Antes de findar o ano de 2015, a AFBEPA visitou as unidades do Banpará de Maracanã e Castanhal. Em Maracanã, a intenção foi de abraçar e acalentar os colegas que trabalham naquela unidade do Banco e que havia sofrido assalto na madrugada do dia 26/12, quando cinco homens fardados de policiais civis renderam o guarda da Agência e levaram em torno de 200 mil reais (relembre aqui).
Os colegas estavam assustados e sentindo-se inseguros com a situação ocorrida, pois de acordo com alguns relatos, o alarme da unidade não disparou onde deveria e os criminosos passaram em torno de duas horas dentro da agência, tempo que daria para a Polícia ter chegado e rendido os assaltantes em flagrante. O medo era que eles retornassem nos dias seguintes.
Para a AFBEPA, há falhas que precisam ser corrigidas, tanto da segurança privada quanto da segurança pública do Estado, que não está garantindo proteção aos funcionários, nem à sociedade. Essa falha pode ser observada no roubo de ontem, 4/1, no Banpará Concórdia do Pará, em que o alarme da unidade também não disparou, demonstrando falha na segurança privada do Banco, e, ainda, quando os criminosos saíram da Agência, atirando para tudo quanto é lado, após o crime, levando 7 pessoas reféns, e, com todo o estardalhaço e a violência impetrada, conseguiram fugir tranquilamente, apontando falhas graves na segurança pública do Estado.
CASTANHAL
Já no Banpará Castanhal, o objetivo foi verificar as condições da unidade e observar o cumprimento da Notificação feita pela Defesa Civil da cidade, que intimou o Banco a tomar certas providencias emergenciais no sistema de incêndio e elétrico da unidade, além da retomada das obras de reestruturação, cujo prazo encerrou no dia 13/12/2015. Na Notificação, a Defesa Civil estabeleceu um prazo de 120 dias para que o Banpará cumprisse as providências solicitadas, e no caso de descumprimento, a Unidade de Trabalho seria interditada.
Na visita à Agência, a AFBEPA observou que as obras de reestruturação retomaram e que, por ordem do Engenheiro Paulo Barroso, a obra de sustentação da unidade está sendo executada, sendo que mais da metade das finas vigas que sustentavam a Agência já foram retiradas, bem como o vão que separava o subsolo do térreo da unidade foi fechado com concreto. No entanto, o sistema elétrico e de incêndio ainda não foram adequados e nem trocados, a exemplo da inexistência da saída de emergência, a quantidade inadequada de extintores etc. Nos informaram que, assim que as obras findarem, essa situação será regularizada, posição essa que a AFBEPA não concorda.
A nossa Presidenta, Kátia Furtado, durante as duas visitas, dialogou e orientou os colegas em algumas situações cotidianas do trabalho e desejou um Feliz Ano Novo, cheio de saúde, paz, prosperidade, fraternidade, solidariedade e segurança.
UNIDOS SOMOS FORTES!
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Texto e imagens: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário