segunda-feira, 28 de março de 2011

CENSURA, BLOQUEIO, O PODER DA CANETA CONTRA A RAZÃO


O poder da caneta é o instrumento dos que não têm razão, mas mandam. Seja lá por quais motivos: pela força do poder econômico, pela força de uma indicação, ou até por atos fraudulentos, mandam. E quando uma crítica os incomoda, já que não admitem ser criticados, não admitem a diferença de opinião, a diversidade, o bom debate, então usam a força da caneta para censurar ou tentar amordaçar o poder da verdade, dita através da palavra. Censura, não por acaso, rima com ditadura. Coisa do passado. Será? Os poderosos de plantão, muitas vezes, não resistem à tentação tirana e totalitária.

O "Blog do Barata" está sob censura. Também o Blog "A Perereca da Vizinha", da jornalista Ana Célia Pinheiro, está sob censura. O "Nosso Blog", da AFBEPA está sob bloqueio parcial dentro do Banpará. Até o ano passado, uma decisão claramente política da antiga administração do banco, bloqueou o acesso ao blog da AFBEPA para a maioria dos funcionários e funcionárias. Lamentavelmente, o tremendo autoritarismo foi até selado em ACT. Já solicitamos à nova administração do Banpará a correção deste fato vergonhoso, deste ato reacionário contra a democracia e o direito constitucional à informação.

Por várias vezes este blog sofreu tentativas e ameaças de ser amordaçado, mas jamais se calou; ao contrário, se fortaleceu na verdade e na seriedade de suas matérias, de suas denúncias, de seus propósitos de informar, elucidar, esclarecer e ampliar a consciência. O blog da AFBEPA é nosso, é de todos e todas e se soma, hoje e sempre, à voz dos que clamam e agem por liberdade e democracia.

Abaixo a censura ao Blog do Barata!

Abaixo a censura ao Blog da Ana Célia Pinheiro!

Abaixo o bloqueio ao blog da AFBEPA no Banpará!

Não a qualquer forma de censura!

Sim a todo debate livre de idéias!

Sim à liberdade e à democracia!




*

3 comentários:

Anônimo disse...

Clarividente que o nosso "amado" Sindicato tem anuência sobre todas essas censuras. Hoje está encolhido no seu lugarzinho de subjugo ao novo governo tucano.
Vamos sair dessa, com certeza.
Aliás, colegas, perdi a última esperança de ver o nosso país passado a limpo após aquele intragável voto do ministro Luiz Fux, no STF.

Anônimo disse...

O ministro Fux,com toda sabedoria fez o estado laico de direito ser mantido,ora,se a carta magna ,no art.16,fala que toda mudança no pleito eleitoral deve ser realiza um ano antes da eleição,como aceitar mudanças em cima da eleção?E olha que não sou fã de Jader.
Apenas acho que as leis máximas do país não podem ser rasgada por causa do clamor popular.
A lei da ficha limpa é uma excelente lei para barrar os corruptos do Brasil,e na eleição do ano que vem ,vamos nos livrar dessas pencas.
Prabens ministro Fux.

Anônimo disse...

Aí que vc se engana, colega. A lei não está firmada talvez até daqui a 10 anos. Acho engraçado que, para livrar bandido e corrupto, lembram que existe a Constituição. Mas, para punir a cambada do mensalão petista e outras mazelas mais, jogaram a Carta Magna no forno crematório. Ah, faça-me um favor, colega, espere 2012 e veja quanto ficha suja será eleito.