quinta-feira, 11 de outubro de 2018

COMPROMISSO CONTINUA: AFBEPA VAI ÀS UNIDADES DO INTERIOR PARA ESCLARECER PONTOS DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2018/2020

Ag. Barcarena Centro

As visitas da AFBEPA às Unidades do Banpará localizadas no interior do estado, para esclarecer dúvidas sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020 (ACT 2018/2020), começaram na quarta-feira (10). A presidenta da Associação, Kátia Furtado, foi até nossos colegas para ouvi-los e esclarecer dúvidas, e também verificar as condições de trabalho de cada Unidade.
Ag. Abaetetuba

A presidenta da Associação conversou com os funcionários das Agências Abaetetuba, Barcarena Centro, Barcarena Vila dos Cabanos e, hoje (11), continuou as visitas passando por Capanema esclarecendo as dúvidas e ouvindo a opinião do funcionalismo, por vezes, discordante, sobre a redação final do Acordo. A AFBEPA também discorda de alguns trechos de algumas cláusulas, uma vez que poderiam ter sido redigidos de outra forma, obedecendo ao que tinha sido discutido em mesa. 
Ag. Barcarena Vila dos Cabanos

Alguns desses questionamentos se referem a não informação de prazos em algumas cláusulas; à inclusão de palavras ou expressões que não tinham sido discutidas antes, como “em caráter ininterrupto” quando se trata da Incorporação de Gratificação de Função de Confiança e/ou Gratificada; em relação ao PCS, até hoje não se sabe quais são os critérios para Promoção por Merecimento, qual a pontuação que a pessoa tem que alcançar para obter merecimento, muitas pessoas reclamam que não foram avaliadas ou questionam a avaliação feita, ou seja, ainda há uma obscuridade em relação à Promoção por Merecimento de janeiro de 2019; a cláusula que dispõe sobre a inclusão de ascendentes, descendentes e aposentados no Plano de Saúde, mas não diz como essa pessoa deve fazer este procedimento de inclusão; na mesa foi debatido que seria por meio do Sindicato, portanto, falta explicitar melhor esta cláusula, entre outros pontos.
O Reajuste Salarial a nível nacional não era animador, mas o Acordo dos funcionários do Banpará sai com uma cláusula de ouro que vai manter as nossas conquistas após a vigência do acordo (31 de agosto de 2020), que é a cláusula da ultratividade – cláusula 53ª. 
Esta cláusula foi proposta e defendida pela presidenta da Associação durante as negociações com o Banco, que concordou em incluir na redação do ACT.
Para ver os principais pontos do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020 que está sendo esclarecido pela presidenta aos colegas, acesse esta matéria em nosso blog.  
Para acessar o ACT 2018/2020 assinado e homologado, clique aqui.

AGÊNCIA BARCARENA VILA DOS CABANOS E AGÊNCIA CAPANEMA ENFRENTAM PROBLEMAS
Ao visitar a Agência Barcarena Vila dos Cabanos, colegas relataram à Kátia Furtado problemas jurídicos com um ex-funcionário, que foi demitido pelo Banco, e entrou com uma ação na Justiça, devido alguns funcionários terem sido chamados para prestar depoimentos acerca do trabalhador em um PAD – Processo Administrativo Disciplinar – que ele respondia. 
O Banpará, após as diligências do processo e a tudo que foi apurado, resolveu demitir o colega, e esse demandou na Justiça os colegas que foram ouvidos pelo Banco no PAD.
A questão posta é que o Banpará não disponibilizou um advogado para defender os colegas na Justiça e, ao ver da AFBEPA, o Banco deveria ajudá-los disponibilizando uma Assessoria Jurídica, pois os colegas estão sendo processados pelo colega demitido por causa do PAD que o Banco abriu contra o funcionário despedido. Se esse foi demitido, foi por um querer do Banco e não dos colegas, e esses estão sendo chamados na Justiça pelo colega que foi demitido, portanto, está errado o Banco não disponibilizar uma Assessoria Jurídica para defendê-los.
A AFBEPA vai tentar fazer uma conversa com o Banco para resolver essa situação, pois os colegas não podem ser deixados sozinhos e a mercê de um processo, no qual quem foi beneficiado foi o próprio Banco, uma vez que dele era o poder de demissão. Por que os colegas têm que responder um processo sem Assessoria Jurídica do Banco? Nada impede esse auxílio jurídico.
Na Agência Capanema, os funcionários enfrentam dois problemas: infestação de morcegos e fiação elétrica irregular.
Ag. Capanema





Já houve uma solicitação da AFBEPA quanto à resolução desses problemas. Inclusive há Ordem de Serviço para tratar dessas questões, porém, os problemas ainda não foram sanados.
Os animais defecam em alguns locais da Agência e o odor se alastra. Segundo relatos, no sábado, o mau cheiro no setor de autoatendimento estava insuportável.




Em relação às fiações, elas não estão instaladas adequadamente, há muitos fios desprotegidos, principalmente atrás dos cashes. Funcionários relatam que o setor de autoatendimento tem a sua temperatura elevada em razão dessa instalação elétrica inadequada, o que provoca muita preocupação de um possível incêndio. É preciso que os funcionários tenham Segurança garantida para desempenharem o seu trabalho!






A AFBEPA reitera seu compromisso com os colegas e vai recorrer ao Banco para que ele resolva todas essas questões com urgência. É fundamental que o Banco garanta condições salubres e seguras aos trabalhadores! 
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: