Recentemente, o Banco Central (BC/Bacen) trouxe à tona informações de que mais de 3 mil chaves PIX de clientes do Banpará tiveram dados vazados. O período em que ocorreu o incidente foi entre 20 de março até 13 de abril de 2024 e incluiu informações que não são consideradas sensíveis, como: nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF), instituição de relacionamento, agência e número da conta.
Diante disso, a Afbepa esclarece que o próprio Bacen afirmou que dados sensíveis como senhas, movimentações ou saldos financeiros, não foram expostos. Isso significa que nenhum cliente foi ou está prejudicado(a) financeiramente por essa situação. O Banpará já informou ao Bacen o que ocorreu e, segundo a nossa Associação soube, tratam-se de dados externos que transitam pelo Banpará.
No entanto, a Afbepa levanta a questão da necessidade de o BC ter divulgado a matéria, pois os dados vazados não têm impacto direto no sistema financeiro nacional. A preocupação principal recai sobre a reputação do Banpará, uma instituição presente em praticamente todos os municípios do Estado, que não só oferece serviços financeiros, mas também desempenha um importante papel social de atuação no desenvolvimento desses locais.
Por outro lado, a Associação entende a importância de reforçar a segurança e a estrutura tecnológica, mas ressalta que é igualmente crucial, também, melhorar a comunicação interna e externa. Até o momento, nenhuma nota técnica foi emitida aos funcionários(as) desde que a notícia foi divulgada pelo Banco Central, o que para nós, da Afbepa, contribui para a repercussão negativa desse fato.
Em um momento em que a confiança entre clientes e instituição bancária deve ser a regra número um. A Afbepa reitera a importância de aprimorar os processos de segurança e comunicação para garantir a integridade e a reputação do Banpará.
UNIDOS SOMOS FORTES
A DIREÇÃO DA AFBEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário