Na tarde desta quinta-feira, 25, a Afbepa encaminhou o Ofício nº44/2022 para o gabinete da presidência do Banpará sugerindo providências para serem tomadas sobre o pagamento do auxílio Vale Gás.
O caos que foi visto nas Agências hoje, 25, foi preocupante e, até mesmo resultou em protesto na Av. Augusto Montenegro e outras Ruas de Belém. A população ficou revoltada com ausência de medidas que fogem do controle do funcionalismo, já que o Banco é apenas executor desse pagamento e quem deve prover todos os trâmites para a liberação do auxílio é o Governo.
A Afbepa aguarda uma resposta da presidência do Banpará.
Você pode ler todas as sugestões no documento abaixo.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Ofício n°44/2022
À
Sra. Ruth Pimentel Méllo
MD. Presidente do Banpará S/A
Nesta
Assunto: PAGAMENTO PELAS AGÊNCIAS DO BANPARÁ DO PROGRAMA SOCIAL VALE GÁS - SUGESTÕES DE PROVIDÊNCIAS.
Sra. Presidente,
A Afbepa acompanhou neste dia, 25, o sufoco e caos vivenciado pelos colegas, nas agências do Banpará. Muito preocupante!
As filas muito longas formada pelas pessoas, mães com crianças de colo, idosos (as), dentre outras. A fila não era o problema, em que pese o sistema não estar atualizado nas primeiras horas da manhã, o que irritou e enfureceu os que foram para as filas foi não ter o valor que necessitam à disposição para saque e somente terem conhecimento na hora do atendimento do caixa.
Muito Desrespeito!!
De onde veio a falha, o governo tem de apurar e explicar, pois isso causou fechamento de ruas e rodovia em Belém. Ao Banpará cabe soltar uma nota que esclareça que o Banco não é responsável por essa confusão, que a partir do crédito e autorização do Governo, as agências do Banpará pagam, com muita dedicação e Respeito, as Políticas Sociais do Governo. Se não havia valor nenhum a ser sacado para parte das pessoas que estavam na fila durante este dia, o Banco não deu causa, pois, reitero, quem repassa os Créditos é o Governo.
Outra questão é a abertura das agências a partir de amanhã, 26, às 8h. Pelo que li, V.Sa. deve estar à frente, inclusive ouvindo os gestores acerca de suas dificuldades. Isso é positivo. O que não fica claro se a cobrança de relatórios e demandá-los a qualquer horário é no sentido de ajudar os gestores para resolver problemas e se isso será conduzido pela presidente, lhe solicito clareza acerca disso.
A Afbepa sabe que em algumas Unidades, os gestores para não aumentar as suas despesas, por causa de evitar descer de nível, preferem encaminhar os serviços no sufoco, sem pedir reposição no quadro de pessoal. Por isso, é importante que a Sudep verifique junto aos colegas do Interior e capital a estrutura de pessoal, para que, independente de aumento de despesas, a Saúde seja preservada.
Também, há necessidade de ficar atento ao ponto eletrônico, para que consigne corretamente hora de entrada e saída, além de pagamento do café da manhã para quem entrar antes das 8h, uma vez que isso não está na mensagem divulgada por essa Presidência aos trabalhadores (as).
Ainda, um ponto importante é o restabelecimento da Saúde do Pessoal que fará essa jornada, que seja autorizada terapias para o interior e se for o caso, os 50% de folgas previstos em mesa de negociação.
A nossa Associação está atenta e acompanhando o trabalho nas dependências do Banpará.
No aguardo do que foi pedido seja atendido brevemente.
Grata.
Belém (PA), 25 agosto de 2022.
KÁTIA FURTADO
PRESIDENTA DA AFBEPA