A vacinação ainda caminha a passos pequenos no país. No Pará, a vacinação ainda está baixa, somente 15% da população do Estado já está vacinada, mas, em São Miguel do Guamá, já há registros de 40 dias sem nenhum óbito por covid19 devido a vacinação avançada no Município, 76,67% da população de São Miguel já foi vacinada.
Porém, no último final de semana, os colegas bancários (as) viram várias categorias passando à frente na fila, de acordo com o que prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI).
A Afbepa entende que faltou, inicialmente, a inserção no PNI da categoria bancária, que tem sido essencial nesta pandemia, no atendimento das políticas sociais dos Governos. Lamentamos que o PNI não tenha previsto os bancários (as). Esperamos que esse Plano seja corrigido pelo Governo Federal e o Ministério da Saúde para abarcar os trabalhadores (as) bancários (as). Os integrantes das categorias vacinadas, nestes últimos dias, em nada tem culpa dessa má gestão. Mas é angustiante olhar para nossa categoria bancária e vê todos os dias os riscos que todos correm, em especial no Banpará e Caixa Econômica. Os Governos do Estado e Municipais precisam corrigir essa situação.
A vacina é a única solução neste momento, principalmente, para o retorno seguro do grupo de risco. A AFBEPA protocolou ofício à Presidência do Banco para que somasse forças juntamente ao Governador do Estado Hélder Barbalho, no dia 16 de março, e à Secretaria Municipal de Saúde de Belém, no dia 23 de março, denunciando as aglomerações que agravam a situação de risco e a exposição e, pedindo pela vacinação da nossa categoria.
Mostrando a essas autoridades o quanto os bancários e bancárias têm sido presente e fundamental durante esta Pandemia, atendendo e pagando os benefícios sociais disponibilizados pelos Governos Estadual e Municipal.
Continuamos batendo na tecla de #VACINAJÁ PARA TODOS (AS) OS COLEGAS.
Em Cachoeira do Piriá, temos um belo exemplo de Parceria e Respeito entre Prefeitura Municipal e os Bancários (as) do Banpará. A prefeitura já imunizou esses trabalhadores (as) e todos já estão com a segunda dose marcada. Além disso, a Prefeitura também ordena e disponibiliza testes quando há suspeita de algum caso de infecção pelo covid19 naquela Agência.
Em Colares, a Prefeitura informou que iria vacinar os empregados (as) do Banpará mediante encaminhamento de Ofício, a AFBEPA enviou o ofício para o Gerente Geral, porém, quando o ofício foi protocolado a Prefeitura informou que as doses deveriam ser repassadas pelo Governo Estadual já com a destinação certa de quem seriam os imunizados.
A AFBEPA não irá desistir de lutar por essa Imunização. Vacina é Segurança e Prevenção.
PRECISAMOS TRABALHAR COM SEGURANÇA E RESPEITO PELA VIDA. A VACINA É O REMÉDIO QUE PODE OFERECER ISSO.
Há anos, os bancários e bancárias, prioritariamente do Interior do Estado, são vítimas de assaltos a mão armada, crimes conhecidos como a modalidade cangaço. Em que muitos são feitos reféns, trabalhando com medo e insegurança. Dessa vez, o inimigo é um que já tem prevenção e pode ser evitado.
Nosso inimigo é um vírus invisível, mas que já tem uma cura e, essa cura já deveria ter alcançado a nossa categoria, que está lidando diariamente com ele nas Unidades Bancárias. Muitos colegas morreram, outros estão sequelados e outros estão enfrentando em suas Saúdes esse inimigo cruel.
Chega de nos sujeitarem a situações de ansiedade, medos e incertezas, por estarmos trabalhando com multidões aglomeradas e que não cumprem, em filas, o distanciamento recomendado.
A Afbepa continua lutando pelos nossos Associados (as), porém é necessário que a Diretoria do Banco também lute para que todos nós possamos ser vacinados e fazer nossos trabalhos com segurança. Sem ansiedade, estresse e receio de que podemos ficar doentes por covid19, em nossos Locais de Trabalho.
#VACINAJÁ!
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário