quinta-feira, 14 de julho de 2011

CAPANEMA PODE PARAR!

Durante os últimos dias e no dia de ontem, 13 de julho, a AFBEPA esteve convidando os colegas para a Convenção dos Bancários e Bancárias. A Associação esteve tanto na capital quanto no interior, mais especificamente na região nordeste, em Castanhal, Santa Isabel e Capanema. Vários pontos da Campanha Salarial deste ano foram abordados, e também questões ainda pendentes do ACT (com vigência até 31 de agosto) com destaque para a urgência da implantação do Ponto Eletrônico, que vai ajudar a coibir a realização de horas extras sem o devido pagamento, o que efetivamente está ocorrendo em diversos locais de trabalho, porque, mesmo após o Banco ter determinado o pagamento de todas as horas extras efetivamente trabalhadas, alguns administradores ainda teimam em descumprir essa decisão.


As horas extras causam graves danos  para a saúde do trabalhador, insatisfação, desmotivação e, quando não são devidamente pagas, passivos trabalhistas para o Banco. Sobre isso, a AFBEPA está apurando, entrando em contato com os colegas e, onde houver o não pagamento de todas as horas extras, esta AFBEPA denunciará as unidades, para proteger os direitos dos bancários e bancárias. 


CAPANEMA ESTÁ UM CAOS!


Durante a visita à Ag. Capanema, os representantes da AFBEPA constataram um verdadeiro cenário de guerra na unidade. A agência estava lotada e havia apenas um funcionário no atendimento, três funcionários no caixa, sendo que um se deslocava a todo instante para a retaguarda, porque havia apenas um funcionário dando conta de todo o serviço interno e a tesoureira, que também se desdobrava assumindo a gerência geral, já que a funcionária que é atendente e que assumiu a gerência recentemente, se deslocou para Salinas para resolver um problema no PAB.


Há muito tempo que a unidade vem pedindo socorro aos órgãos da matriz por conta dos remanejamentos sucessivos que vêm ocorrendo em Capanema, como o antigo gerente geral que foi deslocado para Santa Isabel, a funcionária que assumiu a gerência, e que evitou dois assaltos e hoje se encontra de benefício auxílio acidentário, e outros dois caixas se encontram de licença saúde. A partir da próxima segunda-feira a situação vai piorar pois sairá de férias a tesoureira. E até agora o Banco não tomou as providências necessárias.


Hoje a agência Capanema é a 13ª agência do Banpará em volume de aplicações, é uma agência de trabalho pesado, que atende clientes da própria localidade e mais os que vêm de Bragança, Pirabas, Primavera, Salinas e Santa Maria, porque Capanema é uma cidade estrategicamente centralizada no cruzamento das rodovias Para-Maranhão, Belém-Bragança, Belém-Brasília e BR 316. No período de pagamento são realizados cerca de 3 mil atendimentos diários.


Normalmente, cerca de mil atendimentos diários consomem os apenas seis funcionários dessa agência. A partir de segunda-feira serão apenas cinco funcionários, que têm entrado às 7h e saído por volta das 20h, após o pique do consignado. No período do consignado saíram as 23h, como aconteceu na maioria das agências.


PROVIDÊNCIAS URGENTES!


A jornada dos bancários é de seis horas diárias, e de oito horas para cargos de confiança. Isso está previsto no art. 224 e parágrafo 2º da CLT. Tem mais: a hora extra é aceitável em caso de extrema necessidade e quando não há outra forma de administrar situações de emergência. Hora extra não pode virar regra, é exceção.


Ainda dentro da própria unidade, a representante da AFBEPA telefonou para a SUDEP e solicitou providências urgentes para resolução dos problemas - de imediato a adição de funcionários para a agência pois, em se mantendo esse quadro caótico, não restará saída, a não ser paralisar a agência e denunciar a situação ao Ministério Público do Trabalho e à DRT. Vale lembrar que depois, quando há falhas, o Banco não relevará considerando a situação, mas culpará, penalizará e cobrará os colegas. Trata-se de uma injustiça, de uma total irregularidade que expõe o trabalhador e a trabalhadora e abala diretamente a saúde e a qualidade de vida dos bancários e bancárias, além de precarizar o atendimento aos clientes. Estão sendo prejudicados os bancários, os clientes e a imagem do Banco!


Com a palavra a direção do Banpará.



ATUALIZANDO O NOSSO BLOG, após passagem por Capanema, no caminho para Bragança.


Aproveitamos o percurso e entramos em Capanema para uma rápida visita à Agência do Banpará. O quadro ainda se encontra caótico. A solução apresentada pelo Banco é insuficiente e prejudica a atuação em outras unidades. O Banco quer deslocar um bancário do PAB Pirabas e um bancário do PAB Primavera. Cada um desses PABs possui apenas três funcionários, o que já é insuficiente, porque os PABs são as únicas unidades do Banpará naquelas localidades, ou seja, atuam como verdadeiras agências, mas sem o quantitativo necessário e o suporte para tanto. Ora, se o Banco cumprir sua proposta, cada PAB ficará apenas com dois bancários, inviabilizando completamente o trabalho das unidades.

Da mesma forma, em Capanema, a solução precisa ser mais efetiva e de longo prazo, ainda que seja necessária uma providência emergencial, mas sem "descobrir um santo para cobrir o outro". Portanto, as pendências continuam urgentes e esta AFBEPA, que novamente, acionou a direção do Banco de dentro da unidade, aguarda uma decisão à altura da necessidade real da Agência Capanema.




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9 comentários:

  1. Joaquim Caldas14/07/2011, 14:21

    Concordo quando se fala que horas extras é exceção e não regra,e que não podem virar rotina,que diga os colegas motoristas,em que são quase que obrigados a fazer horas extras.

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  2. Isso é um absurdo o que vem ocorrendo com esses colegas aí de Capanema. Mas Capanema não é excessão, principalmente nos PAB"s as pessoas estão se rebolando para cumprir suas tarefas. Tem Pab que necessariamente funcionaria com 3 caixas e apenas um se sacrafica para atender até as 6h da tarde diáriamente. A AFBEPA e o SINDICATO juntos deveriam fiscalizar, principalmente na PA-150 rumo a Marabá. Gente! denunciem! vcs podem fazer isso! Nós estamos trabalhando no limite da nossa capacidade fisica e mental. e etc.

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  4. Cito PABs Pirabas e Primavera (que já tomou um "sapatinho tb), que trabalham com apenas um caixa. Em dias de pagto. da Prefeitura, chega-se a sair do posto até 23 horas, pois, além dos normais, ainda tem aquelas "celebridades" que não suportam uma fila e vão deixando um catatal de contra-cheques para pegar depois e este depois chega até o horário citado acima. Esperamos que O MPT e a DRT tome conhecimento disso, que já caracteriza "trabalho escravo".

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  5. Só um caixa e um cash que quando dá problema fica na dependência da boa vontade da empresa prestadora de serviços (Procomp), ocasionando um aumento de trabalho para o único caixa,fato ocorrido esta semana em Pirabas e comprometendo o bom atendimento prestado pelos funcionários daquele posto aos clientes.

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  6. E verdade! trablho escravo mesmo. todos os PABS e muitas Agencia pode ser considerado trabalho escravo mesmo. E considerando também que o campo tecnologico do banco está vivendo num retrocesso constante. Os terminais de caixas principalmente, se trabalha com equipamentos pré-histótricos que a cada meia hora precisam ser reiniciado para voltar a autenticar. Para se abrir a intranet então, prefiro nem comentar a lentidão que é. Algumas Agencia do interior receberam equipamentos que já estão em desuso em Belém, mas mesmo assim ainda não veio pessoal para instalar. Aproveito a oportunidade para pedir à matriz que autorize fazer aniversários desses equipamentos com direito a bolo, velas e coca-cola rsrsrs. ISSO É UMA VERGONHA!
    OBS: ALÉM DE VELHOS, ATÉ INSTALAREM NAO FUNCIONAM MAIS.

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  7. EI PESSOAL! SOU CLIENTE DA AGENCIA DE GOIANÉSIA DO PARÁ E ACHEI ESSE BLOG POR ACASO. VOU DEIXAR REGISTRADO MEU REPUDIO DE INSATISFAÇÃO QUANTO AO ATENDIMENTO NAQUELA AGÊNCIA. GERALMENTE FUNCIONA COM APENAS UM FUNCIONÁRIO NO CAIXA, COM FILAS INTERMINÁVEIS PRINCIPALMENTE EM ÉPOCA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA, QUE ACREDITO QUE O CAIXA DEVE TRABALHAR ATÉ AS 8H DA NOITE POR AI. E TEM MAIS: O SISTEMA DAQUI VIVE DANDO PROBLEMA, NA SEMANA PASSADA MESMO, LEVEI O MAIOR PREJUIZO POR CONTA DESSE SISTEMA. RECEBI DA PREFEITURA UM DEPOSITO EM CHEQUE NA SEGUNDA FEIRA, QUE SÓ ENTROU NA MINHA CONTA NA SEXTA. ISSO NÃO ACONTECEU APENAS COMIGO, MAS COM VÁRIAS PESSOAS. TIVE O MAIOR PROBLEMA, UMA VEZ QUE PRECISAVA PAGAR MINHAS CONTAS E PESSOAS QUE TRABALHAM EM OBRAS DA PREFEITURA.

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  8. O anonimo de cima, me desculpe, mas onde eu trabalho, quando essas "celebridades" pedem para ir depois do expediente, nós respondemos com um sonoro "não".

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  9. É colega! vai ver que vcs são antenados e isso é bom trabalhar assim. Pois conheço PAB que a coordenadora fica mandando entrar até de noite, principalmente quando é pessoas da Prefeitura. Eu acho um absurdo. E o funcionário tem que engoli a seco. Seria bom um rodízio, Que acham?

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