quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

QUE 2018 NOS TRAGA AINDA MAIS UNIÃO, CORAGEM E FORÇA!


Mais um final de ano se aproxima e mais uma vez precisamos refletir sobre tudo o que foi feito durante 2017. Ao analisarmos nossos acertos e nossos erros, nos enfrentamentos travados, devemos buscar a melhoria diária, para que em 2018 sejamos muito mais fortes e ajamos com mais acertos.

Em 2018, a Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA se compromete a continuar lutando pelos direitos e interesses dos colegas bancários e bancárias do Banpará. Precisamos estar organizados e preparados, unidos e fortes, para lutar e defender os nossos interesses na próxima Campanha Salarial, assim como para lutar contra a Reforma da Previdência e contra todos os malefícios que a Reforma Trabalhista representa para a classe trabalhadora. Continuaremos buscando o dialogo com o Banpará e, na ausência, a defesa dos nossos Justos Direitos através da Justiça. E como sempre a AFBEPA estará presente nas lutas diárias da categoria bancária.

Gostaríamos de agradecer a todos que ajudam a fazer da AFBEPA esta Associação Forte e Aguerrida, que nunca se amedronta e luta pelo que é justo.

Esperamos que o novo ano nos traga ainda mais coragem, força e união para alcançarmos nossos objetivos. Que nunca nos falte saúde e alegria em nossos lares e locais de trabalho, para que sigamos em frente, sempre vislumbrando um futuro melhor.

A AFBEPA deseja a todos um Ano Novo repleto de Paz, Harmonia, Esperança, Prosperidade, Solidariedade, Fraternidade, Felicidade, Saúde e Amor.

FELIZ 2018

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

A RESPEITO DA NOTA “ASSOCIAÇÃO QUESTIONA REPORTAGEM DO DIÁRIO” PUBLICADA NA EDIÇÃO DE HOJE, 28 DE DEZEMBRO, NO DIÁRIO DO PARÁ

A AFBEPA enviou para o Jornal Diário do Pará um pedido de direito de resposta sobre a matéria “Bando gera rombo de R$35 milhões em empréstimos consignados”, veiculada em 22 de dezembro de 2017, que dava conta de que, supostamente, funcionários do Banco estariam envolvidos em golpes na concessão de empréstimos consignados.

Na edição de hoje foi publicada uma nota que tenta justificar a matéria veiculada, quando o mais certo seria publicar na íntegra o texto produzido pela AFBEPA e que foi encaminhado à redação do jornal duas vezes. No entanto, não foi o que aconteceu. Para a AFBEPA, a pequena nota publicada hoje não ameniza o estrago que a matéria veiculada pode ter provocado, colocando em xeque a honestidade e o caráter, de um modo geral, dos funcionários.

Na nota, o jornal diz que a AFBEPA teria afirmado ser inverídica a informação do esquema fraudulento. No entanto, o documento enviado pela Associação ao Diário do Pará diz: “a informação de que, supostamente, funcionários do Banco estariam ligados a esse esquema de golpes nos parece inverídica, pois o próprio jornal assevera que há um sistema que regula toda a concessão de consignados ao servidor público, o SCMC-SISTEMA DE CONTROLE DA MARGEM CONSIGNÁVEL”, portanto, para ser concedido um empréstimo é preciso que, no sistema disponibilizado para o Banco, o servidor tenha margem consignável.

A AFBEPA entende que antes de publicar uma matéria como essa, que expõe os trabalhadores e coloca sua honra em dúvida, faz-se necessária uma exaustiva e cabal apuração dos fatos, assim como é necessária que sejam apresentadas provas que corroborem o que está sendo escrito, o que a nosso ver, não foi feito pelo jornal.

Ainda na nota, o Diário diz “Que mantém as informações apresentadas na reportagem, que não acusa diretamente nenhum funcionário da instituição e se baseia em denúncias obtidas através de apuração jornalística, inclusive por meio de informações dos órgãos oficiais envolvidos na denúncia”.

Ao ver da AFBEPA, um veículo de comunicação, do porte do Diário do Pará, não pode publicar uma reportagem como essa sem ter a plena certeza de que são verdadeiras as informações apresentadas. Entendemos que a reportagem fere a honra do funcionalismo do Banpará, e por isso não podemos ficar inertes diante desse fato.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

DIREITO DE RESPOSTA ENCAMINHADO PELA AFBEPA REFERENTE À MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ, DESTA SEXTA-FEIRA, 22/12/2017 (COM ERRATA)

Sra. Editora Ana Célia Pinheiro,

      Venho por meio desta, na qualidade de diretora presidente da Associação dos Funcionários do Banpará, solicitar que seja veiculado, pelo mesmo canal e página, o direito de manifestação dos funcionários do Banpará S/A, acerca da notícia manchete do dia 22 de dezembro de 2017, a qual dá conta de que, supostamente, funcionários do Banco estariam  envolvidos em golpes,  na concessão de empréstimos consignados.

       Pois bem, esta AFBEPA acompanha desde a sua criação a labuta e a luta diária dos funcionários do Banpará, em prol dessa empresa. A busca por sua afirmação e sustentação é constante. Para os funcionários, o Banco do Estado do Pará, é de fundamental importância para o Povo Paraense, pois onde o capital financeiro não enxerga lucro, lá o Banpará atua, para levar cidadania e dignidade ao povo paraense tão injustiçado pelas políticas do planalto central.

      O funcionalismo do Banco, em 1988, doou 20%, dos seus parcos salários, para reequilibrar e manter firme e forte o Banco do Estado. E, assim, vem contribuindo para servir a população paraense e manter o Banpará sólido.

    Desta forma, a informação de que, supostamente, funcionários do Banco estariam ligados a esse esquema de golpes nos parece inverídica, pois o próprio jornal assevera que há um sistema que regula toda a concessão de consignados ao servidor público, o SCMC-SISTEMA DE CONTROLE DA MARGEM CONSIGNÁVEL.

         Assim, para que o funcionário do Banpará possa conceder qualquer valor de empréstimo consignado aos servidores públicos, é necessário que dentro desse sistema disponibilizado para o Banco apareça margem consignável para essa concessão.

       A AFBEPA acredita que os funcionários do Banco são honestos e confiáveis, pois trabalham diariamente com milhões de reais e com informações sigilosas. Se houve irregularidades, essas devem ser investigadas e apuradas, como qualquer outra empresa, o que não pode ocorrer é esse tipo de manchete que mancha e lesiona a honra de pessoas trabalhadoras e probas.

ERRATA

No terceiro parágrafo, onde se lê O funcionalismo do Banco, em 1988, doou 20%, dos seus parcos salários, para reequilibrar e manter firme e forte o Banco do Estado, leia-se O funcionalismo do Banco, em 1998, doou 20%, dos seus parcos salários, para reequilibrar e manter firme e forte o Banco do Estado. A correção se refere ao ano em que o funcionalismo doou 20% dos seus salários ao Banpará.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

INICIOU HOJE A DISTRIBUIÇÃO DE FINAL DE ANO DO JORNAL “AÇÃO E CORAGEM” E DOS CALENDÁRIOS DE 2018


O jornal “AÇÃO E CORAGEM” da AFBEPA, de Dezembro de 2017, edição 12, já está sendo distribuído nas unidades bancárias pela presidenta Kátia Furtado e pelo funcionário da Associação, Márcio Dias. Na ultima quinta-feira, 21 de dezembro, Kátia panfletou no Encontro dos Administradores e hoje o jornal está sendo distribuído na Matriz, nas Agências, PABS e CAVS, sendo que, Para o interior, o jornal foi encaminhado, por malote, na última sexta-feira, 22 de dezembro.


O informativo inicia com a AFBEPA desejando a todos os bancários e bancárias do Banpará Boas Festas e um Feliz Ano Novo. O Jornal também faz uma retrospectiva a respeito dos Atos da Associação durante o ano e relembra temas que mudaram o cenário do país e a realidade da Classe Trabalhadora.


Luta contra a Reforma da Previdência – Neste ano, o Governo aprovou a Reforma trabalhista e a Lei da Terceirização, o que acabou retirando direitos dos trabalhadores. Em 2018 tentarão empurrar a Reforma da Previdência, por isso é essencial que a classe trabalhadora se una para lutar contra essas reformas e em defesa dos nossos direitos.


A luta por mais segurança – a retrospectiva foi de um ano de medo e terror por qual vários colegas passaram – que também é abordada nessa edição. A AFBEPA clamou à Direção do Banpará por melhores condições de Segurança dentro e fora das Unidades bancárias, uma vez que os trabalhadores também são vitimas do crime do “sapatinho” dentro de suas casas, por causa do dinheiro do Banco.

Esses e outros assuntos de nosso interesse são abordados nessa edição.

Leia abaixo a versão eletrônica do Jornal:

 Calendários da AFBEPA


Também estão sendo distribuídos os calendários da AFBEPA do ano de 2018. Esse é um investimento da AFBEPA para todos os funcionários do Banpará.


Esperamos que todos gostem e façam bom uso desses calendários que foram feitos com muito carinho.

Para as unidades do Banpará no interior do estado, os calendários serão enviados, via malote, na sexta-feira, dia 29 de dezembro.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DIREITO DE RESPOSTA ENCAMINHADO PELA AFBEPA REFERENTE À MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ, DESTA SEXTA-FEIRA, 22/12/2017

Sra. Editora Ana Célia Pinheiro,

      Venho por meio desta, na qualidade de diretora presidente da Associação dos Funcionários do Banpará, solicitar que seja veiculado, pelo mesmo canal e página, o direito de manifestação dos funcionários do Banpará S/A, acerca da notícia manchete do dia 22 de dezembro de 2017, a qual dá conta de que, supostamente, funcionários do Banco estariam  envolvidos em golpes,  na concessão de empréstimos consignados.

       Pois bem, esta AFBEPA acompanha desde a sua criação a labuta e a luta diária dos funcionários do Banpará, em prol dessa empresa. A busca por sua afirmação e sustentação é constante. Para os funcionários, o Banco do Estado do Pará, é de fundamental importância para o Povo Paraense, pois onde o capital financeiro não enxerga lucro, lá o Banpará atua, para levar cidadania e dignidade ao povo paraense tão injustiçado pelas políticas do planalto central.

      O funcionalismo do Banco, em 1988, doou 20%, dos seus parcos salários, para reequilibrar e manter firme e forte o Banco do Estado. E, assim, vem contribuindo para servir a população paraense e manter o Banpará sólido.

    Desta forma, a informação de que, supostamente, funcionários do Banco estariam ligados a esse esquema de golpes nos parece inverídica, pois o próprio jornal assevera que há um sistema que regula toda a concessão de consignados ao servidor público, o SCMC-SISTEMA DE CONTROLE DA MARGEM CONSIGNÁVEL.

         Assim, para que o funcionário do Banpará possa conceder qualquer valor de empréstimo consignado aos servidores públicos, é necessário que dentro desse sistema disponibilizado para o Banco apareça margem consignável para essa concessão.

       A AFBEPA acredita que os funcionários do Banco são honestos e confiáveis, pois trabalham diariamente com milhões de reais e com informações sigilosas. Se houve irregularidades, essas devem ser investigadas e apuradas, como qualquer outra empresa, o que não pode ocorrer é esse tipo de manchete que mancha e lesiona a honra de pessoas trabalhadoras e probas.  

 A DIREÇÃO DA AFBEPA

FELIZ NATAL


Para a AFBEPA o Natal é tempo de alegria, partilha e fraternidade, esperamos que este clima seja a base para que possamos encontrar a felicidade.

Em um ano em que sofremos com ataques aos nossos Direitos, com a violência, em suas várias vertentes, em que passamos por momentos difíceis, esperamos que o Amor e a Solidariedade sejam à raiz de todas as relações, não só no Natal, mas em todos os momentos de nossas vidas, que tenhamos mais empatia e tolerância com os nossos semelhantes, que saibamos conviver com as diferenças, sempre respeitando a todos.

Ao término deste ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se, rogamos a Deus que abençoe a todos, associados e associadas, amigos e colaboradores, que ilumine nosso caminho, alimentando em todos nós o pensamento de esperança e de crédito em nossos semelhantes.

Que sigamos o exemplo do Senhor Jesus, que acima de tudo pregou o Amor, a Fraternidade e a Comunhão, para que possamos viver todos em paz e harmonia.

Que as comemorações do Natal sejam marcadas pelo desejo de um novo viver e de um novo caminhar que nos conduza a um só objetivo: semear o amor e a paz.

Que as realizações que alcançamos neste ano, sejam apenas sementes plantadas que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.

Que neste Natal possamos desfrutar cada momento com imensa alegria e que seja formado um elo de paz, amizade, fraternidade e amor.

A AFBEPA deseja um Feliz Natal a todos e todas!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

AFBEPA PARABENIZA OS ADMINISTRADORES DO BANPARÁ, DA CAPITAL E DO INTERIOR DO ESTADO, EM SEU ENCONTRO


Começou hoje, 21 de dezembro, e vai até amanhã, o Encontro Anual de Administradores do Banpará, que reúne o funcionalismo da capital e do interior do Estado, no Hotel Grand Mercure, em Belém. Trata-se de um momento de importante integração entre os administradores e a Direção do Banco, onde, segundo as palavras do Presidente, será divulgado um balanço da Gestão, as dificuldades enfrentadas que não impediram o alcance das metas e as projeções para 2018. O mote é a expansão do Banpará, seu crescimento e fortalecimento.


A AFBEPA, representada por sua presidenta, Kátia Furtado, foi dar as boas vindas aos colegas participantes, como faz todos os anos, e aproveitou a oportunidade para entregar a nova edição do Jornal Ação e Coragem, que já começou a ser distribuída nas unidades do Banpará na Capital e no interior.


Em sua fala de abertura o presidente do Banpará enumerou uma série de projetos que se encontram em pleno funcionamento como o Banco Digital, que segundo foi dito é uma das únicas agências digitais desse porte no país, mas também ressaltou que por ser pioneira, ainda é incipiente e precisa melhorar; a inauguração de 21 agências em 2018, que vai contribuir para a expansão do Banco, e ressaltou que o ano de 2018 será um ano decisivo para o fortalecimento do Banpará. Também falou que o Banpará obteve reconhecimento, em nível Nacional, como terceiro melhor Banco de varejo do país.


Citou que o Banco vem conseguindo reconhecimento na área de TI, pois recebeu um prêmio de destaque nessa área. O presidente ressaltou que essa é uma questão muito delicada para todos os Bancos, pois possui muitas variantes, mas que a meta do Banpará e sempre tentar melhorar, e é o que o funcionalismo espera, uma vez que há problemas com o provedor, por isso já foi sugerida pela AFBEPA uma política alternativa.


Ainda, o Diretor-presidente do Banpará, informou aos participantes que as Ações Civis Públicas-ACPS movidas pelas entidades representativas em favor dos funcionários do Banpará, impactaram em torno de 100 milhões, no resultado do Banco.


Para a AFBEPA houve um problema de Gestão, que protelou a negociação dessas ACPS, pois mesmo sofrendo condenações judiciais reiteradas em 2013, 2014, 2015 e 2016, a reduzir as jornadas de certas funções, assim como a pagar as 7ª e 8ª horas extras, em nenhum momento a Direção do Banpará chamou a Associação para negociar os valores devidos e proceder a redução da jornada de trabalho de seus funcionários.


A AFBEPA entende que Direito é pra ser cumprido! O que não pode é permanecer no erro e crescer com um passivo que poderia ser menor do que o divulgado no Encontro.


O tema deste ano aborda “Banpará, expandindo para se fortalecer”. A AFBEPA torce e está na Luta para que o Banco cresça, se expanda e se fortaleça, mas é necessário sempre levar em conta que os trabalhadores são o bem maior da instituição, o que não pode , de forma alguma, é o descumprimento de Lei e do Direito, pois se trata da mínima proteção legal conferida. Os trabalhadores devem sempre ser respeitados e garantidos os seus Direitos, para que assim o trabalho flua e cada um possa se tornar agente, ainda mais eficiente, desse objetivo, o crescimento e a expansão do Banco do Estado do Pará.


A AFBEPA deseja a todos os colegas um ótimo encontro, com debates construtivos e que ajudem no desenvolvimento de todos.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

AFBEPA SORTEIA AGENDAS PARA ASSOCIADOS DA CAPITAL E DO INTERIOR


A AFBEPA adquiriu 12 agendas com lindas poesias, e realizou, na tarde de ontem (19), o sorteio de Natal para os nossos Associados e Associadas da capital e do interior do estado. A AFBEPA dividiu o sorteio por Unidades da Matriz, Agências do Interior e Agências da Capital.


Atualmente 811 funcionários do Banpará estão associados à AFBEPA. Todo o investimento é feito em prol da nossa luta, de serviços e singelos mimos para a categoria. Fortaleça as Lutas da AFBEPA e usufrua dos benefícios de ser associado. Filiem-se!


E aos ganhadores, aproveitem suas lindas agendas!


VEJA OS NOMES E LOTAÇÃO DOS GANHADORES:

Matriz:
Helen do Socorro Correa Silva (NUMAC)
Miguel Luiz Mendes Filho (SUSER)
Mário Edmilson Matos de Carvalho (SULOG)
José Lopes de Souza Filho (SUEMA)

Interior:
João Henrique Borges Carneiro (Ag. Curuçá)
Marionaldo da Costa Peixeira (Ag. Maracanã)
Luciete Alves Baía (Ag.Goianésia)
Pedro Sérgio Abranches Russo (Ag. Marabá)

Capital:
Gabriel da Silva Leão (Ag. Nazaré)
Oduval da Silva Romeiro Filho (Ag. Senador Lemos)
Celso Pereira da Silva (Ag. Senador Lemos)
Josivaldo Silva da Encarnação (Ag. Nazaré)

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

NOTA DE PESAR


É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do senhor João Faciola, pai de nosso colega Amaury Valente.

João Faciola partiu na noite de ontem, 14 de dezembro, deixando o coração dos que ficam cheios de saudade. A dor de perder seu tão amado pai é gigante, o que fica são as lembranças de todo amor, o carinho e a dedicação de uma vida inteira.

João foi por muitos anos funcionário do Banpará, e ajudou no crescimento e fortalecimento do Banco do povo paraense.

Para Amaury, seus familiares e amigos, nosso profundo sentimento de solidariedade nesta hora de dor, e a certeza que Deus, nosso Pai, irá recebê-lo em sua glória e amparar os corações doloridos dos familiares e amigos que ficam. Força!

O corpo está sendo velado na Capela do Recanto da Saudade e o enterro sairá às 15h.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

AFBEPA PARTICIPA DO TREINAMENTO INTRODUTÓRIO DOS BANCÁRIOS RECÉM- CONTRATADOS PELO BANPARÁ


A convite do Banpará, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, participou ontem, 11 de dezembro, do treinamento introdutório dos funcionários recém-contratados pelo Banpará, realizado no Belém Soft hotel.

Kátia Furtado explicou as missões estatutárias da AFBEPA, a luta pela defesa, manutenção e fortalecimento do Banpará, além da defesa dos interesses e direitos do funcionalismo. Também foi feita uma apresentação básica dos serviços e convênios oferecidos pela AFBEPA, na qual distribuímos um material contendo a lista de convênios e a ficha de associação a AFBEPA, para os colegas interessados em se associar e assim usufruir dos benefícios que deriva do associativismo, como os serviços de advocacia nas áreas trabalhista, administrativa e consumidor. Informou, ainda, que para se associar o trabalhador paga 1,5% do salário base.


A presidenta destacou que a AFBEPA vem lutando bravamente na defesa dos nossos interesses, direitos e conquistas, tanto no dialogo com o Banco, quanto nos tribunais quando necessário. Evidenciou que atualmente, por decisão do STF, a AFBEPA só pode representar os bancários associados. Esse é mais um motivo importante para que os colegas se associem.


A AFBEPA dá as boas vindas e recebe com alegria os colegas recém-contratados. Temos plena convicção que a chegada de vocês ajudará a crescer e fortalecer o Banpará, patrimônio do povo paraense, e mais ainda, engrandecerá a nossa luta coletiva, por melhores condições de vida e de trabalho!

Sejam muito bem vindos!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e Imagens: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

AFBEPA JÁ INICIOU A ENTREGA DOS BRINDES DE NATAL


A AFBEPA já está distribuindo os brindes de Natal aos seus associados e associadas. Essa é uma singela homenagem que já é tradição da nossa Associação e serve para demonstrar a cada um de vocês toda nossa gratidão por ajudarem a fazer a AFBEPA crescer e se fortalecer cada vez mais, cumprindo sua missão junto aos funcionários do Banpará.


O mimo deste ano é uma bolsa térmica, escolhida com muito carinho pela Diretoria da AFBEPA, que a nosso ver será muito útil para todos os nossos associados e associadas.


Os associados lotados na capital começaram a receber os brindes na data de hoje, 12 de dezembro. Para os associados do interior, a AFBEPA já encaminhou, desde a semana passada, por malote para cada local de trabalho, com os votos de toda a Diretoria para que tenham um Feliz Natal e ótimas Festas e que 2018 chegue trazendo muita Paz, Luz, Esperança, Amor e Felicidade.

Esses são os desejos da Direção da AFBEPA, seus funcionários e colaboradores.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e Imagens: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

AFBEPA SOLICITA AO BANPARÁ PROVIDÊNCIAS A RESPEITO DE PROBLEMAS NAS UNIDADES DE TRABALHO

A AFBEPA protocolou hoje, 06 de dezembro de 2017, um ofício ao Presidente do Banpará, Sr. Augusto Sérgio Costa Amorim, solicitando providências para problemas que vêm dificultando o trabalho dos funcionários em diversas unidades de trabalho.

A AFBEPA está sempre buscando o diálogo com o Banco para resolver questões importantes para a empresa e para o trabalhador.


Veja o ofício na íntegra abaixo.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

UNIDADES DE TRABALHO SÃO VISITADAS PELA AFBEPA

Santo Antônio do Tauá
A AFBEPA, representada por sua Presidenta Kátia Furtado, visitou diversas Unidades de Trabalho do Banpará e verificou ambientes de trabalho em situações que necessitam de um maior apoio do Banco, assim como funcionários envolvidos com a política encaminhada. As Unidades foram: Ag. Benevides; Ag. Bragança; Ag. Canaã dos Carajás; Ag. Capanema; Ag. Capitão Poço; Ag. Castanhal; Ag. Eldorado dos Carajás; Ag. Itupiranga; Ag. Marabá Cidade Nova; Ag. Nova Marabá; Ag. Parauapebas; Ag. Redenção; Ag. Rio Maria; Ag. Santa Izabel; Ag. Santo Antônio do Tauá; Ag. São Caetano de Odivelas; Ag. Sapucaia; Ag. Vigia; Ag. Viseu; Ag. Xinguara e Ag. Floresta do Araguaia.
                 
Agência Benevides
Nas visitas se teceu um panorama da Campanha Salarial 2016/2018 e do que está por vir em setembro de 2018. O problema que precisamos enfrentar para garantir a participação dos trabalhadores no Plano de Cargos e Salários, vez que o Banco teima em manter a política da Unilateralidade. Outro ponto contrário aos nossos interesses foi aceitarmos, em assembleia sindical em 2016, a Mudança do Marco Inicial do PCS, de janeiro de 2014 para janeiro de 2017, prejudicando as promoções ordinárias de 2017, por merecimento e antiguidade, e as promoções de 2018.

Agência Bragança
A respeito da próxima Campanha Salarial, Kátia ressaltou que teremos muitas batalhas a travar em 2018. A AFBEPA entende que será necessário lutar ainda mais bravamente, diante de tantos ataques à classe trabalhadora, como a queda da Súmula 277 do TST, que dava ultratividade aos Acordos e Convenções Coletivas, ou seja, se mantinham vigentes se outro Acordo não fosse celebrado; a Reforma Trabalhista; a Lei da Terceirização; a ameaça da Reforma da Previdência, além de outros ataques que estão por vir, que precarizarão, ainda mais, as relações de trabalho, por isso precisamos lutar.

Agência Canaã dos Carajás
Pensando na importância de se debater esses assuntos, a AFBEPA está formulando dois Eventos que irão abranger os temas: Previdência Social, Campanha Salarial 2018 e a Reforma trabalhista, etc. O encaminhamento é realizar um evento em 17 de março (sábado), voltado para o Sul e Sudeste paraense, outro em abril voltado para os colegas do Nordeste do estado, e mais para frente realizar outro em Belém.

Agência Capitão Poço
Durante sua visita às agências, a presidenta da AFBEPA ouviu as demandas dos colegas a respeito de problemas relacionados à estrutura das unidades de trabalho.
Agência Castanhal

Agência Castanhal

Sistema fora do ar deixou Agência Castanhal lotada
Uma reclamação que vem se repetindo diz respeito à instabilidade do sistema de informática do Banpará, que fica fora do ar constantemente, e é ainda pior em épocas de pagamento. Esse tipo de problema atrapalha os atendimentos nas Unidades de Trabalho, o que deixa a clientela insatisfeita, por ter que passar muito tempo esperando para ser atendida, quando conseguem o atendimento. Além, é claro, dos trabalhadores, que despendem uma maior energia física e psicológica para enfrentar essa situação. Esperamos que o Banco solucione essa questão, pois a situação prejudica muito os funcionários e a sociedade. A AFBEPA soube que há um problema com a Embratel, contudo o interesse é que o Banco possibilite alternativa que enfrente esse problema.

Agência Capanema
A Agência Capanema está com alguns problemas de estrutura, sendo um dos principais a utilização de uma caixa d'água de amianto, material extremamente nocivo à saúde e que teve sua comercialização proibida no Brasil. Por isso, solicitamos que o Banco aja urgentemente na substituição desse reservatório de água, assim como nos outros problemas estruturais que foram relatados pelos trabalhadores.

Agência Capanema
Ainda na Agência Capanema, vimos a precariedade do mobiliário da Unidade, que não está adequado às condições ergonômicas exigidas pela Norma Regulamentadora nº 17 – NR17, que estabelece os parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com o objetivo de proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Solicitamos que o Banco analise essa situação e aja de maneira urgente na substituição desse mobiliário por um que seja adequado e proporcione mais conforto e segurança para o desempenho das atividades.

Agência Viseu
Na Agência Viseu, a AFBEPA verificou que a infraestrutura é insegura, com mobiliários que já estão muito usados e não são adequados. No entanto, nova agência será inaugurada, o que deve resolver toda a situação colocada.  

Agência Santa Izabel
TER REGRAS CLARAS NO SENTIDO DE GARANTIR SEGURANÇA, SAÚDE E HIGIENE AO TRABALHADOR

Agência São Caetano de Odivelas
Algumas agências do Banpará foram arrombadas com dinamite, a qual tem em sua composição TNT, que causa um grande malefício à saúde dos trabalhadores. O problema é que não há por parte do Banco nenhuma regra de como agir após essas explosões, pois todas as Unidades de Trabalho explodidas ficaram só escombros e lixo tóxico, inviabilizando o trabalho.
Agência Rio Maria
Os funcionários ficam perdidos com a ausência de normatização do que fazer nesta situação????

Agência Itupiranga
A AFBEPA entende que é necessário ter ideia do grau de toxicidade, o que somente uma perícia tem como detectar. Outro ponto é cuidar da movimentação dos funcionários, com todos os direitos, para local próximo, na própria região.
E, depois, reconstruir a Unidade para a sociedade local.
Agência Floresta do Araguaia
As Agências de Eldorado dos Carajás e Floresta do Araguaia, e agora Santana do Araguaia, estão em ruínas, devido aos ataques sofridos em outubro, novembro e na madrugada de sábado, nos quais os criminosos utilizaram explosivos para roubar os cofres e caixas eletrônicos. Ainda não foi iniciado nenhum tipo de trabalho nos locais para cuidar da reforma daquelas unidades. 
Agência Eldorado do Carajás
O Banpará precisa agir com urgência nas reformas desses espaços, para que os funcionários possam voltar à sua rotina de trabalho e a comunidade possa voltar a usufruir dos serviços bancários prestados pelas agências. O Comitê de Relações Trabalhista intercedeu muito positivamente para que os funcionários dessas unidades (Eldorado e Floresta) fossem remanejados para agências próximas, com todos os seus direitos garantidos. Agora precisa interceder, novamente, para a criação de regras que explicitem procedimentos e proteção aos trabalhadores.

Agência Marabá Cidade Nova
Agência Nova Marabá
Esperamos que os locais que foram atacados e destruídos recebam a atenção necessária, que o Banco aja urgentemente na reconstrução dessas unidades.

Agência Sapucaia
Agência Xinguara
Em sapucaia, que também foi atacada por criminosos em agosto, vimos uma situação incomum. Como a unidade do Banpará é a única agência bancária do município, a Prefeitura reconstruiu o espaço, que é municipal, e assim a unidade voltou logo a funcionar.

Agência Parauapebas
Em todas as unidades, as quais a AFBEPA visitou, os colegas foram muito receptivos e calorosos. A interação é fundamental!

Agência Redenção
Agência Vigia
Esperamos que o Banpará tenha um maior cuidado na proteção aos seus trabalhadores, tratando com agilidade a resolução dos problemas de cada Unidade de Trabalho; propiciando autonomia e diálogo com os trabalhadores, a fim de haver crescimento mútuo. A AFBEPA está sempre buscando dialogar com o Banpará, para melhorar as condições de trabalho dos funcionários da instituição. Queremos sempre estar perto dos colegas, Lutando para garantir os nossos Direitos e interesses.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa