sexta-feira, 23 de agosto de 2024

NEGOCIADOR INFORMA QUE BANPARÁ APRESENTA PROPOSTA ECONÔMICA DIA 29



A mais recente rodada de negociações entre a Afbepa, as Entidades Sindicais e o Banpará ocorreu hoje, 23, na Matriz Presidente Vargas, e trouxe a informação que os artigos econômicos virão em proposta que será apresentada pela Presidente, no dia 29.

O negociador do banco disse que a Presidente Ruth Méllo conduzirá a 12° rodada do dia 29 de agosto e apresentará uma proposta econômica "para a categoria não entrar em greve dia 2". 

A Afbepa informou em mesa que a proposta de 5% de reajuste não faz efeito para o funcionalismo não grevar. O reajuste salarial pode não ser o mesmo de 2022, que ao todo foi de 10,9% nos pisos e 13% de reajuste, mas tem de chegar a um patamar considerável, que dê para se viver dignamente pelos 2(dois) anos de vigência do Acordo. Além disso, temos pedidas de maior reajuste do Anuênio, Promoção para todos( inclusive as exceções), Percentuais maiores de distribuição das Regra Básica e Social da PLR, maior resjuste do Ticket Alimentação, gatilho nos salários e ticket alimentação quando o INPC for igual ou superior a 1%, Ticket Extra etc.

O funcionalismo do Banpará está em estado de greve e ainda não sabemos como será a proposta a ser apresentada pela Presidente do Banco. Se for uma proposta que satisfaça, primeiro temos que ler artigo a artigo do Acordo Coletivo para aprová-la.

Se for uma proposta insatisfatória a greve tem que ser a nossa reação. Temos de lembrar que as nossas Vidas e as pessoas que dependem de nós precisam da nossa Força de Vontade, Coragem e Luta neste momento.

Durante a reunião de hoje, certas cláusulas foram discutidas e encaminhadas:

Art. 14 – Da Frequência Livre do Dirigente Sindical: A liberação de dirigentes sindicais foi ampliada de 7 para 8, e a entidade tem 60 dias para comunicar férias dos dirigentes liberados.

O Banpará ficou de dar uma resposta dia 26, para o pedido dos dirigentes liberados terem acesso ao seu dossiê na empresa e as comunicações de conteúdo geral.

Art. 15 – Dos Delegados Sindicais: Mantida redaçãodo ACT vigente.

Art. 83 – Da Liberação para Participação em Atividades Sindicais: A liberação será de 14 dias, considerando à distância de 250 km.

Art. 86 – Das Comissões dos Grupos Paritários: Mantido.

Art. 89 – Da Negociação Exclusiva com as Entidades Sindicais: Mantida.

Art. 90 – Dos Efeitos das Normas Coletivas: Mantida.

Art. 91 – Da Rescisão de Contrato de Trabalho e da Homologação: Mantida.

Art. 93 – Do Acesso dos Representantes Sindicais: Mantém a redação atual.

Art. 94 – Da Liberdade Sindical: Rejeitada.

Art. 95 – Da Representação Individual de Empregados: Aceita, é constitucional.

Art. 98 – Da Multa Decorrente do Não Cumprimento do ACT: Rejeitada.

Art. 99 – Da Vigência: 2 anos.


No segundo ano a proposta  do Banpará é de INPC +0,5%.

A Afbepa deixa claro que, se a proposta econômica apresentada no dia 29 não for substancialmente melhor, a greve é a nossa possibilidade real. Caso a proposta seja aceita, teremos um prazo de 48 horas para revisar a minuta do acordo, garantindo que a redação esteja correta e de acordo com os debates de mesa e que os direitos dos trabalhadores (as) estejam devidamente refletidos.

O negociador do Banco, em sua fala inicial, disse que há uma inverdade na comunicação de certos blogs, de que há greve a ser iniciada no dia 2 de setembro, pelos funcionários (as) do Banpará. A presidenta da Afbepa informou que a decisão da greve pelo funcionalismo é uma verdade, e que o Sindicato ficou de chamar a assembleia e cuidar dos trâmites burocráticos, portanto, essa é uma decisão tomada pela categoria contra a falta de propostas econômicas fundamentais e prioritárias.

A categoria não quer enrolação, mas uma proposta econômica global e Digna dos seus pedidos, e a altura dos lucros do Banpará.



UNIDOS SOMOS FORTES

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário