segunda-feira, 29 de agosto de 2022

VITÓRIA NA AÇÃO COLETIVA DA 7ª E 8ª HORAS EXTRAS PARA OS(AS) SUPERVISORES(AS) DE SERVIÇO!!!

 


Em 15 de agosto de 2022, após quase cinco anos do ajuizamento da Ação Coletiva proposta pela AFBEPA, transitou em julgado a decisão que reconheceu o direito ao recebimento das 7ª e 8ª horas trabalhadas para a todos os associad@s da AFBEPA exercentes da função de “Supervisor de Serviços”, pendente apenas a apuração de multa aplicada ao BANPARÁ pela interposição de recurso com intenção de apenas protelar o andamento do processo.

O trânsito em julgado nada mais é a “finalização” do processo de conhecimento, sendo, portanto, o marco para o início das execuções definitivas, ou seja, para apuração, atualização e liberação dos valores devidos aos associados.

Grande vitória! Digna de muita comemoração, pois a luta foi árdua para garantir a vocês essa expressiva vitória!

A Assessoria Jurídica da AFBEPA (Tuma & Torres), já está dando início aos procedimentos de liberação dos valores referentes às execuções provisórias que já vinham sendo ajuizadas para agilizar o procedimento de recebimento dos valores devidos aos associados da AFBEPA e pode ser contatada via telefone (91 3222-5746) ou e-mail(atendimentobelem@tumaetorres.com.br) e, juntamente com a Associação, é incansável na defesa dos direitos dos(as) associados(as) e seguirá firme na luta com vistas a evitar qualquer lesão aos direitos e garantias da categoria!

Nunca deixe de lutar e fazer valer os seus Direitos!

 

CORAGEM E LUTA SEMPRE!

A DIREÇÃO DA AFBEPA.

domingo, 28 de agosto de 2022

Luta, Resistência, Independência, União e Coragem - Feliz dia do Bancário(a)

O Dia Nacional do Bancári@ sempre foi e será um marco de Resistência contra o Capital. Prosseguimos essa Luta por nossa categoria, buscando sempre a Valorização e Reconhecimento do nosso Trabalho, que nos é devida.

Atravessamos tempos sombrios de ameaças contra a Democracia, Retrocesso de Direitos Trabalhistas e Precarização e uma gravíssima crise econômica com milhões de pessoas famintas e que estão lutando pela sua sobrevivência. Por que falar de tudo isso? Porque a luta dos bancári@s é, também, por questões sociais. 

O Banco do Estado do Pará, especialmente, é e tem tido importante papel na figura de agente social com milhares de pessoas buscando seus auxílios, os quais, nós, os trabalhadores (as), continuamos a exercer nossas funções dando o nosso melhor possível, mesmo que haja desorganização por parte do Governo Estadual ou falhas tecnológicas, por falta de investimento, para atendermos o contingente populacional mais necessitado, inclusive, recebendo impropérios por certos fatos que fogem a nossa governabilidade, como no caso do primeiro dia do pagamento do Vale gás.

A nossa categoria de bancári@s do Pará, é fortemente atuante e não se nega a cruzar os braços e unir-se para deflagrar greve e Lutar por nossas reivindicações, se assim for necessário, para que os nossos Direitos sejam Garantidos e os nossos pedidos negociados de forma Digna.

Após anos de desvalorização salarial, finalmente, teremos Reajustes dos Pisos dos Cargos e todos os níveis;a Promoção Excepcional é boa, mas com ela veio mais congelamento do Plano de Cargos e Salários, sem que tenha havido qualquer debate com a nossa Categoria para a mudança de marco inicial e, também, um reajuste de 13%, que nos retirou, momentaneamente, a insatisfação de pelejar com o Banco! 

Deste momento em diante, temos de continuar lutando sempre de cabeça erguida, braços firmes e Unidos para que nosso PCS sobreviva a tantos ataques e lesões, pois ele é o nosso instrumento de Valorização!

Este ano, nossa Presidenta, Kátia Furtado, tem um recado especial para todos os (as) Bancários e Bancárias do Pará: "A nossa União tem de ser continuamente Fortalecida e a nossa Luta por nossos Direitos e Interesses tem de ser o nosso Objetivo como profissionais. Não podemos deixar que nos intimidem e tentem retirar a nossa capacidade de raciocínio. Este ano, no aspecto econômico, houveram avanços, em que pese os nossos colegas de outros Bancos continuem negociando, mas para a nossa Associação, isso significou que a Presidente do Banpará não quis pagar para ver uma greve nossa e decidiu nos Valorizar, pois merecemos, tendo como base a nossa Minuta de Reivindicações entregue em julho. Agora, nós precisamos e devemos Lutar por nossas Promoções no PCS, essa é a nossa principal missão", diz Kátia. 

A Afbepa deseja a todos os nossos (as) colegas um Feliz Dia dos Bancári@s, que essa data seja motivo de muito orgulho e celebração por muitos e muitos anos!


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

AFBEPA ENCAMINHA OFÍCIO PARA A PRESIDÊNCIA DO BANPARÁ SUGERINDO PROVIDÊNCIAS PARA O PAGAMENTO DO VALE GÁS.

Na tarde desta quinta-feira, 25, a Afbepa encaminhou o Ofício nº44/2022 para o gabinete da presidência do Banpará sugerindo providências para serem tomadas sobre o pagamento do auxílio Vale Gás.

O caos que foi visto nas Agências hoje, 25, foi preocupante e, até mesmo resultou em protesto na Av. Augusto Montenegro e outras Ruas de Belém. A população ficou revoltada com ausência de medidas que fogem do controle do funcionalismo, já que o Banco é apenas executor desse pagamento e quem deve prover todos os trâmites para a liberação do auxílio é o Governo. 

A Afbepa aguarda uma resposta da presidência do Banpará.

Você pode ler todas as sugestões no documento abaixo. 


UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA


Ofício n°44/2022


À
Sra. Ruth Pimentel Méllo
MD. Presidente do Banpará S/A
Nesta

Assunto: PAGAMENTO PELAS AGÊNCIAS DO BANPARÁ DO PROGRAMA SOCIAL VALE GÁS - SUGESTÕES DE PROVIDÊNCIAS.  


Sra. Presidente,


A Afbepa acompanhou neste dia, 25, o sufoco e caos vivenciado pelos colegas, nas agências do Banpará. Muito preocupante!

As filas muito longas formada pelas pessoas, mães com crianças de colo, idosos (as), dentre outras. A fila não era o problema, em que pese o sistema não estar atualizado nas primeiras horas da manhã, o que irritou e enfureceu os que foram para as filas foi não ter o valor que necessitam à disposição para saque e somente terem conhecimento na hora do atendimento do caixa.

Muito Desrespeito!!

De onde veio a falha, o governo tem de apurar e explicar, pois isso causou fechamento de ruas e rodovia em Belém. Ao Banpará cabe soltar uma nota que esclareça que o Banco não é responsável por essa confusão, que a partir do crédito e autorização do Governo, as agências do Banpará pagam, com muita dedicação e Respeito, as Políticas Sociais do Governo. Se não havia valor nenhum a ser sacado para parte das pessoas que estavam na fila durante este dia, o Banco não deu causa, pois, reitero, quem repassa os Créditos é o Governo.

Outra questão é a abertura das agências a partir de amanhã, 26, às 8h. Pelo que li, V.Sa. deve estar à frente, inclusive ouvindo os gestores acerca de suas dificuldades. Isso é positivo. O que não fica claro se a cobrança de relatórios e demandá-los a qualquer horário é no sentido de ajudar os gestores para resolver problemas e se isso será conduzido pela presidente, lhe solicito clareza acerca disso. 

A Afbepa sabe que em algumas Unidades, os gestores para não aumentar as suas despesas, por causa de evitar descer de nível, preferem encaminhar os serviços no sufoco, sem pedir reposição no quadro de pessoal. Por isso, é importante que a Sudep verifique junto aos colegas do Interior e capital a estrutura de pessoal, para que, independente de aumento de despesas, a Saúde seja preservada.

Também, há necessidade de ficar atento ao ponto eletrônico, para que consigne corretamente hora de entrada e saída, além de pagamento do café da manhã para quem entrar antes das 8h, uma vez que isso não está na mensagem divulgada por essa Presidência aos trabalhadores (as).

Ainda, um ponto importante é o restabelecimento da Saúde do Pessoal que fará essa jornada, que seja autorizada terapias para o interior e se for o caso, os 50% de folgas previstos em mesa de negociação.

A nossa Associação está atenta e acompanhando o trabalho nas dependências do Banpará.

No aguardo do que foi pedido seja atendido brevemente.

Grata.

Belém (PA), 25 agosto de 2022.



KÁTIA FURTADO 
PRESIDENTA DA AFBEPA

O CAOS SE FORMOU NAS PROXIMIDADES DAS AGÊNCIAS DO BANPARÁ.

 


População fechou a Av. Augusto Montenegro em protesto porque não receberam o Vale Gás.


Para criar o caos, a Afbepa não sabe, mas alguém do governo deixou de informar para muitas pessoas que se deslocaram até às agências do Banpará, para receber o Vale Gás de 100 reais do Programa Social do Governo, que não tinham o direito. Não se sabe por que motivo isso foi feito com pais e mães de família, mas foi, e somente nas agências do Banpará as pessoas foram sendo informadas.

Ocorre que muitas das pessoas que estavam nas filas não tinham direito à percepção desse valor e, descontentes, por terem se deslocado até às Agências do Banco, vez que precisam desse dinheiro, em protesto fecharam as vias por falta de informações claras sobre essa questão.

Muitas mães com crianças de colo e seguras pelas mãos eram vistas na frente do Banpará Augusto Montenegro, e a nossa Associação sabe que em todas as Unidades os colegas estão enfrentando esse caos.

Av. Augusto Montenegro fechada pela população

Av. Augusto Montenegro fechada pela população



Quem causou tudo isso??

Inclusive, tinham agências que não estavam com os seus sistemas atualizados nas primeiras horas da manhã, vindo a se regularizar depois, porém o grande problema está sendo a falta de comunicação entre esses beneficiários e o governo.

O que não pode ocorrer são os funcionários (as) do Banpará passarem por isso, por falhas do governo, que demonstra desrespeito com essas pessoas e com os trabalhadores(as) do Banpará.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA



PAGAMENTO DO VALE GÁS LOTA AS UNIDADES DE TRABALHO DO BANPARÁ

 

Fila na frente da Ag. Palácio nesta manhã

Desde bem cedo, a Agência Palácio do Banpará está rodeada de um grande número de pessoas, que querem receber o benefício social do Vale Gás.

Acontece que muitas dessas pessoas não são beneficiárias desse Programa Social, criado pela Lei 14237 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto 10.881 de dezembro/2021, por já ter outros benefícios concedidos.

Outros, ainda, não têm direito por não estarem cadastrados.

 

Fila até o final da rua na frente da Ag. Palácio

Ag. Palácio

Ag. Palácio muito movimentada

Como sempre, o funcionalismo realizando o seu principal papel de atender a população carente do nosso Estado, em mais um dia de desgaste e muito estresse, mas onde fica o sentimento de gratidão por poder ajudar a nossa gente.

Que a Administração do Banpará olhe cada gesto e toda a dedicação coletiva, pois a população hoje se desloca para as várias Unidades do Banpará, e Reconheça esse Trabalho.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

POR FALTA DE TEMPESTIVIDADE O DEBATE E DELIBERAÇÃO SOBRE O MARCO INICIAL DE CONTAGEM PARA AS PROMOÇÕES RESTOU PREJUDICADO.

 

A nossa Associação Lutou desde o início desta Campanha Salarial por Melhorias para as nossas Vidas, isso temos feito em muitas horas de todos os dias, não temos dúvidas que toda a proposta apresentada pelo Banpará de Reajustes, do piso e da Inflação mais ganho Real, tem a ver com a nossa disposição de uma greve se não fossemos valorizados.

A nossa Associação entendeu, na última mesa, em que pese nos primeiros momentos dela, tenha havido um debate acalorado e tenso entre a nossa Presidenta da Afbepa e a Presidente do Banpará, justamente pela Luta pelas Promoções retroativas a Janeiro/2022, mesmo que parceladas, contudo com a proposta do Reajuste do Piso para todos os Cargos (Superior, Médio e Fundamental) em 10,90% mais os 13% de reajuste sobre todos os Cargos e Níveis da Tabela do Plano de Cargos e Salários, que a proposta apresentada havia evoluído, para, inclusive, obstar a nossa greve, não querida pelo Banpará.

O aumento de 20% no anuênio e 20% no Ticket e Cesta Alimentação também ajudaram a melhorar a proposta de reajuste dos pisos e níveis e mais reajuste da inflação e ganho real.

A Afbepa não tem dúvidas que fez o melhor por nossas Vidas, sendo inclusive enxergada pelo Banco, como a pessoa que quer guerra. Mas, a guerra é por dar Dignidade à Vida e Condições de solver as necessidades dela.

O maior problema é a postura do Sindicato, pois o Banpará não tem essa responsabilidade, de debater e deliberar questões importantes conosco, o nosso ACT de 2020/2022 é ULTRATIVO, e na Cláusula 20ª, parágrafo 1º, dispõe que o marco de contagem para as Promoções é 1º de janeiro de 2017. Já tivemos 3(três) marcos de contagens para galgar as Promoções no Plano de Cargos e Salários, 01/01/2010; 01/01/2014 e 01/01/2017. Nessas mudanças muitas Promoções foram perdidas.

O gosto amargo deste Acordo Coletivo é justamente a mudança de marco inicial para as Promoções novamente, 01/01/2023, ou seja, se tivermos Promoções, somente ocorrerão em 01/01/2025, ou seja, mais Promoções sendo arrancadas de nossas Vidas.

A nossa Associação ainda tentou dialogar com o Sindicato e Banpará dizendo que, por mais que essa questão tenha sido feita em mesa, isso deveria ter sido debatido e deliberado em assembleia da nossa Categoria.

A Afbepa recebeu uma ligação nesta tarde informando que o Banpará retiraria então a Promoção Excepcional, caso inviabilizássemos a votação e que a PLR não seria creditada amanhã, 20.

Por toda a ausência de Tempestividade, a questão ficou praticamente sem poder ser resolvida. Ontem, a nossa Associação pediu que fossemos para o Sindicato, para vermos a redação do Acordo e a avaliássemos. Infelizmente só foi a Presidenta da Afbepa mais o Diretor Fiscal da Nossa Associação.

O Acordo das Cláusulas Econômicas são uma Conquista nossa e são Positivas, o que não precisava era de pressa para debate-lo com a Categoria.

Nós, funcionários e funcionárias, também, temos de ser mais Participativos nesses momentos de debate sobre os nossos Interesses. Não podemos dar cheque em branco para quem quer que seja.

Depois, a Afbepa informará os rumos que tomaremos sobre certas questõesç

A nossa Associação faz e dá o melhor de si por Nossas Vidas.

VIVA A NOSSA UNIDADE!!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

 

 

AFBEPA PLETEIA AO BANPARÁ QUE A PROMOÇÃO EXCEPCIONAL SEJA ESTENDIDA PARA TODOS OS TRABALHADORES ADOECIDOS(AS).

 A AFBEPA direcionou mais um documento ao Gabinete da Presidência do Banco, também, na manhã desta sexta-feira, 19. Desta vez, o Ofício nº43/2022 foi para que a Promoção Excepcional seja estendida para todos os trabalhadores que foram acometidos por quaisquer doenças no período que será apurado para a concessão da Promoção.


Para acessar o Ofício 43/2022 Assinado clique aqui

 

Confira o documento na íntegra:

 

Ofício n°43/2022


À

Sra.  Ruth Pimentel Méllo

MD. Presidente do Banpará S/A

Nesta


Assunto: ESTENDER A PROMOÇÃO EXCEPCIONAL A TODOS OS TRABALHADORES(AS) ADOECIDOS

 

Sra. Presidente,


O assunto que a Afbepa formaliza, haja vista, essa questão já ter sido debatida e a solicitação encaminhada na noite do dia 17 à sua assessoria, versa sobre a Promoção Excepcional aos colegas, que por um infortúnio da Vida, foram acometidos por alguma enfermidade no período que será apurado para a concessão das Promoções.

O cenário pandêmico nos revelou o quão frágeis nós somos e quantas Vidas foram ceifadas por causa do Coronavírus. As doenças que já estavam adormecidas no nosso interior vieram à tona e quão difíceis, em vista desse momento, foram para cada pessoa ter o direito ao necessário tratamento. Com certeza esse tempo foi o algoz de cada pessoa enferma.

Lhe exponho isso, formalmente, para que a redação da Concessão da Promoção Excepcional,  que a sua natureza já diz tudo, Excepcional, seja revista,  concedendo a todos os que perderam as suas Saúdes nesse período apurado, possam pelo menos serem reconhecidos pela empresa para a qual doam diariamente as suas Vidas e suas Saúdes.

Que essa Promoção Excepcional seja concedida a todo Funcionalismo que por qualquer motivo perdeu a sua Saúde.

A nossa Associação espera e quer muito ser atendida, para que, pelo menos esse alento e esse reconhecimento, seja visto por essa Administração do Banpará.

Grata por sua resposta positiva posta no Acordo.

 

Belém (PA), 19 de agosto de 2022.


KÁTIA FURTADO

PRESIDENTA DA AFBEPA

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA


AFBEPA SOLICITA AO BANPARÁ AS REDAÇÕES DAS CLÁUSULAS DO ACT 2022/2024 E AS TABELAS DE CARGOS E SALÁRIOS QUE SOFRERÃO OS REAJUSTES.

 

A AFBEPA, ainda nesta manhã, (19), encaminhou ao Gabinete da Presidência do Banpará o Ofício nº41/2022 solicitando que seja enviado ao nosso e-mail as redações das Cláusulas que serão colocadas no Acordo Coletivo 2022/20224 e as Tabelas de Cargos (Superior,  Médio e Fundamental) e Salários (35 níveis de todos os Cargos) que devem sofrer os reajustes de 10,90% e, posteriormente, 13%.

 

Para acessar o Ofício Assinado clique aqui

 

Confira o documento na íntegra:

 

 Ofício n°41/2022

 

À

Sra. Ruth Pimentel Méllo

MD. Presidente do Banpará S/A

Nesta

 

Assunto: SOLICITAÇÃO URGENTE DA REDAÇÃO DAS CLÁUSULAS QUE SERÃO INCLUSAS NO ACORDO COLETIVO 2022/2024 E TABELAS SALARIAIS QUE DEVEM SOFRER OS REAJUSTES DE 10,9% E 13%

Sra. Presidente,

Cumprimento-lhe e solicito com a maior urgência que o assunto requer, que essa Presidência encaminhe para o e-mail da Afbepa, a redação das Cláusulas que serão colocadas no Acordo Coletivo, que regulará os nossos Contratos Individuais de Trabalho, a partir de 1° de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2024.

Para a nossa Categoria é de Fundamental Importância ter conhecimento das redações que irão compor este Acordo, antes da Votação dele, às 16h, inclusive com as Tabelas de Cargos (Superior,  Médio e Fundamental) e Salários (35 níveis de todos os Cargos) que devem sofrer os reajustes de 10,90% e, posteriormente, 13%.

Desta forma, como parte integrante das Rodadas de Negociações, a nossa Associação solicita formalmente, vez que isso já foi solicitado por WhatsApp a sua assessoria desde ontem, 18, de manhã e à tarde, que essa Administração do Banco nos forneça com a maior brevidade o que lhe peço.

Grata pelo atendimento breve do pleito.

 

Belém (PA), 19 de agosto de 2022.

 

KÁTIA FURTADO 

PRESIDENTA DA AFBEPA 

 

 UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

 

 


AFBEPA PEDE QUE SINDICATO ENVIE COM URGÊNCIA AS REDAÇÕES DAS CLÁUSULAS DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022/2024.

Na manhã desta sexta-feira, 19, a AFBEPA protocolou o Ofício 42/2022 para a Presidência do Sindicato dos Bancários solicitando, urgentemente, a redação das cláusulas que serão formalizadas no Acordo Coletivo de Trabalho 2022/20224. 


Para visualizar o documento assinado e digitalizado clique aqui


 Confira o documento na íntegra:

Ofício n°42/2022

 

À

Sra.  Tatiana Cibele da Silva Oliveira

Nesta

 

Assunto: SOLICITAÇÃO URGENTE PARA CONHECIMENTO DA CATEGORIA E DESTA ASSOCIAÇÃO, DA REDAÇÃO DAS CLÁUSULAS QUE SERÃO FORMALIZADAS NO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022/2024 DO BANPARÁ

Sra Presidente,

Tendo em vista a reivindicação desta Associação, ainda no Encontro dos Bancários (as) do Banpará, de que tempestivamente, ou seja, antes de qualquer votação que encaminhe para aceite de um Acordo, o Sindicato dos Bancários do Pará, deve nos dar conhecimento de como será a redação do que foi negociado e que será clausulado, inclusive para que a Assessoria Jurídica da Afbepa possa avaliar e nos orientar acerca de aceitarmos ou não o que está escrito.

