sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Conheça os Vencedores (as) do Concurso de Fotografias para a Agenda 2025 da AFBEPA
terça-feira, 19 de novembro de 2024
Brindes Natalinos da Afbepa começaram a ser entregues
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
PRAZO PARA CUMPRIMENTO DA CLÁUSULA 30 DO ACT OCORREU E BANPARÁ NÃO DIVULGA REGULAMENTAÇÃO QUE VISA REDUZIR A JORNADA DE TRABALHO DE PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS POR FILHOS COM DEFICIÊNCIA
Afbepa Solicita Melhoria na Refrigeração da Suris ao Banpará
A Afbepa, no dia 12 deste mês, protocolou um ofício à presidência do Banpará, solicitando melhorias urgentes no sistema de refrigeração da Suris. A medida vem após os colegas da unidade enfrentarem condições insuportáveis de calor, devido a equipamentos de ar-condicionado obsoletos e muito ultrapassados, o que tem gerado insalubridade no ambiente do trabalho.
Em uma reunião no dia 10 de outubro, a Diretoria Administrativa informou à Afbepa que a licitação para manutenção e substituição dos aparelhos de ar-condicionado foi homologada com a empresa Pará Frios, que ficará responsável pela manutenção e substituição de ar-condicionados em todo Pará, sendo que o início dos trabalhos está previsto para novembro. A Afbepa questiona ao Banco se os trabalhos já foram iniciados e quais unidades foram atendidas.
A Associação destacou que, devido ao calor extremo, os funcionários (as) estão sendo obrigados a usar ventiladores nas mesas de trabalho, o que tem sido insuficiente. Em seu ofício, a Afbepa criticou a lentidão da Diretoria do Banco e cobrou providências rápidas para garantir condições dignas de trabalho aos colegas.
Acesse o Oficio na íntegra aqui
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
AFBEPA PROTOCOLA OFÍCIO SOLICITANDO A IMPLEMENTAÇÃO NO PRAZO ESTIPULADO DO PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO NO BANPARÁ, PREVISTO NA CLÁUSULA 19 DO ACT
DICOM RECEBE A AFBEPA PARA CONVERSA SOBRE O ACRÉSCIMO DE ATRIBUIÇÕES PARA CAIXAS E GEATE
No início da tarde de
hoje, 13, a Diretora Comercial e a Superintendente de Negócios receberam a
Afbepa para responder alguns questionamentos feitos ao Banpará sobre os
acréscimos de atribuições nas funções gratificadas de Caixa e Gerência de
Atendimento-GEATE.
Sobre a Função de CAIXA,
a diretora nos esclareceu que o funcionário(a) não será obrigado a atuar no
atendimento se ele não quiser e que será dada a capacitação pelo Banpará para
que o interessado possa desempenhar essa atribuição.
A Afbepa solicitou a
Dicom que o Caixa não seja retirado da bateria quando ele estiver atuando nessa
função, vez que já há uma rotina sendo desempenhada. Que se o Caixa tiver que
ir para o atendimento, por necessidade de trabalho, que isso se dê desde o
início do expediente.
Igualmente, é preferível
que o Caixa inicie o expediente na área do atendimento e se houver necessidade
ele vá para a guicheria de caixas e não o contrário. A Diretora ficou de
avaliar o pedido da Afbepa.
Em relação ao GEATE, a
Dicom ficou de rever os pontos 13 e 14, pois não estão claros,
haja vista que, a atribuição acrescida reza que o Geate deve proceder com a
abertura e fechamento dos terminais de caixa da agência, porém não explicita o
que quer do Geate neste ponto. Ainda, sobre a tarefa de gerenciar e manter a guarda
dos talonários de cheques, dos cartões magnéticos e dos cartões de autógrafos
dos clientes da agência, o Banco precisa clarear de como se dará a participação
do Geate nisso.
A Afbepa solicitou à
Dicom e Suneg que seja realizada uma Live o mais breve, para ouvir todos os
funcionários(as) acerca de suas dúvidas sobre essas alterações, pois segundo
foi dito à nossa Associação, os Gerentes pediram à Dicom que essa mudança fosse
feita.
A Dicom e Suneg ficaram
de realizar essa Live com os funcionários(as).
Importante saber que o Banpará
como empregador pode usar o seu Poder Diretivo para gerir os seus negócios,
neste caso, alterar os seus manuais (de Cargos e Funções e de Organização de
Agências) acrescentando atribuições aos Caixas e Geates. Isso faz parte do
sistema que se vive. Em mesa de negociação essas mudanças não foram postas.
A Afbepa ficou sabendo
que alguns Gerentes Gerais pediram que o Tesoureiro também fosse para o
atendimento e essa pergunta foi feita para a Dicom, que afirmou não ter nenhuma
possibilidade de isso acontecer.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
terça-feira, 12 de novembro de 2024
Afbepa Protocolou Ofício Solicitando Esclarecimentos sobre Mudanças nas Funções de Caixa e GEATE no Banpará
TESOUREIRO DO BANPARÁ SOFRE "SAPATINHO" E TEM FAMÍLIA SEQUESTRADA EM CUMARU DO NORTE
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
AFBEPA FORTALECE CONEXÃO COM TRABALHADORES (AS) DO BANPARÁ: VISITAS E PROPOSTAS PARA MELHORAR A NOSSA ORGANIZAÇÃO
Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, deu continuidade à série de visitas às unidades do Banpará. Durante essa semana, Kátia esteve presente nas Agências Ananindeua Castanheira, Cidade Nova, São Brás e Matriz Suser.
Em cada encontro, Kátia aproveitou para fazer um balanço das conquistas deste ano, destacando as lutas por melhorias dos reajustes salariais e a busca por maior ganho real para a nossa categoria.
"Temos de ser Respeitados, com R maiúsculo, não podemos sucumbir diante do poder do capital" reforça Kátia.
Muitos desafios foram postos ao longo das negociações, a AFBEPA se manteve firme, rejeitando propostas insatisfatórias da Contraf-CUT e FenabaN, e da Diretoria do Banpará. E por que a importância de continuar defendendo os interesses da categoria de forma intransigente??? para que, futuramente, não venhamos a ter nosso Acordo Local enfraquecido e ditado por mesas nacionais que se rebaixam e aceitam o pior para a nossa Categoria, negando as nossas Vidas Dignidade.!
Essas visitas têm fortalecido o contato direto da Associação com os nossos Associados (as), ouvindo as necessidades e preocupações de quem está na linha de frente do atendimento bancário. Esse contato próximo permite à AFBEPA vivenciar melhor o cotidiano dos funcionários (as) e agir de forma mais eficaz nas lutas por melhorias.
Outro tema relevante discutido nas visitas foi a imposição da Contribuição Negocial pelos banqueiros e sindicatos, sem a realização de uma assembleia para debater a questão com os trabalhadores (as). Kátia relembrou que, em uma das lives da AFBEPA, foi solicitado ao dirigente sindical presente que convocasse uma assembleia para ouvir a categoria sobre o assunto, mas a solicitação não foi atendida. A AFBEPA reafirmou seu posicionamento de que qualquer decisão sobre essa contribuição deve ser discutida amplamente com a classe trabalhadora, garantindo o direito de manifestação de cada trabalhador (a) e de oposição.
Sem assembleia com quem é competente para decidir sobre qualquer contribuição, essa cobrança passa a ser Imoral, principalmente, porque foi decidida com os banqueiros.
Sobre o Plano de Cargos e Salários (PCS), Kátia falou da promoção excepcional em janeiro de 2025 para trabalhadores (as) e afirmou que, como integrante do Grupo de Trabalho Paritário do PCS, vai estar empenhada em garantir que as futuras Promoções regulares ocorram a partir de 2026.
Essas visitas são mais do que encontros formais; elas são uma forma de manter a AFBEPA conectada com os anseios da sua base. Estar presente nas unidades, ouvir as queixas, entender as dificuldades e trabalhar para ajudar faz parte do compromisso da nossa Associação em representar seus Associados (as) de maneira ativa e presente.
CONFIRA AS FOTOS DAS VISITAS
AG. ANANINDEUA CASTANHEIRA |
MATRIZ SUSER |
AG. CIDADE NOVA |
AG. SÃO BRÁS |
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Visitas da Presidente da AFBEPA às Agências e PABs: Foco nas Promoções para 2025
Durante os encontros, Kátia discute as nossas lutas realizadas neste ano, em busca de melhores reajustes salariais e ganho real. Apesar dos desafios enfrentados, a AFBEPA se manteve firme, rejeitando propostas insatisfatórias da Contraf-CUT e Fenaban. “Demos um sonoro não a essa vergonha em duas ocasiões”, destacou, ressaltando a importância de manter a voz da categoria em primeiro plano.
Outro tema importante debatido foi a imposição da Contribuição Negocial pelos banqueiros e sindicatos, sem a realização de uma assembleia para ouvir a categoria. Kátia lembrou que, em uma das lives da AFBEPA, foi solicitado a dirigente sindical presente, que fosse promovida uma assembleia pelo Sindicato para discutir essa questão, mas a solicitação não foi atendida. A AFBEPA reafirmou que essa contribuição deveria ser debatida com a nossa classe e dado o direito de se opor a quem quisesse.
Em relação ao Plano de Cargos e Salários (PCS), Kátia assegurou que a presidenta da AFBEPA, como pessoa integrante do Grupo de Trabalho Paritário, está empenhada em fazer valer o nosso PCS, "que a Promoção Excepcional de 2025 venha, mas, também, que promoções regulares para 2026 sejam uma realidade".
Essas visitas são essenciais para que a AFBEPA esteja verdadeiramente conectada com os anseios dos seus Associados (as). Estar próximo dos funcionários (as), ouvir suas queixas e entender o que pode ser feito para corrigir falhas e melhorar as condições de trabalho é uma prioridade para a nossa Associação. Kátia finalizou os encontros ressaltando o compromisso da AFBEPA em estar sempre ao lado dos trabalhadores (as), lutando por justiça e oportunidades de desenvolvimento para todos (as).
CONFIRA AS FOTOS DAS VISITAS:
Ag. Belém Centro |
Ag. Belém Centro |
Ag. Pedreira |
Ag. Icoaraci |
Ag. Augusto Montenegro |
Ag. Senador Lemos |
Ag. Senador Lemos |
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Afbepa questiona e Banpará reduz expediente desta sexta-feira em Belém
Na última segunda-feira, 28, o Banpará ignorou a tradição cultural do Recírio ao abrir suas portas, seguindo apenas o decreto do Governo do Estado. A AFBEPA questionou essa decisão, por meio do Ofício 44/2024, e argumentou que, se o Banco seguiu o decreto para abrir na segunda, deveria também considerar o ponto facultativo na sexta-feira, 1°, para os funcionários(as) do Banco lotados em Belém.
Após esse questionamento e cobrança da nossa Associação, a Diretoria do Banpará que estava calada, sem se manifestar sobre o assunto, editou um Aviso Circular comunicando aos funcionários (as) que nesta sexta-feira, 1, o expediente em Belém será das 8h às 14h.
Clique aqui para ler o ofício que a AFBEPA protocolou na terça-feira (29).
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Sábado, 2 de novembro, 17:30h, no Santuário de Fátima, Missa de Sétimo Dia em Homenagem à Associada Maria José de Oliveira Soares
A Afbepa convida todos (as) a participar da missa de sétimo dia em homenagem à nossa querida associada, Maria José de Oliveira Soares. A cerimônia será realizada na Antonio Barreto, n° 2167, Bairro de Fátima, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no próximo sábado, 02 de novembro, às 17h30.
A doce Maria José deixou marcas e uma delas o seu sorriso que tanto alegrava nossas vidas. Esse será um momento de reflexão e saudade, onde poderemos celebrar sua vida e partida, além do legado de amor e amizade que ela deixou em nossos corações.
A sua presença é importante, para juntos prestarmos nossa homenagem.
