terça-feira, 23 de maio de 2023

SUENG QUER DESBUROCRATIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PARA AGILIZAR SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DAS AGÊNCIAS

 

Na manhã de hoje, 23, a presidenta e o diretor da Afbepa, Kátia Furtado e Faustino Campos, estiveram presentes em uma reunião na Superintendência de Engenharia (Sueng). O encontro foi um convite da titular da Sueng, Ana Carmela, que fez questão de apresentar a nossa Associação, o modelo de trabalho que pretende adotar na engenharia do Banpará.

O principal objetivo dessa abordagem é a desburocratização das tarefas administrativas, que atualmente dificultam a resposta ágil dessa Superintendência, em relação às necessidades de manutenção das Agências e Postos de Atendimento Bancários. "Atualmente, temos diversos processos simples de resolver, mas o trâmite administrativo nos quais essas demandas estão enroladas impede uma resposta rápida da Sueng", pontuou Carmela.

Carmela destacou o efeito que a demora na autorização para execução de uma Ordem de Serviço (OS) resulta. “Quando os profissionais chegam ao local para consertar um determinado problema esse defeito já se tornou mais sério gerando a necessidade de abrir uma nova Ordem de Serviço, ou seja, cria um ciclo sem fim, comparável à metáfora do ‘cachorro que corre atrás do próprio rabo’ nesses casos”afirma Ana.

A proposta é alinhar o trabalho da Superintendência com a celeridade que a demanda requer, pois atualmente o prazo para uma resposta efetiva aos problemas nas unidades é longo. Para tanto, a Sueng irá se reunir com a diretoria do Banco para discutir uma mudança nos termos da portaria, priorizando as demandas de menor porte, que podem ser resolvidas pelas próprias Unidades.

O Banpará está presente em quase 144 municípios, realidade diferente de anos anteriores. Com isso, as demandas relacionadas à engenharia, também, aumentaram, exigindo maior autonomia na resolução de problemas, principalmente estruturais. "Precisamos simplificar esse processo, levando em consideração a conjuntura atual do Banco, para ganharmos em qualidade e efetividade de serviço", concluiu Carmela.

Suspiro

A Afbepa tem denunciado o abandono e o caos vivenciado pelos funcionários(as) do Banpará, especialmente os que trabalham no interior do estado, onde são obrigados a enfrentar condições precárias e degradantes nos ambientes laborais, até por anos. Assim como os riscos iminentes de desabamento e condições favoráveis à proliferação de fungos, que podem desencadear em problemas respiratórios graves.

A luta e a esperança é de que as coisas possam melhorar. A Afbepa apoia tudo o que for positivo para os funcionários(as) e para o Banco. 

Kátia avalia que a conversa foi boa e ressalta a importância da Superintendente de ouvir os engenheiros e o corpo de pessoal competente que ali atua, além de fazer o seu planejamento estratégico, pois a área precisa de engenheiros e de técnicos em refrigeração, eletrotécnica e etc.

Faustino parabenizou a titular da Sueng e reiterou a necessidade de intervenções urgentes diante da crescente perda de clientes. "Sabemos que a insatisfação não está apenas no colo dos bancários, mas também dos clientes que, dia após dia, solicitam portabilidade por não se sentirem confortáveis em nossas agências, principalmente devido a fatores tecnológicos e ambientais", disse o diretor.

A Afbepa cobrou ainda um prazo para a execução das Ordens de Serviço represadas pela Sueng e obteve a garantia de que todas serão solucionadas em até 60 dias. 

A Afbepa espera que a Administração do Banco enxergue que as agências e PABs não podem ficar reféns dessa burocracia, que amarra e causa prejuízos. Que o Banpará seja visto como uma empresa que gera lucros para o Estado, por isso, que os locais de trabalho e os trabalhadores(as) sejam cuidados de forma célere.


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

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