LUCRO LÍQUIDO - MAIS DE 71 MILHÕES.
Fruto da dedicação e do esforço dos funcionários que, muitas vezes, estão adoecendo por metas e sobrecarga de trabalho, está aí o aumento de mais de 63% do lucro líquido no ano de 2010, em relação a 2009.
A informação está publicada no site do Banpará. Leia com atenção o balanço do banco, porque além dos dados sobre o lucro e o patrimônio líquido, há informações importantes para conhecer mais o perfil do banco e os desafios colocados. Em breve faremos alguns comentários sobre o balanço 2010. Abaixo, alguns trechos relevantes. Confira.
________________________
BALANÇO 2010 BANPARÁ
"
Resultado no período
Os resultados do Banco do Estado do Pará S/A - BANPARÁ no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010 foram os seguintes:
Lucro Líquido
O BANPARÁ apresentou lucro líquido de R$ 71.295 mil, resultado 63,2% maior se comparado ao de 2009, e proporcionando rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido de 30,0% e retorno sobre os ativos de 3,8%.
Intermediação Financeira
O desempenho de 2010 reflete o crescimento das receitas da intermediação financeira, com destaque para as de operações de crédito que atingiram o valor acumulado de R$ 338.486 mil, superior 31,8% se comparado com as de 2009.
Mercado e Imagem
Ratings e Reconhecimentos - O BANPARÁ, em 31 de dezembro de 2010, obteve a classificação A - (em moeda nacional) atribuída pela empresa Austin Rating, que é inequívoca demonstração de que o Banco apresenta solidez financeira, dotada de negócio seguro e valorizado, refletindo um avanço em aspectos ligados a suporte e gestão estratégica.
Resultado desse avanço foram as premiações regionais, nacionais e mesmo internacionais, das quais destacamos:
A revista Valor Econômico Estados, de abril de 2010, relacionou o Banco entre os líderes da economia paraense, com base nos anuários Valor 1000 e Valor Grandes Grupos e nas demonstrações financeiras das organizações. No ranking, que reuniu as 35 maiores empresas do Estado, o seu resultado líquido obteve o sexto melhor desempenho.
A revista ‘Latin Trade’ publicou em sua edição de maio-junho/2010 reportagem que relaciona o BANPARÁ na 75ª posição entre os bancos da América Latina.
O Anuário Valor 1000, editado pelo Jornal Valor Econômico, relacionou o BANPARÁ na 6ª posição entre os bancos pequenos e médios.
O Anuário Brasileiro de Bancos elencou os 102 maiores bancos do Brasil e seus projetos na área da sustentabilidade e para a bancarização e as principais inovações na área de TI. O Programa Ambiente Amigo, a implementação do Backfone de fibra ótica, a ativação do site de contingência e o projeto correspondente não bancário foram relacionados como principais projetos do BANPARÁ.
Em 2010, o BANPARÁ , mais uma vez, conquistou o Prêmio Estadual de Qualidade – PEQ/PA, concedido às instituições estaduais paraenses que buscam excelência em suas gestões.
Responsabilidade Social e Ambiental
Sintonizado com a crescente preocupação por questões ambientais, o BANPARÁ apoia projetos que contemplam a preservação do meio ambiente, promovendo e favorecendo projetos e ações de cunho socioambiental, a partir da mobilização dos seus empregados e da sociedade para a uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente e à responsabilidade social. As ações sociais e ambientais do BANPARÁ em 2010 envolveram patrocínios, projetos institucionais e campanhas em diversas áreas, a exemplo da Casa do Menino Jesus III, que acolhe crianças que lutam contra o câncer.
Ações de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentáveis
O BANPARÁ administra os programas de desenvolvimento econômico e social dos governos estadual e municipais . Em 2010, por exemplo garantiu:
a) Financiamento pelo BANCO DO PRODUTOR de R$ 12.700 mil em empreendimentos, gerando mais de 180 postos de trabalho;
b) Concessão, por meio do CREDPARÁ, de R$ 22.400 mil em 54 municípios paraenses, beneficiando 8.738 pessoas e gerando e mantendo 32.711 postos de trabalho;
c) Incentivos Financeiros de R$3.600 mil, na forma de financiamento a 03 empresas, fixando atividades produtivas na região;
d) Cobertura pelo FAP de 66 operações do Bolsa Trabalho do Programa CREDPARÁ, avalizando R$ 360 mil em operações;
e) Aprovação de 30 projetos de investimentos produtivos do Programa PARÁ RURAL, com o emprego de R$3.800 mil em 21 municípios paraenses, beneficiando mais de 1.436 famílias de produtores rurais – com perspectiva, em 2011, de investir mais R$20.000 mil;
f) Convênio com 10 Fundos Municipais de Desenvolvimento; e destes, em 04 municípios, foram beneficiadas 305 pessoas, no total de R$380 mil, gerando/mantendo 560 postos de trabalho.
Produtos, Serviços e Canais
Rede de Compras - A rede reúne estabelecimentos conveniados com o banco para a venda de produtos e serviços aos correntistas portadores do Cartão BANPARÁ. É um serviço estratégico que visa a fidelização dos clientes por meio da segurança, agilidade e comodidade nas transações.
Encerramos o ano de 2010 com 1384 estabelecimentos credenciados, que efetuaram 743.035 transações. Em 2010 houve crescimento de transações de 60,5% em relação a 2009.
Serviço de Autoatendimento - O BANPARÁ possui 463 ATMs distribuídos em agências, postos e pontos de atendimento eletrônico, que registraram crescimento de 13,76% em quantidade de transações em relação a 2009. Além disto, possui convênios com o Banco 24 Horas e Rede Compartilhada para saques, saldos e extratos em ATMs terceirizados espalhados por todo o Brasil, que, comparando-se com 2009, assinalaram crescimento de 39,5% em quantidade de transações em relação a 2009.
Serviço de Internet - Em seu site institucional, o BANPARÁ disponibiliza acesso a serviços de internet banking para pessoas físicas, jurídicas e órgãos de governo. O site, ágil e moderno, proporciona aos clientes conhecer com detalhes os conteúdos dos serviços e produtos oferecidos. Os canais Internet banking pessoa física e pessoa jurídica cresceram em quantidade de transação 27,44% em relação a 2009.
Serviço de URA - O Banco disponibiliza a seus clientes o serviço de transações eletrônicas na Unidade de Resposta Audível (URA). Em 2010 foram realizados 1.208.691 transações como consulta de saldos e extratos via fax, proporcionando um crescimento de 7,55% em relação a 2009.
Serviço de Call Center e SAC - O BANPARÁ disponibiliza a seus clientes o serviço de atendimento e transações por telefone (0800 285-8080) e o serviço de atendimento ao cliente (0800 280-6605), que garantem maior facilidade e comodidade para a realização de transações e obtenção de informações por telefone. Em 2010 foram realizados 131.826 atendimentos por telefone, que correspondem a um crescimento, em 2010, de 13,57% comparando-se com 2009.
Rede de Atendimento BANPARÁ
Comprometido com a excelência no atendimento de seus clientes, usuários e com o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Pará, o Banco tem ampliado suas unidades no Estado. Atualmente, cobre 39,6% dos municípios paraenses, contando com uma rede de 171 pontos, distribuídos em 42 agências, 36 postos de atendimento bancário, 71 pontos de atendimento eletrônico, 12 postos de atendimento avançado e 10 caixas deslocados.
Com o objetivo de expandir a oferta de produtos e serviços aos municípios paraenses, a par de estar presente em áreas desassistidas, implementou quatro novas unidades no ano 2010 nas seguintes localidades: Água Azul do Norte, Barcarena - Vila dos Cabanos, Marabá e Redenção.
Além da sua rede própria, o BANPARÁ disponibiliza mais de 36.000 pontos de atendimento espalhados por todo Brasil em parceria com o Banco 24 Horas e Rede Compartilhada, viabilizando acesso aos seus clientes e de outras instituições financeiras.
Gestão de Pessoas
O BANPARÁ investe constantemente em capacitação, para garantir o crescimento e aperfeiçoamento profissional, a excelência nos serviços prestados e acompanhamento das tendências do setor bancário.
Investimentos em capacitação profissional proporcionaram aos funcionários 2.508 vagas em cursos, treinamentos e workshops voltados para produtos e serviços bancários, tecnologia, segurança da informação e pessoas, além de palestras, oficinas, integração de equipes.
O Programa de Desenvolvimento Educacional do BANPARÁ – PDEB investiu R$ 608 mil na qualificação de 176 empregados em graduação e pós-graduação, a Certificação Profissional pela ANBIMA – CPA10 e CPA 20, de 80% do seu público alvo.
Ao encerrar o ano, o Banco contava com 1.242 empregados, 98 estagiários e 27 menores aprendizes.
Investimento em Segurança Bancária
Dada a importância de manter a integridade física e psicológica das pessoas – empregados, terceirizados e público, o BANPARÁ investiu R$ 8.685 mil em Segurança Bancária, primando pelo aumento do efetivo de vigilância armada, alarmes, fechaduras randômicas e Circuito Fechado de TV – CFTV. De outro lado, concluiu a instalação de biombos em suas unidades da capital, que visam proporcionar maior segurança aos seus clientes nas transações realizadas nos caixas.
ADMINISTRAÇÃO DE FUNDOS E PROGRAMAS
O BANPARÁ, como agente financeiro do Estado do Pará, opera e administra os Fundos e Programas de Desenvolvimento abaixo descritos, cujo montante aplicado até 31 de dezembro de 2010 é R$ 161.201 mil (R$ 129.450 mil em 31 de dezembro de 2009), a saber:
Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará – FDE – Tem por objetivo financiar programas e projetos considerados relevantes para o desenvolvimento econômico do Estado do Pará, de forma a reduzir desigualdades regionais e sociais bem como garantir a competitividade dos empreendimentos econômicos instalados no Estado.
I – Financiamento ao setor público para execução de projetos de infra-estrutura econômica e social;
II - Financiamento ao setor privado de natureza reversível, destinado a estimular o associativismo, especialmente o cooperativismo integrado por pequenos agentes econômicos, bem como as microempresas, as empresas de pequeno porte, mini e pequenos produtores rurais;
III – Financiamento à empreendimentos de micro e pequeno porte de pessoas físicas e jurídicas.
O fundo é constituído com recursos do Governo do Estado do Pará, cujo saldo aplicado até 31 de dezembro de 2010 é de R$ 135.097 mil (R$ 113.446 mil em 31 de dezembro de 2009).
Fundo para o Desenvolvimento Sustentável da Base Produtiva do Estado do Pará - BANCO DO PRODUTOR – Tem por objetivo principal, financiar empreendimentos econômicos de interesse estratégico para o desenvolvimento, diversificação e transformação da base produtiva do Estado do Pará, promovendo geração de emprego e renda, exclusivamente, em projetos localizados no Estado do Pará.
Esse fundo é formado por recursos do Governo do Estado do Pará e da Companhia Vale do Rio Doce, cujo saldo aplicado com base em 31 de dezembro de 2010 é R$ 13.910 mil (R$ 13.133 mil 31 de dezembro de 2009).
Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais do Pará – PARÁ RURAL – criado pela
Lei nº 6.797, de 16 de novembro de 2005, co-financiada pelo Governo do Estado do Pará (GEP) e Banco Mundial (BIRD), iniciou em abril de 2010, tendo como área de abrangência geográfica o ambiente rural do Estado e cujo saldo aplicado em 31 de dezembro de 2010 é R$ 10.422 mil.
Esse programa atuará em duas frentes convergentes de ação: a primeira relacionada ao aumento da renda e melhoria das condições de vida de comunidades rurais pobres, mediante o financiamento de processos locais de desenvolvimento, implementação de projetos produtivos e provisão de infra-estrutura complementar à produção. A segunda direcionada ao fortalecimento e aprimoramento do processo de gestão fundiária e ambiental do Estado, mediante investimentos na melhoria da estrutura institucional responsável pelo ordenamento territorial.
Fundos Municipais de Desenvolvimento – FMD – formado com recursos dos Governos Municipais conveniados com o BANPARÁ que oferece infra-estrutura operacional para o programa, cujo objetivo é potencializar e incentivar a geração de postos de trabalho e de renda para as pessoas físicas e jurídicas do próprio município, com saldo aplicado em 31 de dezembro de 2010 de R$ 1.772 mil (R$ 1.392 mil em 31 de
dezembro de 2009).
Fonte: Banpará.
"
Como afirmamos acima, em breve faremos alguns comentários sobre o balanço 2010 do Banpará, especialmente no que tange a gestão de pessoas, investimentos em segurança, fundos e programas, presença nos municípios do estado, e lucro líquido e PLR. Aguardem.
E vamos crescer a campanha QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ! Vamos lutar para escolher, por meio do voto direto, nossos representantes nos comitês internos do Banpará, porque precisamos de colegas que, realmente, nos defendam!
*