quinta-feira, 3 de março de 2016

AFBEPA PARTICIPA DE CICLO DE PALETRAS DO TRT-8 QUE ABORDA O TEMA “AMAZÔNIA – MEIO AMBIENTE DE TRABALHO”

Mesa de abertura
A AFBEPA teve a honra de participar, ontem e hoje (2 e 3 de março), na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT-8), do Ciclo de Palestras 2016, que tem como foco central “Amazônia – Meio Ambiente de Trabalho”, debatendo o tema “Estabelecimento do Nexo de Causalidade entre Doença e Trabalho”.

No dia 2, a Mesa de abertura foi composta pelo Advogado Márcio Tuma, assessor jurídico d​a AFBEPA e da APCEF/PA; o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha; o Diretor da Escola Judicial, Desembargador Marcus Losada; o Gestor do Programa Trabalho Seguro, Desembargador Walter Paro; e o Vice-Presidente da Amatra8, Juiz do Trabalho Vanilson Fernandes.


Na ocasião, a nossa Presidenta, Kátia Furtado, falou sobre o flagelo da redução da categoria bancária em 1990, quando o Banpará demitiu, incentivadamente, muitos trabalhadores e a categoria do Banco ficou reduzida a 672 funcionários. “Hoje o flagelo é a violência do assalto no Sapatinho. Precisamos categorizar esse mal e suas consequências, pois as medidas tomadas pelo Judiciário não impelem o Banco a melhorar investimentos em Segurança, até porque a mensuração do dano é pequena, como medida pedagógica”, disse.

Essa é a primeira vez que os Tribunais Regionais do Trabalho se reúnem para debater o Meio Ambiente de Trabalho e as doenças advindas do ambiente funcional. Como afirma o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, “estamos passando por um momento em que ela começa a contemplar novas preocupações, e a questão das doenças do trabalho e do meio ambiente de trabalho passam a ser uma fronteira importante, e nós temos a obrigação de começar a estudar e investigar, pois por ali também irá se desenrolar o direito do trabalho na modernidade” (Clique AQUI a matéria publicada no site do TRT-8).

O Ciclo de Palestras 2016 está dividido em três encontros. O primeiro iniciou ​ontem (2) e finalizou nesta terça-feira (3). Os demais encontros ocorrerão nos dias 17 e 18 de março, e 28 e 29 de abril, abordando, ​ respectivamente, ​ os temas; “Responsabilidade Civil” e “Programas de Prevenção e Proteção da Saúde do Trabalhador”.
A AFBEPA possui 3 vagas disponíveis para os nossos associados (as) que tiverem interesse em participar, das duas ultimas etapas, por ter sido uma das apoiadoras para a realização do evento. Aos interessados, enviem nome e CPF para o nosso e-mail afbepa.ban@bol.com.br ou afbepa@hotmail.com. Caso haja mais de 3 interessados, realizaremos um sorteio.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos (Assessora de Imprensa)
Imagens: AFBEPA e TRT-8

Nenhum comentário: