sábado, 27 de novembro de 2010

AGÊNCIAS LOTADAS, POUCOS FUNCIONÁRIOS: PROBLEMAS QUE PEDEM SOLUÇÕES URGENTES!

Agências lotadas...

... uma rotina stressante para clientes e bancários...

... que ficam sobrecarregados, quando a agência possui poucos funcionários.


As agências do Banpará possuem um grande número de clientes, entre funcionários públicos estaduais, usuários e funcionários de empresas com contas salários abertas pelo banco. É muito positivo que o banco da população paraense seja utilizado por essas pessoas, principalmente considerando a portabilidade, que em breve estará a bater em nossas portas.


Para que os clientes continuem escolhendo o Banpará como seu banco, é preciso melhorar as condições de atendimento, hoje ainda insuficientes em relação ao quadro de pessoal e a tecnologia, porque há um alto nível de sobrecarga dos bancários, que buscam fazer o melhor, mas não podem fazer milagres. Com as agências lotadas, sem pessoal suficiente para oferecer um melhor atendimento, os poucos funcionários existentes se esmeram em atender, mas, ao início da tarde, encontram-se visivelmente exauridos.

Nesta última sexta-feira, 26, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, em seu giro diário pelas agências, deparou-se com um quadro desolador na agência Ananindeua, onde trabalhavam 3 estagiários de um total de cinco, apenas 2 funcionários atendentes e 6 caixas, sendo que a bateria de caixas comporta 7 funcionários.

Perguntas que não querem calar:

- Por que os estagiários continuam usando as senhas de funcionários para atender ao público? Os estagiários devem ter suas próprias senhas, já que realizam tarefas de atendimento, como abertura de contas correntes, liberação de empréstimos e outras atribuições típicas de um funcionário concursado.

- Por que há mais estagiários que funcionários no atendimento? Estagiários não têm e não podem ter a mesma responsabilidade que têm os funcionários concursados; são aprendizes e a legislação limita sua jornada de trabalho a 6hs diárias, no entanto têm feito horas extras sem o amparo da lei e sem adicional algum, assim como a maioria dos funcionários.

- Se a bateria de caixas comporta 7 caixas, o que justifica a unidade, que está sempre lotada, ter apenas 6 caixas no seu quadro funcional?

- Outro fator sempre destacado em todas as agências, problema antigo no banco, também chama a atenção na ag. Ananindeua: a lentidão da rede tecnológica. O cliente, com razão, se impacienta e o funcionário extrapola sua jornada, desgasta mais energia e perde muito em saúde.

PERIGO: ENTREGA DO NUMERÁRIO PELO CARRO FORTE APÓS O HORÁRIO

Uma rotina perigosa enfrentada atualmente não só na ag. BR Ananindeua mas, de um modo geral, em todas as agências do Banpará, é a entrega de numerário pelo carro forte, com grande atraso. O horário estabelecido, não tem sido respeitado, e os carros fortes só entregam o numerário 4, 5 ou até 7 horas após, o que causa aos tesoureiros um alto nível de stress diante da falta de dinheiro para os clientes e cashs, além de gerar encaixe alto, o que é totalmente desaconselhável nos normativos de segurança do Banco. A AFBEPA solicita que o Setor competente resolva, com a máxima urgência, essa perigosa situação.



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