quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ATITUDE DO BANPARÁ EM DEMITIR SEUS FUNCIONÁRIOS É INJUSTA E INGRATA.

Desde que emitiu o Comunicado nº01/2021 na segunda-feira, 25, o Banco não deu nenhum posicionamento sobre a maneira fria e cruel que está despedindo os seus funcionários, que se aposentaram e que tenham 70 anos ou mais, assim como àqueles que se aposentaram a partir de 13 de novembro de 2019, alegando o exercício da FACULDADE de poder requerer a aposentadoria compulsória, da Reforma que modificou o Regime Geral da Previdência Social, entre outros.

Os colegas que estão na lista de dispensados estão inconformados e em grande tristeza pela forma como o Banco os trata após tantos anos de labuta, o sentimento geral é de ser uma coisa que se joga no lixo, descartável.

Segundo a Afbepa soube, o Banco começou a chamar, hoje, os funcionários para comunicar oficialmente o desligamento e a homologação dia 8 de fevereiro.

Com o seu Comunicado, o Banpará vira as costas e diz um “tchau” com frieza e ingratidão, negando a essas pessoas uma saída honrosa e digna, da forma que merecem.

Muitos têm mais de 40 anos trabalhando com afinco em prol do crescimento do Banco, sempre servindo e se dedicando mesmo com dificuldades e em condições adversas, mas sempre exercendo suas atividades com muita responsabilidade e amor pelo Banpará.

Caso o Banco não se lembre, mas nós lembramos, que foram esses mesmos funcionários que, em 1998, deram 20% dos seus salários para que o Banpará pudesse se manter de pé. Agora quando mais precisam do Banco, momento em que vivemos uma pandemia, com reflexos terríveis na saúde e economia, são tratados de forma desrespeitosa, indigna e ingrata.

O momento escolhido pelo Banpará para pôr um fim na relação de trabalho estabelecida com essas Vidas, que desempenharam com louvor as suas atividades dentro da Instituição, não é o certo e adequado, por todo o contexto que o Brasil e o mundo atravessam.

A Afbepa pede que o Banpará Revogue a sua decisão de dispensa desses empregados, não precisa ser agora, a Lei não o obriga a fazer isso, poderia até colocar como tempo para compulsória, 75 anos.

Se o Banco preferir manter a sua decisão que faça o mínimo por essas pessoas tão cheias de Amor por essa Instituição, que a ruptura se dê de uma maneira Respeitosa, Digna e garanta ao empregado um Plano de Demissão Voluntária-PDV que englobe Plano de Saúde, Alimentação e Salários a mais por cada ano de suas Vidas dedicado a engrandecer o Banco. 

É fundamental que o Banpará assegure esse algo que ajude essas Vidas a caminhar nesta pandemia, e com o Estado do Pará vivendo sua segunda onda de contaminação pela covid19.

Colocar agora dezenas de funcionários, que fazem parte do grupo de risco, para a plena vulnerabilidade é medida insensata, por isso a importância de dar o PDV, que em sua última edição concedia o plano de saúde por até 2 anos. Além disso, não se pode ignorar a realidade difícil dentro dos lares brasileiros para adquirir alimentos, logo, é necessário oferecer o ticket alimentação, que também foi incluso no PDV passado, uma vez que os preços dos itens básicos continuam disparando.

O Banco, que foi erguido por esses funcionários, não pode os abandonar à própria sorte, tampouco, não se importar com o impacto psicológico, emocional e físico que essa terrível medida acarreta.

Como poderão continuar suas Vidas sem o mínimo necessário, Plano de Saúde e Alimentação?

A AFBEPA ainda quer acreditar que essa Diretoria, composta por maioria de empregados, não desampare essas Vidas que tantos sacrifícios fazem e fizeram em favor da empresa, muitos inclusive cansaram de virar madrugadas trabalhando atrás de diferenças contábeis ou madrugaram para pagar a folha do Estado.

A Afbepa, também, orienta que nenhum empregado (a) que figura nessa lista assine nenhum documento sem que haja uma resposta do Banpará aos nossos pedidos.

Pedimos, ainda, a AJUDA do excelentíssimo Governador Helder Barbalho para que intervenha nessa situação, olhando com dignidade e compaixão a esses trabalhadores (as) e todas as suas histórias de dedicação, com louvor, para manter e fortalecer o Banpará em todo o Estado.

 

QUEREMOS DIGNIDADE!


UNIDOS SOMOS FORTES

DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: