sexta-feira, 1 de julho de 2016

AFBEPA ENCONTRA AGÊNCIA IPIXUNA EM CONDIÇÕES DEGRADANTES DE TRABALHO

Ag. Paragominas
Desde o início da semana, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, viajou à cidade de Paragominas para acompanhar as audiências dos colegas de Dom Eliseu, vítimas de Sapatinho. No retorno da viagem, a AFBEPA aproveitou para visitar algumas Unidades de trabalho do Banpará, que ficam localizadas às margens da BR-010, como Ipixuna, São Miguel e Santa Maria. Tanto em Ipixuna, como em São Miguel a situação encontrada foi alarmante e chamou a atenção da nossa Associação para o estado lastimável em que se encontram.



Ag. Ipixuna. Banheiro e cozinha
Em Ipixuna, a situação é indigna, insalubre, anti-higiênica e degradante para o funcionalismo da Agência. As condições de trabalho são as piores possíveis, a exemplo do banheiro que, além de ser usado como tal, também serve de cozinha, dispensa e guarda, ainda, os artigos de limpeza e alimentação dos colegas. Há denúncias, também, de que, quando chove, a Agência sempre alaga e se a chuva for torrencial essa enchente chega quase à altura das mesas de trabalho.

Ag. São Miguel do Guamá
Já a Agência de São Miguel do Guamá, inaugurada em 11 de dezembro de 2014, ou seja, há apenas um ano e meio, foi encontrada cheia de remendos. Os reparos foram necessários por conta de rachaduras que surgiram nesse curto período de vida da Unidade de trabalho. Mas, a AFBEPA quer saber, qual é, realmente, a qualidade da obra que está sendo entregue à sociedade e aos funcionários da unidade? Quem está fiscalizando esse serviço?

Ainda na Agência São Miguel, a maior reclamação dos colegas feita à nossa Associação foi contra a atual marcação do ponto eletrônico, que engessa a rotina dos funcionários e funcionárias da Unidade. O estresse gerado pela correria de marcar o ponto no momento exigido pelo Sistema é alto, todos os dias. Além disso, o intervalo para almoço, de apenas 15 minutos, não é suficiente para que os colegas se alimentem direito, o que causa danos à saúde do trabalhador, principalmente ao seu estômago.

A AFBEPA espera que a Direção do Banpará repense esse Sistema de Ponto Eletrônico e desengesse essas marcações, dando ao funcionalismo um pouco mais de flexibilidade e ao Gerente Geral, um pouco mais de descanso, pois esse colega já tem todas as suas funções a serem cumpridas e ainda precisa ficar fiscalizando, a cada momento de marcação, o ponto eletrônico dos colegas, o que torna a sua vida laboral muito mais complicada e exaustiva.

As duas Agências denunciadas são Nível 5 e cada Unidade possui sete bancários lotados, sendo um Gerente Geral, um Coordenador de Retaguarda e Tesouraria, dois Caixas e três Técnicos Bancários.

A Presidenta da AFBEPA ouviu todas as denúncias e informou que cobrará providências da Direção do Banpará. Aproveitou para denunciar, ainda, o calote que o Banco quer dar nas promoções do funcionalismo. “Temos que ficar de olho e lutar contra esse calote que o Banpará quer dar nas nossas promoções. Essa regra que ele implantou unilateralmente, sem o consentimento do funcionalismo, é motivo suficiente para ficarmos alertas e não concordarmos com essa “atualização” do Regulamento. Tem colegas que adentraram no Banco até 1/1/2014 e farão jus a Promoção por Antiguidade e aqueles que entraram até 1/1/2015, já terão 2 anos de Banco em janeiro de 2017, e farão jus a Promoção por Merecimento”, denunciou Kátia Furtado.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa
Imagens: AFBEPA

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