terça-feira, 22 de novembro de 2022

SOBRE A MATÉRIA DO JORNALISTA LÚCIO FLÁVIO PINTO, DE 22/11/2022-AFBEPA REPÕE A VERDADE

Em nota publicada por Lúcio Flávio Pinto, de 22/11/2022, está colocado que a Presidente Ruth Méllo foi destituída da presidência do Banpará pelo governador interino Francisco das Chagas Silva Mello Júnior, presidente da Assembleia Legislativa.

Segundo a matéria, o presidente do Consad atendeu um pedido de ofício do deputado Chicão, do MDB.

 REPONDO A VERDADE

A Afbepa tem conhecimento que a Presidente do Banpará foi afastada, porém, pelo Consad do Banco e para se defender de certas acusações feitas contra ela pela auditoria do Banpará, inclusive, em um procedimento que não deram para Ruth Méllo o Direito Sagrado de ampla defesa, contraditório e o devido processo, ou seja, procedimento totalmente ilegal, em que até o sigilo da conta corrente da Presidente foi violado sem nenhuma autorização judicial.

O Banpará está sendo dirigido pelo Diretor João Bernardo, contudo há um clima de preocupação e insegurança entre os funcionários (as), que estão aflitos com essa situação.

Esse cenário todo incomoda a Afbepa, porque isso tudo paralisa o Banco e cria várias conjecturas interna e externamente, o que Prejudica o Banpará.
A Associação dos Funcionários do Banpará, ainda, desconhece que a Presidente afastada tenha tomado decisões sem comunicá-las ao governador ou que instada a prestá-las, não o fez.

No dia 17 de novembro, o governador em exercício Francisco das Chagas Silva Melo Filho, acionista controlador, convocou, através de edital publicado no DiárioOficial, uma assembleia de acionistas para o dia 12/12, às10h, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: I. Possibilidade de dissolução do CONSAD; II. Indicar como representante do acionista controlador, o Exmo. Procurador Geral do Estado, Ricardo Nasser Sefer.

A nossa Associação lamenta todos esses fatos que cercam o Banpará e o empurram para um clima de instabilidade, sendo que pela primeira vez, na gestão de Ruth Méllo, o Funcionalismo teve o seu piso Valorizado e mais, um reajuste maior que a inflação. Reconhecimento merecido por todo o trabalho realizado durante a pandemia e pelo engrandecimento do Banpará.

Temos, também, uma presidente democrática e mais humana.
Que prevaleça o melhor para o Banpará e os Funcionários (as).

Segue o edital sobre o assunto:


A DIREÇÃO DA AFBEPA

38 comentários:

Anônimo disse...

O título da matéria não condiz com o conteúdo da mesma. Se quer postar a verdade, procure se informar melhor sobre os fatos, ou não seja parcial e tendencioso para agradar interesses.

Anônimo disse...

Pacial e inverídico.

Anônimo disse...

A violação do sigilo bancário é gravíssimo. Interesses políticos sempre acima do que realmente importa. Espero que ela esclareça tudo de forma cristalina o quanto antes.

Flávia disse...

Quando uma mulher ocupa espaços de poder, fazem de tudo para macular sua imagem. Desconfio muito de todas as acusações. Aguardando pelo desfecho.

AFBEPA disse...

As informações colhidas pela AFBEPA estão na matéria acima. Inclusive o Edital de Convocação da Assembleia dos Acionistas, onde o jornalista fala que o Deputado Chicão tinha tirado a Presidente da Presidência, contudo o Edital demonstra o contrário. E, o que a AFBEPA apurou, é que há várias irregularidades no Procedimento, como consta em nossa matéria. Tudo foi averiguado com muitos detalhes e aprofundado junto aos funcionários!
Apareça e escreva qual é a verdade que destoa do pessoal da área que a Afbepa ouviu e do Edital!

Anônimo disse...

Possuía profundo respeito pela Afbepa, porém depois dessa matéria extremamente tendenciosa, acabou!

Anônimo disse...

Seja quem for, estando em qual função que seja, não existe blindagem no banco. As pessoas, funcionários ou não, que ocupem cargo de confiança devem entender que elas não estão acima da lei, que nesse caso é o código de ética da instituição. Que se uma denúncia foi feita a mesma deve ser investigada e apurada nos seus mínimos detalhes. Claro, dando amplo poder de defesa como é de praxe na instituição.
Contudo, deve entender que pelo fato de ser um cargo de alto escalão, com poder de intervenção nas apurações, é mais que prudente que a mesma seja afastadas de suas atribuições até que os fatos sejam apurados e se irregularidades foram cometidas, quem cometeu deve ser penalizado como qualquer outro funcionário.

Anônimo disse...

Que Deus e Nossa Senhora de Nazaré nos livre desses sangue sugas que só querem se beneficiar a custas dos trabalhadores honestos...
Que se tiver culpa no cartório que pague o preço devido!!!

Anônimo disse...

Que vergonha! Parece que a AFBEPA esqueceu de ler o Regulamento Disciplinar de Conduta Funcional do próprio Banco. Houve uma denúncia formal de fraude interna e na fase de APURAÇÃO DISCIPLINAR a Auditoria do banco pode sim quebrar sigilo bancário pra instruir o processo. Engraçado que pra apurar fato de qualquer outro funcionário não é ilegal vasculhar as contas atrás de transacões denunciadas, né? Além disso, essa fase não vislumbra qualquer direito de contraditório e ampla defesa porque ele faz o mesmo papel da polícia no ambiente administrativo, é inquisitório. Agora que ela foi afastada e o PAD foi instaurado, será dado o direito de defesa e aí voces podem se juntar com o adv da Ruth pra defender ela se vcs tiverem argumento, porque nenhum desses ai colou.

Anônimo disse...

Só quem chama a presidente Ruth de democrática é quem nunca sofreu abuso de autoridade da parte dela e daqueles quatro assessores. Humana? Só quem nunca ouviu uma piadinha de mal gosto e humilhação saindo da boca dela. Tá na hora de vocês andarem pelos corredores e conversarem mais com os funcionários desse banco ao invés de olhar só pra interesses financeiros.

Anônimo disse...

Infelizmente estamos assistindo uma associação tendenciosa, leiam os regimentos , políticas e regulamentos … depois se manifestem , isso é vergonhoso! Que seja feita as investigações e se não tem culpa não tem o que temer né … parabéns a auditoria do Banco pela votarem e trabalho

Anônimo disse...

Égua quer dizer que a AFbepa tá defendendo uma gestão de assédio da presidente e seus assessores e culpando a auditoria por tá fazendo o trabalho deles … tá doido

Anônimo disse...

De longe assistimos uma gestão desastrosa da Ruth, com uma equipe de assessores sem preparo , muita concentração de poder e disse me disse, quero saber do resultado , auditoria nós vendemos e o lucro só cai , vão investigar isso tbm ?

Anônimo disse...

Pau que dá em Chico dá em Francisco . A política da auditoria da acesso a todos os sistemas do Banco

Anônimo disse...

A Presidente já tem os melhores advogados que o governo por ela , a afbepa deve se preocupar com o baixo clero, nós que recebemos as ligações do assessores para fazer coisas fora dos normativos e que agora estamos com medo de perder a função

Anônimo disse...

Meus sinceros parabéns a equipe da auditoria, vamos seguir e investigar.

Anônimo disse...

Pelo jeito não é só fatos não repassados ao acionista majoritário que a associação desconhece. Entre todos os adjetivos que a Presidente Ruth e seus assessores possam ter , humanos , competentes e profissionais não se enquadram no perfil de nenhum dos citados. Os funcionários estão aliviados com esse afastamento

Anônimo disse...

Que Nossa senhora jogue seu manto sobre o Banco e tudo se resolva rápido. Acredito que por se tratar de uma pessoa de difícil convivência, o afastamento foi o melhor caminho para que as investigações possam correr sem interferência , piadinhas, e perseguições, que são essas as características da presidência deposta

Anônimo disse...

Parabéns a equipe de auditores que violam e tenta macular a imagem de uma pessoa que tenta fazer o melhor para o Banco. Esses auditores devem pagar pelo mal que está fazendo para a instituição em que trabalhamos.
Ô seu Anônimo, acredito que você deve fazer parte desse grupinho de pilantras que a Ruth mandou parar os pagamentos ilícitos e sem contratos;
ou deve ser amigo de quem deveria ser realmente investigado por inúmeras irregularidades;
Ou deve ser a pessoa que quer o lugar dela;
Ou deve ser a pessoa que quer tomar o poder e fazer barulho, colocando em risco todo o histórico de uma instituição que vem lutando por melhorar a vida dos funcionários do Banco inclusive a tua, pois nem o Brasileno (por sinal deve ser teu amigo) conseguiu valorizar tanto o funcionalismo do Banpará;
Nos faça um favor, vá buscar a verdade antes de postar qualquer comentário tendencioso e sem fundamentação.
Acho que tu não sabes nem porque está no mundo.!!!

Anônimo disse...

A Presidentas da AFBEPA e do BANPARA me representam como mulher que sou. Kátia, nao deixe que esse Sr. Anonimo possa enfraquecer a sua luta pela verdade. Estamos juntos, a Justiça divina vai aparecer logo logo.

Outra coisa, Sr. Anonimo, o dia que você precisar de apoio juridico para qualquer ação que voce tenha vá no NUJUR que está tendo Black Friday pela ponte do Galo, uma vez que aqui se vê entrando e saindo os "Poderosos Auditores" enfileirados pedindo ajuda para o NUJUR para nao serem presos por violar e quebrar o sigilo de pessoas.

Anônimo disse...

Katia, katia, que não engana nem criança de 5 anos. Vai defender pilantragem la no teu bairro. Você e o sindicato não representam os honestos. Bando de corruptos baratos encobrindo a roubalheira descarada do Wando, da Ruth e do João pé de feijão.

Anônimo disse...

Depois de vê as últimas matérias da Afbepa , entidade que eu tinha prestígio e respeito, e com imenso pesar digo agora saber que não lutam pelos que realmente são fracos e sim por interesse, não me sinto representado por essa associação que defende quem oprime os funcionários

Anônimo disse...

Gestão da Ruth e Wando foi a que mais tivemos mulheres destituídas, perseguidas, as que se manteriam tiveram que se submeter as piadinhas e atacas constantes da dupla tentando diminuir o trabalho e a pessoa. Não me representam! Me sinto aliviada em saber que estão afastados . Viva a auditoria já que o governo não tomou providências

Anônimo disse...

Contra fatos não tem argumentos … vamos esperar as investigações seguirem o curso. Vale salientar que não é de agora que o Banco tem conhecimento sobre a dificuldade de gestão de pessoas da Ruth Melo, quando Suneg e Nugov tbm tiveram denúncias de assédio. Afbepa deve lembrar

Anônimo disse...

Enquanto não tirarem essa diretoria velha e arrogante, q pensa que o Banco se resume ao 4 andar do Edifício sede não vamos voltar a crescer.

Anônimo disse...

Diante de tantos comentários totalmente contrários à matéria, creio que a AFBEPA deveria se manifestar, pois é nítido que a associação não fala pela opinião dos trabalhadores do Banpará.

Anônimo disse...

A primeira presidente mulher do BanPara deveria dar apoio as mulheres e só humilhou e assediou a grande maioria das mulheres do banco, é um dos maiores históricos de destituição de mulheres em cargo com comissão, e vocês simplesmente defendendo essa abusadora. Parabéns auditoria, fazendo o seu papel sem predileção e sem se vender para gente corrupta que só quer roubar o Banco, humilhar os funcionários e deixá-los sem emprego.

Anônimo disse...

É amiga, acho ele você não tem coragem de se manifestar, bater no peito e dizer quem é você. Mas a verdade vai aparecer.

Acho que vc deve ser alguma dondoca colocada pelo …. e por incompetência sua saiu do castelinho que construíram pra você.

Venha trabalhar na agência, aqui no atendimento tem uma mesa te esperando pra você saber de fato o que é ser uma bancária.

Nós, da linha de frente da agência que levamos e batemos os resultados do Banco.

Vocês da matriz só sabem reclamar e acham que somos preguiçosos.

Nos faça um favor, vá lavar uma roupa e varrer a sua casa ou o seu castelinho lindinho coloridinho com flores, porque quem trabalha somos nós, ainda quebram o nosso sigilo bancário para satisfazer a sede de sangue dos “poderosos” do Banpara.

Anônimo disse...

Verdade que os Altos cargos tão cheio de dondoca indicada, gente metida a besta que se acha dona do banco.

Anônimo disse...


Lamentável essa situação em que o Banco se encontra. Muito triste. Amigos mais antigos relatam que nunca isso aconteceu, incluse situações piores que já foi falado e tratado.

Anônimo disse...

Lamentável essa situação em que o Banco se encontra. Muito triste. Amigos mais antigos relatam que nunca isso aconteceu, incluse situações piores que já foi falado e tratado.

Anônimo disse...

Olha, de boa, não conheço a atual presidente, mas só ouvi relatos de que seu assédio e arrogãncia datam desde a época de gerente e diretora. E Não deve ter mudado de conduta só pq agora é presidente.

Anônimo disse...

Ela faz o tipo: eqto concordar comigo estará tudo bem, do contrário, vc só perderá. Então, a denúncia deve ter um quê de verdade. Outro sim, concordo plenamnete de que toda a direção do Banco deve ser trocada ao bem do serviço público. É uma repetição contrastante demais do antiquado com o moderno perdurando a tanto tempo. Precisamos evoluir. Além disso, cargo não tem dono(a). Por fim, mais respeito e consideração à Entidade que melhor nos representa, especialmente á sua presidenta, Kátia Furtado, por tanto zelo, coerência e competência. No mais, precisamos nos manter unidos.

Anônimo disse...

Ansiando para que a verdade prevaleça e a justiça seja feita

Anônimo disse...

O que comentam nas unidades é que esses relatos são de pessoas que perderam função ou deixaram de frequentar a sala do antigo presidente brasa e agora tem a oportunidade de falar.
Parabéns para essas pessoas que ao som de algo em troca subiram e agora desceram ao nosso nível, TB. Ainda tem algumas que conseguiram se segurar em alguma função para que não perdesse tanto.
Essa presidente é tão ruim que ainda deu esssa oportunidade, coisa feia isso que eles fez, deu a possibilidade, para alguns, de assumir outra função diferente da anterior e para não ter perda financeira, permitiu que assumisse outra função.

Aqui na agência é o contrário, você perdeu função o teu gerente e/ou a tua superintendente te ferra ao ponto de te mandar pra a puta que o pariu. (Desculpe a expressão grosseria) meu sentimento.

Oscarina Barbosa disse...

Perdão meus colegas, não vou colocar anônima, pois respeito cada um de vocês e opiniões, mas sinceramente como funcionaria do Banco e que amo o Banpará tanto quanto vocês, eu fico muito triste, com todo esse tumulto, disque me disque e fuxicaria que se instaurou, é muito feio tudo isso, conheço a Ruth Mello de muitos anos, é uma mulher que dedicou uma vida toda ao Banpará, assim como muitos diretores e ex presidentes, ao qual sempre tive muito orgulho e respeito. Então deixamos as coisas serem apuradas e o Rio tomar seu curso, vamos trabalhar e manter para que tenhamos um Banpará forte e sólido, e que ele tenha sustentabilidade, o resto é o resto!! Vamos deixar disse gente, parar com isso, pois sinceramente é muito vergonhoso tudo isso para nós que estamos aqui embaixo vendo esse bate boca todo, sem nexo.O que tiver de ser será. E que Deus nos proteja e dê vida longa ao Banpará.

Anônimo disse...

Isso de fato é corriqueiro. "Manda quem pode, obedece quem tem juízo."

Anônimo disse...

Prezados, se acham que está ruim se preparem, pois aínda vai piorar muito. A presidente aínda está no poder, governa por telefone, juntamente com o Vando, Vai mexer de novo nas diretorias, Vai colocar gente da sua confiança na Presi de figura decorativa. Quem sustenta ela tem muito influência no governo, pois consegue edição do diário oficial extra, fazer procurador passar vexame, ignorar o estatuto, reabrir assembleia fechada, convocar assembleia sem o prazo mínimo de 30 dias, tratar assunto em assembleia que não está na pauta, e etc etc etc. É tratorasso nos normativos. Onde está a PGE, AGE, CVM, BACEN, SINDICATO e a nossa ex-combativa AFBEPA ? Valei nos quem ????
Nunca dantes na estória vi board diretivo tão medíocre.
Enquanto isso, nada funciona. Sistemas que não funcionam, projetos que não saem do papel e zero de planejamento. Triste a situação. Vida longa ao Banpará. Oxalá.