terça-feira, 7 de maio de 2019

AFBEPA PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM DEFESA DOS BANCOS PÚBLICOS, EM BRASÍLIA

Seminário Bancos públicos e desenvolvimento / Reprodução: Fenae

Amanhã (8) a Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará – AFBEPA, representada pela vice-presidente Tereza Cristina Quadros estará em Brasília (DF) participando do Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, na ocasião, a partir das 14h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados também acontecerá o Seminário “Bancos Públicos e Desenvolvimento”.
Para este evento além dos 200 parlamentares confirmados, dos 19 partidos de bandeiras políticas diferentes, estarão presentes: Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações e Sociedade Civil Organizada. A AFBEPA entende que a sua participação é necessária para o fortalecimento da pauta que, visa debater a política que é feita por meio dos Bancos públicos, que minimizam as mazelas e garantem benefícios, como geração de emprego e renda, por meio de acesso a créditos; financiamento estudantil; aquisição de casa própria, etc; pois a ameaça de privatização dos Bancos públicos terá consequências para toda a sociedade.
“Atualmente, os bancos públicos respondem por quase metade dos ativos totais das operações de crédito e dos depósitos totais do segmento bancário no Brasil. Além disso, as instituições financeiras públicas respondem pela operação de políticas sociais como o Bolsa Família, Habitação Popular (Minha Casa, Minha Vida), Agricultura Familiar, Abono PIS/PASEP, FGTS, Seguro Desemprego e Fies. As áreas da Cultura, Esporte e Segurança Pública também estão no guarda-chuva dos bancos públicos”, com informações da Sindicato dos bancários e financiários de São Paulo, Osasco e região.
A presidenta da AFBEPA Kátia Furtado reforça o comprometimento da associação e relembra que no final de 2018 protocolou com os candidatos ao Governo do Estado do Pará uma carta compromisso em prol da manutenção e fortalecimento do Banpará, enquanto Banco Público e instrumento de desenvolvimento do Estado do Pará. “A AFBEPA foi criada em função da defesa do Banco do Estado do Pará em 1987, então, entendemos que o Banpará é necessário para o desenvolvimento do Estado do Pará, por isso buscamos sempre levantar discussões para fortalecer e contribuir com o crescimento do Banco, que atende as mais variadas demandas dos setores da sociedade paraense”, disse Kátia.
Destacamos alguns dados da carta compromisso apresentada e assinada na época pelo então candidato ao governo do Pará, Helder Barbalho:
Hélder Barbalho assinando a carta compromisso entregue pela AFBEPA


O que o Banpará representa para Estado em números:
1) Há cerca de 350.000 clientes externos;
2) O Banco conta com mais de 2.000 funcionários;
3)  Há 151 Unidades de Trabalho, entre agências e postos de atendimento (39 unidades na capital e 112, no interior do estado);
4) Dos 144 municípios que formam o Pará, o Banpará está presente em 98 desses, estando ao alcance de 87% da população paraense;
5) O Banpará Comunidade oferece financiamento com recursos próprios a microempreendedores do estado, em 2017, atendeu 82 municípios paraenses, teve mais de R$ 8 milhões aplicados, beneficiou 7 mil pessoas gerou mais de 2 mil postos direto de trabalho. Em janeiro deste ano, entrou mais 2 municípios neste atendimento, totalizando 84 cidades paraenses atendidas.
Carta assinada pelo então candidato ao governo do Pará, Hélder Barbalho.
- O Banpará também está oferecendo uma nova linha de financiamento que é o BNDES FINAME – MODERFROTA, e tem por objetivo atender produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) possibilitando a modernização da frota agrícola, implementos associados e colheitadeiras. É uma linha de financiamento que mostra a atuação do Banpará também na zona rural, contribuindo para o crescimento de produtores nessa área.
- O Banpará tem projetos para investir em Fontes Renováveis de Energia;
- Na área de fomento ou desenvolvimento, o Banco atende micros e pequenos empreendedores com dois produtos de microcrédito com recursos de terceiros que são os Fundos Municipais de Desenvolvimentos e o Programa de Microcrédito do Governo Estadual: FMD Ananindeua, Ver o Sol, Fundosol (Xinguara), Banco do Povo de Santarém, Funger Óbidos e Banco do Povo de Moju. Em 2017, foram realizadas 3.592 operações de microcrédito desta natureza.
Acompanharemos as discussões iniciadas amanhã no seminário e atualizaremos em breve o que está sendo proposto pela frente suprapartidária em Brasília. A sociedade, a classe trabalhadora precisa estar unida e dizer não ao desmonte e a privatização dos Bancos públicos. Aqui no nosso Estado, todos e todas em defesa do Banpará e dos demais Bancos Públicos!
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: