quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LUTA DOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ REPERCUTE NA ALEPA - DEP. EDMILSON APRESENTA REQUERIMENTO

Ontem, da tribuna da Assembléia Legislativa, o Dep. Edmilson Rodrigues - PSOL, o mesmo que solicitou a sessão especial em defesa do Banpará ocorrida naquela Casa de Leis e que nos ajudou articulando os deputados do governo para uma conversa no sentido de reabrir a mesa de negociações com o Banco na Campanha Salarial, manifestou-se em solidariedade à luta dos bancários e bancárias do Banpará, citando a AFBEPA. O Deputado se comprometeu em tentar retomar aquela conversa com os líderes do governo e da bancada na ALEPA para pressionar a direção do Banco a cumpriro que foi negociado com as entidades e votado em assembléia no dia 29 de setembro. Muito obrigado, Dep. Edmilson Rodrigues!




Leia, o requerimento:

____________________________________

 
"Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

Os bancários do Banco do Estado do Pará (Banpará) tem uma longa trajetória de luta. Por muitas vezes se mobilizaram em favor da sobrevivência da instituição, patrimônio de todos os paraenses, como banco público. Da mesma forma, a cada ano, estes trabalhadores não abrem mão de lutar por melhorias em suas condições salariais e laborais, recorrendo, quando se esgotam os demais instrumentos de pressão, à greve e a outras formas de mobilização social. Foi o que ocorreu no presente ano, quando a categoria precisou cruzar os braços para assegurar conquistas na mesa de negociação.

Ocorre que a atual diretoria do Banpará não quer cumprir três pontos fundamentais dentro os negociados e firmados na mesa, dia 29 de setembro de 2011, em uma reunião que durou mais de 7h. Numa clara postura de rompimento unilateral do diálogo, a diretoria do banco busca suprimir conquistas que correspondem a direitos adquiridos pela categoria.

 Segundo informações da combativa Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), os itens do Acordo Coletivo que estão no centro da polêmica são os seguintes:

1) REAJUSTE NO PISO/PERCENTUAL DE 12%

O banco garantiria o que fosse mais benéfico quanto ao percentual de reajuste, que é o reajuste de 12% da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). No entanto, o Banco só quer dar esse reajuste de 12% no primeiro nível da tabela do PCS para os cargos de técnico bancário e fundamental. Nos demais níveis da tabela do PCS e para o nível superior, o Banco quer aplicar o percentual de 10%. Isso causaria uma injustiça para a grande maioria, já que muitos estão perto da aposentadoria, e uma distorção na tabela do PCS, desvalorizando os funcionários nas promoções seguintes.

A ABEPA exige o Banco cumpra o que foi acordado e firmado em mesa de negociação e garanta o reajuste no que for mais benéfico de 12% em todos os cargos e níveis da tabela.


2) REAJUSTE DAS COMISSÕES DOS TESOUREIROS

O banco se comprometeu, em mesa de negociação e também em ofício 0109/2011 - PRESI, enviado ao Sindicato no dia 26 de setembro, que seria dado o reajuste nas comissões dos tesoureiros em valores que variam de R$ 1.532,00 a R$ 2.451,00 de acordo com a classificação das agências. Agora, o Banco nega que tenha assumido esse compromisso, esquecendo que esse foi um ítem fundamental da proposta apresentada pelo Banco e firmada com as entidades para a saída da greve. A AFBEPA reivindica que o Banco garanta a palavra dada e pague o reajuste dos tesoureiros retroativo a setembro de 2011, data base da categoria.

3) REAJUSTE DAS DEMAIS COMISSÕES

O Banco se comprometeu em revisar e reajustar todas as demais comissões no prazo da portaria, ou seja, até novembro de 2011. Porém, o Banco, agora, nega que tenha se comprometido com esse ponto de grande relevância para o funcionalismo. É bom deixar claro que, se o ítem do reajuste das comissões não tivesse ficado resolvido, provavelmente, o resultado da votação daquela assembléia do dia 29 de setembro, teria sido outro, e nem a AFBEPA teria defendido um acordo que não contemplasse todos os demais funcionários comissionados. Essa é uma questão de honra e consta da Minuta de Reivindicações dos Bancários do Banpará. Logo, a palavra firmada pelo Banco deve ser respeitada também no tocante a esta importante demanda trabalhista.

Neste sentido e nos termos regimentais, REQUEIRO que este Poder encaminhe expediente à diretoria do Banco do Estado do Pará (Banpará) solicitando que sejam cumpridas todas as cláusulas acordadas com a categoria em reunião realizada em 29 de setembro do corrente, em particular no tocante ao reajuste do piso no percentual de 12%, ao reajuste das comissões dos tesoureiros e ao reajuste das demais comissões.

Que do inteiro teor deste Requerimento seja dado ciência à Diretoria do Banco do Estado do Pará, à Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA) e ao Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá.


Palácio Cabanagem, 23 de novembro de 2011.



EDMILSON RODRIGUES
DEPUTADO ESTADUAL - PSOL





*

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado, deputado! Kd a senadora Marinor para nos apoiar tb?