A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, a única liberada para o trabalho
da Associação, está, desde o início de 2013, revezando suas horas de trabalho
entre a AFBEPA, as unidades do Banco e os andares na matriz, cobrando nossos
direitos junto aos diretores e diretoras do Banpará, e também buscando informações nos
setores do prédio.
Kátia Furtado voltou a conversar, hoje cedo, 08/02, com a diretora
administrativa do Banco, que lhe garantiu o seguinte, em palavras textuais da própria diretora: “Kátia, semana que vem, algumas reivindicações do funcionalismo serão
atendidas. Aguarde.” Estamos aguardando, mas não passivamente. Continuamos lutando para que nossos direitos sejam respeitados e garantidos.
Que o Banco honre com seus compromissos diante dos funcionários e pague tudo o
que nos é devido, que valorize concretamente as vidas de seus profissionais, é
o que esta AFBEPA tem cobrado, insistentemente:
1) Devolução do nosso
tíquete extra;
2) Promoção, para
todos, por antiguidade, retroativa a janeiro de 2013;
3) Reajuste da
comissão de Caixas, retroativo a janeiro de 2013;
4) Pagamento imediato
da última parcela da nossa PLR;
5) Pagamento de todas
as horas extras efetivamente trabalhadas;
6) Instalação imediata
do Ponto Eletrônico, principalmente nas Agências, Postos e Caixas Avançados;
7) Pagamento dos bônus
relativos ao cumprimento além das metas impostas;
8) Tempo de 30 minutos
para alimentação e repouso aos funcionários que cumprem jornada de 6h.
Em várias conversas com pessoas do alto escalão, ainda na semana passada,
foi dito à Presidenta da AFBEPA, em uníssono, que a auditoria contratada para
fechar o Balanço do Banco só terminará o trabalho no dia 15/02, com publicação prevista
para 20/02. Algumas pessoas concordam com a AFBEPA, que entende que, conforme
já realizado em anos anteriores, e uma vez que não há vedação legal, o
pagamento do restante da PLR pode ser feito antes da publicação do Balanço. O
que se comenta é que, segundo previsão, o lucro de 2012 ficará em torno de R$
122 milhões.
Ontem, 07/02, por volta de 17h30, nos dirigimos à Ag. Senador Lemos do
Banpará, e verificamos, in loco, os funcionários do atendimento trabalhando além da jornada, porém, sem
poderem assinar a Folha de Presença, com os verdadeiros horários de entrada e
saída.
A ordem vinda da direção era para que assinassem a folha no horário
irreal, aquele horário formal, certinho, corretinho, que marca de forma igual, para
todos, a entrada, intervalo intrajornada e saída.
Vimos que todos estavam muito insatisfeitos, exaustos, reclamando
inclusive com o gerente, pois queriam assinar todas as horas que permaneceram
no local de trabalho, realizando empréstimos, antecipação de Imposto de Renda,
venda de seguros e outros.
A AFBEPA vai procurar novamente os canais competentes para buscar
resolver essa situação que se arrasta no tempo, pois o Presidente do Banpará
determinou, em mesa de negociação e via portaria, e a Diretora disse que os
funcionários estão recebendo todas as horas extraordinárias efetivamente
trabalhadas, no entanto, quando nos deparamos com a realidade dos colegas, nos
seus locais de trabalho, vemos que o horário está sendo muito extrapolado, e sem
o devido pagamento. O resultado disso é que aumenta o número de adoecidos no
Banco, além aumentar o passivo trabalhista, os casos de injustiças e quebras de
direitos.
Já orientamos os funcionários, diretamente nas agências, e pelo blog, a
fazerem os seus respectivos controles mensais de jornada, como também exigirem
que a Lei seja cumprida, independente da forma. Seja controle por folha manual
de presença, seja no Ponto Eletrônico, todos tem que marcar o horário real de
entrada e saída, para que a burla não prevaleça. Marquem e enviem para a AFBEPA, que iremos cobrar todas as horas extras efetivamente trabalhadas.
A VIDA VALE MAIS!!!
UNIDOS SOMOS FORTES!!!
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