sexta-feira, 30 de junho de 2023

ÓTICA TELÉGRAFO ESTÁ COM PROMOÇÕES EXCLUSIVAS DE ÓCULOS DE SOL NESTE VERÃO. CONFIRA!

 

A Ótica Telégrafo, uma das maiores parceiras da Afbepa, tem o prazer de anunciar diversas oportunidades para os associados(as) que estão em busca daquele óculos de sol estiloso para curtir o verão. Juntas, convidam a todos para acompanharem as promoções que estão sendo divulgadas pelas redes sociais e ficarão disponíveis para os próximos 30 dias.

Para se manter atualizado sobre todas as novidades e condições especiais de pagamento dos óculos solares, é muito simples. Basta seguir a Ótica Telégrafo (@oticatelegrafo) e a Center Lens (@centerlensbelempa) no Instagram. Além de ter acesso às promoções, os associados(as) poderão tirar suas dúvidas e obter informações detalhadas sobre os produtos oferecidos.

Dúvidas? 

Essa parceria entre a Ótica Telégrafo e a Afbepa tem como objetivo proporcionar oportunidades que permitam à categoria bancária do Banpará, planejar soluções para uma melhor qualidade de vida. Afinal, cuidar da visão é essencial para a vida.

Para conhecer todos os produtos de perto, faça uma visita à Ótica Telégrafo, localizada na travessa Djalma Dutra, 522, entre a rua Municipalidade e a avenida Senador Lemos.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

AÇÃO DO BANCO DE HORAS NEGATIVO E DEVOLUÇÃO ESPONT NEA DE DIAS DE LICENÇA PRÊMIO PELO BANPARÁ AOS NOSSOS ASSOCIADOS

Nesses últimos dias, recebemos relatos de vários(as) associados(as) informando que o BANPARÁ devolveu dias de licenças prêmios anteriormente utilizados para cobrir o chamado "banco de horas negativo".


A AFBEPA reitera que em 2021 foi judicializada ação de execução através do título firmado entre o Banpará e o Sindicato (que se omitiu e não executou esse título que beneficiaria todos os bancários), tendo sido acolhida pela Justiça do Trabalho o pedido de devolução de todas as licenças, abonos e/ou quaisquer folgas adquiridas e que foram utilizadas para compensar as horas lançadas no referido “banco de horas negativo”.


Atualmente, a ação da AFBEPA está pendente de julgamento no Tribunal Superior do Trabalho, por força de recurso apresentado pelo BANPARÁ, não havendo, por ora, decisão definitiva. Apesar disso, não há dúvidas de que a recomposição dos benefícios acima citados, para os associados da AFBEPA, tem clara relação com o processo judicial que foi ajuizado pela Associação.

  

Alertamos, contudo, que essa recomposição é apenas parte do que foi pleiteado e deferido pela Justiça do Trabalho, pois, ao final, buscaremos que o BANPARÁ pague aos seus bancários(as) todas as horas extras que foram efetivamente prestadas por imposição do empregador, para compensar o iletígimo “banco de horas negativo” outrora criado pelo Sindicato e Banco. 


A Afbepa reforça, ainda, que os efeitos dessa decisão são restritos àqueles(as) empregados(as) que já possuíam a condição de associado(a) no momento da propositura da demanda (01.09.2021).



CORAGEM E LUTA SEMPRE!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 29 de junho de 2023

CONVITE: JUNTE-SE A NÓS NESSA CORRENTE DE SOLIDARIEDADE PARA AJUDAR LUIZ OTAVIO TEIXEIRA, EX-FUNCIONÁRIO DO BANPARÁ

“Nem tudo na vida são flores”, e é nesse contexto que a Afbepa convida todos os colegas, associados e não associados, a se juntarem a uma corrente de solidariedade em prol do ex-funcionário Luiz Otavio Teixeira Pantoja, que por muito tempo se dedicou ao seu trabalho na Matriz e nas agências Belém Centro, Redenção e Ananindeua, e agora está precisando da nossa colaboração.

Segundo o relato enviado à Associação, Luiz enfrenta uma situação financeira delicada desde que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cessou o seu benefício em janeiro de 2022. “Ingressei com ação contra o órgão que foi sentenciado a implementar o benefício em abril de 2023, mas não o fez. O juiz sentenciou novamente para o último dia 27, mas a determinação não foi atendida”, afirma.

“Como resultado, estou há 17 meses sem receber o meu benefício. Além disso, não estou podendo trabalhar para ganhar um dinheiro para poder arcar com as minhas despesas, pois sofri um acidente e estou com um aparelho ilizarov, uma espécie de gaiola, em uma das minhas pernas, o que dificulta a minha mobilidade”, lamentou Luiz Otávio.

Como ajudar!

Para apoiar o ex-funcionário do Banpará, é simples: basta enviar qualquer valor para Luiz Otavio Teixeira Pantoja através da chave PIX: (91) 98468-4389. Antes de confirmar a transferência, é importante garantir que o processo está sendo feito no nome informado, por meio do Banco Pagseguro.

Vamos unir forças e ajudar Luiz, pois como diz o nosso slogan: Unidos Somos Fortes!

quarta-feira, 28 de junho de 2023

AFBEPA VISITA AGÊNCIAS EM BELÉM E FORTALECE LUTA PELOS DIREITOS DA CATEGORIA

Desde ontem, 27, a diretora da Afbepa, Cristina Lagos, tem realizado uma série de visitas às unidades do Banpará localizadas em Belém. Na terça-feira, Cristina passou pelas agências Pedreira e Telégrafo. Já na manhã de hoje, 28, foi a vez dos colegas da Augusto Montenegro receberem a representante da Associação de forma carinhosa, como de praxe.

Cristina abordou as pautas que já vêm sendo discutidas, como o Plano de Cargos e Salários (PCS) e as lutas da Afbepa para melhorar as condições de trabalho. Além disso, a diretora falou sobre os benefícios exclusivos para os associados(as), como a psicoterapia, que tem se mostrado fundamental para o bem-estar dos colegas. Também foram esclarecidos detalhes sobre o processo do ticket alimentação, para os colegas admitidos no Banco até dezembro de 1987.

Para alegria de todos que fazem parte da Associação, novas filiações foram realizadas nas agências visitadas, com colegas que acreditam no trabalho e na luta diária da Afbepa em prol dos interesses e direitos da nossa classe. 

A nossa Associação agradece pela belíssima recepção dos colegas com a nossa chegada nos locais de trabalho. E para os novos associados(as) que chegam para somar: sejam bem vindos!

Confira as fotos:

AGÊNCIA PEDREIRA



AGÊNCIA TELÉGRAFO




AGÊNCIA AUGUSTO MONTENEGRO



UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

FUNCIONÁRIOS (AS) DA AGÊNCIA BARCARENA RECEBEM A NOSSA ASSOCIAÇÃO

 

A Afbepa esteve na tarde de ontem, 27, com os funcionários(as) da agência Barcarena, para verificar as condições de trabalho e dialogar sobre alguns assuntos. Foi visto que o local tem um espaço físico mal aproveitado, que precisa ser revisto e melhor utilizado, pois os ambientes de trabalho são apertados, evidenciando que a reforma realizada anteriormente não otimizou adequadamente os espaços. As paredes estão com as pinturas descascadas e sinais de mofo; o banheiro é velho e serve como depósito de produtos de higiene; há 15 lâmpadas queimadas que precisam ser trocadas; as cadeiras de clientes estão manchadas e inadequadas e precisam ser lavadas.



A Associação soube que há Ordens de Serviços solicitadas à Sueng, mas, pelo visto, nada foi feito. A Afbepa esclareceu diversos assuntos aos funcionários(as), a exemplo do Plano de Cargos e Salários-PCS. Foi destacada a falta de transparência dos trabalhos do Grupo de Trabalho, uma vez que, passado quase um ano da assinatura do Acordo Coletivo, não há nenhuma informação acerca dos trabalhos: retirada dos índices de eficiência; redução do tempo para as Promoções por Merecimento e Antiguidade, de 2 e 3 anos para 1 e 2 anos, respectivamente; renivelamento, entre outros pontos.

A Afbepa reiterou a importância do PCS para a nossa valorização, por isso é fundamental lutarmos por sua efetividade, que desde a implantação por força Judicial e a luta da nossa Associação junto com os trabalhadores(as), o nosso Plano de Cargos e Salários tem sido irregular.  A Associação, também,  lamenta e repudia o abandono dos ambientes do trabalho e dos funcionários(as) pela Dirad, e chamamos a atenção de toda a Diretoria para fazer algo em relação a isso. É inadmissível que as gerências de agências e demais unidades não tenham autonomia para realizar consertos, lavagem, trocas de lâmpadas, desentupimentos e outras gestões necessárias. Quando isso é feito, depois de muito tempo ou ano, uma grande quantia é cobrada, um exemplo disso é a troca de lâmpadas em agências que depende do uso de aeronave para o Terceiro se deslocar, que pode chegar a uma soma muito alta. Os colegas da agência Barcarena, ao fim do nosso bate-papo, nos serviram um bolo delicioso, até porque hoje temos 99,9% dessa unidade filiada.



A nossa Associação agradece tanto apoio e carinho e, com certeza, a nossa retribuição será sempre com muito trabalho.


ENCONTRO ESTADUAL DOS FUNCIONÁRIOS(AS) DO BANPARÁ

 

O retorno de Barcarena à Belém foi no início da noite, o que ensejou a não participação no Encontro dos Bancários(as) do Banpará, para debater pautas da Mesa Permanente, vez que com a vigência do Acordo Coletivo até 31/8/2024, as Cláusulas Econômicas somente serão reivindicadas nesse momento. Para o ano de 2023, está prevista a correção dos Salários, Gratificações, Anuênio, Ticket Alimentação e outras verbas com base no INPC mais 1%.


Então,  vamos nos preparar e aguardar o ano que vem.


UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 27 de junho de 2023

AFBEPA SOLICITA REUNIÃO URGENTE COM A PRESIDENTE DO BANPARÁ PARA QUE PROVIDÊNCIAS SEJAM TOMADAS ACERCA DOS GRAVES PROBLEMAS EXISTENTES NOS LOCAIS DE TRABALHO

 

A Afbepa, incomodada com os problemas observados em várias unidades de trabalho do Banpará, principalmente por se tratar de algumas recém-construídas, protocolou um ofício na manhã de hoje, 27, solicitando uma reunião urgente com a Presidente do Banco para discutir essas questões e cobrar soluções para as demandas.

Clique aqui para ler o documento.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ EVITAM FRAUDE E AJUDAM NA PRISÃO DE CASAL NO JURUNAS

Mais uma vez, os olhares atentos dos funcionários do Banpará, agência Estrada Nova, ajudaram na prisão de duas pessoas suspeitas de prática de crime de falsidade ideológica. Munidos de documentos falsos, um casal, incluindo uma idosa de 66 anos, tentou abrir uma conta em nome de outra pessoa na unidade do Banco, localizada no bairro do Jurunas, quando foi surpreendidos pela Polícia Civil.

Durante a verificação dos documentos, procedimento padrão realizado pela equipe do Banpará que é treinada para detectar qualquer irregularidade, ficou constatado uma incompatibilidade nas informações fornecidas pelos suspeitos. Diante disso, as autoridades policiais foram acionadas pelos bancários, e a fraude foi confirmada e ambos, a idosa e o homem, foram conduzidos à delegacia.

Na presença do delegado, o casal confessou a tentativa do crime e revelou suas verdadeiras identidades. Após fornecerem informações à Polícia, descobriu-se que o homem já possui diversos antecedentes criminais, incluindo crimes de estelionato, ameaça e outras contravenções. Com a prisão, os suspeitos ficarão à disposição da justiça.

Competência

Essa não é a primeira vez que a Afbepa parabeniza os funcionários(as) do Banpará nesse contexto de se evitar fraude, e a Associação faz questão de afirmar que a prisão dos criminosos só foi possível graças aos olhares aguçados da equipe da agência Estrada Nova, pois a atenção permitiu comprovar as irregularidades nos documentos apresentados e levantar suspeitas sobre o comportamento dos golpistas.

Além de evitar que outras vítimas tivessem seus nomes utilizados sem autorização, a ação dos funcionários do Banpará também impediu perdas financeiras para essas pessoas e, possivelmente, prejuízos para o Banco.

Parabéns aos funcionários(as)! 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 22 de junho de 2023

DURANTE VISITA, DIRETORA DA AFBEPA É RECEBIDA COM ENTUSIASMO PELOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ


Na manhã desta quinta-feira, 22, a diretora da Afbepa, Cristina Lagos, realizou uma visita às agências Terra Alta, São João da Ponta e Curuçá. Durante sua jornada, Cris foi calorosamente recebida pelos funcionários(as), que demonstraram grande interesse em ouvir a história de luta da Associação em prol da categoria, além, claro, de participarem com perguntas prontamente respondidas pela diretora.

Em sua passagem por Terra Alta, Lagos destacou a excelente estrutura da unidade daquele município, ressaltando que o local está completamente novo e preparado para atender tanto às demandas dos colegas de trabalho quanto dos clientes que buscam os serviços do Banpará. Além disso, a diretora aproveitou para enfatizar uma das principais reivindicações da Afbepa: o Plano de Cargos e Salários (PCS).

Os(as) funcionários(as) manifestaram grande interesse em conhecer mais a respeito do atendimento de psicoterapia oferecido pela Associação, serviço que tem se mostrado fundamental para o bem-estar e apoio emocional dos nossos associados. Como resultado da visita, tivemos a satisfação de receber três novos associados que chegam para somar forças às nossas lutas.

São João da Ponta

Já na agência São João da Ponta, mesmo que ainda não tenha sido inaugurada, já abriga os(as) funcionários(as) que estão realizando os últimos ajustes para abrir as portas e receber os clientes daquela região. A diretora da Afbepa ficou feliz em observar um espaço impecável, com móveis novos, e perceber que a expectativa dos colegas é grande para a breve inauguração.

Segundo Cristina, assim como ocorreu em outras unidades, a recepção foi maravilhosa naquele local de trabalho. “Em todos os lugares que chegamos é assim: um carinho grande pela nossa Associação. Isso só demonstra a importância do nosso trabalho para o funcionalismo do Banpará. Todos os funcionários que estavam na hora da visita eram associados à Afbepa”, disse a diretora.

Curuçá

A agência Curuçá foi a última a ser visitada pela diretora da Associação no dia de hoje. A equipe recebeu a representante da Associação com muita alegria. Durante a conversa, os(as) funcionários(as) expressaram uma queixa recorrente do funcionalismo: a demora na resolução de problemas que envolvem a manutenção do local de trabalho, desde questões estruturais até problemas com equipamentos.

Entre os problemas mencionados, destaca-se a inoperância das centrais de ar-condicionado, que deixam alguns setores quentes, causando desconforto. Além disso, há a necessidade de troca de algumas lâmpadas para melhorar a iluminação da agência e evitar problemas na saúde ocular dos colegas. Foi mencionado ainda que há Ordens de Serviço pendentes desde 2022, sem resposta.

O pedido dos(as) funcionários(as) da agência Curuçá reflete uma demanda comum em várias outras unidades do Banpará: que a administração do Banco olhe com mais carinho para o funcionalismo, que se dedica diariamente a oferecer um serviço de qualidade à população. Além disso, é esperada mais celeridade no cumprimento das OS's que são realizadas, com frequência, mas não são atendidas.

Nos últimos dias, a visita da diretoria da Afbepa às agências do Banpará de vários municípios do Estado reforça o compromisso da Associação em defender os interesses e necessidades dos(as) funcionários(as), buscando sempre a melhoria das condições de trabalho e o respeito aos direitos da categoria.

A expectativa é que as demandas apresentadas pelos colegas e amplamente divulgadas pela Associação sejam analisadas com atenção pela Administração do Banpará, visando condições adequadas de trabalho e que valorize todos os envolvidos.

Confira as fotos da visita:

AGÊNCIA TERRA ALTA





AGÊNCIA SÃO JOÃO DA PONTA



AGÊNCIA CURUÇÁ



UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA

AFBEPA EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

A Afbepa realizou uma visita na tarde de hoje, 22, à agência São Domingos do Araguaia e foi muito bem recepcionada pelos colegas.

Construída em 2021, a Associação viu uma agência bem cuidada. O gestor local falou que a parede estava suja e a tinta desgastada, mas que entrou em contato com o construtor e solicitou uma nova pintura, sendo prontamente atendido.

Ficou constatado que a porta de entrada do atendimento está com defeito e, mais uma vez, o gestor vai solicitar que o construtor conserte.


Além disso, os funcionários têm enfrentado dificuldades relacionadas aos aparelhos de ar-condicionado no setor de atendimento e detrás dos cashs do Autoatendimento, sendo que o equipamento do Autoatendimento caiu durante a instalação e, após a reinstalação, não voltou a operar corretamente.


Esse momento em São Domingos do Araguaia foi muito bom, e fechou com chave de ouro a vinda inicial da nossa Associação às unidades de trabalho do Sul e Sudeste do Pará.

A Afbepa sai desta 1ª etapa constatando a grande doação dos funcionários(as) ao Banpará, fazendo trabalhos, inclusive, que nada tem a ver com os seus contratos, apenas para resolver algo que atrapalha o funcionamento das atividades do Banco.


Resta a Administração do Banpará ouvir os seus funcionários(as) como seus assessores nos locais de trabalho, e tomar decisões que engrandeçam e melhorem, ainda mais, o nosso Banco Estadual.


O Banpará tem aqui no Sul e Sudeste do Estado gerentes com capacidade e equipes excelentes, portanto, que sejam prestigiados pela Administração do Banco.



UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA

 

quarta-feira, 21 de junho de 2023

AFBEPA VAI ÀS AGÊNCIAS ÁGUA AZUL DO NORTE, OURILÂNDIA, TUCUMÃ E SÃO FÉLIX DO XINGU

 

Com carinho, sorrisos e novas filiações, desta forma a Afbepa foi recebida na agência Água Azul do Norte.


Foi visto uma agência muito nova e cheia de problemas. O banheiro masculino está entupido, com infiltrações, e a água vaza para a parede da Retaguarda, que fica embolorada e estufada. Há apenas quatro funcionários: um caixa, um atendente, um gerente geral e uma coordenadora de Retaguarda e Serviços, ou seja, uma estrutura pequena que tem de se virar para dar conta de atender a folha da Frigol, os servidores municipais e a população local. A central de ar-condicionado dos caixas eletrônicos está sem funcionar, o que causa uma temperatura elevada atrás desses caixas, com risco de danificá-los. Além disso, a logomarca do Banpará está toda descascada.





As gavetas do caixa estão desalinhadas e não fecham e, também, não há acrílico, pois o que tinha está quebrado. E, mais, falta cadeira para o caixa.

A nossa Associação esteve, ainda, na Agência Ourilândia, com ótima recepção dos colegas. A logomarca da frente da agência está apagada, o equipamento de refrigeração do Autoatendimento não funciona, as cadeiras dos clientes estão manchadas de poeira, sendo que uma simples lavagem resolveria.

E com os funcionários(as) da agência Tucumã, o momento foi de diálogos sobre vários assuntos, em que muitas questões foram esclarecidas.


Foi observado também um banheiro com problemas no registro, o que resulta em um consumo excessivo de água e aumenta a conta no final do mês, mas, em que pese as ordens de serviço, o Banco até o momento não resolveu a situação.


São Félix do Xingu

A nossa Associação foi recebida de forma amistosa pelos colegas. Essa agência conta com cinco funcionários(as) e, assim como as demais unidades construídas recentemente, enfrenta problemas que vão desde o banheiro masculino entupido até a pintura desbotada e com uma espécie de mancha preta, encardida no atendimento. Ao todo, 60 lâmpadas estão queimadas. O piso tátil da unidade está danificado e as cadeiras destinadas aos clientes no atendimento estão imprestáveis.



É perceptível que essas agências foram construídas sem o cuidado necessário, que garantisse por um certo tempo a durabilidade da obra e dos serviços.


Pesar! pois é claro que os valores pagos de aluguel são desproporcionais às condições dos prédios.


Falta compromisso e responsabilidade com a coisa pública.


Os colegas estão pedindo socorro para que as necessidades do local de trabalho sejam atendidas.  Não tem lógica um vir de Belém cobrando rios de dinheiro para trocar lâmpadas, manter um ar condicionado ou desentupir um banheiro. O Gerente Geral deveria ter autonomia para lidar com reparos simples. Afinal essa função representa ou não o empregador no Local do Trabalho??


A Direção do Banpará tem de repensar essa postura e dar condições de pequenos problemas serem resolvidos no próprio município onde o Banco está. 

Confira as fotos das visitas:

AGÊNCIA ÁGUA AZUL DO NORTE



AGÊNCIA OURILÂNDIA




AGÊNCIA TUCUMÃ



AGÊNCIA SÃO FÉLIX DO XINGU



UNIDOS SOMOS FORTES A DIREÇÃO DA AFBEPA