sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

AFBEPA SEMPRE EM AÇÃO. NOVA CONVERSA COM A DIRAD E COBRANÇA DO PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS


A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, a única liberada para o trabalho da Associação, está, desde o início de 2013, revezando suas horas de trabalho entre a AFBEPA, as unidades do Banco e os andares na matriz, cobrando nossos direitos junto aos diretores e diretoras do Banpará, e também buscando informações nos setores do prédio.

Kátia Furtado voltou a conversar, hoje cedo, 08/02, com a diretora administrativa do Banco, que lhe garantiu o seguinte, em palavras textuais da própria diretora: “Kátia, semana que vem, algumas reivindicações do funcionalismo serão atendidas. Aguarde.” Estamos aguardando, mas não passivamente. Continuamos lutando para que nossos direitos sejam respeitados e garantidos. Que o Banco honre com seus compromissos diante dos funcionários e pague tudo o que nos é devido, que valorize concretamente as vidas de seus profissionais, é o que esta AFBEPA tem cobrado, insistentemente:

1)   Devolução do nosso tíquete extra;

2)   Promoção, para todos, por antiguidade, retroativa a janeiro de 2013;

3)   Reajuste da comissão de Caixas, retroativo a janeiro de 2013;

4)   Pagamento imediato da última parcela da nossa PLR;

5)   Pagamento de todas as horas extras efetivamente trabalhadas;

6)   Instalação imediata do Ponto Eletrônico, principalmente nas Agências, Postos e Caixas Avançados;

7)   Pagamento dos bônus relativos ao cumprimento além das metas impostas;

8)   Tempo de 30 minutos para alimentação e repouso aos funcionários que cumprem jornada de 6h.

Em várias conversas com pessoas do alto escalão, ainda na semana passada, foi dito à Presidenta da AFBEPA, em uníssono, que a auditoria contratada para fechar o Balanço do Banco só terminará o trabalho no dia 15/02, com publicação prevista para 20/02. Algumas pessoas concordam com a AFBEPA, que entende que, conforme já realizado em anos anteriores, e uma vez que não há vedação legal, o pagamento do restante da PLR pode ser feito antes da publicação do Balanço. O que se comenta é que, segundo previsão, o lucro de 2012 ficará em torno de R$ 122 milhões.



Banpará pague todas as horas extras

Ontem, 07/02, por volta de 17h30, nos dirigimos à Ag. Senador Lemos do Banpará, e verificamos, in loco, os funcionários do atendimento  trabalhando além da jornada, porém, sem poderem assinar a Folha de Presença, com os verdadeiros horários de entrada e saída.

A ordem vinda da direção era para que assinassem a folha no horário irreal, aquele horário formal, certinho, corretinho, que marca de forma igual, para todos, a entrada, intervalo intrajornada e saída.

Vimos que todos estavam muito insatisfeitos, exaustos, reclamando inclusive com o gerente, pois queriam assinar todas as horas que permaneceram no local de trabalho, realizando empréstimos, antecipação de Imposto de Renda, venda de seguros e outros.

A AFBEPA vai procurar novamente os canais competentes para buscar resolver essa situação que se arrasta no tempo, pois o Presidente do Banpará determinou, em mesa de negociação e via portaria, e a Diretora disse que os funcionários estão recebendo todas as horas extraordinárias efetivamente trabalhadas, no entanto, quando nos deparamos com a realidade dos colegas, nos seus locais de trabalho, vemos que o horário está sendo muito extrapolado, e sem o devido pagamento. O resultado disso é que aumenta o número de adoecidos no Banco, além aumentar o passivo trabalhista, os casos de injustiças e quebras de direitos.

Já orientamos os funcionários, diretamente nas agências, e pelo blog, a fazerem os seus respectivos controles mensais de jornada, como também exigirem que a Lei seja cumprida, independente da forma. Seja controle por folha manual de presença, seja no Ponto Eletrônico, todos tem que marcar o horário real de entrada e saída, para que a burla não prevaleça. Marquem e enviem para a AFBEPA, que iremos cobrar todas as horas extras efetivamente trabalhadas.

A VIDA VALE MAIS!!!

UNIDOS SOMOS FORTES!!!


Nenhum comentário: