Nesta quinta-feira, 15, as diretoras da Afbepa, Denise, Edileuza e Kátia, deram continuidade às visitas nas unidades do Banpará do Sudeste e Sul do estado. Durante o dia de hoje, elas estiveram presentes nas agências de Marabá e Itupiranga, onde discutiram diversos assuntos de interesse dos funcionários.
Entre os temas abordados, destaca-se o Acordo Coletivo, especialmente no que diz respeito ao reajuste, bem como o Plano de Cargos e Salários (PCS) e a questão da ultratividade, além do término da vigência, em 31 de agosto de 2024.
Além dessas pautas, a falta de funcionários também foi uma preocupação discutida durante as visitas. Os colegas enfrentam muitas demandas, porém, a estrutura de pessoal é deficiente para atender a todas as necessidades.
Na agência Marabá Cidade Nova, por exemplo, o quadro de pessoal conta com 11 funcionários, mas apenas sete estão efetivamente trabalhando. Três estão afastados por problemas de saúde e um está de férias.
A nossa Associação vê que a lida do pessoal é grande, porém falta contrapartida do Banpará.
AGÊNCIA NOVA MARABÁ
A agência Nova Marabá Empresarial é relativamente nova, porém, parece que quem construiu esqueceu de fazer um trabalho decente e seguro, pois os azulejos e placas estão caindo além de infiltrações próximas as janelas de vidro da empresarial. Também foram identificados goteiras na área de atendimento ao cliente da agência Marabá 13, e a marquise do estacionamento apresenta rachaduras, representando um risco de desabamento.
Lamentável isso que está ocorrendo, visto o dinheiro investido. Para a Afbepa, isso tem de ser refeito pelo construtor, assim se espera, que haja previsão contratual.
AGÊNCIA MARABÁ SÃO FÉLIX
Essa agência possui 11 centrais de ar-condicionado, mas três delas estão inoperantes. Dessas, duas são do setor de autoatendimento e atendimento ao cliente. No período da tarde, o calor se torna insuportável devido à falta de climatização adequada.
Outro detalhe é que, das 284 lâmpadas presentes na agência, apenas 163 estão funcionando corretamente. As estavam piscando e prejudicavam a visão foram retiradas pelos próprios funcionários. Além disso, enfrentam dificuldades na reposição de materiais de expediente, como calculadoras, toners, torneiras e cadeiras.
UM DESLEIXO TOTAL DE QUEM DEVERIA TER A RESPONSABILIDADE DE ZELO.
Por fim, a Afbepa visitou a agência Itupiranga, onde dialogou com os funcionários sobre a diferença entre uma Associação e Sindicato, além de esclarecer sobre o acordo do Banco de Horas Negativo, celebrado entre o Sindicato e o Banpará, além da ação de execução da Associação do título judicial que mandava o Banco dar trabalho em casa para o grupo de risco.
A Afbepa obteve sucesso nessa execução que deveria ter sido realizada pelo Sindicato, o que beneficiaria toda a categoria, mas não o fez, pois preferiu firmar com a Administração do Banpará o Banco de Horas Negativo.
Uma lesão contra o direito dos funcionários(as) do Banpará.
Por tudo que atenta contra a dignidade humana, a Afbepa luta e pede respeito!
Confira as fotos das visitas:
AGÊNCIA NOVA MARABÁ 13 E EMPRESARIAL
AGÊNCIA MARABÁ SÃO FÉLIX
AGÊNCIA ITUPIRANGAUNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário