sábado, 16 de abril de 2011

ESTÁ LANÇADA A CAMPANHA QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ!

FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ QUEREM EXERCER O DIREITO DEMOCRÁTICO DO VOTO PARA ESCOLHER SEUS REPRESENTANTES NOS COMITÊS DO BANPARÁ, E QUEM ESTÁ IMPEDINDO É A DIREÇÃO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS, QUE VAI IMPOR OS REPRESENTANTES DOS FUNCIONÁRIOS!


Está lançada a Campanha QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ! a pedido dos funcionários e funcionárias do Banpará que desejam exercer o direito democrático de escolher, por meio do voto direto, seus representantes nos comitês internos do Banpará.

No ano passado, ao final de uma das mais poderosas greves dos últimos anos, o Sindicato modificou o texto do Acordo Coletivo e, sem autorização da categoria, mudou as regras do jogo quanto à participação dos representantes dos funcionários nos comitês do Banpará.


É que até então, os funcionários escolhiam no voto direto seus representantes nos comitês. Mas desde que assumiu, essa direção sindical passou a indicar, passou a impor os representantes dos funcionários nos comitês trabalhista, disciplinar, de segurança e GT PCS, sem consulta alguma à categoria.

Os bancários do Banpará não aceitam essa imposição e estão abrindo uma campanha intitulada QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ! denunciando o autoritarismo da direção sindical.



De forma bem humorada, a AFBEPA já incluiu no "Nosso Boletim" edição de abril, um texto sobre o assunto e trouxe, também, personagens bastante conhecidos de uma época em que toda a sociedade brasileira ocupava as ruas lutando por "diretas já!" A Graúna, o Bode Orelana, Ubaldo, o paranóico, dentre tantos outros criados pelo genial e inesquecível Henfil.


Hoje, mais de três décadas após a luta pela redemocratização do país, os bancários e bancárias do Banpará precisam lutar contra o autoritarismo da direção do Sindicato dos Bancários que está impedindo a categoria de escolher, no voto direto, seus representantes nos comitês internos do banco.


*

14 comentários:

UMA BANCÁRIA DO BANPARÁ disse...

Muito bem AFBEPA! Eu quero votar nos meus representantes dentro do Banpará! Vamos todos abraçar essa campanha, porque são nossos direitos que estão em jogo! Nossas vidas são decididas nestes comitês e precisamos de representantes leais e comprometidos com nossas causas enquanto funcionalismo do banco! DIRETAS JÁ! QUERO VOTAR DENTRO DO BANPARÁ!

Anônimo disse...

Gente, é muita audácia desse sindicato dizer que luta por democracia e reséito, no caso das denúncias de perseguição que eles estão fazendo, ao mesmo tempo em que impedem a gente de votar nos nossos representantes nos comitês do banco. Gente, perseguição é o que mais eles fizeram no governo passado e nunca vi uma nota do sindicato contra o banco até dezembro de 2010.
Quer dizer que o clima tá pesando pra todo mundo, mas só os quatro ou cinco deles é que merecem defesa é? E ano passado, quem me defendeu? A AFBEPA.
Por isso, temos sim que denunciar essa cara de pau do sindicato e lutar pelo nosso direito de votar!

Anônimo disse...

Duas sugestões aos colegas do Banpará: vamos nos desfiliar deles e, vamos fundar um outro sindicato que realmente defenda os nossos interesses funcionais. Mãos à obra!

Anônimo disse...

É justo que possamos exigir democracia para eleger nossos representantes. Assunto esse que retrocede por conta de um sindicato injusto com a nossa categoria. ( pq não é só no banpara que vem ocorrendo essa falta de equilíbrio do sindicato)
Vamos nessa!

Anônimo disse...

Vamos mesmo lutar pela democracia de escolher nossos representantes. Esse sindicato não está ápto em defender nossos direitos e muito menos escolher quem nos representar, uma vez que eles apenas defende a panela deles. A exemplo, taí eles "defendendo meia duzia de dentro da panela".
Sou otimista, e ainda vou ter um sindicato justo.

Anônimo disse...

A questão não é "os guatro ou cinco deles é que merecem defesa". A questão é mais ampla e vai de encontro a uma aspiração por Justiça que não pode se resumir a interesses político partidários. Ou vamos voltar ao olho por olho, dente por dente???. Esse vem a ser um caminho extremamente perigoso e que mais cedo ou mais tarde poderemos ser vítimas. Cuidado com o que se está defendendo.

Anônimo disse...

É, a derrota na eleição para o sindicato ainda não foi diregida por alguns, que pena.
esse discurso já tá ficando chato, muda o disco ai.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Percebo que essa história de diretas já tá servindo para mudar de assunto em relação as perseguições de colegas pela atual diretoria. Pois até agora não vi uma defesa veemente desta associação que se diz lutar pelos funcionários; será que a afbepa, assim como o sindicato, agora tem partido?

Anônimo disse...

Olha aí o povo do sindicato achando que lutar por democracia é fugir do assunto, quando eles é que são autoritários... ah tá! Que falta de VERGONHA! Vocês são os piores sindicalistas de todos os tempos! Credo! Se querem falar em direitos, respeito e democracia, então garantam direitos, respeitem e sejam democráticos!!!!!!!!!
Gente, será que esses garotos não tiveram a mínima educação, não!? Será que não tem alguém a quem eles tenham que honrar! Sabe... nem tudo na vida é política, não... há coisas que são do CARÁTER ou da falta de caráter! Pensem no mundo que querem deixar pros seus filhos e vejam se, realmente, no fundo do coração de vocês, isso está certo, o que vocês tem feito contra nós, funcionalismo do Banpará! Tá cada vez mais difícil de engolir esse sindicato!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Definitivamente a afbepa não tá muito interessada em defender os funcionarios contra abusos da atual diretoria. Mas tomem cuidado vcs podem ser vítimas tambem no futuro.

UMA BANCÁRIA DO BANPARÁ disse...

Eu tenho a CERTEZA que a nossa associação, que nunca se calou diante de QUALQUER injustiça, também não se calará agora, mas será que o sindicato está interessado em defender TODAS AS NOSSAS CAUSAS? TODOS OS FUNCIONÁRIOS? será que o sindicato está interessado em defender nosso direito de VOTAR EM NOSSOS REPRESENTANTES? E AÍ, SINDICATO, VÃO "PERMITIR" A DEMOCRACIA????????

Anônimo disse...

Oh dirigente do sindicato, vc quis dizer derrota na última eleição???Aquilo foi uma vergonha e vcs chamam de eleição democrática??? O dia de vcs ainda vai chegar e não vai tardar muito, não.
Colegas, vamos nos desfiliar desse sindicato inimigo.