas que envolvem consentimento para uso de informações pessoais, deve ser analisada com cautela e não pode ser imposta de forma unilateral.

⚠️ A AFBEPA reforça seu compromisso com a categoria e seguirá acompanhando de perto esse processo. Assim que o parecer jurídico estiver pronto, faremos a devida comunicação em nossos canais oficiais, garantindo que todos os associados e associadas estejam bem informados, protegidos e amparados.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 11 de abril de 2025

✨ Estreando o nosso quadro Conexão AFBEPA ✨



A Afbepa recebeu um relato especial direto da Agência Estrada Nova, enviado pelo gerente da Unidade, e não podíamos guardar só pra nós. 

Hoje, a agência recebeu a visita da D. Nilza Barbosa, aluna do EJA na Escola Arthur Porto. Ela veio se inscrever para participar da seleção de uma vaga de estágio — e fez questão de dizer que quer ser avaliada da mesma forma que os mais jovens, sem nenhum privilégio.

Aos 60 anos, D. Nilza retomou aos estudos depois de mais de 30 anos, e segue cheia de sonhos e vontade de crescer. 


Histórias como a dela nos tocam, nos inspiram e nos lembram de que, mesmo em meio aos desafios do dia a dia bancário, há sempre espaço para a esperança, para o afeto e para conexões reais de vida que nos ensinam. 🌱

Obrigada, D. Nilza. A senhora é um exemplo pra todos nós!

#ConexãoAFBEPA #HistóriasQueInspiram #AFBEPA #Estágio #EJA #Superação #AssociadoAFBEPA

EDITAL DE CONVOCOAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA



A Associação dos Funcionários do BANPARÀ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 13, II, combinado com o art. 11, Parágrafo Segundo do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) Efetivos(as) para participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 16.04.2025 (quarta-feira), às 17h30min, a fim de que sejam deliberadas as matérias adiante discriminadas:

1) Ajuizamento de ações judiciais coletivas e/ou medidas cautelares coletivas e/ou demais providências judiciais e administrativas destinadas a proteger o interesse da Associação e de seus(as) associados(as); e,

2) O que ocorrer.

A AGE se instalará em 1a Convocação às 17h30h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1a Convocação, a AGE se instalará em 2a Convocação, às 18h00min, com qualquer número de presentes. Visando garantir a participação da maior quantidade de associados(as), a Assembleia Geral Extraordinária será realizada DE FORMA TELEPRESENCIAL, via aplicativo Microsoft Teams, de utilização gratuita –, mediante o acesso ao link provisório abaixo informado, nos horários designados para as respectivas convocações:

 https://events.teams.microsoft.com/event/637b24f4-a40d-46c4-9b67- ffda87e61b7b@a2fb6955-8bc9-4b01-b248-b9ba9293a870 

Em caso de dúvidas e /ou dificuldades, entrar em contato com a AFBEPA pelo WhatsApp (91) 99247-6774, inclusive para orientações e suporte técnico para acesso e participação na Assembleia. 

Belém, 11 de abril de 2025. 

KÁTIA LUIZA SILVA FURTADO

 Presidente - Diretoria Executiva AFBEPA



ACESSE O EDITAL NA ÍNTEGRA

quinta-feira, 3 de abril de 2025

🎉💬 Primeira edição do Bate-Papo com Jurídico da AFBEPA é um sucesso!💬🎉

 




Ontem foi um dia de muita troca, informação e conquista para os associados (as) da AFBEPA! Foi realizada a primeira edição do Bate-Papo Jurídico, um momento especial para esclarecer dúvidas, compartilhar conhecimentos e fortalecer ainda mais a luta pelos direitos da nossa categoria.

Com a presença dos nossos assessores jurídicos Márcio Tuma e Ana Carolina Albuquerque, o encontro foi uma grande oportunidade para os associados (as) tirarem dúvidas e entenderem melhor seus direitos. O grande destaque da conversa foi a vitória da ação de complemento de gratificação – um marco importantíssimo que reforça o compromisso da AFBEPA em garantir mais justiça e valorização para os funcionários (as) do Banpará! 

O clima foi de interação, aprendizado e fortalecimento da nossa união, e essa foi só a primeira edição! Vem muito mais por aí, então fique ligado e participe dos próximos encontros. Unidos seguimos Fortes! 


CONFIRA AS FOTOS:






UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sábado, 29 de março de 2025

AGÊNCIA JACUNDÁ NÃOFUNCIONARÁ NA SEGUNDA, 31



A nossa Associação recebeu com satisfação o retorno da Diretoria Comercial e a Presidência do Banpará, que se solidarizaram com os funcionários (as) da agência Jacundá pelo falecimento do colega Roklany, e a nosso pedido, de não funcionamento dessa Unidade na segunda-feira, 31, foi atendido. Ainda foi informado que o Banpará enviou uma coroa de flores para o velório do colega.

A forma abrupta dessa partida deixa sofrimento em todos os funcionários (as), familiares e amigos. Se vive uma década por horas em um ambiente de trabalho e de repente, a pessoa sem estar apresentando qualquer problema, vai embora para sempre.
O Banco vem demonstrando atitudes Humanas em situações como essa, foi assim em Inhangapi.

A Afbepa agradece imensamente esse olhar sensível.

Ainda não há notícias de velório e sepultamento, pois o corpo do funcionário foi levado para o IML de Marabá.

Seguimos juntos neste momento de luto e apoio.

A DIREÇÃO DA AFBEPA

DEUS RECEBA ROKLANY




É com profundo pesar que a Afbepa soube do falecimento do nosso associado Roklany Sousa Santos, ocorrido na noite de ontem. Roklany dedicou 10 anos de sua Vida ao Banco do Estado do Pará S/A, atuando na *Agência Jacundá,* onde conquistou a admiração e o carinho de todos. Com seu jeito alegre e divertido, ele fez da convivência diária um ambiente mais leve e especial.

Aos 50 anos, sua partida repentina deixa um vazio imensurável entre colegas, amigos e familiares. Neste momento de dor, toda a equipe da Agência Jacundá encontra-se profundamente abalada, pois foram dez anos de um convívio fraternal. Em respeito a essa perda tão difícil, os funcionários(as) solicitam à diretoria do Banco que a agência permaneça fechada na próxima segunda-feira. A AFBEPA se solidariza e reitera esse pedido, entendendo a necessidade de acolhimento e luto.

Nos unimos em orações e sentimentos de conforto à família, amigos e colegas de Roklany. Que sua alegria e lembrança permaneçam vivas em nossos corações.

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 28 de março de 2025

AFBEPA reitera solicitação de respostas do Banpará sobre o cumprimento de Cláusulas do ACT 2024-2026



Na manhã desta sexta-feira (28), a nossa Associação protocolou o Ofício nº 15, cobrando do Banpará respostas urgentes sobre o cumprimento de cláusulas 
do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2026. 

As cláusulas em questão já venceram no dia 13 de março, sem que houvesse uma posição clara do Banco sobre sua implementação.

No documento, a AFBEPA solicita esclarecimentos e providências quanto às Cláusulas 18, 19, 29, 36 e 60, que tratam de pontos fundamentais para a concretização de direitos e condições de trabalho do funcionalismo. A nossa Associação reforça que esses questões foram negociadas e acordadas, e devem ser cumpridas pelo Banco dentro dos prazos estabelecidos.


Convidamos todos os colegas a ler o ofício na íntegra aqui e a se manterem informados sobre os desdobramentos dessa cobrança. A participação de cada um é essencial para garantir que nossos direitos sejam respeitados!

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

AFBEPA Vai ao Banpará Castanhal e acompanha atendimento aos Clientes



A AFBEPA esteve na manhã desta sexta-feira (28) na agência do Banpará em Castanhal para uma breve visita. O prédio dessa Unidade já estava bastante movimentado nas primeirashoras da manhã, como é comum em período de pagamento dos servidores públicos

A nossa Associação verificou que os sistemas tecnológicos estão funcionando normalmente, sem intercorrências, e isso é algo importante, que faz fluir o atendimento.

Já bem cedo, os aposentados(as) estavam sendo atendidos(as) com agilidade e atenção, reforçando o compromisso dos funcionários (as) do Banpará em garantir um serviço de qualidade.

Além disso, outros colegas dessa Agência começaram o dia, com muita disposição, visitando comerciantes da região para apresentar a máquina Banparápay, fortalecendo ainda mais a presença do Banpará no comércio local.

 AGÊNCIA ESTRADA NOVA

Esse atendimento humanizado ocorreu também na Agência Estrada Nova ontem (27), onde os aposentados(as) também foram recebidos(as) com muito carinho e um café da manhã especial. 
São gestos como esses que fazem toda a diferença e demonstram o Respeito e a Valorização que o Banpará dá, através dos seus funcionários (as), aos(às) seus clientes e colegas de nossa classe.

Ainda no domingo passado, 23, o gerente geral dessa agência estava dialogando com Mulheres Empreendedoras do MEP- Movimento de Esteticistas do Pará, que ouviram propostas do funcionário da Agência Estrada Nova, que o Banpará tem para elas.
Parabéns aos colegas que têm se empenhado para fortalecer o Banpará no nosso Estado.

A nossa Associação parabeniza o funcionalismo do Banpará, por seu comprometimento, que em muito enaltece a atuação do Banco do Pará na nossa sociedade.

 SISTEMA TECNOLÓGICO

A Afbepa verificou que o sistema está operando desde ontem normalmente e sem intercorrências, garantindo um fluxo tranquilo e eficiente. 

Para a AFBEPA, tudo isso é extremamente positivo e demonstra que com os sistemas funcionando, os trabalhos são bem feitos e geram bons resultados, para o Banpará, os Clientes e os funcionários(as)!

E na sua agência, como está sendo o atendimento? O sistema está funcionando bem? Queremos saber como está o dia a dia de nossos(as) colegas e clientes do Banpará. Envie fotos e informações para a AFBEPA!

Confira as fotos: 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 21 de março de 2025

🧠 Cuide da sua saúde mental! 🧠



A AFBEPA, através do seu psicólogo Allan Maués, traz uma novidade para os nossos associados(as), que necessitam e têm dificuldades de fazer a sua avaliação neuropsicológica, principalmente pelo alto valor dela. Agora, você pode realizar sua Avaliação Neuropsicológica com o psicólogo Allan Maués e obter descontos especiais.

A avaliação neuropsicológica analisa diversos aspectos cognitivos e emocionais, como atenção, memória, percepção e personalidade, ajudando no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições.

📌 Priorize seu bem-estar mental! Para mais informações, entre em contato com a nossa Associação.

quarta-feira, 19 de março de 2025

RETORNO POSITIVO DAS AGÊNCIAS E AFBEPA SE ALEGRA POR ISSO



A nossa AFBEPA recebeu feedbacks positivos das agências Capitão Poço e Jacundá, que enfrentavam sérios problemas com as centrais de ar. A boa notícia é que os novos aparelhos chegaram e já estão instalados nessas unidades, resolvendo um problema que, por muito tempo, deveria ter sido solucionado pelo próprio Banco. No entanto, devido à omissão da área competente, a situação só foi resolvida após a pressão constante da nossa Associação. 

A Afbepa, através de reuniões com o Dirad ou a sua assessoria, tem agido para que as condições de trabalho sejam respeitadas e, por diversas vezes, encaminhou relatórios dos problemas enfrentados pelos funcionários (as), em suas Unidades, à Diretoria Administrativa cobrando soluções. 

Graças à nossa persistência essas melhorias já vêm, finalmente, sendo implementadas, o que  garante um ambiente de trabalho salubre e seguro para todos os funcionários e funcionárias.

Esse é um trabalho que a nossa Associação faz, devido ao entendimento de que é fundamental que o Banpará dê aos trabalhadores (as) um meio ambiente laboral saudável, conforme a Lei manda.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Bancos que Investem em Tecnologia Crescem e Se fortalecem



O setor bancário está passando por uma revolução tecnológica, e os números comprovam: os Bancos digitais estão apresentando um crescimento expressivo na rentabilidade. De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2024, o retorno sobre o patrimônio (ROE) dessas instituições aumentou de 11,45% em dezembro de 2023 para 19,1% em junho de 2024, ultrapassando a média do sistema bancário tradicional, que ficou em 15,11% no mesmo período.

Esse avanço se deve, principalmente, aos investimentos em tecnologia, que permitem maior eficiência operacional, redução de custos e ampliação da base de clientes. 

Os Bancos digitais têm se destacado na oferta de serviços inovadores, como atendimento 100% online, tarifas reduzidas e experiências mais ágeis para os usuários. Imagina se o atendimento humano se aliasse a esse investimento tecnológico, seria excelente.

No Banpará, a modernização tecnológica é uma pauta importante. O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026, em sua Cláusula 34, estabelece o compromisso do Banco em modernizar o seu parque tecnológico, um passo essencial para garantir um atendimento Humano mais eficiente e competitivo. A AFBEPA tem atuado ativamente para cobrar essa modernização, reforçando a importância de investimentos que beneficiem os trabalhos da nossa categoria e, por conseguinte, os clientes.

Para a nossa classe, essa transformação digital representa desafios e oportunidades. A capacitação profissional se torna um diferencial competitivo, e a nossa valorização caminha junto dos avanços tecnológicos, porque cliente satisfeito se mantém.

A AFBEPA segue atenta e cobrando melhorias para garantir a inovação do parque tecnológico do Banpará!



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 18 de março de 2025

VITÓRIA DOS ASSOCIADOS (AS) DA AFBEPA NA AÇÃO COLETIVA DE COMPLEMENTAÇÃO DE GRATIFICAÇÃO

 





A Afbepa informa sobre uma importante Vitória, em demanda titularizada por nossa Associação, e que já iniciaram os pagamentos a alguns de nossos Associados (as).

VAMOS AOS ACONTECIMENTOS 

No dia 06/11/2023, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), julgou procedente o pedido da Afbepa para unificar o entendimento do Tribunal sobre o Complemento de Gratificação, suprimido pelo BANPARÁ, a partir de junho de 2017.

A tese firmada pelo Tribunal estabelece que:

A verba "Complemento de Gratificação", instituída pelo Banco do Estado do Pará para complementar o valor das gratificações de funções exercidas por seus empregados(as), não pode ser suprimida e deverá integrar a remuneração quando ocorrer quaisquer das seguintes hipóteses:

a) O empregado a perceber por 10 (dez) ou mais anos, completados antes da vigência da Lei 13.467/2017;

b) Quando, sem justo motivo, for destituído da função anteriormente ocupada, permanecendo, porém, exercendo as mesmas atividades, com idênticas responsabilidades.

Trata-se de uma vitória importante, pois a decisão reconhece o direito dos empregados(as) ao recebimento da verba e garante maior segurança jurídica para os processos em andamento.

Com essa decisão, os processos voltaram a tramitar, sendo que alguns já estão em fase de execução e pagamento.

A nossa Associação ressalta que, por se tratarem de ações individuais, cada processo possui um fluxo específico de andamento. Caso queiram mais informações sobre suas ações, a nossa assessoria jurídica está à disposição para atendê-los, por meio dos nossos canais de atendimento:

📧 E-mail: carolalbuquerque@tumaetorres.com.br

📞 Telefone:  91 99382-4679

A Assessoria Jurídica da Afbepa vai estar acompanhando de perto todas as movimentações e adotando as providências pertinentes.


UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 14 de março de 2025

Teve problemas com seu voo no Carnaval? Saiba como buscar seus direitos!




 A advogada Consumerista contratada pela nossa Associação, Dra. Thaís Rodrigues, dá a dica abaixo para quem teve problema com o seu Voo. 

Atrasos e cancelamentos de voos são sempre frustrantes, ainda mais em períodos de alta temporada, como o Carnaval. O que muitos passageiros não sabem é que, mesmo que a companhia aérea tenha fornecido transporte, hospedagem ou alimentação, ainda é possível buscar uma indenização por danos morais.

O escritório tem ampla experiência nessas demandas e conta com advogados especializados. Se você enfrentou transtornos com seu voo podemos te ajudar a entender seus direitos e ingressar com uma ação contra a companhia aérea.

Ela está à disposição e, precisando, você associado(a) pode agendar uma consultoria e esclarecer todas as suas dúvidas. Entre em contato com a Afbepa pelo número (91) 99247 6774 para marcar o seu atendimento!




terça-feira, 11 de março de 2025

Nova Agência Banpará Marambaia é Inaugurada Sem Processo Seletivo

 


A inauguração de uma nova agência bancária deveria ser um momento de oportunidade para os trabalhadores (as) que desejam crescimento profissional ou serem movimentados, afinal é uma nova agência nascendo. 

No entanto, a recente abertura da Agência Banpará Marambaia, que ocorreu hoje, 11, aconteceu sem anteceder a realização de um processo seletivo interno, levantando questionamentos entre os empregados (as) que não sabem os motivos para a não abertura de concorrência seletiva interna.

Afinal, quais os critérios foram utilizados para compor a equipe da nova Unidade ou se o Banco vai fazer esse PSI?

É uma interrogação que o Banpará tem de responder.

Por se tratar de uma nova agência, seria esperado que houvesse um processo seletivo transparente, permitindo que os trabalhadores (as) interessados concorressem a funções gratificadas e à movimentação de empregados (as) operativos, incluindo aqueles(as) do interior que desejam atuar na Unidade. 

O Processo Seletivo preferencial está previsto na Cláusula 32 do nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026, e no caso de inauguração de uma nova agência o processo seletivo deveria ter sido realizado.

Há inquietação entre os colegas, que questionam os critérios adotados pelo Banpará para a formação da equipe da nova agência, visto que não foi publicado um edital para preenchimento de vagas nessa nova Unidade.

Diante dessa situação, a AFBEPA reforça a necessidade de que o Banpará dê ciência ao funcionalismo, de quais critérios foram aplicados para a escolha dos funcionários (as) a ocupar as vagas de funções gratificadas e de operativo, e se haverá, ainda, PSI, que garanta equidade a quem queira participar.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 10 de março de 2025

Crise de Saúde Mental: Bancários (as) do Pará sofrem com afastamentos por ansiedade e depressão

O Brasil enfrenta uma grave crise de saúde mental no ambiente do trabalho, e os bancários (as) estão entre a categoria mais afetada. Uma pesquisa realizada pelo G1 revelou que, nos últimos 10 anos, os afastamentos por transtornos como ansiedade e depressão atingiram números alarmantes, refletindo o alto nível de pressão e cobrança no setor financeiro.

No Pará, os dados são preocupantes. Em 2023, foram registrados 5.441 afastamentos por transtornos mentais e comportamentais. Desses, 2.262 casos foram decorrentes de ansiedade e 1.286 por depressão. O crescimento dessas doenças reflete as condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais, que lidam diariamente com metas abusivas, assédio moral e uma alta carga de estresse.

Os trabalhadores (as) bancários (as) estão entre as categorias mais impactadas por essa realidade. As principais causas do adoecimento são as metas abusivas impostas pelas instituições financeiras, os assédios morais que ocorrem dentro das agências e a constante pressão por resultados. No caso específico do Banpará, as falhas recorrentes dos sistemas tecnológicos são tão graves que causam um estresse e uma sobrecarga de trabalho absurda para os funcionários (as), tornando o ambiente ainda mais hostil e desgastante.

Diante desse cenário, é fundamental que a Administração do Banpará tome medidas urgentes para garantir melhores condições de trabalho e apoio à saúde mental dos funcionários(as). A AFBEPA tem se posicionado ativamente na defesa dos trabalhadores (as), cobrando do Banco condições melhores de trabalho, sobretudo que o ambiente tecnológico funcione, pois o funcionário (a) sofre quando vê o seu trabalho desconstruído por causa das crises tecnológicas.

“A saúde mental fica em declínio diante de fatos que causam estresse, depressão e ansiedade aos trabalhadores (as) e isso não pode ser ignorado. 

É essencial que o Banpará assuma a responsabilidade de proporcionar um ambiente do trabalho mais saudável, com sistemas que funcionem, metas realistas e, também, um acompanhamento psicológico, além disso, quem não estiver bem mentalmente, registre essa condição, não omita, é fundamental registrar”, destaca a presidenta da AFBEPA Kátia Furtado.

O reconhecimento da saúde mental como uma prioridade é um passo essencial para evitar que mais profissionais sejam afetados por esses transtornos. Campanhas de conscientização, redução da pressão por resultados e acompanhamento médico são algumas das ações necessárias para mudar esse quadro.

A AFBEPA segue firme na luta por melhores condições de trabalho e reforça a importância do diálogo e do suporte psicológico para os bancários (as) que enfrentam dificuldades.

Caso você esteja passando por um momento de sobrecarga emocional, procure apoio. Sua saúde mental é prioridade!


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

domingo, 9 de março de 2025

Chapa "Sempre Na Luta!" é aclamada para a gestão da AFBEPA nos próximos três anos



Na última sexta-feira (7), a sede da AFBEPA foi palco de um momento especial para a categoria bancária. Em uma Assembleia Geral de Aclamação, conduzida pela Comissão Eleitoral, a Chapa "Sempre Na Luta!" foi oficialmente eleita para liderar a Associação nos próximos três anos.

A Assembleia, secretariada por Soraia Rodrigues, representante da Comissão Eleitoral, teve sua primeira chamada às 18h e a segunda às 18h30. Com a presença de associados(as) que prestigiaram o evento e reafirmaram seu compromisso com a entidade, a aclamação da chapa foi deliberada, culminando em um momento de celebração e renovação de compromissos.

Dos 12 membros da Chapa "Sempre na Luta!", nove estiveram presentes para compartilhar a alegria da vitória e reforçar a responsabilidade que assumem diante da categoria. Em meio às felicitações, a Assessoria Jurídica Tuma e Torres, representada pela Dra. Ana Carolina Albuquerque, marcou presença e trouxe palavras de incentivo à nova gestão. Reconhecendo os desafios de liderar uma Associação aguerrida e combativa, ela parabenizou os eleitos(as) e reforçou o papel fundamental da AFBEPA na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores (as).

Para Kátia Furtado, presidenta reeleita da Associação, a principal missão é Lutar Sempre, com muito comprometimento, pelas Melhorias que as nossas Vidas necessitam, não abrir mão jamais dos nossos interesses como Classe Trabalhadora.

Com entusiasmo e determinação, a nova Diretoria assume sua missão de continuar lutando por melhores condições para a categoria, fortalecendo ainda mais a AFBEPA como referência de Resistência e Representatividade. O compromisso segue firme: "Sempre Na luta!"

CONFIRA AS FOTOS: 

*CONFIRA OS INTEGRANTES DA CHAPA "SEMPRE NA LUTA!"


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

Mulher



Ser mulher não é escolha,
Ja nascemos sorteadas.
Quando Deus nos dá a vida,
Sabe da nossa jornada.
Por isso, crescemos fortes
Sem temer os obstáculos 
Trabalhamos dia e noite
Só cessamos com a morte.

A coragem é nosso lema
Em nós o medo não se cria
Enfrentamos os problemas
Sem abalar a alegria
Passamos por muitos perrengues 
Choramos durante uma noite
Sorrimos ao amanhecer o dia.

Mulher é determinada,
Capaz de muita mudança.
Quando adolescente, quer ser adulta,
Quando adulta quer ser criança. 
Inspira outras pessoas
Com as atitudes tomadas,
Não espera acontecer
Faz a hora ser chegada.
Transforma o mundo ao redor,
Tem um coração tão forte
Mas odeia ser magoada
Preferindo até a morte.

Mulher é tudo de bom
Não duvide o seu valor
Quem não a tem, quer ter uma
Pra dividir seu amor
Pq um homem sozinho
Não sentirá seu calor.

Nice Cavalcante

sábado, 8 de março de 2025

Nota de Pesar – Edson Maria Araújo



É com profundo pesar que a Associação dos Funcionários do Banpará recebe a triste notícia do falecimento de nosso estimado colega Edson Maria Araújo, carinhosamente conhecido como Edson CAFBEP.

Edson nos deixou na noite de ontem, vítima de uma parada cardíaca, após uma batalha contra problemas de saúde. Sua partida deixa um vazio imenso entre amigos, colegas e familiares que tiveram o privilégio de conhecê-lo e compartilhar momentos de dedicação ao Banpará, profissionalismo e muitas amizade ao longo de sua trajetória.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com sua esposa, familiares e amigos, desejando que encontrem conforto nas boas lembranças e no legado de carinho e comprometimento que Edson deixou.

O velório está sendo realizado na cidade de Concórdia. Pedimos que todos aqueles que puderem se unam em oração e pensamentos de paz, honrando sua memória e a história que construiu entre nós.

Que Deus o receba em Sua glória e conforte os corações que choram sua partida.

Associação dos Funcionários do Banpará – AFBEPA

Mulheres do Banpará: Em Diferentes Épocas, grande Diversidade, muita Dedicação e a Força que Move o Banco




No Dia Internacional da Mulher, a AFBEPA celebra todas as Mulheres que fazem do Banpará um Banco Forte, Humano, Acolhedor e Essencial para a população paraense. São mulheres de diferentes épocas, trajetórias e realidades, mas que compartilham algo em comum: a dedicação ao trabalho e o compromisso em oferecer um atendimento de qualidade à população paraense.

O Banpará é feito por mulheres diversas. São Superintendentes e Gerentes que lideram equipes com firmeza e sensibilidade, caixas que acolhem cada cliente com paciência e empatia, atendentes que garantem que o serviço ou produto pedido seja algo concreto, analistas que tomam decisões estratégicas para o crescimento do Banco, mulheres da área operacional que fazem tudo funcionar nos bastidores, sem aparecer. Também são mães, filhas, esposas, amigas, sogras e acima de tudo Mulheres, que conciliam suas vidas pessoais e profissionais com garra e resiliência.

Nos momentos mais difíceis, essas Mulheres, também, estiveram à frente de batalhas, para defender e manter o Banpará sendo um Banco Forte e Público, com o fim dele continuar cumprindo a sua missão social de inclusão e de desenvolvimento do nosso povo e do nosso Estado do Pará. 

E hoje, essas Mulheres seguem inovando, se reinventando e provando que, mesmo diante dos desafios, são capazes de transformar o ambiente do trabalho e a vida das pessoas que atendem diariamente.

Diante de um mundo que clama por velocidade, onde a máquina é mais querida que o contato Humano, essas Mulheres têm feito a diferença, ao dar com pessoalidade as orientações ao seu cliente, ao aconselhar qual a melhor aplicação, ao acolher com um café e água, ao explicar um extrato, ao dar um abraço e tantas outras atitudes Humanas importantes em qualquer relação.

Neste 8 de março, a AFBEPA quer prestar a sua homenagem a todas as Mulheres que fazem o Banpará. Que sua Força, sua Voz e a sua Importância sejam sempre Reconhecidas e Valorizadas.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

sexta-feira, 7 de março de 2025

HORAS EXTRAS E BANCO DE HORAS ORDINÁRIO NO BANPARÁ: ENTENDA COMO FUNCIONA

 

A jornada de trabalho dentro do Banco pode, muitas vezes, ultrapassar o horário normal, gerando dúvidas sobre a renumeração dessas horas. No Banpará, essa questão está no Acordo Coletivo, na cláusula que dispõe sobre o Banco de Horas Ordinário. A cláusula 52 define regras específicas para o gozo e pagamento das horas extras. Entenda como funciona e quais são os seus direitos!

HORAS EXTRAS

As horas extras são aquelas trabalhadas além da jornada contratual normal. No caso dos bancários, a jornada normal é de 6 horas diárias (30 horas semanais), salvo exceções como funções de confiança, que são a representação do empregador no local de trabalho, e tem jornada de 8 horas diárias, sem obrigação de batida de ponto.

BANCO DE HORAS ORDINÁRIO DO BANPARÁ

O Banpará mantém um sistema de Banco de Horas Ordinário, que permite que horas extras sejam compensadas por meio de folgas. Veja as principais regras:

Vigência: O banco de horas tem vigência anual, contado da Data Base (1º de setembro), sendo renovado automaticamente. No encerramento do Banco de Horas Ordinário, o que tiver de saldo negativo, o Banco procederá o desconto, e o que tiver de positivo, o Banco pagará, esses procedimentos serão efetivados no mês subsequente ao encerramento do Banco de Horas.

Proporção de compensação: Cada hora extra realizada pode ser compensada com 1 hora de descanso, em substituição ao pagamento do adicional de 50%.

Funcionamento das horas extras:

De 100% das horas extras realizadas, 40% são colocadas como folgas para gozo pelo empregado; e

60% dessas horas devem ser pagas como extraordinárias.

Atrasos e faltas:

Horas não trabalhadas por atrasos são automaticamente incluídas no banco de horas e devem ser compensadas em até 1 ano.

As faltas não entram automaticamente no banco de horas, sendo necessária autorização do gestor para inclui-las.

Limite de compensação: A compensação das horas não trabalhadas deve respeitar os limites da CLT (art. 59), permitindo o acréscimo de, no máximo, 2 horas extras diárias.

FIQUE ATENTO AOS SEUS DIREITOS!

O Banco de Horas pode ser uma alternativa, que agrada ao empregador e consegue ajudar alguns empregados (as), mas é fundamental ficar de olho e garantir que se respeite os nossos direitos. Se houver qualquer irregularidade ou dúvida, a AFBEPA está aqui para te apoiar!

Fique informado, proteja seus direitos e conte com a AFBEPA!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


quinta-feira, 6 de março de 2025

AFBEPA solicita a Presidente do Banpará reunião urgente sobre Tecnologia da Informação



A AFBEPA protocolou nesta quinta-feira (6) o Ofício 12/2025 no Gabinete da Presidência do Banpará, solicitando uma reunião urgente para tratar sobre os sistemas do Banco, especialmente do SPA, que vem apresentando instabilidade, e no dia 27 de fevereiro culminou em sua paralisação, sem que ninguém do Banco dissesse o que estava acontecendo ou orientasse o que falar aos clientes.

A nossa Associação destacou a falta de comunicação da DITEC e da SUSIS, que se isolaram sem nada encaminhar.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

segunda-feira, 3 de março de 2025

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE ACLAMAÇÃO E POSSE DA ÚNICA CHAPA INSCRITA "SEMPRE NA LUTA!" PARA DIRETORIA DA AFBEPA (TRIÊNIO 2025-2028)


A Associação dos Funcionários do BANPARÁ (AFBEPA), aqui representada por sua Diretoria Executiva, na forma do art. 17 do Regimento Interno das Eleições – “Art. 17. As eleições ocorrerão por escrutínio secreto, mas se houver apenas uma chapa, a eleição será por aclamação, mediante convocação de Assembleia Geral para esse fim pela Diretoria da AFBEPA” - do Estatuto Social vigente, vem, por meio do presente edital, convocar os(as) Associados(as) Efetivos(as) para participarem da Assembleia Geral para Aclamação e Posse da única Chapa inscrita "Sempre na Luta!" para Diretoria da AFBEPA que se realizará em 07.03.2025 (sexta-feira), às 18:00h, na sede da AFBEPA, situada à Rua Senador Manoel Barata, nº 718, Ed. Infante de Sagres, 3º andar, sala 308, Campina, tendo somente como pauta do dia a aclamação e posse da nova Diretoria da AFBEPA para o triênio 2025-2028.

A Assembleia Geral se instalará em 1ª Convocação às 18:00h, mediante a presença de 50% + 1 do total de Associados (art. 14 do Estatuto Social). Não havendo quórum em 1ª Convocação, a Assembleia Geral se instalará em 2ª Convocação, às 18:30h, com qualquer número de presentes.


Belém, 03 de março de 2025.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Agência Estrada Nova Acolhe Humanamente os seus Clientes




A manhã desta sexta-feira, 28, começou muito bem para os clientes e os funcionários(as) do Banpará Agência Estrada Nova: o sistema está funcionando normalmente.

E para melhorar ainda mais, a equipe da Agência Estrada Nova deu um verdadeiro exemplo de dignidade e humanidade ao receber os clientes com um belo café da manhã, isso demonstra acolhimento e respeito.
Parabéns aos Funcionários (as) dessa Unidade!

Diante das dificuldades enfrentadas, como a inoperância do SPA, é louvável a iniciativa dos colegas de buscar dar esse acolhimento, principalmente aos idosos, que ficam por muito tempo esperando a normalização do sistema cansados e com fome. Esse gesto faz toda a diferença, demonstrando que, mais do que resolver problemas bancários, é essencial tratar cada cliente com consideração e empatia.

CONFIRA AS FOTOS E O VÍDEO :






UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

NENHUM FUNCIONÁRIO(A) É OBRIGADO(A) A COMPARECER A AUDITORIA!


A AFBEPA reforça a importância de que nenhum funcionário (a) é obrigado (a) a comparecer sozinho à Auditoria do Banpará. Caso seja convidado (a) a prestar esclarecimentos e, você que é associado(a) à Afbepa, e queira ir, a nossa Associação pede que não vá sozinho, solicite, imediatamente, a presença de um advogado para a AFBEPA, a fim de acompanhá-lo (a).

A Afbepa não é contrária ao trabalho da Auditoria, porém da forma desumana que o interrogatório é realizado, a nossa Associação não concorda.

Você pode até colaborar com as investigações e prestar os esclarecimentos necessários quando sabedor da pauta e com agenda de dia e hora, e sempre dentro dos limites legais,  sem gerar qualquer prejuízo para si.

A assistência jurídica é um direito dos trabalhadores (as) e está disponível para garantir que todo o processo seja conduzido de forma justa e transparente. Se vc quiser ir à Auditoria para qualquer ato, não vá sem antes pedir que a Afbepa o auxilie.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

APROVADA POR UNANIMIDADE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2024 DA AFBEPA

 


Na tarde de ontem, 26, a AFBEPA realizou sua Assembleia Geral Ordinária, reunindo diretores (as) e associados(as) para a análise e aprovação da prestação de contas referente ao exercício de 2024. Conduzindo a reunião, a presidenta Kátia Furtado abriu os trabalhos destacando a importância da transparência e responsabilidade na gestão das finanças da nossa Associação. Em seguida, apresentou o demonstrativo patrimonial, detalhando as receitas e os investimentos realizados ao longo do período.

Durante a apresentação, foram expostos todos os aportes financeiros da AFBEPA, incluindo os honorários advocatícios que garantem assessoria jurídica qualificada em processos coletivos e individuais na defesa dos direitos trabalhistas e Processos Administrativos Disciplinares dos(as) associados(as). Também foram pontuados os investimentos em brindes, donativos, contribuições, serviços gráficos, despesas cartorárias e custeio de deslocamentos para visitas às agências no interior do estado, entre outros.

Com total alinhamento e confiança na gestão, os participantes aprovaram por unanimidade o Balanço Anual de 2024.

Ao encerrar a reunião, a presidente Kátia Furtado agradeceu a presença e o apoio de todos (as), reforçando o compromisso da AFBEPA com uma administração transparente e responsável.




📊 Confira o Resumo Financeiro de 2024:


BALANÇO FINANCEIRO EXERCÍCIO/2024

 

A Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins lucrativos.

A AFBEPA representa exclusivamente os funcionários do Banpará associados a esta Entidade, em questões judiciais e extrajudiciais.

O Balanço Anual com realização de assembleia dos associados (as) ocorre sempre no mês de fevereiro, conforme Artigos 11, Parágrafo I;  Art.15, Parágrafo Único; combinado com o 67 do Estatuto Social desta Entidade.

As informações apresentadas a seguir são relativas ao exercício de 2024.

Servem como base, para demonstrar as receitas e investimentos da AFBEPA no ano de 2024.

O desconto da mensalidade é feito em contracheque e, também, por meio de débito automático para poupança programada da nossa Associação, e corresponde a apenas 1,5% do salário base de cada associado/a.

    Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido as solicitações de: Adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.

 

A AFBEPA fechou o ano de 2024 com 1685 associados (as).

 

 

O VALOR DAS MENSALIDADES PERCEBIDAS DOS ASSOCIADOS EM 2024 FOI NA ORDEM DE: R$ 1.406.409,54

 

OS INVESTIMENTOS REALIZADOS EM 2024:

 

·        TELEFONIA MÓVEL

·        ALUGUEL DE CARRO E DA SEDE / CONDOMÍNIO

·        ENERGIA ELÉTRICA

·        ASSESSORIA JURÍDICA

·        ASSESSORIA CONTÁBIL

·        INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA

·        SALÁRIOS ORDENADOS / 13º SALÁRIO / FÉRIAS

·        RESCISÃO CONTRATUAL

·        PLANO DE SAÚDE DAS FUNCIONÁRIAS

·        VALE TRANSPORTE (FUNCIONÁRIAS / EMPRESA)

·        INSS / FGTS / PIS / TLPL / IPTU / IRRF

·        TICKET ALIMENTAÇÃO

·        MATERIAL DE ESCRITÓRIO

·        DESPESAS COM COPA / COZINHA

·        RESSARCIMENTOS A ASSOCIADOS

·        TRANSPORTE

·        BRINDES (DAS MÃES, PAIS E NATAL) E EMBALAGENS

·        COMBUSTÍVEL

·        ALIMENTAÇÃO / LANCHES

·        DONATIVOS E CONTRIBUIÇÕES

·        AJUDA DE CUSTO

·        INFORMÁTICA

·        SAÚDE E PREVENÇÃO

·        CORREIOS

·        JUROS DE MULTAS

·        SERVIÇOS PRESTADOS E SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E REPAROS

·        BENS DE NATUREZA PERMANENTE

·        CARTÓRIO

·        ESTACIONAMENTO

·        DESPESAS BANCÁRIAS

·        DIARISTA

·        COMUNICAÇÃO DIGITAL

·        DESPESAS DE GREVE

 

TELEFONIA MÓVEL - 1 linha móvel TIM e 03 linhas móveis claro R$ 3.593,16

 

ALUGUEL / CONDOMÍNIO - Aluguel da sede da AFBEPA; Aluguel de carro para viagens em visitas as agências do interior do Pará.  Condomínio da sede da AFBEPA - R$ 32.597,19

 

ENERGIA ELÉTRICA – R$ 9.533,36

 

ESTACIONAMENTO – Uma vaga no estacionamento para a AFBEPA, pago mensalmente - R$ 3.282,00

 

SALÁRIOS ORDENADOS - Funcionárias da AFBEPA – R$ 121.172,23

 

13º SALÁRIOS - Funcionárias da AFBEPA – R$ 9.792,48

 

FÉRIAS - Das funcionárias: Silvani Ataíde Dias, Samyra Rocha das Mercês e Camila Serra Fonseca, referente ao período aquisitivo 2023/2024 – R$ 12.060,42

 

PLANO DE SAUDE - Das funcionárias da AFBEPA – R$ 20.678,93

 

TICKET ALIMENTAÇÃO - Das funcionárias da AFBEPA – R$ 37.000,00

 

RESCISÃO CONTRATUAL - R$ 5.001,44

 

VALE TRANSPORTE das funcionárias da AFBEPA e empresa – R$ 4.956,00

 

INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA – R$ 80.785,59

 

CORREIOS - Envio por SEDEX de brindes de Mães, Pais e Natal/2024 aos associados(as) - R$ 41.317,21

 

JUROS E MULTAS – R$ 1.350,55

 

SAÚDE E PREVENÇÃO - Máscaras protetoras; álcool etílico hidratado 70% líquido; borrifadores, farmácia primeiros socorros, testes admissionais e periódico - R$ 1.233,73

 

ALIMENTAÇÃO e LANCHES em atividades da AFBEPA- idas às Unidades do Banpará; lanches para a Assembleia Geral, para a (as) funcionária (as) da AFBEPA em trabalhos extraordinários. Viagens ao interior das Diretoras. Almoço, café e lanche com a Diretoria em reuniões e assembleias com a categoria. Almoço e Lanche (Encontro dos bancários do Banpará e Conferencia Estadual dos bancários- Campanha Salarial 2024)   R$ 25.470,79

 

INTERNET R$ 1.645,95

 

COMBUSTÍVELem atividades da AFBEPA: idas às Unidades do Banpará, atividades externas feitas pela empregada da AFBEPA e para os associados, deslocamentos à agência Nazaré para fazer pagamentos - R$ 17.690,50

 

INVESTIMENTOS COM VIAGEM E PASSAGENS AEREAS– viagens para as agências da capital e interior do Estado do Pará. Viagem, a Brasília e Rio de Janeiro- R$ 43.347,53

 

MATERIAL DE ESCRITÓRIO – R$ 3.064,35

 

COPA / CANTINA - R$ 5.255,64

 

TRANSPORTES – Para as Diretoras em visitas as agências do Banpará; para empregados da AFBEPA em atividades externas da Associação; compra de brindes de Natal; entrega de brindes de novos associados e associadas e para associados aposentados; entrega de brindes de dia das mães, pais e natal; deslocamento para a residência da presidenta da AFBEPA, a fim de ter a sua assinatura em documentos e cheques - R$ 17.363,00

 

GASTOS COM INFORMÁTICA - R$ 749,00

 

IMPRESSÃO GRÁFICA - R$ 10.722,20

 

CARTÓRIO –Registro de Atas Reuniões Extraordinárias e reconhecimento de assinaturas R$ 2.023,14

 

BRINDES E EMBALAGENS Brindes, sacolas e embalagens para o dia das Mães, dia dos Pais e Natal de 2024 e boas-vindas aos associados(as) da AFBEPA – R$ 371.235,37

 

SERVIÇOS PRESTADOS E SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E REPAROS – R$ 120.983,02

 

·        Psicólogos

·        Manutenção de 03 (três) ar condicionados;

·        Material e manutenção hidráulica da pia da cozinha;

·        Troca de lâmpadas;

·        Manutenção corretiva e troca de peça na Impressora HP;

·        Instalação do Office e configurações em 04 (quatro) computadores;

·        Conserto e troca da fechadura da porta de entrada da Afbepa;

·        Serviços de Diarista limpeza;

·        Serviços de carregadores de brindes  

·        Manutenção geral de Computadores;

 

 

HONORÁRIOS - Assessoria Jurídica / Assessoria contábil – R$ 116.817,07

 

FGTS - Folha de pagamento – R$ 10.762,38

 

INSS - Folha de pagamento – R$ 36.316,25

 

PIS - Folha de pagamento – R$ 1.429,35

 

TLPL - R$ 274,95

 

TAXAS – Guia de recolhimento ministério da fazenda - R$ 600,00

 

IPTU – R$ 788,00

 

IRRF APLIC FINANCEIRA R$ 3.054,36

 

DESPESAS BANCÁRIAS – Tarifas bancárias e retirada de talões de cheques - R$ 2.875,45

 

DEVOLUÇÃO - Ressarcimentos a associados - R$ 1.087,79

 

AJUDA DE CUSTO – Em viagens as agências do interior do Pará/ Brasília e Rio de Janeiro - R$ 74.367,96

 

DONATIVOS E CONTRIBUIÇÕES - Camisas Cirio e abadás TRT, coroa de flores falecidos, R$ 4.940,00

 

                  

BENS DE NATUREZA PERMANENTE – R$ 3.143,97

 

EVENTOS SOCIAIS – R$ 65.525,49

 

 

COMUNICAÇÃO DIGITAL – Produção de vídeos para as redes sociais da AFBEPA – R$ 4.295,00

 

INVESTIMENTOS DE GREVE NA CAMPANHA SALARIAL –

R$ 25.980,00

 

 

 

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO

 

RECEITA OPERACIONAL

 

·        RECEITA BRUTA COMPOSTA DE:

·        Contribuições dos associados:...............R$ 1.406.409,54

·        Bonificações:.........................................R$ 18.747,35

·        Receitas diversas:..................................R$ 165,00

·        Juros poupanças:...................................R$ 14.017,30

·        Recuperação de despesas:..................... R$ 18.999,87

·        RECEITA BRUTA:............................... R$ 1.458.339,06

 

·        DESPESAS OPERACIONAIS COMPOSTA DE:

·        Pessoal:................................R$ 210.661,50

·        Tributárias:...........................R$ 53.225,29 

·        Financeiras:..........................R$ 2.875,45

·        Administrativas:...................R$ 1.089.500,56


 

·        TOTAL:..............................R$ 1.356.262,80

 


RESULTADO DO EXERCÍCIO:...................R$ 102.076,26