A DIREÇÃO DA AFBEPA
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
AFBEPA CELEBRA OS 63 ANOS DO BANPARÁ
Despedida à Nossa Querida Maria José de Oliveira Soares
Na madrugada do último sábado, a Família Banpará perdeu uma pessoa muito especial: Maria José de Oliveira Soares, nossa querida associada da AFBEPA. Sua partida deixou um vazio imenso em nossos corações, mesmo que o estado de Saúde dela já não apresentasse indícios de restabelecimento.
Maria José trabalhou no Banco durante muitos anos e, já estava aposentada. Já no fim de sua carreira integrava o time da Superintendência de Pessoal.
Maria José foi uma Pessoa que estava sempre disposta a ajudar, sua bondade e dedicação tocaram a vida de muitos. Seu sorriso iluminava os dias mais nublados, e somos gratos por todos os momentos que tivemos a honra de compartilhar com ela.
Ao ver a Afbepa chegando na Sudep, ela vinha ao nosso encontro com um brilho no sorriso e olhar.
Faz falta!!!
A nossa associada já estava há algum tempo internada e parecia que esperava alguém especial para se despedir.
Que descanse em paz!!
O velório aconteceu no domingo, reunindo amigos e familiares que prestaram suas últimas homenagens. O sepultamento, realizado com todo o respeito e carinho que ela merecia, foi um momento de despedida, mas também de celebração de sua vida.
A Associação guardará com muito carinho a memória de Maria José, e que possamos honrar seu legado vivendo com a mesma generosidade e amor que ela sempre demonstrou.
Descanse em paz, querida Maria José. Você sempre fará parte de nossas vidas.
Missa de Sétimo Dia em Memória de Nelma Watrin
Hoje, às 19h30, ocorrerá a missa de sétimo dia da nossa estimada Nelma Watrin. A cerimônia será realizada no Capuchinhos, localizado na Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, 1541 , e a Afbepa convida todos(as) a se juntarem com os familiares para homenagear e celebrar a partida de Nelma, que deixou uma marca indelével em nossos corações.
Sua presença alegrou os nossos dias, e esta é uma oportunidade de lembrarmos juntos dos momentos especiais que foram compartilhados ao lado de Nelma.
A Afbepa agradece a quem possa comparecer e essa celebração.
A DIREÇÃO DA AFBEPA
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
ASSOCIAÇÃO DIVULGA BALANCETE ECONÔMICO DO 3º TRIMESTRE 2024 (JULHO - SETEMBRO)
Dando continuidade à política de transparência das receitas e investimentos que a Afbepa faz em benefício dos(as) associados(as) e da nossa luta, publicamos a seguir o balancete do movimento trimestral referente aos meses de julho a setembro de 2024, para conhecimento de todos.
Segue as informações:
BALANCETE FINANCEIRO DO 3º TRIMESTRE
DE 2024 (Julho/Agosto/Setembro)
A Associação dos
Funcionários do Banpará (AFBEPA), fundada em 02 de setembro de 1987, é uma
Sociedade Civil de Direito Privado, de Caráter Profissional, sem fins
lucrativos. A AFBEPA representa
exclusivamente os funcionários (as) do Banpará associados (as) a esta Entidade,
conforme decisão do STF em 2017, em questões judiciais e extrajudiciais. Nossas
fontes de receitas constituem-se de
mensalidades dos associados e taxas de convênios firmados (Uniodonto, Ótica
Telégrafo, Auto escola Foca e papelaria do Estudante). Neste balancete a AFBEPA
soma 1.607 associados (as) de um total de mais de 2600 funcionários
ativos no BANPARÁ. O desconto da
mensalidade é feito em contracheque
e, também, por meio de débito automático
para poupança programada da nossa Associação, que corresponde a
apenas 1,5% do salário base do associado (a). Os valores que
entram na AFBEPA não são fixos devido às solicitações de adesões,
cancelamentos, demissões e falecimentos.
RECEITAS COM MENSALIDADES DOS ASSOCIADOS(AS) NO 3º TRIMESTRE/2024
Mensalidades dos associados(as)
JULHO R$ 110.975,20
AGOSTO R$ 115.331,05
SETEMBRO R$ 127.372,46
TOTAL R$ 353.678,71
TAXAS ADMINISTRATIVAS DE CONVÊNIOS FIRMADOS- 3º
TRIMESTRE/2024.
JULHO R$ 1.549,15
AGOSTO R$ 1.580,41
SETEMBRO R$ 1.559,72
TOTAL R$ 4.722,28
RECEITAS
FINANCEIRAS (SÃO RENDIMENTOS DAS CONTAS DA
AFBEPA CREDITADOS PELO BANPARÁ)
JULHO R$ 24,18
AGOSTO R$ 13,88
SETEMBRO R$ 4,17
TOTAL R$ 42,23
RECUPERAÇÃO DE VALORES DO 3º TRIMESTRE/2024
DETALHAMENTO:
JULHO R$ 1.415,65
AGOSTO R$ 1.434,26
SETEMBRO R$
1.578,26
TOTAL R$ 4.428,17
Essa recuperação se refere aos percentuais descontados das empregadas da
Afbepa, no 3º trimestre de 2024, relativos a ticket alimentação, plano de saúde
e vale transporte (Leis Trabalhistas). São valores considerados apenas para
efeito de lançamento contábil.
RECEITA TOTAL DO 3º TRIMESTRE = R$ 366.462,60
Receita Total é a soma das Mensalidades, Receitas financeiras
(remuneração da conta corrente) e Taxas administrativas dos Convênios
DESPESAS OPERACIONAIS
POR RUBRICA
·
Despesas com
Pessoal - Essas despesas se referem a pagamentos
de salários, férias, ticket alimentação, plano de saúde e vale transporte dos
funcionários: R$ 49.360,13
·
Despesas
Tributárias – (FGTS/INSS/PIS)
R$ 11.048,82
·
Despesas Bancárias - Essas despesas se referem a tarifas
bancárias e manutenção de conta
R$ 771,30
·
Despesas
Administrativas - são as demais despesas abaixo descritas, que
somam o total de: R$ 229.213,28
DETALHAMENTO DAS DESPESAS DO 3º
TRIMESTRE/2024
Telefonia/internet - R$ 1.447,21
Aluguel/Condomínio/Aluguel de carro – R$ 6.748,80
Energia elétrica - R$ 2.452,72
Correios - R$ 13.181,43
Transporte – R$ 5.401,11
Copa/Cantina - R$ 1.250,37
Vale transporte – R$ 1.440,00
Honorários de advogados e contadora – R$ 25.179,58
Estacionamento - R$ 810,00
Indenização compensatória - R$ 19.630,08
Saúde
e prevenção – R$ 173,97
Investimento com alimentação - R$ 5.761,33
Material de escritório – R$ 1.371,55
Serviços prestados – Psicólogos, Diárias de limpeza e
embalagens de brindes. R$ 30.703,00
Manutenção e reparos–Instalação
de programa e configurações em computador e manutenções na sede - R$ 410,00
Informática - R$ 514,00
Combustível – R$ 3.048,32
FGTS -
R$ 2.237,75
INSS -
R$ 8.531,36
PIS –
R$ 279,71
IR
sobre aplicação financeira – R$ 808,04
Plano
de Saúde - R$ 5.377,50
Ticket alimentação
- R$ 8.900,00
Salários
dos Empregadas da AFBEPA -R$ 29.607,97
Férias
de empregada – R$ 4.034,66
Ressarcimento
associado - R$ 391,66
Brindes
dos
Pais e boas vindas - R$ 104.088,46
Eventos
sociais – R$ 6.220,00
Investimento
de greve– R$ 25.980,00
Impressão
gráfica – R$ 1.599,60
Despesas
com viagens - R$ 4.421,03
Ajuda de custo - R$ 9.997,69
Multa TIM
Cancelamento Linha associado – R$ 1.300,00
Legais e
Judiciais – R$ 266,94
Despesas
bancarias – R$ 771,30
Cartório – R$ 1.220,46
TOTAL DAS DESPESAS
OPERACIONAIS E ADMINISTRATIVAS
R$ 332.730,45