quarta-feira, 8 de março de 2017

VIVA 8 DE MARÇO! A AFBEPA PARABENIZA TODAS AS MULHERES DO BANPARÁ E AS MULHERES EM GERAL


Hoje, no Dia Internacional da Mulher, a presidente da AFBEPA, Katia Furtado, participou de uma manifestação organizada pela Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA) para celebrar esse dia e prestigiar a luta das mulheres, que não se resume somente a um dia por ano, pois todos os dias são dias de luta para nós. Hoje, mais do que celebrar as mulheres precisamos lutar para que nenhuma de nós sofra com todas as desventuras a nós impostas simplesmente por sermos mulheres.

Em sua fala, a Presidente da AFBEPA, chamou a atenção para o alto índice de violência contra a mulher e também para a situação das mulheres no mercado de trabalho, pois muitas dessas ainda ganham menos do que os homens, exercendo as mesmas funções. A respeito da situação das mulheres bancárias, Katia chamou a atenção para o assédio que várias colegas sofrem em seus locais do trabalho, que, apesar de não ter dados quantificados, é uma realidade nos estabelecimentos bancários, e que precisamos ficar atentas e nos ajudar nessa luta.


A violência contra a Mulher ainda é alarmante, e vem de uma cultura patriarcal antiga, que não se amolda aos tempos atuais. Essa violência está posta sob a forma de violência física e psicológica, retirada de direitos, inobservância de isonomia, assédios, entre outras.

O Brasil é o quinto país em violência contra as mulheres. Essa é uma realidade que não podemos aceitar, não podemos nos curvar diante de uma sociedade patriarcal e machista na qual a mulher não é valorizada. Nós aceitamos as rosas que recebemos nesse dia, mas queremos muito mais, queremos ser valorizadas no mercado de trabalho, queremos não ser agredidas, queremos que nossos direitos sejam respeitados, queremos sair na rua sem medo de sermos violentadas, queremos que a sociedade entenda que nossa roupa longa ou curta não é um convite e muito menos uma provocação.

Mulher é Força, que usamos para desempenhar bem todos os nossos papéis, mulheres já nascem com o espírito de lutadoras, pois só com luta é que pudemos conquistar tudo o que já conquistamos. E não é de hoje que nós mulheres lutamos por igualdade, inclusão e respeito. Há muito tempo as mulheres vêm buscando seu lugar enquanto parte ativa da nossa sociedade, ainda que sob o jugo opressor e dominante de um sistema machista.

E é a todas essas colegas lutadoras, sonhadoras, bancárias do Banpará e todas as mulheres do mundo, que a AFBEPA gostaria de parabenizar neste dia de comemoração e de Luta, e desejar muitas Vitórias mais.

RESPEITO À VIDA. RESPEITO AO NOSSO DIREITO DE SER MULHER!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa


Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: