segunda-feira, 25 de março de 2013

PRAZER EM SER EXPLORADO?!

No último domingo, 24/03, os bancários e bancárias do Banpará foram surpreendidos com matéria paga em jornal de circulação estadual cujo título foi: "Banpará é o 1º banco finalista do prêmio Prazer em Trabalhar".

O susto foi grande! As ligações não cessaram! Os funcionários ficaram extremamente curiosos para saber quais critérios foram usados por quem julgou a tal premiação, em considerando a possibilidade de se tratar de informação verdadeira e de premiação séria.

Os questionamentos da maioria dos funcionários, no entanto, foram os seguintes: apenas a diretoria foi ouvida quanto às supostas "boas práticas de gestão"? Quais funcionários foram ouvidos pela empresa que selecionou o Banpará para ser finalista do citado prêmio?

Alguns acreditavam que a publicação não passava de pegadinha!

Esta AFBEPA não poderia deixar de comentar a publicação, principalmente considerando que a relação entre diretoria e funcionários tem piorado além do limite nos últimos anos, porque os funcionários tem sofrido com uma diretoria que descumpre acordos, esquece a palavra empenhada, nega e sequestra direitos e dinheiro, desregulamenta o trabalho, gera insegurança, empurra e cobra metas abusivas beirando o assédio moral, não paga as horas extras, retira alimentação e qualidade de vida no âmbito do trabalho, se nega a efetivar o PCS, dentre outros ataques a tudo o que se construiu em termos de direitos dos bancários e bancárias do Banpará.

As mudanças tem sido para pior, e tem sido impostas, sob o mando do medo.

Sendo assim, os funcionários gostariam de saber onde é que, hoje, se tem prazer em trabalhar no Banpará?! Quais seriam essas boas práticas de gestão citadas na matéria paga?! Em qual Banco há investimento em capital humano?! Em qual Banco há maior proximidade entre funcionários e superiores?! Onde está esse Banpará, afinal, citado pela matéria paga?!

Evidente que se trata apenas de uma jogada de propaganda e marketing para tentar deslegitimar toda e qualquer denúncia sobre o que, de fato, ocorre no Banpará da realidade, o Banpará que existe de verdade, sob uma gestão que já está marcada com o selo do sequestro de direitos dos bancários e bancárias.

Os funcionários que vivem o dia-a-dia do Banco é que podem depor sobre a realidade do que ocorre e que podem dizer dos sentimentos difíceis que vem experimentando que, nem de longe, podem ser confundidos com prazer, alegria, satisfação. Ao contrário: trabalhar no Banpará, hoje, infelizmente, mais gera tristeza, frustração, angústia, estresse, adoecimentos, decepção. E não é esta AFBEPA quem assim afirma, e muito menos quem assim deseja. Não. Quem torna o dia-a-dia do trabalho insustentável é a própria direção do Banpará por suas péssimas práticas de gestão, no mínimo, desumanas e desrespeitosas.

Quem causa o problema, tem o poder de revertê-lo. Se a diretoria do Banco quer ser premiada por boas práticas de gestão e por proporcionar prazer no trabalho aos seus funcionários, deve passar a agir em coerência com isso, dialogar com o funcionalismo através de sua entidades, e deve começar por:

DEVOLVER O TÍQUETE EXTRA;

PAGAR AS HORAS EXTRAS;

IMPLANTAR O PONTO ELETRÔNICO;

MANTER O ALMOÇO PARA TODOS QUE CHEGAM MAIS CEDO DURANTE O PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO;

REALIZAR A PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE, PARA TODOS, RETROATIVA A JANEIRO DE 2013;

CONVOCAR NOVOS CONCURSADOS PARA DIMINUIR A SOBRECARGA;

CUIDAR DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS;

TRATAR COM IGUALDADE E RESPEITO A TODOS OS FUNCIONÁRIOS E FUNCIONÁRIAS;

CUMPRIR OS ACORDOS COLETIVOS E REGULAMENTO DO BANCO;

NÃO LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA, COMO FEZ, RECENTEMENTE.

Fora isso, a matéria paga, o título e seu conteúdo soam a piada de mau gosto, a escárnio, no mínimo. A não ser que a matéria afirmasse a possibilidade irreal de sentir prazer em ser explorado.





NA LUTA É QUE SE AVANÇA!

UNIDOS SOMOS FORTES!





*


Um comentário:

Anônimo disse...

Governo de farsantes e dissimulados!