quarta-feira, 31 de julho de 2024

6° RODADA DE NEGOCIAÇÃO NÃO TRAZ PERSPECTIVAS ECONÔMICAS E AFBEPA DEFENDE ESTADO DE GREVE



Ocorreu nesta manhã a 6° rodada de negociações do Banpará com as Entidades de Classe.

Não houve apresentação de nenhum cenário de propostas econômicas do Banpará,  representado pelo Dirad e suas assessorias, às nossas legítimas reivindicações.

Foi finalizado os artigos que ficaram pendentes da última rodada ocorrida em 23/7, o artigo atendido foi o da Licença Prêmio, que foi acrescida de mais 2 dias, ficando ao ano 15 dias e no quinquênio 75.

A Afbepa vê que não há vontade e disposição do Dirad de encaminhar na mesa cenários, de como o Banpará responde as nossas pedidas.

A presidenta da Afbepa disse ao negociador do Banco algo totalmente previsível em uma negociação:" o Banco sabe os seus orçamentos e tinha que estar preparado para este momento único de reivindicações salariais, somente o Diretor e o restante da Diretoria conhecem como podem fazer frente as nossas pedidas, quem conhece a nossa casa e as nossas possibilidades somos nós, o mercado já apresenta previsão de INPC, então o Banpará tinha de estar melhor preparado para este momento ."

Por essa ausência de respostas às nossas prioridades, a Afbepa entende que temos que votar estado de greve na próxima assembleia do Sindicato.

Eis abaixo os artigos debatidos:

Art. 17- Adicional Escolaridade- para o Banco são adicionais que não tem aplicação prática às funções gratificadas, ou seja, não acatado;

Art. 25 - Licença Prêmio- cresceu de 13 para 15 dias;

Art. 28 - Ticket Extra - pode ser debatido em mesa de fechamento;

Art. 46 - Período de Amamentação- mantido;

Art - 47 - Segurança Bancária - aumento para R$-500,00 de bens subtraídos sem nota fiscal;

Art. 48 - Transporte de Numerário - Mantida Redação;

Art. 49 - Seminário de Segurança Bancária - foi acrescido no artigo que esse Seminário terá a Coordenação do Comitê de Segurança Bancária;

Art. 55 - Dos Dados de Medição e Adequação das Condições Ambientais de Trabalho- a Afbepa pediu ao Banco para disponibilizar, até o fim das negociações, o Plano Geral de Riscos do Banpará-PGR, pois esse Plano nãoéconhecido;

Art. 56 - Do Combate Efetivo ao Assédio Moral - Mantido;

Art. 64 - Do meio Ambiente e Transição Justa - Sindicato ficou de refazer Redação;

Art. 92 - Da Proteção à Jornada de Trabalho - na redação da cabeça do artigo ficou acordado que se excetuam as hipóteses de terceirizações de serviços ou atividades meio da Instituição;

No Parágrafo Primeiro, as partes ajustaram entre si que Pausas e Intervalos serão como Normas de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho e não poderão ser Suprimidas.

Não houve, por parte do Banpará, respostas às pendências e, tampouco,  a apresentação da ata da 1° rodada, ocorrida em 27 de junho.

 A sétima rodada está prevista para o dia 8 de Agosto .

Amanhã, 1/8, o Sindicato confirmou à nossa Associação que está chamando a nossa assembleia.

 PARTICIPE!! 


 UNIDOS SOMOS FORTES 

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário