terça-feira, 7 de outubro de 2025

Variante XFG da Covid-19 acende alerta e AFBEPA reforça orientações de prevenção

 

A identificação da variante XFG do coronavírus, registrada inicialmente no Brasil, reacendeu o alerta das autoridades de saúde no primeiro semestre de 2025. Conhecida popularmente como Frankenstein por resultar da combinação de duas sublinhagens da Ômicron, a nova cepa se espalhou rapidamente e já foi detectada em dezenas de países.

No Pará, três casos foram confirmados nos últimos sete dias. Apesar do número aparentemente baixo, especialistas chamam atenção para o risco de subnotificação, o que exige vigilância redobrada, especialmente entre os trabalhadores bancários (as), que atuam diariamente em contato direto com o público.

Os sintomas da XFG são semelhantes aos das demais variantes da Covid-19, incluindo tosse persistente, congestão nasal, febre leve, dores musculares e cansaço intenso. De acordo com o Ministério da Saúde, os quadros clínicos tendem a ser leves, principalmente em pessoas com o esquema vacinal completo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que as vacinas continuam eficazes na prevenção de casos graves e hospitalizações, mesmo diante de novas mutações. A vacinação e as medidas de higiene seguem sendo as principais formas de proteção coletiva.

Diante desse cenário, a AFBEPA orienta os trabalhadores(as) a manterem os cuidados preventivos, sobretudo nas agências bancárias.

Entre as recomendações estão:

Usar máscara em caso de sintomas gripais;

Higienizar frequentemente as mãos com álcool em gel ou água e sabão;

Evitar o contato próximo com pessoas com sintomas gripais.

“A atenção precisa continuar. Cuidar da saúde individual, proteger os colegas e clientes, para assim evitarmos essa doença cruel”, destaca a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado.

A nossa Associação reforça que permanecer vigilante e responsável é essencial para evitar a disseminação do vírus e preservar a segurança de todos (as) no ambiente de trabalho.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: