sexta-feira, 2 de março de 2012

SINDICATO RESPONDEU, EM PARTE

Acusamos recebimento eletrônico da resposta do Sindicato ao ofício 05/2012 encaminhado pela AFBEPA. Queremos ressaltar, no entanto, que a resposta, ainda que importante em alguns aspectos, veio apenas em atendimento a algumas partes do ofício. Observemos:

PONTO ELETRÔNICO
Resposta do Sindicato - "sobre o prazo para implantação do Ponto Eletrônico este é de conhecimento da Afbepa, já que a Associação fez parte da mesa de negociação com o Banpará na Campanha Específica 2011 e assinou o ACT vigente como testemunha do mesmo."

Comentário da AFBEPA - Ao contrário dos demais pontos discutidos em mesa, essa alteração do prazo da instalação do Ponto Eletrônico para maio, a presidenta da AFBEPA só conheceu no momento da assinatura do Acordo, quando, imediatamente, perguntou à presidente do Sindicato porque havia sido feita a alteração. A presidente do Sindicato disse que depois explicaria à AFBEPA e ainda não explicou. Então, o que queremos saber é: por que o prazo foi estendido para maio e quais as compensações ao funcionalismo pelo adiamento da instalação do Ponto Eletrônico? São essas as duas perguntas que constam no ofício e ainda não foram respondidas.


DIVERSAS IRREGULARIDADES NO BANPARÁ
Resposta do Sindicato - "Sobre as diversas irregularidades citadas no ofício da Associação o Sindicato ressalta ter pleno acordo em relação aos questionamentos, assim como considera fundamental que essas cobranças sejam feitas diretamente ao Banpará em mesa de negociação, e não em uma reunião com o Sindicato, sobretudo pelo fato de a Afbepa também fazer parte da mesa juntamente com o Sindicato, Contraf-CUT e Fetec-CUT/CN conforme estabelecido no último Encontro dos Funcionários/as do Banpará em junho do ano passado."

Comentário da AFBEPA - Esta AFBEPA tem pautado estes e outros problemas com o Banco, incansavelmente, como pode ser obervado em todos os posts aqui mesmo em nosso blog. São diversos ofícios, pedidos de reuniões, reuniões e atendimentos ao funcionalismo. No entanto, como ressaltamos no ofício, é importante a UNIÃO das entidades, como foi decidido pelo funcionalismo no citado Encontro e, por isso, chamamos novamente o Sindicato para que também busque ajudar a AFBEPA no difícil trato dessas questões junto à direção do Banco. O Sindicato também é uma entidade representantiva da categoria, como muito peso legal, inclusive, para atuar. Se há concordância da direção sindical com relação a esses problemas, nos ajudem a enfrentá-los, pois o bem da categoria está acima de tudo, e essa é nossa missão estatutária.


FORTALECIMENTO DO BANPARÁ
Resposta do Sindicato - "Referente ao fortalecimento do Banpará o Sindicato reafirma que é de conhecimento da Associação que a entidade sindical lidera um movimento estadual contra o projeto de Parceiras Público e Privadas do atual governo do Estado, que é apoiado pelas elites locais e busca a privatização de diversos setores do Estado, dentre eles o Banpará. Para o Sindicato é imprescindível a realização de um Seminário de Fortalecimento do Banpará conforme foi apresentado e debatido com a Afbepa em reunião anterior que contou com a presença da presidenta da Associação."

Comentário da AFBEPA - Por isso mesmo escrevemos assim, no ofício: "solicitamos a retomada imediata desse tema para garantir a agenda previamente definida pelas entidades: articulações políticas junto a parlamentares, associações de municípios e demais instituições, mobilização social e a realização do Seminário pelo Fortalecimento do Banpará agora em Março ou, no máximo, no início de abril." E para isso, também, solicitamos a reunião com o Sindicato. Temos que começar logo a nos mobilizar para não sermos pegos de surpresa por alguma decisão imposta de cima para baixo pelo governo estadual. Esse é mais um chamado da AFBEPA ao Sindicato, de forma cordial, serena, mas firme, no sentido de lutar pelo fortalecimento do nosso Banco Estadual. Vamos logo pedir as agendas com as instituições e parlamentares? Vamos logo marcar a data e organizar o Seminário pelo Fortalecimento do Banpará? Na última reunião, ficou marcado para este mês de março.


FORMAÇÃO PARA OS REPRESENTANTES ELEITOS PELOS FUNCIONÁRIOS EM TODOS OS COMITÊS NO BANPARÁ
Resposta do Sindicato - "Quanto a formação dos novos representantes eleitos para os comitês do Banco o Sindicato considera fundamental haver brevidade na realização desse processo e propõe que este seja realizado na posse dos novos integrantes, inclusive estendendo aos integrantes do Comitê Disciplinar, e sugere como melhor data para realização da posse e formação dos representantes o dia 7 de março de 2012."
 
Comentário da AFBEPA - A nosso ver, esse foi o único ítem satisfatoriamente respondido pelo Sindicato. Concordamos com o dia 7 de março***, desde que tenhamos um processo de formação garantido com qualidade aos nossos representantes. Achamos importante incluir todos os representantes, uma vez que ainda não foi feito nenhum trabalho de formação, nesse sentido, pelo Sindicato. Assim sendo, reiteramos o pedido para que sejam convidados, e liberados pelo Banco, os representantes da CAFBEP, CONSAD, COMITÊ DISCIPLINAR, GT/PCS, COMITÊ TRABALHISTA E COMISSÃO DE SEGURANÇA. 

Também reiteramos o pedido para que considerem nossa proposta de programação: 8h às 18h. Manhã: grande grupo - formação política com foco na relação capital X trabalho. Tarde: grupos por comitês: formação técnico-jurídica. dia seguinte: 9h às 11h. Reunião sobre fortalecimento do Banpará, com a presença de sindicalista da Nossa Caixa.


SOLICITAÇÃO DE REUNIÃO
Resposta do Sindicato - "Por fim, o Sindicato lamenta não poder atender ao pedido de reunião em função de agenda sindical da presidenta Rosalina Amorim na cidade de São Paulo, agenda esta já marcada anteriormente"

Comentário da AFBEPA - Quando, então, a presidente do Sindicato poderá reunir-se com a AFBEPA? Seria bom, em resposta ao pedido, oferecer uma nova data, já que, voltamos a ressaltar, os problemas são graves e merecem uma atenção à altura das entidades para a busca de soluções. A AFBEPA tem feito a sua parte, mas é necessária a UNIÃO em nome dos interesses, direitos e conquistas da categoria bancária, nossos representados. Assim sendo, esperamos que a reunião seja marcada para breve, sem prejuízo das decisões anteriormente tomadas e da necessidade de defesa dos bancários e bancárias.


UNIDOS SOMOS FORTES








Atualizado as 19h30.


*** Recebemos várias ligações de bancários para a AFBEPA lembrando que até dia 10 de todos os meses, normalmente, ainda há muito movimento por conta da arrecadação de tributos estaduais,muncipais e federais. Especialmente neste mês de março, até o dia 12, que é uma segunda-feira, se torna inviável a participação dos representantes. Por isso, o pedido geral foi para que se mantivesse a data de 16 de março, sexta-feira.


*

Nenhum comentário: