terça-feira, 23 de outubro de 2018

PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA É PROMOVIDA PELA GESAT ÀS FUNCIONÁRIAS DO BANCO


Nesta terça, dia 23, às 9h, cerca de 35 funcionárias do Banco participaram de uma palestra em alusão ao “Outubro Rosa”. A GESAT – Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho – promoveu o evento “Prevenção do Câncer de Mama”, que aconteceu na sala de reuniões da Matriz, para alertar as trabalhadoras sobre como se prevenir do Câncer de Mama e a importância do diagnóstico precoce para tratamento imediato da situação.
Segundo os organizadores, atividades como essas são programadas durante o ano seguindo o calendário do Ministério da Saúde. “Hoje contemplamos a campanha do ‘Outubro Rosa’, mas para o mês que vem já há programação também: Referente ao ‘Novembro Azul’, que busca prevenir homens do Câncer de Próstata”, explicou Roseane Castro, assistente social da GESAT.
É o terceiro ano em que palestras relacionadas a essa campanha de outubro são realizadas pela GESAT, mas, Roseane afirmou que a desse ano teve um diferencial, pois, apesar do número de ocorrência desse câncer ser maior entre as mulheres, em casos raros, ele pode vir acometer homens também. Então, todos foram convidados para conhecer as formas de prevenção.
DADOS DA DOENÇA NO PARÁ
Durante a palestra foi ressaltado que dos 645 casos de câncer de mama, 305 acabam em óbitos, dados que levam em conta apenas as informações repassadas pelo Hospital Ophir Loyola. 
O número de mortes é assustador, por isso, é importante saber os passos para prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, pois, quanto mais cedo se tem conhecimento do Câncer, mais eficaz é o tratamento, tornando os riscos de morte mínimos.
PARTICIPAÇÃO DAS FUNCIONÁRIAS NA PALESTRA
A palestra foi ministrada pela Associação Amigas do Peito que é formada por uma equipe multiprofissional composta por enfermeira (Karol Miranda), assistente social (Ana Cristina de Sena) e psicóloga (Elizabete da Cunha) que levaram consigo uma paciente para dar seu testemunho sobre a doença.
Convite aos funcionários
No momento, também houve a participação da funcionária Fabíola Souza que compartilhou a sua experiência emocionante acerca da vitória sobre o câncer.
“Eu acredito que a vivência, a experiência única de cada pessoa toca em muitas outras vidas, então foi muito bom pra mim saber que estava sendo útil compartilhando minha experiência, tudo que passei, e afirmo que estou disponível para contribuir no que for necessário”, declarou Fabíola.
A funcionária do Banco Ghyslaine Almeida, que participou da palestra, contou um pouco do que esse momento acrescentou a ela. “A enfermeira Karol trouxe informações fundamentais, que muitos desconheciam, sobre como deve se prevenir, como fazer o exame do toque, cuidar do corpo, conhecendo-o para saber quando ocorre alguma irregularidade”, destacou.
Ghyslaine Almeida também frisou que gostou muito dos depoimentos da paciente que está em tratamento, Kátia Oliveira, e da funcionária da agência Ananindeua, Fabíola Souza.
O testemunho da Kátia foi de esperança e força em vencer por completo a doença, já que ela ainda está finalizando o tratamento e o depoimento de Fabíola “que trouxe seus sentimentos para explicar como foi realizar o tratamento; falou com muita fé, muita empatia, muita coragem”, afirmou Ghyslaine. “Tenho muito orgulho de ser colega da Fabíola que é uma grande mulher, uma grande alma, uma vitoriosa quem tem muito a ensinar”, continuou a sua fala emocionada e agradecida por essa atividade promovida pela GESAT.
A AFBEPA parabeniza e reitera os agradecimentos à GESAT que trouxe uma palestra de suma importância para a Saúde de nossas colegas.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa
Imagens: Gesat

Nenhum comentário: