terça-feira, 19 de setembro de 2023

AFBEPA EM SANTANA DO ARAGUAIA E CASA DE TÁBUA

A Afbepa amanheceu o dia visitando os colegas do Sul do Estado, desta vez, as agências Santana do Araguaia e Casa de Tábua.

Estão sendo momentos de muita satisfação estarmos juntos dos(as) funcionários(as) do Banpará e poder comungar de suas realidades de vida no trabalho, assim como a nossa Associação poder trazer as suas experiências de vivência nesse mundo do trabalho no Banco.

Nas conversas tidas com o pessoal de Santana do Araguaia, a Afbepa soube que na época que houve a explosão na agência, eles foram chamados a trabalhar, mesmo com a agência sem condições devido às cinzas e o forte cheiro de fumaça. Para a Afbepa isso é inconsequente e inaceitável, como a administração do Banpará permitiu um absurdo desses?? A Afbepa espera que não façam isso com o pessoal da Agência Viseu, explodida recentemente.

Na agência Santana do Araguaia o quadro funcional foi projetado para sete, mas há somente cinco funcionários(a) atuando, sendo que a partir de mais ou menos quatro meses, uma funcionária sairá de licença maternidade, período no qual a agência ficará com 4 funcionários. Hoje a unidade está com quatro pessoas, devido às férias do Gerente Geral. 

A Afbepa foi calorosamente recebida, os colegas são receptivos e gentis e, também, tem muitas demandas não atendidas pela Administração do Banco e vistas por nossa Associação. Ei-las:

  1. Déficit de pessoal;

  2. Fachada com letreiros despencando;

  3. Mesas da Retaguarda com pés enferrujados, já quase inadequadas para uso;

  4. Cadeiras de clientes sujas;

  5. Paredes sujas e sem pintura;

  6. Caixa de colocação de objetos metálicos, próxima à porta giratória  quebrada;

  7. O ADMLOG não está funcionando;

  8. Porta da área externa da copa está toda enferrujada;

  9. Telefones estão inoperantes, os colegas estão utilizando os seus telefones para se comunicarem;

  10. Central de ar detrás dos cashs do Autoatendimento está sem funcionar;

  11. Quando chove a água da área externa da copa alaga toda a cozinha, pode ser por algum entupimento;

  12. Houve uma redução de encaixe incompatível com as necessidades;

  13. O piso do guichê do Caixa está afundando, ele é de um material de papelão;

  14. Há necessidade urgente de limpeza da fossa da agência. Na primeira vez que o Gerente pagou para fazerem a limpeza, com recurso próprio, foi solicitado o ressarcimento, mas o Banco não o ressarciu.



A Afbepa foi informada que uma pintura realizada na agência foi feita com coleta entre os funcionários. Mas, a Associação verificou que essa unidade precisa, novamente, de pintura.

Em Casa de Tábua a Afbepa encontrou apenas três pessoas trabalhando, pois uma colega está de licença médica e outro de férias.

Há um déficit real no quadro de pessoal de certas agências dessa região, haja vista, que se alguém adoecer ou tiver que se afastar por qualquer motivo, não há quem substitua e, infelizmente, o Banco não supre essas necessidades.

As funcionárias(o) foram altamente acolhedoras, e o diálogo fluiu sobre assuntos atinentes à rotina de trabalho no Banpará e a nossa valorização. O Plano de Cargos e Salários-PCS é a questão mais pedida. 

Urge resolver a retirada dos índices e a regularização das Promoções por Merecimento e Antiguidade, vez que quando o Banco muda o marco inicial congela, também,  as Promoções. O tempo para as Promoções na Tabela de 35 níveis é outro entrave para um PCS que não desempenha o seu papel, pois quando se constata que se o funcionário trabalhar por 30 anos, se o PCS funcionasse, o funcionário teria 10 Promoções por Antiguidade e, talvez, 15 por Merecimento, tendo em vista o interstício de 3 e 2 anos para as Promoções por Antiguidade e Merecimento, respectivamente. Por isso, a importância da nossa união, para lutarmos por valorização.

Outro assunto essencial e que a Administração do Banpará precisa resolver, urgentemente, diz respeito à falta de assistência à Saúde. As funcionárias(o) pagam o valor para a Unimed, o Banco cumpre o seu dever de pagar e a Unimed não paga os seus credenciados, logo, ninguém mais quer atender a Unimed no Sudeste e Sul do Estado. 

A Afbepa viu nessa Unidade:

  1. Déficit de pessoal;

  2. Problema na PGDM que está emperrada;

  3. Telefones inoperantes;

  4. Alarme sem funcionamento.


A Afbepa vê nessas visitas, a oportunidade de conhecer os colegas e estar interagindo e acompanhando a realidade do trabalho em cada município, as condições ambientais dadas e a infraestrutura.

É totalmente gritante o valor cobrado nos contratos de aluguel em relação às condições do imóvel. Em quase todos os prédios locados pelo Banpará no Estado a qualidade das tintas, telhas, encanamentos e materiais utilizados pelos construtores é altamente questionável. A Afbepa não entende como isso foi feito, vez que a maioria das agências, mesmo novas, já apresentam inúmeros defeitos e problemas.

A nossa Associação espera que o Banco tome as rédeas disso e cobre desses construtores a responsabilidade de refazer e consertar essas obras péssimas, além, do valor de aluguéis que não se sustentam, por estarem acima da realidade padrão do local.


UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA


Nenhum comentário: