terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ESTÁ GARANTIDA A SESSÃO ESPECIAL EM DEFESA DO BANPARÁ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

AFBEPA representada na sessão da ALEPA de 15/02, na qual o Deputado Edmilson Rodrigues - PSOL, requereu sessão especial para debater sobre o Banpará. Na foto a vice-presidenta Cristina Quadros, a presidenta Kátia Furtado e a assessora. Na faixa: BANPARÁ: BANCO DO POVO DO PARÁ, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL. As fotos são de Lucivaldo Sena.


Deputado Estadual Edmilson Rodrigues - PSOL, em pronunciamento em defesa do Banpará, requerendo sessão especial para tratar do banco enquanto patrimônio público, e um dos principais agentes do desenvolvimento com inclusão social. A sessão especial irá ocorrer durante o mês de março, em data a ser negociada na ALEPA.




Hoje, pela manhã, o Banpará foi tema dos debates na Assembléia Legislativa. A partir do pronunciamento do Dep. Est. Edmilson Rodrigues - PSOL, também outros parlamentares, como o Dep. Carlos Bordalo - PT, a Dep. Bernadete Ten Caten - PT e o Dep. Eliel Faustino - PR, defenderam a importância do Banpará para o desenvolvimento do estado, com inclusão social, ofertando o microcrédito para quem mais precisa.


Ao final da sessão ordinária, o Deputado Edmilson foi procurado pela presidência e cerimonial da ALEPA, no intuito de realizar já nesta próxima quinta-feira, dia 17/02, a sessão especial sobre o Banpará. A assessoria do Deputado Edmilson nos consultou e ponderamos que, por não estar ainda devidamente empossada a nova diretoria do banco, seria melhor aguardarmos mais alguns dias. Por isso, a sessão especial deverá ocorrer no mês de março em data a ser negociada e informada aqui no blog.


O mais importante é que a sessão especial foi garantida, e que a solicitação da AFBEPA, acolhida e apresentada pelo Dep. Edmilson Rodrigues em plenário, e reforçada pela presença da Associação com faixa e dirigentes na galeria, se mostrou uma empreitada vitoriosa.


Agora, o debate sobre os rumos do banco ganhará nova dimensão e contará com a força de parlamentares, instituições e entidades da sociedade civil organizada. O Banpará é um patrimônio público e seu futuro precisa ser debatido e decidido por todos, democraticamente.


Nosso muito obrigado ao Dep. Edmilson Rodrigues-PSOL, aos demais parlamentares que se manifestaram favoravelmente e à ALEPA, que realizará a sessão especial em defesa do Banpará.



Leia o pronunciamento do Deputado Estadual Edmilson Rodrigues - PSOL.
___________________

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas:


A situação do Banco do Estado do Pará é preocupante. Esta instituição bancária de caráter público precisa de apoio da sociedade civil de nosso Estado para poder oferecer aos cidadãos as garantias institucionais necessárias de apoio ao pequeno e médio empreendedor, assim como, garantir ao servidor público do Estado do Pará sempre os melhores serviços.

O BANPARÁ é patrimônio do povo paraense. Os incentivos proporcionados pelo banco no fomento do crédito, ao microcrédito, do crédito solidário são ações estabelecidas por essa instituição que correspondem aos anseios do usuário e incentivam a produção nos diversos âmbitos da cadeia produtiva paraense. Mas isso não é o suficiente. É preciso mais. É preciso, senhores deputados, valorizar de forma efetiva o funcionalismo, realizar investimentos nas áreas tecnológicas e promover novos programas de incentivo ao pequeno, médio e grande produtor. É necessário se estabelecer uma política pública para garantir a todos, resultados efetivos e de desenvolvimento de nosso Estado.

Sabe-se, como noticiado pela imprensa, que o Governador do Pará fez comentários quanto à atuação do BANPARÁ, dizendo-se disposto a “repensar” as ações do banco. Logo depois, começou a ser insinuado também na imprensa que o BANPARÁ teria como destino ser transformado em “Banco de carbono”, numa alusão ao polêmico mercado de créditos de carbono conforme propagandeado por diversas instituições nacionais e internacionais.

Tais declarações são particularmente preocupantes quando se tem em conta que há anos ronda o BANPARÁ a grave ameaça de privatização ou incorporação por outra instituição pública ou privada.

Ora, senhores deputados, o fortalecimento do BANPARÁ, enquanto banco público estadual é o fortalecimento do próprio povo paraense. É o fortalecimento de uma das mais importantes instituições capazes de contribuir com um projeto de desenvolvimento efetivamente soberano, democrático e popular em nosso Estado.
Portanto, REQUEIRO, nos termos regimentais, a convocação de SESSÃO ESPECIAL nesta Casa, para discutirmos democraticamente os rumos do BANPARÁ.

Com este objetivo, solicito que sejam convidadas para esta Sessão as seguintes autoridades e instituições: GOVERNO DO ESTADO, BANPARÁ, Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA), Sindicato dos Bancários, Federação da Indústria do Estado do Pará (FIEPA), Associação Comercial do Pará (ACP), Federação dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (FETAGRI) e as Centrais Sindicais organizadas no Pará.



Palácio Cabanagem, 15 de fevereiro de 2011.



EDMILSON RODRIGUES
DEPUTADO ESTADUAL

*

*

*

Um comentário:

Anônimo disse...

Novos rumos nos esperam, graças a Deus. Vamos sair do ostracismo político definitivamente. Obrigado, deputado.