sexta-feira, 25 de novembro de 2022

PRÊMIO BANPARÁ CULTURAL 2022: ELENICE DE SANTARÉM GANHA O CONCURSO COM SONETO SOBRE OS DESAFIOS DO TRABALHO DURANTE A PANDEMIA.

Nice Cavalcante no Prêmio Banpará Cultural 2022

É com imensa felicidade que a Afbepa parabeniza a nossa associada Nice Cavalcante, da agência de Santarém, por ter conquistado o primeiro lugar no 1º Concurso de Fotografias e Poemas, do Prêmio Banpará Cultural 2022. O trabalho vencedor da Nice foi o soneto “Recomeçar”, que conta, em poucas linhas, os desafios do trabalhador frente à grave crise sanitária gerada pela pandemia nos últimos dois anos.

Nice detalha melhor como foi o processo de criação do material. “Resolvi fazer na estrutura de um soneto por ter estrutura fixa. Diante dessa ideia, os sonetos possuem dois quartetos e dois tercetos que no total dão 14 linhas. Quanto ao tema, eu gostei bastante, pois a minha vida na atualidade é um verdadeiro ‘recomeço’, então não senti dificuldade para escrever”, explicou.

Ainda, o trabalho de Nice conversa diretamente com a proposta do Concurso de Poemas, que neste ano, homenageou todos os funcionários do Banpará por suas atividades dentro do Banco, atuando de forma incansável no atendimento a população paraense, a exemplo da força tarefa para os pagamentos de diversos benefícios sociais necessários para enfrentar a situação pandêmica.

“Na verdade eu gosto de escrever, pois desta forma consigo me expressar melhor através da escrita. Eu me baseei no tema e tentei colocar exatamente no papel aquilo que a proposta pedia. Acho que todos nós, no momento ‘pós-pandemia’, temos uma história para contar e muitos motivos para agradecer, um deles é o de estar aqui, vivos”, completou Nice Cavalcante.

Resultado: A nossa associada recebeu do Banpará duas passagens - ida e volta - para curtir as belas praias de Fortaleza, no Ceará, com direito a um acompanhante. Para completar o prêmio, ela ainda recebeu mais uma quantia em dinheiro de R$ 1 mil reais, além das passagens para Belém, para que pudesse receber a recompensa pessoalmente.

Valorização

A Afbepa não poderia deixar de parabenizar também a iniciativa do Banco do Estado do Pará (Banpará), pois entendemos que qualquer projeto em prol da valorização dos funcionários dessa instituição bancária sempre é bem-vindo. São trabalhos como esses que inspiram os funcionários a continuarem exercendo suas funções para ajudar o Banpará a ser o que é: Forte e Atuante.

O 1º Concurso de Fotografias e Poemas do Banpará faz parte das comemorações dos 61 anos do Banco e visa fomentar a arte e a cultura na instituição, estimulando a criação artística por intermédio da divulgação e valorização da fotografia e poema dos funcionários.


Confira o soneto “Recomeçar” na íntegra:


Pela pandemia que ao mundo assombrou,

Uma geração foi ameaçada,

Antes, nunca a morte foi tão propagada,

Que o olhar do medo nos contagiou.


Mas o bravo povo muito aguerrido,

Vestiu-se de coragem e foi trabalhar,

Enfrentou o medo, mas bem protegido,

O essencial não pôde faltar.


Nosso Banco é forte como o nosso povo!

Que ao pequenino pôde ajudar.

O nosso Governo lutou destemido, 


Com seus benefícios pôde aliviar.

Daquele período, ficou a história,

Pois agora é hora de “recomeçar”.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: