segunda-feira, 17 de junho de 2013

TRABALHO SEGURO, QUALIDADE DE VIDA PARA O FUTURO

A bela frase que dá título ao post foi a frase vencedora da SIPAT deste ano, que findou na última sexta-feira, 14, e que teve como tema "Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho".

A frase vencedora e plena de conteúdo, "TRABALHO SEGURO, QUALIDADE DE VIDA PARA O FUTURO" é de autoria do nosso querido Antônio Bechara, recentemente transferido para a Sulog, diretor da AFBEPA e delegado sindical da Ag. Nazaré.

Toninho, como é carinhosamente conhecido, acertou em cheio, quando vinculou a qualidade de vida, inclusive após a aposentadoria, à segurança no trabalho, segurança essa que engloba cuidados com a saúde: respeito aos limites orgânicos físicos, emocionais e mentais, tempo para respirar, comer, descansar, pausas para alongar músculos e nervos super utilizados na rotina de trabalho, ambiente saudável, dentre outros aspectos. Realmente, podemos perceber que por falta dessa segurança relacionada à saúde, durante décadas e décadas de trabalho, hoje, vários colegas estão adoecendo, bem próximo da aposentadoria, quando não mais poderão contar com plano de saúde e outros benefícios que o Banco oferece aos que estão na ativa.

"É melhor prevenir do que remediar", afirma um ditado bem conhecido, ou seja, vamos lutar sempre contra as metas, contra o assédio, contra a sobrejornada e os desvios de função, contra a sobrecarga, por mais contratações, por respeito e dignidade, por direitos, por um trabalho seguro, saudável, para que tenhamos hoje e amanhã, a qualidade de vida necessária para vivermos e não para sobrevivermos.

Parabéns, Toninho Bechara! E parabéns a todos os colegas da CIPA que estão empenhados em defender nossa saúde, segurança e condições de trabalho!

QUALIDADE DE VIDA
Qualidade de Vida é o programa que o Banpará está oferecendo aos seus funcionários e funcionárias, desde  o dia 02 de maio, e que disponibiliza, para a capital e o interior, atendimento médico e psicológico. São 100 atendimentos mensais, que podem ser agendados na própria intranet do Banco, ou pelo telefone, com os colegas do SESMT. O objetivo, conforme explicitou José Maria, do SESMT e também diretor da AFBEPA, é a prevenção de doenças físicas e mentais, visando proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos bancários e bancárias.

Vamos cuidar da saúde, denunciar os abusos e receber a ajuda necessária às nossas vidas hoje, para que tenhamos um amanhã melhor!

NA LUTA É QUE SE AVANÇA!

UNIDOS SOMOS FORTES!







*

Nenhum comentário: