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AFBEPA visita constantemente as agências e, no dia de ontem, 30, registrou as unidades superlotadas e o
enorme desconforto a que estão sendo submetidos os funcionários e clientes do
Banco, onde grande número de pessoas aguarda atendimento em pé, em meio ao
calor enfrentado no interior das Unidades do Banpará, porque muitos
equipamentos de refrigeração de ar não estão funcionando a contento, quando se
considera a quantidade de pessoas no ambiente.
Nesse
dia 30, assim que os clientes percebiam a Presidenta da AFBEPA fotografando, aproximavam-se
de pronto para reclamar e solicitar que o Banco oferecesse um local mais refrigerado,
com mais cadeiras, televisor, café e água, principalmente para os aposentados
da SEAD, que na sua maioria são pessoas da melhor idade e necessitam de um
atendimento especial, além de mais humanizado. A AFBEPA acredita que isso é o mínimo
que a direção do Banco tem que proporcionar a esse público importante para o
Banpará.
CONTRATAÇÃO URGENTE
Garantir, também,
melhor estrutura de pessoal é outro fator decisivo para o bom atendimento e o
respeito às leis trabalhistas, pois o número de funcionários atualmente lotados
nas Agências e Postos é insuficiente para fazer frente à real demanda
existente, principalmente levando-se em conta que há uma intensa cobrança da
Direção do Banco para o atingimento das metas, estipuladas unilateralmente.
Resultado: altos níveis de estresse e, por conseguinte, muitas doenças,
principalmente infarto e doenças do estômago.
BANCÁRIOS ESTÃO PAGANDO PARA TRABALHAR?!
Outras graves denúncias que temos recebido são de funcionários que,
agora, não bastassem as condições inadequadas de trabalho, de estrutura, de equipamento,
de logística que, em muitos casos contrariam as regras da ergonomia, os colegas
estão sendo cobrados por ligações telefônicas que tem sido feitas em função do
trabalho, muitas vezes para ajustar informações entre funcionários de uma mesma
unidade, em postos diferentes, ou entre unidades do interior e matriz, ou mesmo
para clientes que estão sendo convidados a conhecer e trabalhar com o Banpará
e/ou serem fidelizados. Os bancários, agora, estão tendo que pagar para
trabalhar?! Houve colega que foi cobrado em R$ 700,00. Um absurdo!
Inadmissível!
JORNADA DE TRABALHO E (IN)SEGURANÇA
Outro grande problema causado e, lamentavelmente, mantido pelo Banco é a
prorrogação do horário de fechamento das unidades do interior, feita de forma
unilateral pela direção, expondo os bancários a riscos desnecessários, quando
só os funcionários do Banpará permanecem atendendo até as 16h, e as agências de
outros Bancos fecham as 15h, exatamente por questões de segurança. A AFBEPA
continua cobrando resposta ao ofício enviado sobre essa e outras questões, mas
adianta que está preparando uma agenda de mobilizações para denunciar à
sociedade os riscos a que estão expostos os bancários e bancárias do Banpará.
Atualizaremos este post com mais fotos de outras unidades superlotadas,
nas quais, como estas, o colegas estão extrapolando a jornada, prejudicando a
saúde, pedindo socorro, porque somos humanos e não máquinas de metas e lucros!
SEMPRE FIRMES NA LUTA,
UNIDOS SOMOS FORTES!
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