A Afbepa é parte integrante da mesa, mas não assina o Acordo Coletivo, sendo que o Banco já encaminhou na tarde de ontem, 18, a esse Sindicato, essa minuta, com as redações do que foi negociado.

A assembleia para votação online está prevista para às 16h. Logo, a nossa Associação solicita com toda brevidade a disponibilização das redações do Acordo e as Tabelas Salariais com os reajustes, de 10,90% e 13%, independente do que venha da Fenaban, pois esses índices são os negociados em mesa, se após o reajuste da Fenaban for maior que 13%, a tabela pode ser modificada.

Agradeço a atenção e o urgente atendimento do pleito.

Belém (PA), 19 de agosto de 2022.

 

 KÁTIA FURTADO

PRESIDENTA DA AFBEPA

 

 

À

Sra.

MD. Presidente do Sindicato dos Bancários do Pará



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

PROMOÇÃO EXCEPCIONAL


Acerca da promoção excepcional, a Afbepa ao se reportar sobre ela, escreveu que o período apurado era o de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2021, porém, esse seria o período normal para as Promoções de janeiro/2022, o que não ocorreu.

A Promoção que será dada pelo Banpará é Excepcional, por isso, a contagem de 2(dois) anos será diferente, de 31 de agosto de 2020 a 31 de agosto de 2022. Assim, os colegas que terão direito têm de ter 2 anos no Banpará . Casos como ter acima de 6 faltas injustificadas, penalidade disciplinar de censura, severa censura e suspensão, afastamentos que gerem suspensão de contrato acima de 60 dias perdem o direito à essa promoção.

UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

PARTICIPE DA ASSEMBLEIA NO SINDICATO HOJE, ÀS 18H E 30MIN! PARA CONHECERMOS A REDAÇÃO DAS CLÁUSULAS QUE IRÃO PARA O ACORDO.

 

A Afbepa pede que todos os Bancários(as) do Banpará, estejam presentes na Assembleia que ocorrerá de forma presencial na Sede do Sindicato hoje, 18, às 18h e 30min. É imprescindível que nossa categoria esteja presente para que possamos ler e discutir a redação do nosso ACT 2022.

Amanhã, 19, é a Assembleia Deliberativa online, para a votação do ACT. 

Hoje, o Sindicato deve apresentar a Minuta do Acordo para que possamos ler minuciosamente antes de assinar qualquer redação. Esse foi um pedido feito no nosso Encontro!!!

A nossa Participação é muito Importante!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

PROPOSTA ECONÔMICA DO BANPARÁ É VISTA PELA AFBEPA COMO POSITIVA E ACEITÁVEL.

 

Kátia Furtado, presidente da AFBEPA, e o Dr. Omar Martins, da nossa Assessoria Jurídica.

A 6ª mesa de negociações com o Banpará iniciou um pouquinho mais de 9h da manhã, participando as Entidades Sindicais, a Administração do Banco e a nossa Associação com as suas respectivas Assessorias.

Num primeiro momento a Presidente do Banpará explanou sobre o seu empenho e de sua equipe em buscar alcançar o máximo do que foi reivindicado pelos trabalhadores (as). A Afbepa agradeceu e reconheceu as situações que essa Administração do Banco vem enfrentando, mas, em mesa, a nossa posição foi de que o retroativo das Promoções no Plano de Cargos e Salários fosse dada, se fosse o caso em obediência à exaustão da negociação, parceladamente.

Após um diálogo tenso entre a nossa Associação e a Presidente do Banco, foi apresentado para todas as Entidades a proposta abaixo:


1º) REAJUSTE DO SALÁRIO BASE: Hoje o salário de Técnico Bancário é de R$-2.705,22, a proposta apresentada pelo Banco reajusta os salários bases e níveis de todos os Cargos da Tabela do PCS em 10,90%, o de Técnico Bancário ficará no importe de R$- 3.000,00(TRÊS MIL REAIS);

 

2º) REAJUSTE SALARIAL DA FENABAN: O Banco em cima do salário base reajustado, aplicará para todos os cargos e níveis da Tabela do PCS o reajuste de 13% e se o reajuste da Fenaban for maior ele aplicará a diferença, se menor não retirará o que foi aplicado;

 

3º) PROMOÇÕES EXCEPCIONAL: Será concedida Promoções Excepcional de 5%, ressalvados os casos de colegas que gozaram no intervalo apurado, 01/01/2019 a 31/12/2021, mais de 45 dias de afastamento por doença (B31); Suspensão do Contrato de Trabalho; estar sob efeito de penalidade regulamentar e ter faltas injustificadas em número superior a 6(seis) dias por ano (Art. 29 do Regulamento do PCS);

 

- O Anuênio será reajustado em 20%;

- O Ticket e Cesta Alimentação serão reajustados em 20%;

- A Licença Prêmio de 13 dias por ano e 65 no quinquênio;

- O Prazo de 90 (noventa) dias para as Revisões das Gratificações, na ordem 1º de Agências e depois das Gratificações de Matriz;

- O Banpará não aceitou a Redução de Jornada para Mães e Pais de Filhas e Filhos com Deficiência;

- Plano de Saúde para Ascendentes e Descendentes maiores de 24 anos, o Banco informa que as Operadoras não manifestam interesse em atender essa solicitação, mas que vão continuar tentando.

 

6ª Mesa de Negociação da Campanha Salarial 2022



Em relação ao banco de horas negativo a Afbepa ficou vencida em mesa e vai valer a proposta apresentada pelo Banco e aceita pelo Sindicato. Portanto a nossa Luta na Justiça do Trabalho se mantém.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA


terça-feira, 16 de agosto de 2022

INFORME



A 6° Rodada de negociações que seria hoje, 16, não ocorreu devido a problemas de agenda da Presidente do Banpará, que, segundo comunicado à Afbepa, quer estar à frente das negociações representando o Banpará.

 

 Portanto, essa rodada está reagendada para amanhã, 17.

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

AFBEPA ENCERRA ENTREGA DOS MIMOS DO DIA DOS PAIS VISITANDO O PAB CEASA E O PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GUAMÁ-ESPAÇO INOVAÇÃO.

 

Nosso Associado do PAB Ceasa!


A nossa Associação esteve hoje, 12, em mais um dia de visita levando o brinde dos pais, aos nossos Associados.

No Pab Ceasa conversamos com os colegas sobre o trabalho no Posto, que pouco é frequentado a partir de 10h, segundo informações, o movimento se dá às 8h, depois reina a tranquilidade.

 

Kátia Furtado e os nossos Associados do PCT Guamá


Após fomos até o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá-Espaço Inovação e a Afbepa ficou surpresa e interessada no trabalho desenvolvido pelos colegas naquele Local, principalmente pelo fato do Banpará estar interessado em investir em empreendedores do Pará, que façam a diferença na preservação do mundo.

A nossa Associação quer retornar àquele espaço, para apreender mais sobre os trabalhos desenvolvidos.

Além de levar os nossos mimos aos associados e ouvi-los, conversamos um pouco sobre os rumos da nossa Campanha Salarial. Lembrando que o Acordo é de 2 (dois) anos e o Reajuste é de inflação, que fecha no final do mês de agosto, mais ganho real, a pedida dos Sindicatos aos Banqueiros é de 5%.

Também, há reivindicação de Gatilho no Salário e no Ticket e Cesta Alimentação, quando a inflação der 3%, esse percentual corrige os dois, porém esse é o nosso desejo, temos que aguardar as negociações ocorrerem.

VIDA DIGNA É IGUAL A SALÁRIO QUE GARANTA AS NOSSAS NECESSIDADES PRESENTES E FUTURAS!

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA



quinta-feira, 11 de agosto de 2022

NOSSA ASSOCIAÇÃO ENTREGA OS BRINDES DOS PAIS ASSOCIADOS NA SUENG E POSTOS DO TJE DESEMBARGO E UEPA.

 

Kátia Furtado e os Associados (as) do PAB TJE Desembargo.


Sempre com muito Amor e Carinho recíprocos, tem sido a forma que os funcionários (as) têm recebido a nossa Associação nos Locais de Trabalho.

Pose para as fotos é algo natural para registrar esses momentos.

Kátia Furtado e os Associados Lucivaldo Almeida e Maria Jaciara

Nosso novo Associado do PAB TJE Desembargo.

Nossa nova Associada do PAB TJE Desembargo.


Depois o diálogo sobre a nossa Campanha Salarial/2022, pautas sobre Promoções no PCS, exclusão dos índices de Eficiência e banco de horas negativo são as perguntas mais reiteradas dessas nossas visitas.

As Promoções o Banco disse que vai dar em setembro e a partir desse mês somente; os índices de eficiência para as Promoções por Merecimento e Antiguidade não serão excluídos e o banco de horas negativo ainda pende posição do Banpará, portanto essa questão finaliza na próxima mesa dia 16/8.

Para a Afbepa, a Presidente precisa rever a sua posição sobre as Promoções, que a nosso ver, devido a todo o prejuízo com a falta de Promoções há 2(dois) anos, que nós funcionários (as) temos sofrido em nossas Vidas, tem de ser retroativas a janeiro de 2022.

O funcionalismo sempre tem atendido todos os interesses do Banpará, desta forma o nosso, também, tem de ser visto e atendido.

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

AFBEPA ENTREGA BRINDES AOS NOSSOS ASSOCIADOS DO CREDICIDADÃO, PAB JUCEPA, AGÊNCIA SÃO BRÁS, SUCRI, SUCEX E SUSER.

 

Kátia Furtado e os nossos Associados do PAB Jucepa.

As entregas dos brindes dos Pais hoje, 10, foram no Pab Jucepa, Agência São Brás, Sucri, Sucex, CredCidão e Suser. A Afbepa repassou informações da mesa de negociação ocorrida e dialogou com os colegas sobre o que eles estão achando. Muitos entendem que ainda não está satisfatória.

A Afbepa espera que na questão das Promoções o Banco tenha mais sensibilidade e nos dê elas retroativas a janeiro/2022.

Nosso Associado da Ag. São Brás.

Nosso Associado da Ag. São Brás.

Nosso Associado da Suser


É hora de Valorizar toda a entrega dos trabalhadores (as) durante a pandemia e todo o esforço feito para elevar o Banpará a condição que ele desfruta.

VALORIZAÇÃO SALARIAL JÁ!!!

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

NOVA UNIDADE DO ESCRITÓRIO TUMA E TORRES É INAUGURADA EM BRASÍLIA E TEM COMO FOCO FACILITAR A VERTICALIZAÇÃO DA DEFESA JUDICIAL.

 

Dr. Thiago Motta, Sr. Antônio Faustino e Dr. Marcio Tuma.

Em mais um passo no avanço à defesa contínua dos Direitos Trabalhistas, o escritório Tuma e Torres Associados, que integra a Assessoria Jurídica da nossa Afbepa, inaugurou na noite de ontem, 9, uma nova unidade em Brasília.

A Afbepa foi representada pelo nosso Diretor, Antônio Faustino, que esteve prestigiando o evento de inauguração. Faustino agradeceu a acolhida dada pelo escritório e reafirmou os 10 anos de parceria entre a AFBEPA e a Assessoria Tuma e Torres, que essa nova empreitada seja de muito sucesso e Vitórias.

O novo empreendimento foi pensado para somar ainda mais na defesa dos representados, incluindo, nossos associados (as), já que facilitará a verticalização dos processos.

“Somos incansáveis na luta pelos direitos das pessoas que confiam as suas vidas ao nosso trabalho, confiam os seus litígios ao escritório, e isso agrega muito na luta pela defesa de direitos, porque estaremos mais próximos dos Tribunais Superiores, que eram locais que já frequentávamos anteriormente, mas que agora estaremos com um ‘pé fincado’ no Planalto Central, de maneira que a gente vai poder atuar diretamente e diariamente em todos os tribunais por onde os nossos processos passam.” Explica, o Dr. Márcio Tuma.

A AFBEPA e o escritório Tuma e Torres assumiram contratualmente a defesa dos Interesses e Direitos dos nossos Associados (as), que já contam com inúmeras Conquistas Judiciais, em Processos Administrativos e Orientações bem sucedidas. Essa nova unidade terá o Dr. Thiago Motta Mattos a frente, e prestará o mesmo know-how que já era disponibilizado nas unidades de Belém e de Manaus.

 

Sucesso ao Escritório Tuma e Torres.

 

 

UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

ASSESSORIA DE IMPRENSA